Início

Questões de Concursos Questões Sociais

Resolva questões de Questões Sociais comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


282Q882399 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Questões Sociais, Secretário Escolar, Prefeitura de Ubajara CE, CETREDE, 2024

“O Brasil aproxima-se da marca de 5 mil mortes provocadas pela dengue em 2024. De acordo com a última atualização do Painel de Monitoramento de Arboviroses, o País contabiliza 4.961 óbitos confirmados pela doença. Há ainda 2.161 mortes em investigação”.
(Fonte: Agência Brasil, 04 de agosto de 2024).

Os Estados que registraram mais casos da doença são
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

284Q863869 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Questões Sociais, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Cubati PB, CONTEMAX, 2024

A pandemia de COVID-19 trouxe impactos significativos para a sociedade. Qual dos seguintes aspectos NÃO foi uma consequência direta da pandemia?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

285Q893314 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Questões Sociais, Técnico em Informática, Prefeitura de Prudentópolis PR, FAU, 2024

Segundo dados do Ministério da Saúde, nas primeiras semanas de 2024 houve crescimento alarmante de casos de ________ no Brasil. Diferentes fatores como as ondas de intenso calor e chuvas intensas, agravados pela vigência do fenômeno climático El Niño, levaram a proliferação do Aedes aegypti e fizeram localidades como Minas Gerais, Acre e Distrito Federal decretarem estado de emergência. Qual das alternativas abaixo se refere a essa doença?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

286Q888474 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Questões Sociais, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Pato Bragado PR, OBJETIVA, 2024

Das seguintes, a melhor forma de diminuir a propagação de doenças respiratórias, como a gripe, é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

287Q868299 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Questões Sociais, II, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2024

Em 2023, a educação básica brasileira contou com cerca de 47,3 milhões de alunos matriculados em 178,5 mil escolas. O ensino em tempo integral contou com um aumento significativo nas matrículas. O Ministério da Educação e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira divulgaram os resultados da primeira etapa do Censo Escolar da Educação Básica. Os números mostram que o ensino fundamental recebeu pouco mais de 26 milhões de matrículas nas 121 mil escolas: 66% das crianças em escolas públicas e 103 mil alunos do 1º ao 5º ano. (Disponível em: http://portal.mec.gov.br/ultimas-noticias/. Em: abril de 2024.)
No Brasil, a responsabilidade na educação básica, pela educação infantil especificamente pertence
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

288Q1077208 | Conhecimentos Gerais, Questões Sociais, PM, Polícia Militar SP, VUNESP, 2019

A ênfase fortemente regionalista dos inconfidentes inclinava-se, às vezes, para o nacionalismo econômico. Isto era mais explícito nos pronunciamentos do alferes Tiradentes, embora ele não estivesse isolado em tal posição. Silva elogiava a beleza de Minas e apontava seus recursos naturais. Livre, republicano, industrializado, continuava o propagandista, o Brasil não teria necessidade de importar mercadorias estrangeiras.

(Kenneth R. Maxwell. A devassa da devassa: a Inconfidência Mineira, Brasil – Portugal, 1750-1808, 1978. Adaptado)

Os projetos defendidos pelos inconfidentes podem ser explicados pela conjuntura histórica de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

289Q868574 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Questões Sociais, Tratorista, Prefeitura de Pitangueiras SP, Consulplan, 2024

O Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei Federal nº 8.069, de 13 de julho de 1990, que regulamenta o artigo 227 da Constituição Federal, define as crianças e os adolescentes como sujeitos de direitos, em condição peculiar de desenvolvimento, que demandam proteção integral e prioritária por parte da família, sociedade e do Estado. Como consequência da doutrina de proteção integral à criança e ao adolescente, o ECA prevê a integração operacional dos órgãos e instituições públicas e entidades da sociedade civil, visando à proteção, à responsabilização por ação ou omissão de violação dos direitos, à aplicação dos instrumentos postulados pelo sistema e à interação entre os atores desse sistema.
(Disponível em: https://www.gov.br/mdh/pt-br/navegue-por-temas/crianca-e-adolescente/. Acesso em: 02/11/2023.)
“Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), considera-se criança até _________ anos de idade incompletos.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

290Q869627 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Questões Sociais, Bombeiro Hidráulico, Prefeitura de Miracema RJ, Consulplan, 2024

Considera-se droga qualquer substância utilizada para provocar mudanças nas sensações; no grau de consciência; e, no estado emocional de um indivíduo. Seu consumo, assim como os problemas sociais associados, varia de cultura para cultura. Contudo, é um senso comum que, ao não estabelecer um limite entre uma relação de uso eventual e uma relação de dependência, elas podem se tornar um problema entre o usuário, sua família e comunidade. Drogas que causam forte dependência e geram muitos danos à saúde são classificadas como ilícitas, ou seja, sua produção e comercialização são proibidas por lei. Já as drogas consideradas lícitas são aquelas que têm produção e comercialização permitidas. No Brasil, são consideradas drogas lícitas, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

291Q871191 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Questões Sociais, Auxiliar de Serviços Gerais, Prefeitura de Conceição dos Ouros MG, Gama Consult, 2024

A pandemia de COVID-19 teve um impacto global significativo. Qual das alternativas a seguir descreve uma medida amplamente adotada para conter a disseminação do vírus?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

292Q972075 | Conhecimentos Gerais, Questões Sociais, Nível Superior, TJDFT, CIEE, 2019

O Ministério da Saúde da República Democrática (...) do Congo confirmou, nesta quarta-feira, 2.000 novos casos de Ebola no país desde agosto de 2018. Segundo a pasta, são 10 casos novos por dia que estão sendo reportados.

(Disponível em: https://www.msn.com/ptbr/noticias/mundo/surto-de-ebola-no-congo-infecta-2000-pessoas-em-10-meses/ar-AACooyv.)

O Ebola é considerado um(a):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

293Q680531 | Conhecimentos Gerais, Questões Sociais, PROVA II, URCA, CEV URCA

O professor Emerson Ribeiro do Departamento de Geociências do Curso de Geografia da Universidade Regional do Cariri, em seu “Livro Arte e Criatividade em Geografia: Práticas Pedagógicas em Instalações Geográficas”, passa uma mensagem da importância do papel dos professores e a relevância da Geografia no contexto da formação cidadã. Quando o autor enfatiza a formação cidadã o mesmo se enquadra na:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

294Q871787 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Questões Sociais, Auxiliar de Serviços Gerais, Prefeitura de Carmo do Rio Verde GO, IV UFG, 2024

Segundo levantamento das forças de segurança pública que atuaram na Romaria do Divino Pai Eterno de 2024, aproximadamente 3,9 milhões de fiéis passaram por Trindade durante o evento. Tal dado demonstra que a Romaria mistura
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

295Q913677 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Questões Sociais, Pedreiro, Prefeitura de Uberlândia MG, FUNDEP, 2023

Minas Gerais enfrenta um aumento alarmante de casos e mortes relacionados às doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. De acordo com a última atualização divulgada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), Uberlândia é o município com o maior número de mortes por dengue, registrando dez vítimas fatais, além de 18.722 casos confirmados.

Disponível em: https://regionalzao.com.br/2023/05/26/surtode-doencas-transmitidas-pelo-aedes-aegypti-em-minas-geraispreocupa-autoridades/. Acesso em: 28 maio 2023. [Fragmento]


Além da dengue, o mosquito Aedes aegypti também transmite
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

296Q914960 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Questões Sociais, Auxiliar de Serviços Gerais, Prefeitura de Lagoa de Itaenga PE, Instituto Darwin, 2023

Em 2009, o Congresso Nacional aprovou a Lei 12.077, que estabelece o Dia Nacional da Alimentação, que se refere ao dia:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

297Q915561 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Questões Sociais, Auxiliar de Serviços Gerais, Câmara de Pindaí BA, COTEC, 2023

Segundo o jornal Estado de Minas do dia 19/01/2022, uma doença causada por um novo vírus, em 2019, começou como um surto na cidade de Wuhan, na China, depois se tornou uma epidemia e, em março de 2020, foi classificada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como pandemia. Sobre a pandemia, é possível afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

298Q885685 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Questões Sociais, Assistente Administrativo, Prefeitura de Palhoça SC, FEPESE, 2024

A Organização Mundial da Saúde (OMS), subordinada à Organização das Nações Unidas (ONU), foi fundada em 1948 com o objetivo de desenvolver ao máximo possível o nível de saúde de todos os povos, ou seja, melhorar o estado de completo bem-estar físico, mental e social dos cidadãos.

Quantos estados-membros tem a OMS?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

299Q889288 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Questões Sociais, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Guaraniaçu PR, OBJETIVA, 2024

Passados poucos meses do começo de 2024, já é possível afirmar que o país nunca registrou tantos casos de dengue desde o início da série histórica nos anos 2000. Nesse sentido, o sintoma que, geralmente, ocorre em casos graves da doença é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

300Q915401 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Questões Sociais, Auxiliar de Serviços Gerais, Prefeitura de Palmeirante TO, FUNATEC, 2023

A pandemia do novo coronavírus nos ajudou a entender mais claramente o quanto a higiene é o pilar da saúde. Dessa forma, não há como ignorar a relevância de manter a limpeza e a ordem no ambiente corporativo, pois é acima de tudo um ambiente coletivo. Um local de trabalho com escassez de limpeza e higiene pode causar problemas, tanto para a empresa quanto para os profissionais. Alguns desses problemas estão elencados abaixo, à exceção:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.