Início

Questões de Concursos Qualidade e produtividade

Resolva questões de Qualidade e produtividade comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q117727 | Administração Geral, Qualidade e produtividade, Analista de Sistemas, Chesf, CONSULPLAN

A respeito dos padrões de Qualidade ISO9000, identifique a única alternativa válida:

I. Um sistema de garantia da qualidade pode ser definido como a estrutura organizacional, responsabilidades, procedimentos, processos e recursos para implementar a gestão da qualidade.

II. Sistemas de garantia da qualidade são criados para ajudar organizações a garantir que seus produtos e serviços satisfaçam as expectativas do cliente, estando de acordo com suas especificações. Porém, não abrangem todo o ciclo de vida de um produto.

III. Para se registrar num dos modelos de sistema de garantia da qualidade contidos na ISO9000, o sistema e operações de qualidade da empresa são escrutinados por auditores externos para verificação do atendimento das normas e da efetividade da operação.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q195933 | Administração Geral, Qualidade e produtividade, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

Qual o nome da ferramenta e técnica desenvolvida para facilitar o acompanhamento de práticas consagradas em organizações excelentes, geralmente utilizada com o intuito de adaptar essas práticas para organizações aprendizes?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q235688 | Administração Geral, Qualidade e produtividade, Profissional de Vendas, LIQUIGAS, CESGRANRIO

As empresas que atuam no mercado competitivo têm um desafio constante, independente do setor em que atuam: conquistar novos clientes e fidelizá-los. Esse desafio faz com que muitas empresas adotem ferramentas para faci­litar o relacionamento com seus clientes. Uma das ferramentas mais utilizadas com esse objetivo e seu propósito como sistema estão apresentados em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q186292 | Administração Geral, Qualidade e produtividade, Administrador, CEFET RJ, EXATUS

No programa para a gestão de qualidade, é importante enfatizar alguns princípios que nortearam o desenvolvimento dos modelos de qualidade. Um dos influenciadores da qualidade foi Deming, que afirmou que a nova administração deveria "ajudar as pessoas a trabalhar de modo mais inteligente, e não a trabalhar mais". (DEMING, 1990, p.6, apud CATTANI, 2002, p.249). Um dos princípios muito utilizado foi:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

25Q195116 | Administração Geral, Qualidade e produtividade, Agente Técnico Legislativo Especializado Gestão de Projetos, AL SP, FCC

Na aplicação da Metodologia de Análise e Solução de Problemas (MASP), a fase mais importante é a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q250118 | Administração Geral, Qualidade e produtividade, Tecnico de Suprimentos, Petrobras, Petrobrás Técnico de Suprimentos de Bens e Serviços Júnior Administração

Com respeito ao desenho inicial de um processo, analise as afirmativas abaixo.

I - O escopo do processo apresenta a missão e o limite, ou seja, o conteúdo, o início e o término.
II - O diagrama da cadeia de valor do processo envolve fornecedores, entradas, subprocessos, saídas e clientes.
III - O mapa do processo revela a sequência através da qual as atividades são executadas e quem executa cada uma delas.

Está correto o que se afi rma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q186657 | Administração Geral, Qualidade e produtividade, Administrador, CAERN, FGV

Os indicadores de produtividade devem respeitar certos atributos para aplicação correta. Nesse sentido, um determinado indicador ineficaz, ou seja, que não capte as etapas mais significativas de um processo, desobedece ao atributo da

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q197815 | Administração Geral, Qualidade e produtividade, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

Qual é a ferramenta utilizada para monitorar o desempenho de um processo com saídas frequentes, ou seja, que deve fornecer o retrato sobre determinado processo em marcha?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q229572 | Administração Geral, Qualidade e produtividade, Profissional de Nível Superior, Chesf, CESGRANRIO

Uma empresa de serviços deseja aplicar os Princípios de Deming referentes à qualidade para melhorar sua produ tividade.

Para tanto, a empresa incentivou a(o)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q198643 | Administração Geral, Qualidade e produtividade, Analista Administração, EBC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Surgida algum tempo depois das escolas clássicas da administração,
a escola da qualidade proporcionou diversas ferramentas e
instrumentos aos gestores. A respeito da contribuição dessa escola
para a administração das organizações, julgue os itens que se
seguem.

De acordo com a escola da qualidade total, deve haver uma área que centralize, de modo exclusivo, o acompanhamento e controle da qualidade dos processos implantados em todas as áreas organizacionais.

  1. ✂️
  2. ✂️

32Q190614 | Administração Geral, Qualidade e produtividade, Administrador, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens a seguir, relativos à gestão da qualidade.

As ferramentas empregadas na gestão da qualidade fundamentam-se em abordagem qualitativa, razão pela qual não existem modelos estatísticos para auxiliar no controle da qualidade.

  1. ✂️
  2. ✂️

33Q101842 | Administração Geral, Qualidade e produtividade, Analista Administrativo, BADESC, FGV

Os indicadores de produtividade, tanto no âmbito da administração privada quanto no da administração pública, devem respeitar certos atributos gerais em sua concepção.

A esse respeito, assinale a alternativa que corresponde ao atributo de economia.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q198708 | Administração Geral, Qualidade e produtividade, Analista Administração, EBC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Surgida algum tempo depois das escolas clássicas da administração,
a escola da qualidade proporcionou diversas ferramentas e
instrumentos aos gestores. A respeito da contribuição dessa escola
para a administração das organizações, julgue os itens que se
seguem.

A escola da qualidade propôs o controle estatístico da qualidade, com base na amostragem de produtos, em contraposição ao modelo de produção massificada.

  1. ✂️
  2. ✂️

35Q195264 | Administração Geral, Qualidade e produtividade, Analista Administração, EBC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Surgida algum tempo depois das escolas clássicas da administração,
a escola da qualidade proporcionou diversas ferramentas e
instrumentos aos gestores. A respeito da contribuição dessa escola
para a administração das organizações, julgue os itens que se
seguem.

A cadeia de valor representada pelo PDCA (plan, do, check, act) é uma ferramenta da qualidade que não sugere retroalimentação do sistema utilizado para aprimorar a gestão de desempenho de uma organização.

  1. ✂️
  2. ✂️

36Q191723 | Administração Geral, Qualidade e produtividade, Administrador, CAERN, FGV

Os itens a seguir correspondem a aspectos (princípios) que habitualmente são considerados na implantação de um programa de qualidade, À EXCEÇÃO DE UM. Assinale-o.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q196025 | Administração Geral, Qualidade e produtividade, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

No desempenho operacional de uma empresa, como se chama a capacidade em executar seus serviços dentro dos prazos de entrega esperados?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q100036 | Administração Geral, Qualidade e produtividade, Analista Administrativo, BACEN, FCC

Na administração da qualidade, o princípio que estabelece que a maior parte dos prejuízos são causados por um número relativamente pequeno de defeitos é o de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q250973 | Administração Geral, Qualidade e produtividade, Tecnico de Suprimentos, Petrobras, Petrobrás Técnico de Suprimentos de Bens e Serviços Júnior Administração

A preocupação com a qualidade, no ambiente organizacional, teve início no final da Segunda Guerra Mundial. No Brasil, esse movimento ocorreu no início da década de 1990. Em função desse cenário, ocorreu uma série de modificações nas empresas nacionais. Esse fato está relacionado diretamente à

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q197405 | Administração Geral, Qualidade e produtividade, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

Dentre os principais critérios para avaliação da qualidade de serviços, a conformidade com a experiência anterior ou a ausência de variabilidade no resultado ou no processo é denominada:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.