Questões de Concursos Qualidade no setor público

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41Q1066291 | Administração Pública, Qualidade no Setor Público, Área Administrativa, CNJ, CESPE CEBRASPE, 2024

No que concerne à gestão de projetos e à gestão de processos nas organizações públicas, julgue o item seguinte.

A geração do valor público na prestação de serviços envolve a dimensão política e a análise das prioridades, as quais visam precipuamente à realização do bem individual, embora tenham caráter coletivo.
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42Q968798 | Administração Pública, Qualidade no setor público, Administrativo, TRERR, FCC

A adoção dos princípios da gestão da qualidade total pela Administração pública pode ser considerada como um avanço na melhoria do relacionamento com a sociedade e da prestação de serviços aos usuários. Para as organizações públicas, uma das principais consequências da implantação desse sistema é a
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43Q1065707 | Administração Pública, Qualidade no Setor Público, Veterinário, UFRGS, FAURGS, 2023

Analise as afirmações a seguir sobre o programa Gespública e assinale V (verdadeiro) ou F (falso).

( ) O Gespública baseia-se na visão sistêmica, que correlaciona os atores internos e externos da Administração, transformando-se em um modelo fechado, sem especificar regras ou métodos de execução do setor público.
( ) O Gespública avalia novas ferramentas e práticas, assim como o desempenho que a entidade representa, fortalecendo um pouco os princípios de controle.
( ) O Gespública traça regras e diretrizes, migrando para um pensamento de resultados, cujos controles estão nos indicadores de qualidade, produtividade e efetividade do modelo.
( ) O Gespública é desenvolvido com base nos princípios constitucionais da administração pública e nos fundamentos da excelência gerencial.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
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44Q1066296 | Administração Pública, Qualidade no Setor Público, Área Judiciária, CNJ, CESPE CEBRASPE, 2024

Acerca da desburocratização na administração pública, da eficiência, da eficácia e da efetividade organizacional, da gestão de resultados e da solução de conflitos, julgue o item a seguir.

A mediação é uma forma de resolução de controvérsias administrada por um conciliador, ao qual cabe sugerir a melhor solução conforme seu ponto de vista.
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45Q1066214 | Administração Pública, Qualidade no Setor Público, Gestão de Pessoas, FIOCRUZ, FIOCRUZ, 2024

São etapas do processo de automação de serviços públicos, EXCETO:
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46Q1066487 | Administração Pública, Qualidade no Setor Público, Analista de Recursos Humanos, Prefeitura de Estreito MA, IVIN, 2022

Na Administração 4.0, as organizações públicas e privadas sempre estão em busca de mudanças nas suas estruturas organizacionais para a gestão por processos cuja a transformação passa por grandes desafios, devido à grandes adversidades desde a sua implementação. Podemos elencar como desvantagens da Estrutura baseada em Processos, exceto:

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47Q1065787 | Administração Pública, Qualidade no Setor Público, Assistente de Alunos, IF PA, Instituto Consulplan, 2023

Quanto aos serviços de atendimento ao cidadão, são diretrizes que devem ser observadas na Administração Pública:
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48Q1065288 | Administração Pública, Qualidade no Setor Público, Bloco Temático 2 Cultura e Educação, CNU, FGV, 2025

Uma pesquisa em Administração Pública está analisando o desempenho de unidades de atendimento ao cidadão por meio de observações sistemáticas. Os pesquisadores aplicaram uma ficha de observação estruturada, anotando comportamentos específicos (tempo de atendimento, clareza das informações, cortesia) em escala numérica e realizaram entrevistas semiestruturadas com gestores para identificar práticas gerenciais associadas aos melhores desempenhos.
Para integrar os dados coletados e identificar se há relação entre práticas gerenciais e desempenho, as técnicas de análise indicadas para essa pesquisa são:
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49Q1066301 | Administração Pública, Qualidade no Setor Público, Especialidade Programação de Sistemas, CNJ, CESPE CEBRASPE, 2024

Acerca de aspectos relacionados a desburocratização, eficiência e efetividade organizacional, gestão de resultados e solução de conflitos, julgue o próximo item.

Medidas como a digitalização de serviços públicos tornam mais eficientes as práticas administrativas, promove a redução de gastos e favorece a desburocratização.
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50Q1066303 | Administração Pública, Qualidade no Setor Público, Especialidade Programação de Sistemas, CNJ, CESPE CEBRASPE, 2024

Julgue o item seguinte, referentes a liderança, cultura organizacional, convergências e diferenças entre a gestão pública e a gestão privada e excelência nos serviços públicos.

A busca da excelência nos serviços públicos visa atender às necessidades dos cidadãos como beneficiários dos serviços prestados, independentemente da consistência dos resultados e do valor percebido pelas partes interessadas.
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51Q1066051 | Administração Pública, Qualidade no Setor Público, Assistente Administrativo a, CAU BR, CESPE CEBRASPE, 2024

Julgue o item seguinte, quanto à comunicação e à excelência nos serviços públicos.

A excelência no serviço público prestado depende da prática de um pensamento sistêmico, que seja capaz de manter relações eficazes e restritas às redes formais de usuários, cidadãos e parceiros, bem como centradas nos elementos internos à organização.

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52Q1066598 | Administração Pública, Qualidade no Setor Público, Técnico Nível Superior Administração I, CRF ES, Ibest, 2024

A respeito do paradigma do cliente na gestão pública, assinale a alternativa que apresenta o modelo de gestão que surge do entendimento de que a ideia de consumidor poderia resultar em um atendimento melhor para alguns do que para outros, em um universo em que todos têm os mesmos direitos, de modo que a busca pela melhoria do atendimento seja voltada para a consecução do bem comum.

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53Q1066104 | Administração Pública, Qualidade no Setor Público, Área Administrativa, TRT 11 Região AM e RR, FCC, 2024

A avaliação continuada da gestão pública da-se pela avaliação externa e pela autoavaliação. A autoavaliação é a forma pela qual a própria organização realiza a sua avaliação por meio de medição sistemática sobre avanços e retrocessos do sistema de gestão. A avaliação externa, por sua vez, via de regra
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55Q1031836 | Administração Pública, Qualidade no Setor Público, Agente de Serviços Administrativos, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

A qualidade no serviço público é uma característica essencial buscada por muitas gestões para garantir a satisfação e o bem-estar da população. Entre as ferramentas que podem auxiliar na melhoria contínua da qualidade da atividade pública, o Diagrama de Ishikawa, também conhecido como Diagrama de Espinha de Peixe, desempenha um papel importante.
Assinale a opção que apresenta a função do Diagrama de Ishikawa, no contexto da gestão pública.
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56Q1066465 | Administração Pública, Qualidade no Setor Público, Escrevente Geral, Prefeitura de Congonhas MG, INTEC, 2024

Paludo (2013) distingue vários tipos de “clientes ou cidadãos” no âmbito da gestão pública.

Nesse contexto, é CORRETO afirmar que os Stakeholders:

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57Q1066998 | Administração Pública, Qualidade no Setor Público, Fiscal Sanitário, Prefeitura de Nova Trento SC, FURB, 2023

Avaliação de riscos, é o processo de comparação dos resultados da análise de riscos com os critérios de risco para determinar se o risco e sua magnitude são aceitáveis ou toleráveis, bem como qual a resposta será dada ao risco. Como resposta e tratamento dos riscos temos o monitoramento de riscos, que consiste:
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58Q1066831 | Administração Pública, Qualidade no Setor Público, Especialidade Administrativo Financeira, SEFAZ RJ, CESPE CEBRASPE, 2025

Considerando os fatores que impactam a qualidade da administração pública, assinale a opção correta.
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59Q1020526 | Administração Pública, Qualidade no Setor Público, Administração Hospitalar, EBSERH, IBFC, 2020

A avaliação tem um papel de destaque nas reformas do setor público, condão de aumentar a eficiência e eficácia do setor público. Assinale a alternativa que apresenta quais são os tipos de uso da avaliação.
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60Q1065850 | Administração Pública, Qualidade no Setor Público, Auditor Municipal de Controle Interno, Prefeitura de Rio Branco AC, IBADE, 2023

O Programa de Avaliação da Qualidade e Melhoria é um mecanismo utilizado pelas entidades públicas para monitorar e aprimorar a qualidade de suas atividades. Sobre o reporte do PAQM, assinale a alternativa correta.
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