Questões de Concursos Qualidade no setor público

Resolva questões de Qualidade no setor público comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

61Q1065853 | Administração Pública, Qualidade no Setor Público, Assistente Administrativo, Câmara de Mondaí SC, AMEOSC, 2023

Avalie as asserções a seguir:
I.Os servidores devem sempre estar atento a fala e ao pedido do cidadão, ao dar informações use o tom de voz normal, sendo cauteloso e use uniforme no ambiente de trabalho, o ambiente de trabalho deve estar organizado.
POIS II.A administração pública preza pela qualidade no atendimento ao público, é uma preocupação o comportamento praticado, pois os servidores atuam diretamente com os cidadãos. Após leitura é possível afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

62Q1033125 | Administração Pública, Qualidade no Setor Público, Merecimento, SEAD GO, SEAD GO, 2024

A metodologia utilizada na elaboração do Planejamento Estratégico da Polícia Penal do Estado de Goiás, para o período de 2024 a 2027, reflete não apenas uma abordagem sistemática e bem fundamentada para a gestão estratégica, mas também:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

64Q1066309 | Administração Pública, Qualidade no Setor Público, Administrador, CELESC, ACAFE, 2024

O Modelo de Excelência da Gestão (MEG) da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) tem como um de seus fundamentos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

65Q967066 | Administração Pública, Qualidade no setor público, Auditor Federal de Controle Externo, TCU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Julgue o próximo item, relativo à excelência no serviço público.
Rigor às normas e procedimentos, foco nos objetivos e hierarquização são ações fundamentais a serem tomadas pelo Estado na busca pela excelência nos serviços públicos.
  1. ✂️
  2. ✂️

66Q1065638 | Administração Pública, Qualidade no Setor Público, Assistente de Apoio Administrativo, SEFAZ PE, UPENET IAUPE, 2022

Assinale a alternativa INCORRETA sobre excelência na Administração Pública.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

67Q1066983 | Administração Pública, Qualidade no Setor Público, Especialista da Fazenda Estadual, SEFAZ AC, CESPE CEBRASPE, 2024

Assinale a opção que apresenta a propriedade dos indicadores de desempenho que diz respeito à qualidade dos dados, primários ou não, utilizados no âmbito do indicador de desempenho, refletindo-se na significância estatística de planos amostrais, imparcialidade dos questionários aplicados em pesquisas de opinião e precisão dos registros administrativos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

68Q976627 | Administração Pública, Qualidade no setor público, Assistente Administrativo, CONAB, CONSULPAM, 2025

A avaliação da qualidade do atendimento prestado à população, constitui ferramenta estratégica deaprimoramento institucional e accountability na Administração Pública. Com base nesse pressuposto, um mecanismo institucional voltado a essa finalidade é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

69Q1066751 | Administração Pública, Qualidade no Setor Público, Agente Administrativo, Prefeitura de João Alfredo PE, ADM TEC, 2025

Encontre a resposta CORRETA: Um dos princípios fundamentais da Gestão da Qualidade no Setor Público é a focalização no cidadão.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

70Q1066311 | Administração Pública, Qualidade no Setor Público, Administrador, CELESC, ACAFE, 2024

Um dos fundamentos do Modelo de Excelência da Gestão (MEG) é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

71Q1067084 | Administração Pública, Qualidade no Setor Público, Servente, Prefeitura de Camboriú SC, FURB, 2025

A elaboração de cronogramas para serviços de limpeza em edificações públicas deve considerar fatores técnicose operacionais que assegurem eficiência e qualidade. Entre os principais fatores determinantes estão:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

72Q992658 | Administração Pública, Qualidade no setor público, Analista Administrativo, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

Considere a seguinte situação hipotética: O município implementou um programa de melhoria na qualidade dos serviços públicos, baseado na gestão por resultados. O gestor responsável deve avaliar o desempenho por meio de indicadores previamente estabelecidos. Diante disso, assinale a alternativa que apresenta um exemplo de indicador de desempenho adequado para avaliar a eficiência na prestação de serviços públicos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

73Q1066941 | Administração Pública, Qualidade no Setor Público, Escriturário, Prefeitura de Vila Rica MT, IDCAP, 2024

A qualidade na prestação de serviços na administração pública é essencial para atender às necessidades da população, promover a transparência e fortalecer a confiança nas instituições governamentais. Diversos fatores podem prejudicar a qualidade na prestação de serviços públicos, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

74Q1066590 | Administração Pública, Qualidade no Setor Público, Analista Técnico Administrativo, CFP, Quadrix, 2024

No que diz respeito à gerência da qualidade, julgue o item a seguir

De acordo com o modelo de excelência da gestão (MEG), o fundamento da liderança transformadora estabelece a atuação dos líderes de forma ética, inspiradora, exemplar e comprometida com a excelência, compreendendo os cenários e as tendências prováveis do ambiente e dos possíveis efeitos sobre a organização e suas partes interessadas, no curto e longo prazos.

  1. ✂️
  2. ✂️

75Q1066114 | Administração Pública, Qualidade no Setor Público, Assistente em Administração, IF Sul MG, IF SUL MG, 2024

O Programa de Gestão e Desempenho (PGD) foi instituído pela Administração Pública Federal por meio do Decreto nº 11.072/2022 e regulamentado pela Instrução Normativa nº 24/2023 sendo um programa indutor de melhoria de desempenho institucional no serviço público, com foco na vinculação entre o trabalho dos participantes, o planejamento das atividades e as estratégias organizacionais. Sobre o PGD, podemos afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

76Q1066477 | Administração Pública, Qualidade no Setor Público, Digitador, Prefeitura de Santo Antônio dos Lopes MA, LJ Assessoria e Planejamento Administrativo Limita, 2023

O servidor público da Administração Direta do Município de Santo Antônio dos Lopes – MA, deverá empenhar-se:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

77Q1065523 | Administração Pública, Qualidade no Setor Público, Área Administrativa, TRT 23 REGIÃO MT, FCC, 2022

O modelo de excelência em gestão predicado pela Fundação Nacional de Qualidade (FNQ) consiste em um sistema baseado em diversos fundamentos e critérios,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

78Q1016444 | Administração Pública, Qualidade no Setor Público, Analista em Ciência e Tecnologia Júnior, AEB, CESPE CEBRASPE, 2025

A respeito da excelência nos serviços públicos, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

79Q1065597 | Administração Pública, Qualidade no Setor Público, Área Administrativa, TRT 17 Região ES, FCC, 2022

O modelo de excelência apresentado pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), que objetiva alçar as organizações públicas e privadas a padrões de excelência de nível mundial, apresenta, entre seus fundamentos, o denominado pensamento sistêmico, correspondente ao
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

80Q996231 | Administração Pública, Qualidade no setor público, Área Administrativa, TRF 5 REGIÃO, IBFC, 2024

A gestão de qualidade na gestão pública desdobra-se em três níveis básicos. Estes níveis estão apresentados nas alternativas abaixo. Assinale a alternativa que não corresponde a estes níveis.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.