Questões de Concursos Qualidade no setor público

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81Q1025784 | Administração Pública, Qualidade no Setor Público, Administração, SEDF, Quadrix, 2022

Quanto à gestão da qualidade e ao modelo de excelência gerencial, julgue o item.


O modelo da Fundação Nacional da Qualidade é referenciado em oito fundamentos de gestão para excelência, entre os quais se encontram o pensamento sistêmico, o compromisso com partes relacionadas e a orientação por projetos.

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82Q1066239 | Administração Pública, Qualidade no Setor Público, Técnico Administrativo e Financeiro, Prefeitura de Apiacás MT, UFMT, 2024

Sobre Gestão da Qualidade – ABNT NBR ISO 9001:2015, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A organização deve estabelecer objetivos da qualidade nas funções, níveis e processos pertinentes necessários para o Sistema de Gestão da Qualidade, mantendo informação documentada. Eles devem ser coerentes com a política da qualidade, mensuráveis, levar em conta requisitos aplicáveis, ser pertinentes para a conformidade de produtos e serviços e para aumentar a satisfação do cliente; devem ser monitorados, comunicados e atualizados como apropriados.
( ) Os princípios da Gestão da Qualidade são: foco no cliente/cidadão, liderança, engajamento das pessoas, abordagem de processo, busca pela melhoria contínua dos produtos e/ou serviços oferecidos, tomada de decisão baseada em evidências e gestão do relacionamento.
( ) Em 1960, a International Organization for Standartization (ISO) lançou manuais de avaliação do sistema da qualidade, chamados Normas ISO série 9000 de Padrões Internacionais, que foram publicados a partir do ano 2000. No Brasil, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) normaliza a ISO 9000 e o órgão responsável por credenciar organismos, como certificações dos sistemas de qualidade no Brasil, é o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro).
( ) A norma ISO 9001 utiliza a metodologia PDCA, também denominada Ciclo de Deming. Esse programa de melhoria contínua tem por objetivo submeter as práticas empresariais a avaliações ininterruptas. O ciclo pode ser aplicado a todos os processos e para o Sistema de Gestão da Qualidade, seguindo a sequência de atividades que compõem o método: planejar (plan), fazer (do), checar (check) e agir para a correção (act) promovem a melhoria contínua dos processos.

Assinale a sequência correta.
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83Q1066310 | Administração Pública, Qualidade no Setor Público, Administrador, CELESC, ACAFE, 2024

No contexto da administração pública:


I O Modelo de Excelência da Gestão (MEG) promove a adoção de práticas de gestão orientadas para resultados.

PORQUE
II O MEG busca melhorar a eficiência e a eficácia organizacional, por meio da implementação de processos de melhoria contínua.


Assinale a alternativa CORRETA:
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84Q1067083 | Administração Pública, Qualidade no Setor Público, Servente, Prefeitura de Camboriú SC, FURB, 2025

"A __________ dos serviços de limpeza em edificações públicas é avaliada através da combinação de indicadores objetivos de higiene e salubridade ambiental com a percepção subjetiva de conforto e bem-estar manifestada pelos usuários dos espaços institucionais."
Assinale a alternativa que corretamente preenche a lacuna no excerto:
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85Q1065859 | Administração Pública, Qualidade no Setor Público, Agente Administrativo, Prefeitura de Niterói RJ, FGV, 2023

O Modelo de Excelência de Gestão Pública, implementado no Brasil por meio do Programa GESPÚBLICA, é norteado pelo desejo de oferecer melhores serviços aos cidadãos e aumentar a competitividade do país. Sobre esse modelo, analise as afirmativas a seguir.
I. Promove a ideia de Estado mínimo e eficiente. II. Fornece procedimentos para a auto avaliação da Administração Pública. III. Visa a fomentar a cultura de inovação.
Está correto o que se afirma em
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86Q1066313 | Administração Pública, Qualidade no Setor Público, Administrador, CELESC, ACAFE, 2024

A Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) é conhecida por:
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87Q1066473 | Administração Pública, Qualidade no Setor Público, Oficial Administrativo, Prefeitura de Vista Gaúcha RS, FUNDATEC, 2023

De acordo com Cruz (2018), benchmarking é uma das mais antigas ferramentas de gestão, e seu propósito é estimular e facilitar as mudanças organizacionais e a melhoria de desempenho das organizações por meio de um processo de aprendizado. O tipo de benchmarking que tem como base uma função específica, que pode existir ou não na própria organização, e que serve para trocarmos informações sobre uma atividade bem definida (como distribuição, faturamento ou embalagem) é chamado de benchmarking:

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88Q1025785 | Administração Pública, Qualidade no Setor Público, Administração, SEDF, Quadrix, 2022

Quanto à gestão da qualidade e ao modelo de excelência gerencial, julgue o item.


A elevação do padrão dos serviços prestados ao cidadão e o estímulo à participação dos cidadãos no processo de melhoria do atendimento são desafios do modelo de gespública.

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