Início

Questões de Concursos Psicopatologia

Resolva questões de Psicopatologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


51Q147790 | Psicologia, Psicopatologia, Analista Judiciário Psicologia, TRE AP, FCC

Um transtorno específico de personalidade é uma perturbação grave da constituição caracterológica e das tendências comportamentais do indivíduo, usualmente envolvendo várias áreas da personalidade e quase sempre associado à considerável ruptura
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

52Q835919 | Psicologia, Psicopatologia, Prefeitura de Ipira SC Psicologia, Prefeitura de Ipira SC, 2021

Atendendo ao _______________, é necessário incluir a atenção aos portadores de sofrimento psíquico nas ações básicas de saúde e, também, incorporar as ações de saúde mental no Programa de Saúde da Família. Assinale a alternativa que completa corretamente o trecho acima.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

53Q849242 | Psicologia, Psicopatologia, Prefeitura de Passagem PB Psicólogo, EDUCA, 2020

O transtorno delirante, quando ocorre pela primeira vez, normalmente afeta as pessoas adultas ou de idade avançada. Ele é menos comum que a esquizofrenia. A diferença entre o transtorno delirante e a esquizofrenia é a presença de delírios sem nenhum dos outros sintomas de psicose (por exemplo, alucinações, fala desorganizada ou comportamento desorganizado).
São considerados tipos do transtorno delirante:
Assinale a alternativa CORRETA:
I. Erotomania. II. Grandiosidade. III. Ciúme. IV. Perseguição V. Somatização.
Estão CORRETAS:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

54Q47397 | Psicologia, Psicopatologia, Psicólogo, Prefeitura de Bom Jesus PI, COPESE

Assinale a opção CORRETA
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

55Q859280 | Psiquiatria, Psicopatologia, Prefeitura de Passira PE Médico Psiquiatra, CONTEMAX, 2020

Das alterações do reconhecimento e identificação de origem delirante, a síndrome de Frégoli inversa é descrita como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

56Q154368 | Psicologia, Psicopatologia, Analista Judiciário Psicologia, TRE AP, FCC

O aspecto essencial deste transtorno é uma preocupação persistente com a possibilidade de ter um ou mais transtornos físicos sérios e progressivos. Os pacientes manifestam queixas somáticas persistentes ou preocupação persistente com a sua aparência física. Sensações e aparências normais ou banais são muitas vezes interpretadas por um paciente como anormais e angustiantes e a atenção é usualmente focalizada em apenas um ou dois órgãos ou sistemas do corpo. O transtorno físico ou desfiguramento temido pode ser especificado pelo paciente, mas mesmo assim o grau de convicção sobre sua presença e a ênfase sobre um transtorno em vez de outro, em geral, varia entre as consultas; o paciente usualmente cogitará a possibilidade de que outros transtornos físicos possam existir em adição àquele ao qual é dado predominância. Estas características configuram o transtorno
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

58Q848502 | Psicologia, Psicopatologia, Multiprofissional em Saúde Mental do Adulto Psicologia, SES DF, IADES, 2020

Uma paciente de 45 anos de idade dá entrada no pronto-socorro psiquiátrico, conduzida pela gerente da cafeteria onde trabalha. Ela mostra-se confusa e desorientada, prolixa, repete a mesma frase várias vezes e afirma que está em perigo e que pessoas más estão atrás dela. De acordo com o relato da gerente, a paciente estava trabalhando e começou a apresentar esses sintomas depois que, sem querer, quebrou um prato. A psicóloga presente no momento da admissão da paciente consegue contato com o esposo dela pelo telefone, e ele informa que a paciente faz uso de medicamentos psiquiátricos, mas não sabe informar quais medicamentos e nem o diagnóstico prévio da esposa, uma vez que ela não conversa com ele a esse respeito. O psiquiatra responsável pelo caso opta por deixar a paciente em observação, fazendo uso de benzodiazepínicos, e aguarda a chegada de alguém da rede de apoio para acompanhá-la.  

Quanto a esse caso clínico e tendo em vista os conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.

Os surtos psicóticos não têm como característica a alteração do juízo da realidade.

  1. ✂️
  2. ✂️

59Q859067 | Psiquiatria, Psicopatologia, Prefeitura de Passira PE Médico Psiquiatra, CONTEMAX, 2020

A vivência do espaço no indivíduo em estado ___________ é a de um espaço, extremamente, dilatado e amplo, que invade o das outras pessoas. O paciente desconhece as fronteiras espaciais e vive como se todo o espaço exterior fosse seu. Esse espaço não oferece resistências ao seu eu. Assinale a alternativa que preenche, corretamente, a lacuna do texto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

60Q840223 | Psiquiatria, Psicopatologia, Prefeitura de Estância Velha RS Médico Psiquiatra, FUNDATEC, 2020

Sobre os Transtornos Neurocognitivos (TNCs) descritos no DSM-V, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

61Q843648 | Psiquiatria, Psicopatologia, Prefeitura de Estância Velha RS Médico Psiquiatra, FUNDATEC, 2020

Sobre a Síndrome Neuroléptica Maligna, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

62Q47395 | Psicologia, Psicopatologia, Psicólogo, Prefeitura de Bom Jesus PI, COPESE

Assinale a opção INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

63Q155682 | Psicologia, Psicopatologia, Analista Judiciário Psicologia, TRT 9a REGIÃO, FCC

Segundo a Classificação de Transtornos Mentais e de Comportamento da CID-10, o aspecto essencial do Transtorno Obsessivo-Compulsivo (F42) são pensamentos obsessivos ou atos compulsivos recorrentes, sendo que os pensamentos obsessivos são ideias, imagens ou impulsos que entram na mente do indivíduo

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

64Q850212 | Psicologia, Psicopatologia, Prefeitura de Passira PE Psicólogo, CONTEMAX, 2020

Na abordagem psicossomática, a somatização, ou seja, o sofrimento orgânico é uma das respostas à dor mental, onde o paciente, por não conseguir transformar em palavras o seu sofrimento, registra-o em seu próprio corpo. O contexto psicossocial vivenciado pelo indivíduo influencia em sua subjetividade e é determinante para sua saúde ou seu adoecimento. Sendo assim, a análise dos fenômenos psicossomáticos deve levar em conta os diversos aspectos que constituem o indivíduo e o predispõem as doenças orgânicas (Elael & Fortes, 2016). Qual das doenças abaixo não compõe um quadro de doença psicossomática:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

65Q47394 | Psicologia, Psicopatologia, Psicólogo, Prefeitura de Bom Jesus PI, COPESE

Assinale a opção CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

66Q836442 | Psicologia, Psicopatologia, Prefeitura de Palhoça SC Psicólogo, IESES, 2021

A Classificação Internacional de Doenças, a CID, em sua 10ª. Revisão, estabelece um grupo de transtornos designados de Transtornos de Personalidade e de Comportamento em adultos. Sobre um de seus subgrupos, os chamados Transtornos Específicos de personalidade, é INCORRETO afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

67Q851977 | Psicologia, Psicopatologia, Prefeitura de Araçoiaba PE Psicólogo, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:

I. Para Melanie Klein, compreender e ofuscar a construção da subjetividade (construção do Eu), em cada ambiente educacional, é uma das finalidades da psicologia escolar. Ainda de acordo com essa renomada psicanalista, no ambiente educacional, a psicologia deve atuar em favor do desenvolvimento dos educandos, sempre com o objetivo de aperfeiçoar o aprendizado de técnicas e métodos pouco aplicáveis aos desafios da realidade dos alunos.

II. O abuso de álcool e drogas é um comportamento que indica desesperança, não sendo exemplo de fatores individuais de risco de suicídio, de acordo com René Spitz. Para esse estudioso, as substâncias químicas consumidas por um indivíduo afetam diretamente o seu comportamento, estimulando a prática de comportamento socialmente inaceitáveis e elevando o risco da prática do suicídio.

III. No recrutamento e seleção, o psicólogo deve atuar de forma a atrair e selecionar os melhores candidatos que estejam adequados ao perfil da empresa e da vaga ofertada. Atualmente, além de buscar profissionais que possuam as experiências necessárias que correspondam à entrega, outro conceito vem sendo adotado: o de competências. No recrutamento e seleção por competências, cria-se o perfil das competências exigidas para cada cargo dentro da empresa, e busca-se encontrar o candidato que mais se adéque às exigências do cargo.

Marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

68Q851986 | Psicologia, Psicopatologia, Prefeitura de Jaguapitã PR Psicólogo, FAUEL, 2020

Se levarmos a sério o significado da palavra psicopatologia - discurso (logos, logia) da paixão, do afeto (pathos) psíquico seremos, imediatamente, remetidos ao método clínico: espaço percorrido a caminho da palavra representante desse sofrimento. O método assim entendido contém uma lógica que não é formal e se revela pela narrativa construída pelo médico e o paciente na situação clínica. A psicopatologia é, portanto, discurso resultante de caminho visando um objetivo, ou seja, ela se realiza por meio da prática clínica. A prática clínica é, por sua vez, caminho que se percorre e seu resultado, sempre precário, quando posto em palavra, chama-se psicopatologia, assim é INCORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

69Q859334 | Psiquiatria, Psicopatologia, Prefeitura de Passira PE Médico Psiquiatra, CONTEMAX, 2020

A desorientação por dissociação é também denominada de desorientação:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

70Q851736 | Psicologia, Psicopatologia, Residência Multiprofissional Psicologia, HUB, CESPE CEBRASPE, 2020

No que se refere aos transtornos alimentares, julgue o item a seguir.

Dificuldades de apego precoce e maus-tratos são fatores psicossociais importantes no desenvolvimento de quadros ou transtornos alimentares.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.