Questões de Concursos Psiquiatria

Resolva questões de Psiquiatria comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

41Q981463 | Medicina, Psiquiatria, Médico Área Medicina da Família e Comunidade, UNIFESP / UFSP, VUNESP, 2025

Em uma cidade com cerca de 90 mil habitantes, um paciente de 16 anos de idade é atendido em uma Unidade Básica de Saúde com queixas de ansiedade intensa, isolamento social e dificuldade em manter o desempenho escolar. A mãe relata que o adolescente tem apresentado comportamento arredio, pouca comunicação e irritabilidade frequente. Durante a consulta, o médico identifica suspeita de sofrimento psíquico relacionado a possíveis transtornos mentais e uso prejudicial de álcool.


Considerando a necessidade de avaliação especializada e acompanhamento contínuo, para qual modalidade de Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) o paciente deve ser prioritariamente encaminhado?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

42Q150233 | Psiquiatria, Psiquiatria, Analista Judiciário, TRT 18a Região, FCC

Analise:

I. O Transtorno do Pânico (TP) é caracterizado pela presença de ataques súbitos de ansiedade, recorrentes, acom- panhados de sintomas físicos e afetivos. A manifestação central do Transtorno de Pânico é o ataque de pânico, um conjunto de manifestações de ansiedade com início súbito, rico em sintomas físicos e com uma duração limitada no tempo, em torno de dez minutos. Os sintomas típicos são: sensação de sufocação, de morte iminente, taquicardia, tonteiras, sudorese, tremores, sensação de perda do controle ou de "ficar louco", alterações gastrointestinais.

II. Diferentes classes de antidepressivos, incluindo inibidores seletivos da recaptação da serotonina (ISRS), inibidores da recaptação da serotonina e noradrenalina (duais), antidepressivos tricíclicos (ADT) e benzodiazepínicos, são usadas no tratamento do TP.

III. A terapia cognitivo-comportamental (TCC) tem sido recomendada para o tratamento dos sintomas agorafóbicos e ansiedade antecipatória. Pode ser indicada em qualquer momento do tratamento. Esta é também uma técnica que deve ser considerada em situações especiais como gestação, amamentação, impossibilidade de usar medicamentos ou retirada dos fármacos. A TCC para o TP consiste no uso da psico-educação, de técnicas para enfrentar a ansiedade, reestruturação cognitiva e enfrentamento das situações evitadas.

IV. O tratamento farmacológico do TP tem como objetivo bloquear os ataques de pânico, diminuir a ansiedade antecipatória, reverter a evitação fóbica, assim como reconhecer e tratar as comorbidades. Com o objetivo de avaliar a resposta ao tratamento no TP, verifica-se a intensidade e freqüência dos ataques, da ansiedade antecipatória, da evitação fóbica, o funcionamento global e a qualidade de vida.

É correto o que consta em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

43Q154075 | Psiquiatria, Psiquiatria, Analista Judiciário, TRT 18a Região, FCC

Considere:

I. Distimia é menos incapacitante que o episódio depressivo maior. Estudos naturalísticos mostram que o comprometimento do funcionamento social e ocupacional da distimia é menor quando comparado ao comprometimento causado pelos episódios depressivos maiores.

II. Os antidepressivos são efetivos no tratamento agudo das depressões moderadas e graves. O índice de resposta em amostras com intenção de tratamento (intention-to-treat) variam entre 50% a 65% contra 25% a 30% mostrada por placebo em estudos clínicos randomizados.

III. A depressão é um transtorno recorrente. Menos de 50% dos indivíduos que receberam tratamento para um episódio depressivo terão um segundo episódio depressivo ao longo de suas vidas.

IV. A depressão é mais freqüente em mulheres. A prevalência de depressão é 2 a 3 vezes mais freqüente em mulheres do que em homens.

V. Os antidepressivos são efetivos no tratamento agudo da distimia. Uma meta-análise de 15 ensaios clínicos randomizados para tratamento de distimia mostrou que 55% dos pacientes respondem a antidepressivos comparados com 30% ao placebo.

VI. Tratamentos psicológicos específicos para episódio depressivo são efetivos, com maior evidências para depressões leves. Estudos controlados mostraram que psicoterapia cognitiva, psicoterapia interpessoal e psicoterapia de solução de problemas são efetivas no tratamento dos episódios depressivos leves.

É correto o que consta APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

44Q154600 | Psiquiatria, Psiquiatria, Analista Judiciário, TRT 18a Região, FCC

Quanto à classificação dos Transtornos Mentais, segundo a CID 10, é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

45Q150770 | Medicina, Psiquiatria, Analista Judiciário Medicina Psiquiátrica, TRT 3a Região, FCC

O emprego do termo duplo vínculo referente à relação afetiva entre mãe e filho foi apontado, particularmente por autores do movimento da antipsiquiatria, como um dos responsáveis pela patologia denominada

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

46Q154361 | Medicina, Psiquiatria, Analista Judiciário Medicina Psiquiátrica, TRT 3a Região, FCC

Sobre a história da Psiquiatria é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.