Questões de Concursos Qualidade na Administração Pública

Resolva questões de Qualidade na Administração Pública comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q1065854 | Administração Pública, Qualidade Na Administração Pública, Área Administração, SEFIN de Fortaleza CE, CESPE CEBRASPE, 2023

Julgue o item subsecutivo, a respeito da gestão da qualidade na administração pública.

Aprimoramento do ambiente de trabalho, prevenção de acidentes e redução de custos constituem objetivos do programa 5S de gestão da qualidade total.

  1. ✂️
  2. ✂️

22Q1065497 | Administração Pública, Qualidade Na Administração Pública, Administração, SECONT ES, CESPE CEBRASPE, 2022

No que diz respeito à visão estratégica da administração pública no Brasil e ao conceito de governança corporativa aplicado ao setor público, julgue o item a seguir.

Indicadores e outras formas de medição de desempenho podem ser utilizados para selecionar uma organização pública para benchmarking, com o intuito de estimular melhorias.
  1. ✂️
  2. ✂️

23Q1072744 | Administração Pública, Qualidade Na Administração Pública, Técnico do Seguro Social, INSS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Quem, nos dias de hoje, não teve de enfrentar uma fila no
banco, em um supermercado, em uma repartição pública? Quantas
vezes não "roeu as unhas" na expectativa de que a fila andasse
rápido, pois outro compromisso urgente estava a sua espera? E
quantos, ao chegar o momento tão esperado do atendimento,
depararam-se com a informação do funcionário: "O senhor entrou na
fila errada..."? Mas, se tais situações são fonte de irritação e de
problemas para o usuário, a cada dia mais exigente, elas o são
também para os sujeitos encarregados do atendimento ao público.
Idem. Ibidem (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens
subseqüentes.
A atividade de atendimento implica um conjunto de ações rotineiras, que incluem solicitação, identificação, cotejamento, pesquisa, registro, emissão, orientação e arquivamento de informações.
  1. ✂️
  2. ✂️

24Q1066259 | Administração Pública, Qualidade Na Administração Pública, Agente Administrativo, Prefeitura de Salgueiro PE, IGEDUC, 2024

Julgue o item subsequente.

No contexto do gerenciamento da qualidade no setor público, não há uma necessidade reconhecida de seguir normas internacionais, uma vez que os procedimentos administrativos públicos são únicos e não se beneficiam de padrões globalmente aceitos.
  1. ✂️
  2. ✂️

25Q1065670 | Administração Pública, Qualidade Na Administração Pública, Administrador, UFPB, IBFC, 2023

Já muito disseminada na iniciativa privada, a ideia de qualidade tem sido incorporada à esfera pública nas últimas décadas. Há vertentes que consideram o cidadão como “cliente”, enquanto receptor de serviços públicos. Segundo esta abordagem, qualidade no setor público pode ser entendida como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q1065882 | Administração Pública, Qualidade Na Administração Pública, Profissional de Suporte Técnico PST Técnico Administrativo, CRECI 22 Região AL, Quadrix, 2023

A respeito da gestão da qualidade nos serviços públicos, julgue o item.

Com o intuito de se alcançar elevados níveis de qualidade na prestação de serviços públicos, a organização deve identificar os nichos de clientes e suas necessidades, bem como traduzir as necessidades em especificações a serem atendidas.

  1. ✂️
  2. ✂️

27Q1065881 | Administração Pública, Qualidade Na Administração Pública, Administrador, UFAL, COPEVE UFAL, 2023

Sobre qualidade no serviço público, dadas as afirmativas,

I. A carta de serviço ao usuário tem por objetivo, entre outras coisas, informar aos usuários os compromissos e os padrões de qualidade do atendimento ao público.


II. As definições de tempo de espera para o atendimento e o prazo para realização dos serviços são padrões de qualidade no setor público.


III. A carta de serviço ao usuário é opcional para órgãos e entidades do poder executivo federal que prestam atendimento aos usuários dos serviços públicos, de forma indireta.

verifica-se que está/ão correta/s

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q1066462 | Administração Pública, Qualidade Na Administração Pública, PROVA ANULADA, Prefeitura de Luiz Alves SC, INAZ do Pará, 2024

A qualidade na Administração Pública é um tema crucial para garantir a eficiência e a eficácia dos serviços prestados aos cidadãos. Compreender o que significa qualidade neste contexto é fundamental para melhorar a gestão pública e atender às necessidades da população de forma adequada. Como se define qualidade na Administração Pública?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.