Questões de Concursos Questões Internacionais história do tempo presente

Resolva questões de Questões Internacionais história do tempo presente comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q937543 | História, Questões Internacionais história do tempo presente, Primeiro Dia, ENEM, INEP

Quem construiu a Tebas de sete portas?
Nos livros estão nomes de reis.
Arrastaram eles os blocos de pedra?
E a Babilônia várias vezes destruída. Quem a reconstruiu tantas vezes?
Em que casas da Lima dourada moravam os construtores?
Para onde foram os pedreiros, na noite em que a Muralha da China ficou pronta?
A grande Roma está cheia de arcos do triunfo.
Quem os ergueu? Sobre quem triunfaram os césares?

BRECHT, B. Perguntas de um trabalhador que lê. Disponível em: http://recantodasletras.uol.com.br. Acesso em: 28 abr. 2010.


Partindo das reflexões de um trabalhador que lê um livro de História, o autor censura a memória construída sobre determinados monumentos e acontecimentos históricos. A crítica refere-se ao fato de que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q939132 | História, Questões Internacionais história do tempo presente, PPL, ENEM, INEP

A bandeira da Europa não é apenas o símbolo da UniãoEuropeia, mas também da unidade e da identidade da Europa em sentido mais lato. O círculo de estrelas douradas representa a solidariedade e a harmonia entreos povos da Europa.
Disponível em: http://europa.eu/index_pt.htm. Acesso em: 29 abr. 2010 (adaptado).
A que se pode atribuir a contradição intrínseca entre o que propõe a bandeira da Europa e o cotidiano vivenciado pelas nações integrantes da União Europeia?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q950793 | História, Questões Internacionais história do tempo presente, Vestibular 4 Dia, UFRGS, UFRGS, 2018

Leia o segmento abaixo.

Milton Friedman aprendeu a explorar os choques e crises de grande porte em meados da década de 1970, quando atuou como conselheiro do ditador chileno, o general Augusto Pinochet. Enquanto os chilenos se encontravam em estado de choque logo após o violento golpe de Estado, o país sofria o trauma de uma severa hiperinflação. Friedman aconselhou Pinochet a impor uma reforma econômica bastante rápida - corte de impostos, livre-comércio, serviços privatizados, corte nos gastos sociais e desregulamentação. (...). Foi a estratégia mais extrema de apropriação capitalista jamais tentada em qualquer lugar, e ficou conhecida como a "revolução da Escola de Chicago"(...).

KLEIN, Naomi. A Doutrina de Choque: a ascensão do capitalismo de desastre. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008. p. 17.

O segmento faz menção à política econômica imposta pela ditadura de Augusto Pinochet no Chile (1973-1990), sob a orientação dos economistas da chamada “Escola de Chicago”, entre eles Milton Friedman.

Assinale a alternativa que indica essa política e suas características.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q939297 | História, Questões Internacionais história do tempo presente, Primeiro e Segundo Dia, ENEM, INEP, 2018

Em Beirute, no Libano, quando perguntado sobre onde se encontram os refugiados sirios, a resposta do homem é imediata: “em todos os lugares e em lugar nenhum”. Andando ao acaso, não é raro ver, sob um prédio ou num canto de calçada, ao abrigo do vento, uma familia refugiada em volta de uma refeição frugal posta sobre jornais como se fossem guardanapos. Também se vê de vez em quando uma tenda com a sigla ACNUR (Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados), erguida em um dos raros terrenos vagos da capital.

JABER, H. Quem realmente acolhe os refugiados? Le Monde Diplomatique Brasil, out. 2015 (adaptado).

O cenário descrito aponta para uma crise humanitária que é explicada pelo processo de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q936263 | História, Questões Internacionais história do tempo presente, Edital 2020, ENEM, INEP, 2021

Em 1991 foi criado no Tratado da Antártica o Protocolo de Madri, e a partir desse protocolo deixou-se de discutir como dividir a Antártica e passou-se a estudar maneiras de preservá-la, tornando-a uma reserva natural dedicada à paz e à ciência.


MACHADO, C. S.; BRITO, T. Coleção explorando o ensino: Antártica. Brasília: MEC, 2006 (adaptado).

Sobre a apropriação dos recursos existentes na área indicada, esse documento tem sido fundamental para instituir

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q936268 | História, Questões Internacionais história do tempo presente, Edital 2020, ENEM, INEP, 2021

É certo que entramos na era das sociedades de “controle”. Elas já não são exatamente sociedades disciplinares, cuja técnica principal é o confinamento (não somente o hospital e a prisão, mas também a escola, a fábrica, o quartel). A sociedade de controle não funciona por confinamento, mas por controle contínuo e comunicação instantânea. É evidente que não deixamos de falar de prisão, de escola, de hospital: mas essas instituições estão em crise.


DELEUZE, G. Entrevista a Toni Negri. In: O devir revolucionário e as criações políticas. Novos Estudos Cebrap, n. 28, out. 1990 (adaptado).

No trecho, ao problematizar as sociedades contemporâneas, Gilles Deleuze está enfatizando a ausência de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q936021 | História, Questões Internacionais história do tempo presente, PPL, ENEM, INEP, 2019

TEXTO I A adesão da Alemanha à Otan A adesão da Alemanha Ocidental à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) há 50 anos teve como pano de fundo o conflito entre o Ocidente e o Leste da Europa e o projeto da integração europeia. A adesão da República Federal da Alemanha foi um passo importante para a reconstrução do país no pós-guerra e abriu o caminho para a Alemanha desempenhar um papel relevante na defesa da Europa Ocidental durante a Guerra Fria. HAFTENDORN, H. A adesão da Alemanha à Otan: 50 anos depois. Disponível em: www.nato.int. Acesso em: 5 out. 2015 (adaptado).
TEXTO II Otan discute medidas para deter os jihadistas no Iraque e na Síria O regime de terror imposto pelos islamitas radicais no Oriente Médio alarma a Otan tanto ou mais que a Rússia, ainda que a estratégia para detê-los ainda seja difusa. O avanço do chamado Estado Islâmico, que instalou um califado repressor em zonas do Iraque e da Síria, comandou boa parte das reuniões bilaterais que mantiveram os líderes da organização atlântica no País de Gales. ABELLÁN, L. Otan discute medidas para deter os jihadistas no Iraque e na Síria. Disponível em: http://brasil.elpais.com. Acesso em: 5 out. 2015.
As diferentes estratégias da Otan, demonstradas nos textos, são resultantes das transformações na
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q951131 | História, Questões Internacionais história do tempo presente, Primeiro Semestre, UECE, UECE CEV, 2018

No ano de 1472, o filósofo italiano Marsílio Ficino, em uma carta, apresenta sua opinião sobre a imprensa: segundo ele, esta invenção resulta de uma característica própria de uma época de ouro. Trata-se de uma época em que as antigas artes liberais se uniram a uma invenção que caracteriza a fase
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

9Q901266 | História, Questões Internacionais história do tempo presente, História, Prefeitura de Queimadas PB, FACET Concursos, 2024

A globalização e a criação de blocos econômicos, como o Mercosul, transformaram as relações econômicas e políticas na América Latina. Com base nisso, analise os itens abaixo:

1. A globalização promoveu uma maior integração das economias latino-americanas aos mercados internacionais, mas diminuiu a vulnerabilidade dessas economias a crises externas, graças à diversificação produtiva.

2. O Mercosul foi criado com o objetivo de fortalecer a cooperação econômica entre os países da América do Sul, facilitando o comércio intra-regional e reduzindo as barreiras tarifárias.

3. A globalização também trouxe desafios para a soberania dos Estados latino-americanos, mas a maioria conseguiu manter políticas econômicas completamente independentes das grandes potências e do capital transnacional.

4. As desigualdades regionais dentro dos países do Mercosul, especialmente entre áreas urbanas e rurais, foram reduzidas pelo processo de globalização, graças ao crescimento econômico sustentável e equitativo.

5. O Mercosul tem enfrentado desafios políticos e econômicos significativos, incluindo disputas comerciais e diferenças ideológicas entre seus membros, que ameaçam a continuidade do bloco.


Alternativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q944199 | História, Questões Internacionais história do tempo presente, Geografia e História, UECE, UECE CEV, 2020

O Capitão Salgueiro Maia mobilizou as tropas que saíram dos quarteis, sinalizando que a revolução estava em curso. Esse evento da história de Portugal marcou a implantação do regime democrático que ficou conhecido como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

11Q908025 | História, Questões Internacionais história do tempo presente, História, Prefeitura de Pouso Alegre MG, Consulplan, 2024

Os constantes desafios que se interiorizam no âmbito da ordem internacional vêm modulando a forma como governos, empresas, sociedade civil e centros de pensamento estão se relacionando. Em um mundo cada vez mais multifacetado, o monopólio da política externa já não cabe mais como instrumento de competência exclusiva de entidades governamentais, seja em seu aspecto de formulação ou em aspecto decisório.

(Lafer. 2001.)


Alguns temas estruturais fazem parte da agenda de debates e das preocupações especificamente do Brasil, tais como:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12Q908033 | História, Questões Internacionais história do tempo presente, História, Prefeitura de Pouso Alegre MG, Consulplan, 2024

Com início no próximo domingo, o Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana se encaixa na tradição, na tentativa de equilibrar a oferta de espetáculos e oficinas. Segundo o coordenador do evento realizado pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), Armando Wood, a atual edição apresenta uma versão “bem equilibrada” dessas duas propostas, com atrações de diversas áreas, da música às artes plásticas. Com o tema Latinoamérica – ¿Libertas, Libertad, Liberdade?, a programação pretende se aproximar das manifestações culturais dos países da América Latina, o que poderá ser conferido com a presença de artistas estrangeiros. A integração da América Latina enfrenta dificuldades e obstáculos e isso pode ser atribuído em grande parte
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

13Q908032 | História, Questões Internacionais história do tempo presente, História, Prefeitura de Pouso Alegre MG, Consulplan, 2024

Desde que a Grã-Bretanha tomou posse das Ilhas Malvinas ou Falklands, em 1833, ao expulsar a base naval argentina ali instalada, a Argentina passou a reivindicar a devolução desse território insular. Os próprios britânicos questionavam, a princípio, os títulos jurídicos que lhes embasavam a possessão do arquipélago: as investidas inglesas na América do Sul se repetiram depois do fim das guerras napoleônicas (em 1815), chegando até as Malvinas em 1833. O duque de Wellington, vencedor de Napoleão em Waterloo, porém, havia escrito:

“Revi os papéis concernentes às ilhas Falkland. De nenhum modo me fica claro que tenhamos algum dia possuído soberania sobre essas ilhas”. A soberania sobre as ilhas foi causa de um enfrentamento armado entre os dois países em 1982, a Guerra das Malvinas.”

(Disponível em: https://funag.gov.br/loja. Acesso em: fevereiro de 2024.)


Nos dias atuais, as Ilhas Malvinas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

14Q903007 | História, Questões Internacionais história do tempo presente, História, Prefeitura de Ubajara CE, CETREDE, 2024

“Tanques e soldados do Exército invadem a entrada do palácio presidencial. Roteiro e imagens lembram as décadas de 1960 e 1970, quando ditaduras militares se espalharam pela América do Sul. Mas a cena coordenada pelo General Zúñiga ocorreu nesta quarta-feira (26) no país sul-americano. Acontecimento surpreendente ou desfecho para um governo em crise?”.
(Fonte: Agência Brasil, 27 de junho de 2024).

O texto faz referência à tentativa de golpe de Estado no(na)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q945315 | História, Questões Internacionais história do tempo presente, Vestibular, UNICAMP, COMVEST UNICAMP, 2024

A maioria dos países africanos tornaram-se independentes entre 1950 e 1975. Amílcar Cabral foi uma das lideranças que formularam projetos políticos para criar unidades nacionais no pós-independência. Ele havia nascido na Guiné-Bissau em 1924; depois de seu nascimento, sua família se mudou para Cabo Verde. Em 1945, obteve bolsa para estudar em Portugal; na Europa, entrou, então, em contato com as teorias do movimento da negritude, panafricanismo e marxismo. De volta à África em 1952, ajudou a fundar o Partido Africano para a Independência de Guiné e Cabo Verde (PAIGC, 1953), iniciando a luta armada contra a metrópole em 1963. Em um discurso, Cabral afirmou: “No nosso Partido ninguém dividiu; pelo contrário, cada dia nos unimos mais. Aqui não há papel, nem fula, nem mandinga, nem filhos de caboverdianos, nada disso.”
(Adaptado de MALACCO, F. Unidade nacional e unidade continental: uma discussão acerca dos projetos políticos de Amílcar Cabral e Kwame Nkrumah. Revista Ars Historica, 17, p. 78-100, jul/dez 2018.)


Com base no excerto, marque a alternativa correta sobre o ideário nacional proposto por Amílcar Cabral e pelo movimento por ele liderado.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

16Q937630 | História, Questões Internacionais história do tempo presente, Primeiro e Segundo Dia, ENEM, INEP

Tenho 44 anos e presenciei uma transformação impressionante na condição de homens e mulheres gays nos Estados Unidos. Quando nasci, relações homossexuais eram ilegais em todos os Estados Unidos, menos Illinois. Gays e lésbicas não podiam trabalhar no governo federal. Não havia nenhum político abertamente gay. Alguns homossexuais não assumidos ocupavam posições de poder, mas a tendência era eles tornarem as coisas ainda piores para seus semelhantes.

ROSS. A. Na máquina do tempo. Época, ed. 766, 28 jan. 2013.


A dimensão politica da transformação sugerida no texto teve como condição necessária a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q906325 | História, Questões Internacionais história do tempo presente, História, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Sobre a Organização das Nações Unidas, analise as afirmativas a seguir.

I. A ONU se baseia no princípio da igualdade soberana entre todos os membros e no respeito aos assuntos que pertencem exclusivamente à jurisdição interna dos Estados.
II. O Conselho de Segurança da ONU pode autorizar, em casos excepcionais, o uso da força para manter ou restaurar a paz e a segurança internacionais.
III. O Brasil é um dos países fundadores da ONU, desempenhando um papel significativo desde a criação da organização, e a ONU possui representação fixa no país.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q951132 | História, Questões Internacionais história do tempo presente, Primeiro Semestre, UECE, UECE CEV, 2018

A crise do Canal de Suez se iniciou em julho de 1956 quando o presidente egípcio Gamal Abdel Nasser nacionalizou o canal, a única ligação entre o Mediterrâneo e o Mar Vermelho e principal via para transporte de petróleo dos países árabes para a Europa. Além da perda econômica muito significativa para a França e a Inglaterra, a crise de Suez demonstrou de modo definitivo
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

19Q937858 | História, Questões Internacionais história do tempo presente, Primeiro e Segundo Dia, ENEM, INEP

A Unesco condenou a destruição da antiga capital assíria de Nimrod, no Iraque, pelo Estado Islâmico, com a agência da ONU considerando o ato como um crime de guerra. O grupo iniciou um processo de demolição em vários sítios arqueológicos em uma área reconhecida como um dos berços da civilização.

Unesco e especialistas condenam destruição de cidade assíria pelo Estado Islâmico.Disponível em: http://oglobo.globo.com. Acesso em: 30 mar. 2015 (adaptado).

O tipo de atentado descrito no texto tem como consequência para as populações de países como o Iraque a desestruturação do(a)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q944328 | História, Questões Internacionais história do tempo presente, Primeira Fase OAB, UECE, UECE CEV, 2022

No século XVII, muitas pessoas, fugindo da pobreza e das perseguições religiosas na Europa, atravessaram o Atlântico em direção a uma nova terra prometida. Essa terra prometida viria a ser os Estados Unidos da América. Sobre a colonização dos Estados Unidos assinale a alternativa FALSA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.