Questões de Concursos Psicopatologia

Resolva questões de Psicopatologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

61Q155682 | Psicologia, Psicopatologia, Analista Judiciário Psicologia, TRT 9a REGIÃO, FCC

Segundo a Classificação de Transtornos Mentais e de Comportamento da CID-10, o aspecto essencial do Transtorno Obsessivo-Compulsivo (F42) são pensamentos obsessivos ou atos compulsivos recorrentes, sendo que os pensamentos obsessivos são ideias, imagens ou impulsos que entram na mente do indivíduo

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

62Q47395 | Psicologia, Psicopatologia, Psicólogo, Prefeitura de Bom Jesus PI, COPESE

Assinale a opção INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

63Q47394 | Psicologia, Psicopatologia, Psicólogo, Prefeitura de Bom Jesus PI, COPESE

Assinale a opção CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

64Q836442 | Psicologia, Psicopatologia, Prefeitura de Palhoça SC Psicólogo, IESES, 2021

A Classificação Internacional de Doenças, a CID, em sua 10ª. Revisão, estabelece um grupo de transtornos designados de Transtornos de Personalidade e de Comportamento em adultos. Sobre um de seus subgrupos, os chamados Transtornos Específicos de personalidade, é INCORRETO afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

65Q840223 | Psiquiatria, Psicopatologia, Prefeitura de Estância Velha RS Médico Psiquiatra, FUNDATEC, 2020

Sobre os Transtornos Neurocognitivos (TNCs) descritos no DSM-V, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

66Q850212 | Psicologia, Psicopatologia, Prefeitura de Passira PE Psicólogo, CONTEMAX, 2020

Na abordagem psicossomática, a somatização, ou seja, o sofrimento orgânico é uma das respostas à dor mental, onde o paciente, por não conseguir transformar em palavras o seu sofrimento, registra-o em seu próprio corpo. O contexto psicossocial vivenciado pelo indivíduo influencia em sua subjetividade e é determinante para sua saúde ou seu adoecimento. Sendo assim, a análise dos fenômenos psicossomáticos deve levar em conta os diversos aspectos que constituem o indivíduo e o predispõem as doenças orgânicas (Elael & Fortes, 2016). Qual das doenças abaixo não compõe um quadro de doença psicossomática:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

67Q851977 | Psicologia, Psicopatologia, Prefeitura de Araçoiaba PE Psicólogo, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:

I. Para Melanie Klein, compreender e ofuscar a construção da subjetividade (construção do Eu), em cada ambiente educacional, é uma das finalidades da psicologia escolar. Ainda de acordo com essa renomada psicanalista, no ambiente educacional, a psicologia deve atuar em favor do desenvolvimento dos educandos, sempre com o objetivo de aperfeiçoar o aprendizado de técnicas e métodos pouco aplicáveis aos desafios da realidade dos alunos.

II. O abuso de álcool e drogas é um comportamento que indica desesperança, não sendo exemplo de fatores individuais de risco de suicídio, de acordo com René Spitz. Para esse estudioso, as substâncias químicas consumidas por um indivíduo afetam diretamente o seu comportamento, estimulando a prática de comportamento socialmente inaceitáveis e elevando o risco da prática do suicídio.

III. No recrutamento e seleção, o psicólogo deve atuar de forma a atrair e selecionar os melhores candidatos que estejam adequados ao perfil da empresa e da vaga ofertada. Atualmente, além de buscar profissionais que possuam as experiências necessárias que correspondam à entrega, outro conceito vem sendo adotado: o de competências. No recrutamento e seleção por competências, cria-se o perfil das competências exigidas para cada cargo dentro da empresa, e busca-se encontrar o candidato que mais se adéque às exigências do cargo.

Marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

68Q859334 | Psiquiatria, Psicopatologia, Prefeitura de Passira PE Médico Psiquiatra, CONTEMAX, 2020

A desorientação por dissociação é também denominada de desorientação:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

69Q849557 | Psicologia, Psicopatologia, Prefeitura de Conceição de Macabu RJ Psicólogo, GUALIMP, 2020

A aplicação precisa da psicopatologia descritiva na prática da psiquiatria é necessária, no mínimo, pelas três razões seguintes:
I. A psicopatologia descritiva é a ferramenta profissional fundamental do psiquiatra; ela é possivelmente, a única ferramenta diagnóstica exclusiva do psiquiatra. II. A psicopatologia descritiva diz respeito mais do que à simples realização de uma entrevista clínica com o paciente, ou, até mesmo, ter que escutá-lo, embora deva envolver ambos, necessariamente. III. A psicopatologia descritiva tem utilidade e aplicação clínica.
Sobre os itens acima:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

70Q850735 | Psicologia, Psicopatologia, Prefeitura de Passagem PB Psicólogo, EDUCA, 2020

Sobre o transtorno bipolar é correto afirmar que:

I. O transtorno bipolar recebe esse nome porque ele inclui os dois extremos, ou polos, dos transtornos do humor, depressão e mania. O transtorno bipolar afeta igualmente homens e mulheres, começa normalmente na adolescência, na faixa dos 20 ou dos 30 anos.
II. No Transtorno bipolar II a pessoa já apresentou episódios depressivos graves, no mínimo um episódio maníaco mais leve (hipomaníaco), mas nenhum episódio maníaco completo.
III. A causa exata do transtorno bipolar é desconhecida. Acredita-se que a hereditariedade não está ligada ao desenvolvimento do transtorno bipolar. Além disso, determinadas substâncias produzidas pelo corpo, como os neurotransmissores noradrenalina ou serotonina, podem não estar reguladas normalmente.
IV. No transtorno bipolar, os episódios de sintomas se alternam com períodos virtualmente sem sintomas (remissões). Os episódios duram desde poucas semanas até três a seis meses.
V. A pessoa se sente exuberante, cheia de energia e eufórica ou irritada. Ela também pode se sentir com excesso de confiança, agir ou se vestir de maneira extravagante, dormir pouco e falar mais que o normal. Os pensamentos ficam acelerados. A pessoa se distrai com facilidade e muda constantemente de assunto ou objetivo para outro.

Estão CORRETAS:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

71Q838868 | Psicologia, Psicopatologia, Prefeitura de Ipira SC Psicologia, Prefeitura de Ipira SC, 2021

É muito difícil assinalar o limite entre o normal e o patológico na adolescência. A chamada Síndrome Normal da Adolescência apresenta uma sintomatologia em cujas características não se encontra a seguinte alternativa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

72Q851986 | Psicologia, Psicopatologia, Prefeitura de Jaguapitã PR Psicólogo, FAUEL, 2020

Se levarmos a sério o significado da palavra psicopatologia - discurso (logos, logia) da paixão, do afeto (pathos) psíquico seremos, imediatamente, remetidos ao método clínico: espaço percorrido a caminho da palavra representante desse sofrimento. O método assim entendido contém uma lógica que não é formal e se revela pela narrativa construída pelo médico e o paciente na situação clínica. A psicopatologia é, portanto, discurso resultante de caminho visando um objetivo, ou seja, ela se realiza por meio da prática clínica. A prática clínica é, por sua vez, caminho que se percorre e seu resultado, sempre precário, quando posto em palavra, chama-se psicopatologia, assim é INCORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

73Q148524 | Psicologia, Psicopatologia, Analista Judiciário Psicologia, TRT 18a Região, FCC

A amnésia que se refere aos fatos ocorridos antes e depois da causa determinante é denominada

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

74Q848448 | Psicologia, Psicopatologia, Residência Multiprofissional Psicologia, HUB, CESPE CEBRASPE, 2020

Luana, de 8 anos de idade, foi diagnosticada com câncer há 20 dias. Os pais relatam que a criança, logo que soube, ficou mais quieta, calada e isolada; mantém-se boa parte do tempo em seu quarto e chora com frequência desde o início. Preocupada com o tratamento, ela sempre faz o seguinte questionamento aos pais ou mesmo ao médico responsável pelo caso: “Qual será o próximo passo?” (sic). Pede que não lhe escondam nada. Diz ter medo da morte. Há uma semana, em um dos momentos a sós com os pais, ela declarou: “Sinto que sou um peso para vocês. Tenho medo de nunca mais poder voltar à escola. Não entendo por que isso aconteceu logo comigo. Queria só poder ter minha vida de volta... sair desse hospital, ir para a escola, fazer meus deveres, encontrar meus amigos e passear com minha família. Tenho certeza de que vocês também pensavam em outras coisas pra mim. Não é justo comigo nem com vocês” (sic).
A partir desse caso clínico hipotético, julgue o item a seguir, considerando o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-V), a Classificação Internacional das Doenças (CID-10), o Código de Ética Profissional do Psicólogo, noções de psicologia hospitalar e o papel do psicólogo nesse contexto.
Na situação, estão presentes os critérios para se diagnosticar Luana com transtorno de ansiedade decorrente do quadro cancerígeno.
  1. ✂️
  2. ✂️

75Q851736 | Psicologia, Psicopatologia, Residência Multiprofissional Psicologia, HUB, CESPE CEBRASPE, 2020

No que se refere aos transtornos alimentares, julgue o item a seguir.

Dificuldades de apego precoce e maus-tratos são fatores psicossociais importantes no desenvolvimento de quadros ou transtornos alimentares.

  1. ✂️
  2. ✂️

76Q848446 | Psicologia, Psicopatologia, Multiprofissional em Saúde Mental, SES DF, IADES, 2020

Após o falecimento do pai, há dois meses, um menino de 4 anos de idade começou a apresentar irritabilidade, dores abdominais, medo de ficar longe da mãe, movimentos repetitivos e alteração do sono. A genitora relata que, antes de falecer, o genitor deixou uma mensagem de voz para o filho, a qual ele costuma ouvir repetidamente.  

Considerando esse caso e os transtornos de humor na infância, julgue o item a seguir.

Irritabilidade e movimentos repetitivos também são comportamentos típicos do transtorno do espectro do autismo (TEA). Assim, apenas pela existência desses comportamentos, a avaliação psicológica deve, necessariamente, verificar a existência de TEA no caso desse paciente.

  1. ✂️
  2. ✂️

77Q847424 | Psicologia, Psicopatologia, Multiprofissional em Saúde Mental do Adulto Psicologia, SES DF, IADES, 2020

Um psicólogo, residente de saúde mental do adulto, é chamado para avaliar um paciente internado na unidade de ortopedia de um hospital. O paciente foi internado após se jogar de um carro em movimento, em uma tentativa de autoextermínio. Ele fraturou um dos membros superiores e a clavícula e teve muitas escoriações. Durante o atendimento, o paciente relata que faz uso de lítio e acompanhamento psiquiátrico há um ano. Foi diagnosticado com transtorno bipolar e encaminhado para psicoterapia, contudo, suspendeu o acompanhamento por falta de condições financeiras para pagar as sessões. Informa, ainda, que a tentativa de suicídio ocorreu após uma discussão com a namorada, mas que, por vezes, tem pensamentos de acabar com a própria vida e o sofrimento. O psicólogo acolhe a queixa do paciente e define como conduta o acompanhamento dele durante a internação, seguido por posterior encaminhamento para tratamento. 

A respeito desse caso clínico e considerando os conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.

Fatores ambientais (externos) podem influenciar o humor do paciente com transtorno bipolar e desencadear crises maníacas ou depressivas.

  1. ✂️
  2. ✂️

78Q850553 | Psicologia, Psicopatologia, Prefeitura de Barão de Cocais MG Psicólogo ESF NASF, Gestão de Concursos, 2020

Sobre o tema da atenção, relacione a COLUNA II com a COLUNA I, associando as características das anormalidades que podem ocorrer na atenção de um indivíduo aos seus correspondentes.

COLUNA I

1. Hiperprosexia

2. Distraibilidade

3. Aprosexia

4. Hipoprexia

COLUNA II

( ) Ocorre a abolição total da capacidade de atenção, independentemente da força e da variedade dos estímulos utilizados.

( ) Ocorre a perda básica da capacidade de concentração e aumento da fatigabilidade que produz a dificuldade de percepção dos estímulos do meio.

( ) Ocorre a dificuldade em fixar-se em um objeto e a atenção do indivíduo pode facilmente passar de um objeto a outro.

( ) Ocorre um estado de atenção aumentada, com tendência a obstinação, em relação a certos objetos.

Assinale a sequência correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

79Q845135 | Psiquiatria, Psicopatologia, Médico Psiquiatra, Gestão de Concursos, 2020

O diagnóstico diferencial entre transtorno factício, transtorno dissociativo e transtorno de personalidade antissocial pode representar um grande desafio para a prática psiquiátrica. A base para realizá-lo está nas diferenças entre os mecanismos de produção de sinais e / ou sintomas (consciente ou inconsciente) e a motivação para tal (que também pode ser consciente ou inconsciente).

Sobre esse tema, assinale a alternativa incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

80Q155603 | Psicologia, Psicopatologia, Analista Judiciário Psicologia, TRT 1a REGIÃO, FCC

Nos casos boderline há uma condição psíquica de estrutura com características específicas e peculiares. Entre elas está que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.