Questões de Concursos Qualidade no setor público

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1Q261088 | Administração Pública, Qualidade no setor público, Técnico Judiciário Área Administrativa, TRE CE, FCC

O Modelo de Excelência em Gestão Pública adotado pelo governo federal é composto por critérios que juntos compõem um sistema de gestão para as organizações do setor público brasileiro. Esses critérios incluem os citados, com EXCEÇÃO de:
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2Q167115 | Administração Pública, Qualidade no setor público, Auditor Fiscal da Receita Federal, Receita Federal, ESAF

Entre novas tecnologias gerenciais e organizacionais aplicadas à Administração Pública, temos a Carta de Serviços ao Cidadão, preconizada pelo Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização - GESPÚBLICA, no Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Segundo o GESPÚBLICA, a Carta de Serviços tem como premissas

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3Q269137 | Administração Pública, Qualidade no setor público, Analista Contabilidade, TRE ES, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Acerca de aspectos relacionados à administração pública, julgue os
itens subsecutivos.

A gestão da qualidade total é um método gerencial adotado nos serviços públicos, cujo foco é a atividade de inspeção, aquela sob o controle da alta administração.
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4Q257069 | Administração Pública, Qualidade no setor público, Técnico Judiciário Área Administrativa, TRE ES, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Julgue os itens a seguir, com relação à excelência nos serviços
públicos e ao paradigma do cliente na gestão pública.

O foco em resultados, um dos critérios adotados pelo modelo GESPÚBLICA, confirma que a excelência nos serviços públicos se pauta em critérios similares aos preconizados pela iniciativa privada.
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5Q261517 | Administração Pública, Qualidade no setor público, Técnico Judiciário Área Administrativa, TRE ES, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Julgue os itens a seguir, com relação à excelência nos serviços
públicos e ao paradigma do cliente na gestão pública.

No modelo GESPÚBLICA, a equipe de trabalho que elabora a carta de serviços ao cidadão deve ter acesso à alta administração da organização.
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6Q191781 | Administração Pública, Qualidade no setor público, Agente Administrativo, TCE RO, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Julgue os seguintes itens, a respeito de empreendedorismo governamental, convergências e diferenças entre a gestão pública e a gestão privada, excelência nos serviços públicos e paradigma do cliente na gestão pública.
Uma organização pública que, com base no paradigma do cliente-cidadão, vise a excelência nos serviços públicos deverá se pautar no modelo preconizado pelo GESPUBLICA, sendo-lhe vedado adotar o modelo da Fundação Nacional da Qualidade.
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7Q185913 | Administração Pública, Qualidade no setor público, Agente Administrativo, TCE RO, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Com relação à gestão da qualidade e ao modelo de excelência gerencial, julgue os itens seguintes.
O Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (GESPÚBLICA), cuja aplicação ocorre apenas no âmbito da administração federal, foi formulado sem a participação dos governos estaduais.
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8Q836263 | Administração Pública, Qualidade no setor público, CREMEPE Analista Superior Administrador, IDIB, 2021

Em 2005 foi implantado o GesPública – Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização, através do Decreto 5.378/2005. O programa traz consigo uma série de novos objetivos que visam a implantação e consolidação de uma cultura da qualidade no estado brasileiro. Entre esses objetivos estão os seguintes, exceto

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9Q188525 | Administração Pública, Qualidade no setor público, Agente Administrativo, AGU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Com relação à administração pública, julgue os itens de 88 a 100.

Uma gestão pública de qualidade define objetivos com clareza; recruta os melhores elementos por meio de concursos e processos seletivos públicos; treina permanentemente os funcionários; desenvolve sistemas de motivação, não apenas de caráter material mas também de caráter psicossocial; confere autonomia aos executores e tem método de cobrança de resultados.
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10Q261578 | Administração Pública, Qualidade no setor público, Técnico Judiciário Área Administrativa, TRE ES, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Julgue os itens a seguir, com relação à excelência nos serviços
públicos e ao paradigma do cliente na gestão pública.

A implantação do modelo GESPÚBLICA fomenta a realização de autoavaliações pela organização pública e cria referenciais comparativos entre as congêneres.
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11Q887112 | Administração Pública, Qualidade no setor público, Apoio Técnico Administrativo, TJ MA, Consulplan, 2024

O imaginário comum sobre a estrutura governamental brasileira remete a instituições burocratizadas, densas e com pouco espaço para mudança. Esta visão popular encontra embasamento nas teorias organizacionais clássicas sobre governos – que deveriam ser organizados para que fossem os mais estáveis e previsíveis possíveis, podendo, assim, prestar serviços uniformes e de qualidade aos cidadãos. Contudo, como lidar com essa estrutura quando seu objetivo final – o atendimento ao público – não é garantido? As novas perspectivas trazidas pela inovação no setor público dialogam com este dilema. Se os serviços oferecidos pelo governo não apresentam a qualidade ideal, é preciso repensar sua estrutura de funcionamento. Dentro do campo da inovação no setor público, é a transformação governamental que endereça, especialmente, essa necessidade.

(Caminhos da inovação no setor público – Brasília: Enap, 2022. Adaptado.)


Sobre inovações no setor público, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


( ) A inovação no setor público se mostra indispensável aos gestores públicos, a fim de lidarem com as novas demandas de uma sociedade cada vez mais conectada em rede, inclusive em relação aos serviços públicos.

( ) Em uma sociedade em rede, as pessoas buscam serviços rápidos via dispositivos eletrônicos. Essas pessoas esperam contrapartida ágil da Administração Pública e, por isso, faz-se necessário que os servidores públicos tenham ciência que as Tecnologias de Informação e de Comunicação (TICs) são espaços eletrônicos que têm cada vez mais modificado as práticas de gestão das organizações, inclusive no setor público.

( ) Apesar da aproximação entre os temas: inovação e transformação, a transformação governamental deve ser compreendida como uma parte do campo maior de inovação no setor público. Enquanto a inovação se preocupa em propor novas soluções para problemas persistentes, a transformação quer deixar um legado maior neste processo – ao criar soluções, quer transformar as pessoas envolvidas, para que sejam capazes de multiplicar metodologias inovadoras em seus espaços de trabalho.


A sequência está correta em
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12Q888592 | Administração Pública, Qualidade no setor público, Oficial Administrativo, Câmara de Cocal do Sul SC, Unesc, 2024

Acerca da gestão pela qualidade, inclusive seu âmbito de desenvolvimento no serviço público e privado, é correto afirmar que:

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14Q1066543 | Administração Pública, Qualidade no Setor Público, Administrador, CRQ 13 Região SC, Ibest, 2024

No que diz respeito ao paradigma do cliente na administração pública, julgue o item.

No Consumerism, há o incremento na busca pela qualidade, decorrente da mudança do modo de ver o usuário do serviço, de mero contribuinte para cliente consumidor de serviços públicos.

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15Q959783 | Administração Pública, Qualidade no setor público, Sem Especialidade, TRF 2a REGIÃO, AOCP, 2024

No Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), diversos métodos e ferramentas de controle de qualidade podem ser aplicados para melhorar a eficiência e a eficácia dos processos judiciais. Nesse contexto, considere as seguintes ferramentas de gestão da qualidade: Diagrama de Ishikawa, Diagrama de Pareto, Histograma, Diagrama de Dispersão e Controle Estatístico de Processo e assinale a alternativa correta em relação a como uma dessas ferramentas pode ser utilizada no TRF2 para análise e melhoria dos processos judiciais.
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16Q1066286 | Administração Pública, Qualidade no Setor Público, Área Administrativa, CNJ, CESPE CEBRASPE, 2024

Acerca da desburocratização e das novas tecnologias gerenciais na administração pública, julgue o ite que se segue.

A desburocratização visa à eliminação de papéis desnecessários, à agilização de processos administrativos, à democratização de serviços públicos e à facilitação da vida dos cidadãos.
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17Q1066796 | Administração Pública, Qualidade no Setor Público, Especialidade Administração, MPE CE, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o próximo item, relativo à gestão da qualidade.

A estratificação, a folha de verificação, o gráfico de Pareto, os 5S e o 5W2H constituem ferramentas de uso restrito à gestão da qualidade de produção de serviços públicos.

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18Q1066793 | Administração Pública, Qualidade no Setor Público, Analista Administrativo, Câmara de São Mateus ES, IDCAP, 2024

Na gestão pública a gestão da qualidade é imprescindível e contribui para o objetivo da gestão. Assinale a alternativa correspondente a ferramenta da qualidade caracterizada por melhorar processos e solucionar problemas de forma contínua permitindo que a gestão pública identifique problemas, implementem soluções, monitorem resultados, façam ajustes necessários.
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19Q1066979 | Administração Pública, Qualidade no Setor Público, Médico Veterinário, CFMV, IADES, 2025

A partir da década de 1990, com o avanço das ideias gerencialistas na Administração Publica, consolidou-se uma nova perspectiva acerca do papel do cidadão na formulação e na entrega de serviços públicos. Nesse contexto, ganhou forca o chamado paradigma do cliente, que vem progressivamente moldando politicas e práticas institucionais em diferentes níveis de governo.

Com base nesse paradigma, julgue (C ou E) o item a seguir.

O paradigma do cliente parte da ideia de que o cidadão é corresponsável pelo financiamento e pela regulação dos serviços públicos, assumindo papel ativo na governança estatal.
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20Q1066242 | Administração Pública, Qualidade no Setor Público, Consultor, AL RS, FUNDATEC, 2024

De acordo com Paludo (2013), foram implantados os seguintes programas de qualidade na Administração Pública Federal:


I. Ano 1991 – Programa Qualidade e Produtividade na Administração Pública (PQP), com a finalidade de sensibilização e capacitação.

II. Ano 1996 – Programa Qualidade e Participação (PQP), com a finalidade de avaliação e premiação.

III. Ano 1998 – Prêmio Nacional de Qualidade (Subprograma), com a finalidade de Premiação.

IV. Ano 1999 – Programa de Qualidade no Serviço Público (PQSP), com a finalidade de melhorar a gestão e os serviços.

V. Ano 2005 – Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (GESPÚBLICA), com a finalidade de melhorar o serviço e aumentar a competitividade.


Quais estão corretas?
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