Início

Questões de Concursos Psicopatologia

Resolva questões de Psicopatologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


91Q232802 | Psicologia, Psicopatologia, Psicólogo, CAERN, FGV

Uma realidade constante na vida da maioria dos médicos é a confrontação com a morte, com o processo de morrer e com o luto.

A esse respeito, analise as afirmativas abaixo:

Tanatologia é o estudo do fenômeno da morte e dos processos emocionais e psicológicos envolvidos na reação à morte, tanto nos moribundos e enlutados quanto na equipe de profissionais que atende o paciente diante da morte.

PORQUE

De acordo com Erik Erikson, uma resolução desenvolvimental negativa do conflito em face da morte inevitável envolve um senso de gratificação, paz e integridade, em vez de um senso de fracasso, horror e desespero.

Com base no texto produzido, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

92Q847576 | Psicologia, Psicopatologia, Prefeitura de Cachoeira dos Índios PB Psicólogo, EDUCA, 2020

A Psicopatologia está ligada a diversas vertentes, porém é foco de muitos estudos nas disciplinas de psicologia, psiquiatria e corpo teórico psicanalítico. Na Psicologia faz parte da Psicologia Clínica, Psicologia Geral e Psicologia ligada às neurociências entre outros. A palavra Psicopatologia é composta por três palavras gregas com seus respectivos significados:
I. Psique - alma ou mente. II. Logo - lógica ou o conhecimento. III. Aidios- eterno. IV. Pathos - paixã, sofrimento ou doença. V. Physis-natureza.
Estão CORRETAS:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

93Q859409 | Psiquiatria, Psicopatologia, Prefeitura de Passira PE Médico Psiquiatra, CONTEMAX, 2020

A desorientação por desagregação ocorre:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

94Q848897 | Psicologia, Psicopatologia, Psicólogo, SES DF, IADES, 2020

Um homem de 63 anos de idade é um paciente antigo da ala psiquiátrica de um tradicional instituto de saúde mental da sua região. Está institucionalizado há 36 anos, tendo perdido seus vínculos familiares e comunitários originais. É conhecido por ser inteligente e articulado, mas também agitado e com pensamentos de onipotência, como nas diversas situações em que afirma ser “irmão de Deus”, enviado para libertar a humanidade do satanismo. Frequentemente, o paciente fica sentado em uma cadeira no pátio da instituição, de forma que é possível perceber a boca dele se contraindo, bem como a respectiva cabeça que, constantemente, se contrai para o lado esquerdo, de maneira involuntária. O paciente passa boa parte do dia sentado nessa cadeira, quase imóvel, com olhar vago em uma única direção. No horário do almoço, cotidianamente, algum enfermeiro se aproxima do paciente e o convida para almoçar, ao que ele responde, prontamente, caminhando em direção ao refeitório. Costuma iniciar a refeição usando as mãos para levar o alimento até a boca, mas, sempre que é repreendido por algum cuidador, passa a utilizar os talheres disponíveis. A equipe relata que o paciente realiza as próprias atividades fisiológicas de maneira independente, mas que necessita, continuamente, de ser lembrado pela equipe de ir ao banheiro, beber água etc. Regularmente, a instituição que acolhe o paciente recebe visitas de estudantes de psicologia e de psiquiatria, e ele sempre é entrevistado por tais estudantes. Relata, nessas ocasiões, o respectivo grau de parentesco com Deus e adentra um diálogo acerca de sua missão divina, mas, sempre que indagado quanto a pontos da própria história, age como se tivesse se esquecido do que estava falando, afirmando sempre “não sei, não lembro”. A rotina desse paciente tem sido essa, com pouquíssimas mudanças ao longo dos últimos 36 anos.  

A respeito desse caso clínico e com base nos conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.

É correto afirmar que o paciente apresenta sintomas positivos.

  1. ✂️
  2. ✂️

95Q851019 | Psicologia, Psicopatologia, Multiprofissional em Saúde Mental do Adulto Psicologia, SES DF, IADES, 2020

Um paciente de 25 anos de idade, solteiro, procura atendimento na unidade básica de saúde (UBS) de sua região, com queixa de taquicardia, sudorese, dispneia e paralisia de um dos membros inferiores. Os exames realizados (eletrocardiograma e laboratório) estão dentro dos parâmetros da normalidade, e o médico procede com entrevista clínica mais detalhada com o paciente, que relata ser introvertido e tímido, menciona que vem apresentando humor deprimido e sensação de medo constante, informa que mora sozinho e que, durante boa parte do dia, tem pensamentos ruminativos, imaginando que pode se acidentar em casa e não ter ninguém para ajudá-lo. No exame mental, o paciente mostra-se ansioso, com fala fluente, discurso organizado, afeto mantido e volição preservada; nega ideação suicida. Uma vez que as causas orgânicas foram descartadas, o médico opta pelo encaminhamento do paciente para atendimento psicológico. 

Acerca desse caso clínico e com base nos conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.

O paciente pode ter, como hipótese diagnóstica, síndrome do pânico em função do quadro de taquicardia, dispneia e medo frequente que ele tem apresentando.

  1. ✂️
  2. ✂️

96Q198511 | Psicologia, Psicopatologia, Agente Técnico Legislativo Especializado Psicologia, AL SP, FCC

A esquizofrenia, na forma hebefrênica, usualmente se inicia entre as idades de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

97Q101661 | Psicologia, Psicopatologia, Analista Psicologia, TRE ES, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Considerando o DSM-IV-TR, julgue os itens que se seguem,
relativos aos transtornos de adaptação.

Após o início do estressor ou dos estressores, os sintomas devem desenvolver-se no período máximo de dois meses.
  1. ✂️
  2. ✂️

98Q850497 | Psicologia, Psicopatologia, AL AP Analista Legislativo Psicólogo, FCC, 2020

O DSM-V informa que, em transtorno de pânico, a presença de ataque de pânico está inclusa nos critérios diagnósticos, e o ataque de pânico não é usado como especificador. Um surto abrupto de medo ou de desconforto intenso que alcança um pico em minutos e durante o qual ocorrem quatro (ou mais) dos seguintes sintomas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

99Q231626 | Psicologia, Psicopatologia, Psicólogo, CEB, FUNIVERSA

Os fatores psicopatológicos das doenças mentais dependem do sofrimento psíquico. Com base nessa afirmativa, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

100Q151131 | Psiquiatria, Psicopatologia, Analista Judiciário Medicina Psiquiátrica, TRT 18a Região, FCC

No que tange à psicopatologia da sensopercepção, considere:

I. Imagem Sensorial: é aquela obtida pela observação direta do objeto. Suas características são: nitidez, corporiedade, projeção para o exterior, fixidez e não ser influenciada pela vontade.

II. Imagem Pareidólica: é a persistência da imagem sensorial depois do desaparecimento do estímulo, quando este é muito intenso.

III. Imagem Mnemônica: é a imagem da recordação evocada pela memória. É muito instável e influenciada pela vontade, além de ser pouco nítida e sem corporeidade.

IV. Imagem Consecutiva: é produto da imaginação, e forma o conteúdo dos sonhos; ocorre sem objeto, é sem nitidez, sem corporeidade e muito influenciada pela vontade.

É correto o que consta APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

101Q848924 | Psicologia, Psicopatologia, Multiprofissional em Saúde do Adulto e do Idoso Psicologia, SES DF, IADES, 2020

Um senhor de 40 anos de idade é separado, trabalha como autônomo, tem três filhos de 3, 10 e 14 anos de idade, tem ensino médio completo e é evangélico. O seu negócio está passando por uma crise financeira importante e existe o risco de falência e de demissão dos funcionários. Ele tem apresentado taquicardia, sudorese, preocupação constante com a situação, falta de ar, nervosismo e irritação há mais de dois meses. Relatou a um amigo se sentir esgotado, sem energia para trabalhar e pessimista quanto ao seu futuro. Tem aumentado o consumo de álcool de uma vez por semana para diariamente, em média uma dose de whisky, pois é a única hora do dia em que se sente relaxado. Não há histórico de transtorno mental anterior. 

Com base nesse caso e nos conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.

O referido senhor tem apresentado um quadro compatível com o transtorno depressivo persistente (distimia), cuja característica é um humor depressivo que ocorre na maior parte do dia.

  1. ✂️
  2. ✂️

102Q849668 | Psicologia, Psicopatologia, Prefeitura de Conceição de Macabu RJ Psicólogo, GUALIMP, 2020

Leia com atenção:
? As neuroses são fruto de tentativas ineficazes de lidar com conflitos e traumas inconscientes. ? O que distingue a neurose da normalidade é assim a intensidade do comportamento e a incapacidade do doente de resolver os conflitos internos e externos de maneira satisfatória. ? De um modo geral, o estado psicótico é permanente. ? Episódios somente afetam pessoas com doença mental.
Levando-se em consideração que (V) significa verdadeiro e (F) significa falso, a sequência das proposições acima é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

104Q848756 | Psicologia, Psicopatologia, Prefeitura de Abelardo Luz SC Psicólogo, GSA CONCURSOS, 2020

Segundo consta na Classificação de Transtornos Mentais e de Comportamento da CID-10, alguns transtornos mentais e de comportamentos são decorrentes do uso de substâncias psicoativas, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

105Q149419 | Psicologia, Psicopatologia, Analista Judiciário Psicologia, TRE CE, FCC

A Classificação de Transtornos Mentais e de Comportamento da CID-10 indica que o aspecto essencial do transtorno obsessivo-compulsivo são os pensamentos

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

106Q847921 | Psicologia, Psicopatologia, Multiprofissional em Saúde Mental do Adulto Psicologia, SES DF, IADES, 2020

Um paciente de 25 anos de idade, solteiro, procura atendimento na unidade básica de saúde (UBS) de sua região, com queixa de taquicardia, sudorese, dispneia e paralisia de um dos membros inferiores. Os exames realizados (eletrocardiograma e laboratório) estão dentro dos parâmetros da normalidade, e o médico procede com entrevista clínica mais detalhada com o paciente, que relata ser introvertido e tímido, menciona que vem apresentando humor deprimido e sensação de medo constante, informa que mora sozinho e que, durante boa parte do dia, tem pensamentos ruminativos, imaginando que pode se acidentar em casa e não ter ninguém para ajudá-lo. No exame mental, o paciente mostra-se ansioso, com fala fluente, discurso organizado, afeto mantido e volição preservada; nega ideação suicida. Uma vez que as causas orgânicas foram descartadas, o médico opta pelo encaminhamento do paciente para atendimento psicológico. 

Acerca desse caso clínico e com base nos conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.

Transtornos de ansiedade e síndrome do pânico sempre se manifestam de forma isolada, não podendo se apresentar como comorbidade de uma depressão maior não tratada previamente.

  1. ✂️
  2. ✂️

107Q154961 | Psicologia, Psicopatologia, Analista Judiciário Psicologia, TRT 18a Região, FCC

No delirium tremens, o paciente apresenta

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

108Q851755 | Psicologia, Psicopatologia, Prefeitura de Arapongas PR Psicólogo 30h, FAFIPA, 2020

A capacidade de situar-se quanto a si mesmo e quanto ao ambiente é elemento básico da atividade mental. Com relação à orientação e suas alterações, assinale a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

109Q850256 | Psicologia, Psicopatologia, Prefeitura de Arapongas PR Psicólogo 30h, FAFIPA, 2020

O tempo e o espaço são, ambos, condicionantes fundamentais do universo e estruturantes básicos da experiência humana. Com relação as vivências do tempo e do espaço e suas alterações, assinale a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

110Q837397 | Psicologia, Psicopatologia, Prefeitura de Ipira SC Psicologia, Prefeitura de Ipira SC, 2021

Na terapia cognitiva comportamental o tratamento de dependentes de álcool abrange as seguintes características:
I. A escolha das técnicas considera as particularidades de cada paciente. II. A manutenção da abstinência se sustenta no aprendizado das técnicas, no planejamento de metas, na mudança de estilo de vida e na articulação da rede de apoio social. III. Intervenções comportamentais e resolução IV. Modelo de intervenção psicoeducativa envolve o treino individual ou em grupo, aonde serão feitas dramatizações das situações relacionadas a dependência alcoólica.
Somente está correta o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.