Início

Questões de Concursos Questões Sociais

Resolva questões de Questões Sociais comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


81Q943456 | Conhecimentos Gerais, Questões Sociais, Segunda etapa, CEDERJ, CECIERJ, 2021

A pandemia de COVID-19 não foi a primeira que alterou o cotidiano do mundo. Após a Primeira Guerra Mundial, ocorreu uma epidemia também mundial que trouxe com ela um aumento das mortes no planeta. Trata-se de afirmação correta sobre essa epidemia:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

82Q868061 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Questões Sociais, Vigia, Prefeitura de Brasileira PI, Creative Group, 2024

“A vacinação em massa contra a dengue, via Sistema Único de Saúde (SUS), teve início no dia 3 de janeiro. A expectativa é que sejam vacinadas mais de 150 mil pessoas de 4 a 59 anos.
A iniciativa aconteceu por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e o laboratório japonês, Takeda, responsável pela produção da vacina contra a dengue chamada Qdenga.”


Com base na informação sobre a campanha de vacinação em massa contra dengue, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

83Q875511 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Questões Sociais, Operador de Máquinas e Equipamentos CNH Categoria C, Prefeitura de Paraíso SC, AMEOSC, 2024

O ano de 2024 iniciou com uma grande preocupação para a população e os governantes, que se uniram no combate ao vetor de uma doença que se tornou epidemia em quase todo o país. Qual é esta doença?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

84Q890966 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Questões Sociais, Visitador Social, Prefeitura de Tucuruí PA, FUNATEC, 2024

O que fazer em caso de sangramento das gengivas, de acordo com os "Cuidados com a Boca":
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

86Q872356 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Questões Sociais, Motorista, Prefeitura de Vila Boa GO, OBJETIVA, 2024

O cigarro é comprovadamente prejudicial à saúde e, por lei, desde 2014, é proibido fumar cigarros, charutos, cachimbos, narguilés e outros produtos derivados do tabaco em locais de uso coletivo, públicos ou privados, de todo o país. Em relação à saúde pública, assinalar a alternativa que apresenta uma das consequências dessa proibição.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

87Q678590 | Atualidades, Questões Sociais, Segundo Semestre, Esamc, Esamc, 2019

Crimes contra pretos, pobres e favelados costumam mesmo passar despercebidos. Para mais da metade da população brasileira, a morte violenta de um jovem negro choca menos do que a de um jovem branco, segundo pesquisa realizada pela Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR) e pelo Senado Federal. Marielle [Franco] morreu porque defendia os pobres negros e favelados. [...] Todos os anos são assassinadas no país 30 mil pessoas, 23 mil são jovens negros. A cada 23 minutos, um jovem negro morre no país. São números de guerra. São números de um genocídio. [...] O Negro quando não morre é preso. Quando não é preso, é sentenciado pelo descaso.
(Duas semanas da morte de Marielle e o que temos até agora é o mesmo de quando um negro é morto na favela.Disponível em: https://www.diariodocentrodomundo.com.br/ duas-semanas-da-morte-de-marielle-e-o-que-temos-ate-agora-e-o-mesmo-dequando-um-negro-e-morto-na-favela/. Acesso em: 07 mar. de 2019, às 20h53min.)
Assinale a alternativa cujo trecho musical mais bem se relaciona com o contexto brasileiro apresentado pelo excerto acima:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

89Q869664 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Questões Sociais, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Siderópolis SC, PS Concursos, 2024

Crianças desnutridas com os ossos à mostra. Explosão de casos de malária e virose. Centenas de mortes. Rios poluídos tomados pela lama. O garimpo ilegal, que nunca saiu totalmente, de volta com força no interior da Floresta Amazônica. Esse é o retrato da Terra Indígena Yanomami em janeiro de 2024, um ano após o atual governo decretar emergência de saúde pública na região.

Com relação a este assunto e matéria publicada no portal g1, classifique os itens abaixo como Verdadeiros (V) ou Falsos (F):

( ) Demarcada há mais de 30 anos, a Terra Yanomami tem quase 10 milhões de hectares que se estendem por Roraima e o Amazonas, na fronteira com a Venezuela.
( ) Segundo estimativas, o território abriga ao menos 31 mil indígenas, que vivem em mais de 370 comunidades.
( ) Pneumonia, malária e desnutrição são as doenças mais comuns na região - e responsáveis por grande parte das mortes.
( ) O quadro de saúde preocupante dos indígenas é resultado direto da degradação do meio ambiente causada pelo garimpo ilegal de ouro e cassiterita, que avançou nos últimos anos em razão do enfraquecimento de fiscalizações ambientais.

Assinale a alternativa com a sequência CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

90Q863978 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Questões Sociais, Agente Funerário, Prefeitura de Divinópolis MG, Consulplan, 2024

A campanha “Remédio: não usou, descartou”, iniciada em 7 de abril deste ano, visa conscientizar a população sobre a importância de descartar medicamentos de maneira adequada. Promovida pelo Grupo Mulheres do Brasil e Ciência na Saúde, a iniciativa conta com a liderança de Luiza Trajano, fundadora do Magazine Luiza, e o apoio de embaixadores como Xuxa e Drauzio Varella. Juan Carlos Becerra, coordenador do Grupo Técnico de Trabalho de Logística Reversa, Resíduos e Gestão Ambiental do Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRF-SP), alerta que o descarte inadequado de medicamentos contamina solo e água, prejudicando o meio ambiente e a saúde humana. Além disso, medicamentos descartados de forma errada podem retornar ao consumo, especialmente entre populações vulneráveis, sem prescrição e, muitas vezes, vencidos.
(Disponível em: https://www.folhavitoria.com.br/saude/noticia. Acesso em: junho de 2024.)
Considerando as maneiras adequadas de descartar medicamentos, assinale a única alternativa correta, com base nos casos práticos a seguir: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

92Q944656 | Atualidades, Questões Sociais, Administração, MEC, INEP, 2022

Em 2019, a violência armada foi três vezes maior para a população negra, em comparação com a não negra, tanto para a população geral quanto para o grupo jovem (entre 15 e 29 anos de idade). Quanto à taxa de mortalidade por 100 mil habitantes no grupo de pessoas com até 14 anos de idade, destaca-se, da mesma forma, a desigualdade na vitimização de crianças e adolescentes negros por agressão com arma de fogo, com taxa 3,6 vezes maior do que a de não negros em 2019.
INSTITUTO SOU DA PAZ. Violência armada e racismo: o papel da arma de fogo na desigualdade racial. Disponível em: https://soudapaz.org. Acesso em: 6 jul. 2022 (adaptado).
Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O fator racial é um importante condicionante na análise de dados relativos a homicídios e violência no Brasil na população de adolescentes e jovens.
PORQUE
II. A população negra sofre mais violência do que a população não negra, em razão do racismo estrutural existente no país, além de outras vulnerabilidades sociais associadas a essa forma de preconceito.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

93Q946464 | Conhecimentos Gerais, Questões Sociais, Língua Inglesa, UECE, UECE CEV, 2019

A discriminação racial é um fenômeno mundial. Conforme dados da ONU, até 1989, havia um país em que o racismo estava inscrito na constituição, o que tornava os negros, cerca de 73% da população desse país, estrangeiros em sua terra natal. Assinale a opção que corresponde ao país e à política por ele adotada em relação aos negros.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

94Q946059 | Atualidades, Questões Sociais, Primeiro Semestre, FATEC, FATEC, 2018

Entre as tarefas de um professor, está a elaboração de exercícios. Professores de Matemática ainda hoje se inspiram em Diofanto, matemático grego do século III, para criar desafios para seus alunos. Um exemplo de problema diofantino é: “Para o nascimento do primeiro filho, o pai esperou um sexto de sua vida; para o nascimento do segundo, a espera foi de um terço de sua vida. Quando o pai morreu, a soma das idades do pai e dos dois filhos era de 240 anos. Com quantos anos o pai morreu?”
Considerando que, quando o pai morreu, ele tinha x anos, assinale a equação matemática que permite resolver esse problema.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

95Q948802 | Atualidades, Questões Sociais, Primeiro Semestre, Esamc, Esamc, 2018

Texto associado.

Leia o texto a seguir para responder à questão.


Em agosto, o Supremo Tribunal Federal (STF) [iniciou] audiências públicas para debater se o aborto deve deixar de ser crime. [...] ministros já se manifestaram [...] a favor da descriminalização, inclusive a relatora do caso, ministra Rosa Weber. Enquanto isso, avançam no Congresso Nacional projetos que podem tornar as leis sobre interrupção da gravidez mais rígidas [...], juntamente com o crescimento da Bancada Evangélica, que atualmente tem cerca de 90 deputados. [...] quando se fala em minoria, a classificação não é numérica. Tem a ver com representatividade política. No caso das mulheres, [embora representem atualmente 52% dos eleitores brasileiros] elas são menos de 10% da Câmara dos Deputados. No Supremo, há duas mulheres entre os 11 ministros.

(Por que Congresso e STF caminham para lados opostos na discussão sobre aborto.

Disponível em: https://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/por-que-congresso-e-stfcaminham-para-lados-opostos-na-discussao-sobre-aborto.ghtml

Acesso em: 19 de ago. 2018, às 18h47min.)

O aborto, crime no Brasil, é permitido apenas em casos de estupro, risco de morte para a mãe e/ou de feto com anencefalia. Entretanto, em março deste ano, um partido político, com assessoria do Instituto de Bioética Anis, propôs ao STF uma Ação de Descumprimento de Preceito Fundamental, a qual pede a descriminalização do aborto, por entender que a proibição da prática afronta preceitos fundamentais da Constituição Federal. Aborto é um tema que divide opiniões, inclusive entre Judiciário e Legislativo, os quais, como exposto no texto 1, caminham em direções opostas acerca do tema.
A partir das informações acima expostas, assinale a(s) afirmativa(s) convergentes com o entendimento do Judiciário sobre o tema. I. [...] [Para alguns,] o que faz da mulher um ser “feminino” é a maternidade e encaram a sexualidade através da procriação (mulher = mãe). II. [...] a mulher é encarada como uma pessoa que pensa, que ama, que tem consciência, que é capaz de se comunicar e se relacionar com os outros, que é livre e dotada de direitos e, portanto, pode escolher ou não a maternidade (mulher = pessoa). III.[O aborto] é imposição porque há punições e sanções variadas para as mulheres, [...]. É violência física não só por causa das péssimas condições em que é realizado pela maioria das mulheres, mas também porque nele algo é extirpado de nosso corpo, ainda que sem dor. [...] É violência psíquica porque numa cultura cristianizada, [...] o aborto surge como se fosse culpa ou falha.
(As afirmações acima foram retiradas do livro Mãe, Mulher ou Pessoa, de Marilena Chauí)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

96Q869494 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Questões Sociais, Trabalhador Braçal, Prefeitura de Santa Maria de Jetibá ES, Consulplan, 2024

Diabetes: 7 em cada 10 pacientes só descobrem a doença após terem complicações
Sete em cada dez pessoas com diabetes só descobrem que têm a doença após desenvolverem complicações, como dificuldade de cicatrização, segundo o Atlas da Diabetes da Federação Internacional de Diabetes (IDF, na sigla em inglês). Uma das enfermidades mais comuns, a diabetes lidera as buscas na internet: nos últimos 12 meses, foi a doença mais pesquisada no Google no Brasil em uma lista de 766, segundo dados do Google Trends compilados a pedido do G1.
(Disponível em: Diabetes: 7 em cada 10 pacientes só descobrem a doença após terem complicações; veja sintomas | Saúde | G1 globo.com. Adaptado.)

Sobre o mal que atinge a sociedade atual, marque V para as afirmativas verdadeiras e F paras as falsas.
( ) A causa da doença é a produção insuficiente ou má absorção de insulina – hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo.
( ) Pode causar o aumento da glicemia e as altas taxas podem levar a complicações no coração, nas artérias, nos olhos, nos rins e nos nervos.
( ) O diabetes não é uma doença crônica e pode ser transmitida através de transfusão de sangue e saliva.
( ) O diabetes pode se apresentar de diferentes tipos como: pré-diabetes; diabetes gestacional; diabetes tipo 1; e, diabetes tipo 2.

A sequência está correta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

98Q946534 | Atualidades, Questões Sociais, Vestibular 2 semestre, UNIVESP, VUNESP, 2018

O domínio morfoclimático dos Mares de Morros possui como uma de suas características principais a presença de vegetação
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

99Q890968 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Questões Sociais, Visitador Social, Prefeitura de Tucuruí PA, FUNATEC, 2024

O que é fundamental fazer em caso de emergência no domicílio, de acordo com os "Procedimentos em Caso de Emergência no Domicílio":
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

100Q679855 | Conhecimentos Gerais, Questões Sociais, Prova 05, UEMG, UEMG, 2019

A elaboração de novos estatutos para a Universidade de Coimbra, em 1772, como a criação das faculdades de filosofia e matemática, valorização das ciências naturais, criação de laboratórios e adoção de métodos experimentais em medicina, relacionou-se ao ensino no Brasil, pois
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.