Questões de Concursos Qualidade no setor público

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21Q1066532 | Administração Pública, Qualidade no Setor Público, Analista Administrativo, Prefeitura de Lajedinho BA, BRB, 2024

O Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização, conhecido como Gespública, é um modelo de excelência na gestão pública que visa promover a implementação de uma gestão voltada para resultados e centrada no cidadão. O entendimento expresso pelo modelo Gespública e o que ele representa são:
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22Q1066539 | Administração Pública, Qualidade no Setor Público, Gestor Legislativo, Câmara de Mossâmedes GO, Aroeira, 2024

O Decreto nº 9.094, de 17 de julho de 2017, dispõe sobre a simplificação do atendimento prestado aos usuários dos serviços públicos, ratifica a dispensa do reconhecimento de firma e da autenticação em documentos produzidos no país e institui a carta de serviços ao usuário. Em ralação a esse decreto, analise os itens a seguir:

I. Os órgãos e as entidades do Poder Executivo federal observarão as seguintes diretrizes nas relações entre si e com os usuários dos serviços públicos: presunção de boa-fé e racionalização de métodos e procedimentos de controle, dentre outros.
II. Exceto se houver disposição legal em contrário, os órgãos e as entidades do Poder Executivo federal que necessitarem de documentos comprobatórios de regularidade da situação de usuários dos serviços públicos, de atestados, de certidões ou de outros documentos comprobatórios que constem em base de dados oficial daadministração pública federal deverão obtê-los diretamente do órgão ou da entidade responsável pela base de dados, nos termos do disposto no Decreto nº 10.046, de 9 de outubro de 2019, e não poderão exigi-los dos usuários dos serviços públicos.
III. A edição e a alteração das normas relativas ao atendimento dos usuários dos serviços públicos observarão os princípios da eficiência e da economicidade e considerarão os efeitos práticos tanto para a administração pública federal quanto para os usuários.

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23Q1066778 | Administração Pública, Qualidade no Setor Público, Agente Administrativo, Prefeitura de Piúma ES, IDCAP, 2024

Uma empresa pública implantou um sistema de gestão da qualidade para melhorar os serviços prestados aos cidadãos, focando na satisfação do usuário final. A respeito do principal objetivo dessa iniciativa, marque a alternativa CORRETA:
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24Q1060967 | Administração Pública, Qualidade no Setor Público, Bloco Temático 9 Intermediário Regulação, CNU, FGV, 2025

Um relatório de uma agência reguladora aponta que a aplicação do regime de regulação por price cap gerou redução real das tarifas nos primeiros ciclos regulatórios. Contudo, a partir de determinado período, observou-se queda na qualidade do serviço prestado e aumento nas falhas.
Considerando esse diagnóstico, a medida técnica apropriada para ajustar o modelo regulatório sem comprometer seus incentivos é:
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25Q889032 | Administração Pública, Qualidade no setor público, Atendente Comercial, CELESC, ACAFE, 2024

No contexto dos serviços prestados por órgãos públicos, a característica de ________________ é evidenciada pela dificuldade em medir e avaliar a qualidade do serviço antes de sua prestação.

Assinale a alternativa que completa CORRETAMENTE a lacuna acima.

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26Q1066506 | Administração Pública, Qualidade no Setor Público, Guarda Patrimonial, Prefeitura de Cachoeirinha PE, ADM TEC, 2022

Analise as afirmativas a seguir:

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I. As ações de qualificação da equipe nunca contribuem para a melhoria do atendimento aos usuários dos serviços de uma instituição pública.

II. Verificada a prática de ato infracional, a autoridade competente não pode aplicar ao adolescente medidas como a advertência ou a obrigação de reparar o dano, ainda que previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente ou em outras leis brasileiras vigentes.

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Marque a alternativa CORRETA:

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27Q1066544 | Administração Pública, Qualidade no Setor Público, Administrador, CRQ 13 Região SC, Ibest, 2024

No que diz respeito ao paradigma do cliente na administração pública, julgue o item.

Com a chegada do PSO (Public Service Orientation), foi reforçado e amplificado o entendimento de que o usuário do serviço deve ser visto como cliente-consumidor.

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28Q1049668 | Administração Pública, Qualidade no Setor Público, Gestão Hospitalar, EBSERH, IBFC, 2023

Considerando a incorporação de métodos das organizações privadas pelo governo brasileiro e os aspectos destacados para construção de uma "nova performance do serviço público", assinale a alternativa correta.
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29Q1067032 | Administração Pública, Qualidade no Setor Público, Oficial Administrativo, Prefeitura de Cruzeiro do Iguaçu PR, FAU, 2023

Referindo-se à excelência nos serviços públicos, pode-se afirmar como INCORRETO:
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30Q956835 | Administração Pública, Qualidade no setor público, Auxiliar de Compras, Licitações e Contratos Administrativos, Câmara de Bebedouro SP, IBAM, 2025

A gestão de qualidade é um importante setor público, que assegura que os bens e serviços públicos sejam corretamente prestados. Acerca do assunto, marque (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas.

(__) A gestão da qualidade é restrita à inspeção dos produtos da empresa e não influencia os processos internos ou a cultura organizacional.
(__) A gestão da qualidade concentra-se tanto na qualidade das saídas (produtos e serviços) quanto nas entradas (atividades e processos pelos quais as saídas foram criadas).
(__) A aplicação da gestão da qualidade não impacta na satisfação do cliente, já que seu foco está apenas na padronização interna.
(__) A implementação de tecnologia é essencial para um processo de gestão da qualidade eficiente, permitindo uma visão ampla e crítica dos processos operacionais.

A sequência está correta em:
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31Q1067029 | Administração Pública, Qualidade no Setor Público, Agente Administrativo II, Prefeitura de Imbituva PR, FAU, 2023

A excelência corresponde a uma visão existente na Administração Pública, segundo a qual ao se utilizar ferramentas e técnicas da qualidade para promover melhorias contínuas relacionadas aos serviços oferecidos ao cidadão. Sobre excelência nos serviços públicos, é INCORRETO:
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32Q962873 | Administração Pública, Qualidade no setor público, Área Administrativa, TRF 1ª REGIÃO, CESPE CEBRASPE, 2017

Julgue o item seguinte, relativo à gestão por processos e por projetos e à gestão de contratos, da qualidade e do conhecimento.

Responsabilidade social, geração de valor e cultura da inovação são fundamentos da gestão pública cuja meta é a excelência nos serviços públicos, com foco no cidadão e na sociedade.

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33Q968801 | Administração Pública, Qualidade no setor público, Administrativo, TRERR, FCC

Melhorar as práticas gerenciais é uma forma de aperfeiçoar o desempenho na prestação de serviços públicos à sociedade. Nesse sentido, uma das medidas de excelência é a criação de valor público para os usuários. Ao priorizar a busca pela excelência nos serviços públicos, as organizações públicas podem se utilizar
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34Q967065 | Administração Pública, Qualidade no setor público, Auditor Federal de Controle Externo, TCU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Julgue o próximo item, relativo à excelência no serviço público.
Realização periódica de mapeamento e planejamento de ações voltadas à captação e ao desenvolvimento de competências dos agentes públicos são fatores relevantes para a obtenção da excelência no serviço público.
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35Q1066978 | Administração Pública, Qualidade no Setor Público, Médico Veterinário, CFMV, IADES, 2025

A partir da década de 1990, com o avanço das ideias gerencialistas na Administração Publica, consolidou-se uma nova perspectiva acerca do papel do cidadão na formulação e na entrega de serviços públicos. Nesse contexto, ganhou forca o chamado paradigma do cliente, que vem progressivamente moldando politicas e práticas institucionais em diferentes níveis de governo.

Com base nesse paradigma, julgue (C ou E) o item a seguir.

O uso de indicadores como tempo médio de atendimento e taxa de resolução de demandas estão alinhado ao paradigma do cliente. pois busca avaliar a qualidade dos serviços a partir da perspectiva de quem os recebe.
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36Q1066980 | Administração Pública, Qualidade no Setor Público, Médico Veterinário, CFMV, IADES, 2025

A partir da década de 1990, com o avanço das ideias gerencialistas na Administração Publica, consolidou-se uma nova perspectiva acerca do papel do cidadão na formulação e na entrega de serviços públicos. Nesse contexto, ganhou forca o chamado paradigma do cliente, que vem progressivamente moldando politicas e práticas institucionais em diferentes níveis de governo.

Com base nesse paradigma, julgue (C ou E) o item a seguir.


O paradigma do cliente foca no atendimento eficiente as demandas sociais, adotando ferramentas da iniciativa privada, como análise de satisfação e segmentação de públicos.
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37Q1066297 | Administração Pública, Qualidade no Setor Público, Área Judiciária, CNJ, CESPE CEBRASPE, 2024

Acerca da desburocratização na administração pública, da eficiência, da eficácia e da efetividade organizacional, da gestão de resultados e da solução de conflitos, julgue o item a seguir.

A desburocratização visa diminuir o impacto da estrutura burocrática na economia e na vida social.
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38Q1047129 | Administração Pública, Qualidade no Setor Público, Administração, CIAAR, Aeronáutica, 2025

“Qualidade é palavra que faz parte do dia a dia e desempenha um papel importante em todos os tipos de organizações e em muitos aspectos da vida das pessoas. No senso comum, algo, quando tem qualidade, é bom. Há muitas definições para a ideia da qualidade.” MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru; NOHARA, Irene Patrícia. Gestão pública: Abordagem Integrada da Administração e do Direito Administrativo. São Paulo: Atlas, 2017. (p. 258).
No âmbito da Administração Pública a discussão da qualidade dos serviços está sempre presente uma vez que apresenta ligação estreita com os princípios da eficiência e eficácia. Com base no processo de administração da qualidade, analise as assertivas abaixo.
I. O planejamento da qualidade tem início com a identificação dos requisitos do cliente e os processos produtivos são criados a partir das especificações técnicas.
II. O asseguramento da qualidade envolve a implementação de mecanismos que garantam a conformidade dos produtos e serviços, como auditorias e certificações.
III. A busca por corrigir falhas nos processos produtivos, essência do controle da qualidade, ocorre sem que necessariamente seja avaliado se o planejado e o realizado estão alinhados.
IV. O ciclo PDCA é utilizado para implementar mudanças e elevar padrões de desempenho nos processos organizacionais visando o aprimoramento da qualidade.
Estão corretas apenas as assertivas:
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39Q1060970 | Administração Pública, Qualidade no Setor Público, Bloco Temático 9 Intermediário Regulação, CNU, FGV, 2025

Durante uma auditoria técnica em uma concessionária de serviços públicos, são identificadas falhas recorrentes no atendimento aos padrões de qualidade estipulados no contrato. Diante disso, o poder concedente decide ampliar os instrumentos de controle.
Nesse contexto, um conjunto de ferramentas que podem ser utilizadas no controle da qualidade contratual é:
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