A sociedade empresária Alfa, cujo objeto social é a produção e
comercialização de peças de vestuário, está há décadas
estabelecida no território nacional, tendo influenciado fortemente
as tendências da moda em alguns períodos. Com o objetivo de
ampliar as chances de êxito de sua próxima coleção de verão,
contratou uma agência publicitária para estruturar a propaganda
comercial a ser utilizada. Na ocasião, o diretor presidente de Alfa,
especialista em economia comportamental, perguntou aos
profissionais da agência sobre a relevância das características de
Alfa e de sua influência pretérita na moda, na perspectiva das
heurísticas, para a estruturação da propaganda comercial.
Foi corretamente esclarecido ao diretor presidente que:
a) como as heurísticas instrumentalizam o pragmatismo, que é
essencialmente antifundacionalista, a imagem pretérita de
Alfa não terá qualquer relevância nessa perspectiva de análise;
b) as heurísticas, por serem direcionadas à obtenção de novas
informações a partir de cenários de incerteza, partem da
pré-compreensão do público alvo, que levará em consideração
a imagem pretérita de Alfa;
c) como as heurísticas direcionam um processo cognitivo de viés
estrutural, em que cada fator é detalhadamente analisado,
postergando o processo de decisão, a imagem pretérita de Alfa
terá grande relevância;
d) a heurística de representatividade tende a direcionar o
processo cognitivo de tomada de decisão do público-alvo, que
conheça a qualidade pretérita de Alfa, em relação à previsão
da qualidade da nova coleção;
e) a heurística de disponibilidade tende a fazer que o indivíduo
direcione o seu processo decisório por probabilidades e
informações ao seu alcance, de modo que as impressões
pretéritas sobre Alfa serão facilmente afastadas.