Início

Questões de Concursos Questões Sociais

Resolva questões de Questões Sociais comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


81Q679879 | Atualidades, Questões Sociais, Prova 10, UEMG, UEMG, 2019

Vagas em São Paulo são disputadas por carros, motos e bicicletas

Enquanto se discute a mobilidade urbana e a saturação do trânsito, os paulistanos disputam os espaços nas ruas da capital. Carros, táxis, bicicletas e motocicletas querem, cada um, garantir seu lugar nas vias e nas vagas de estacionamento. Em uma rua da Zona Sul, por exemplo, em menos de 50 metros, é possível encontrar ponto de táxi, vagas de idosos, espaço reservado para motocicletas e um bicicletário. Para um professor da Universidade São Paulo, é necessário encontrar a convivência entre todos os usuários, mas não se pode pressupor que o espaço da rua seja usado só como estacionamento. Outro professor acrescenta que, embora haja consenso em relação à necessidade de diminuir o número de carros nas vias, só o transporte de massa seria uma solução efetiva: "Não é um mar de bicicletas que vai resolver o problema da mobilidade. A única solução é o transporte coletivo".

(http://goo.gl/zazNo. Acesso: 03/10/2012. Adaptado.)

Os problemas de mobilidade urbana têm motivado o poder público a garantir usos múltiplos nas vias, mas especialistas insistem no transporte de massa como solução para a questão. Isso ocorre

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

82Q863978 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Questões Sociais, Agente Funerário, Prefeitura de Divinópolis MG, Consulplan, 2024

A campanha “Remédio: não usou, descartou”, iniciada em 7 de abril deste ano, visa conscientizar a população sobre a importância de descartar medicamentos de maneira adequada. Promovida pelo Grupo Mulheres do Brasil e Ciência na Saúde, a iniciativa conta com a liderança de Luiza Trajano, fundadora do Magazine Luiza, e o apoio de embaixadores como Xuxa e Drauzio Varella. Juan Carlos Becerra, coordenador do Grupo Técnico de Trabalho de Logística Reversa, Resíduos e Gestão Ambiental do Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRF-SP), alerta que o descarte inadequado de medicamentos contamina solo e água, prejudicando o meio ambiente e a saúde humana. Além disso, medicamentos descartados de forma errada podem retornar ao consumo, especialmente entre populações vulneráveis, sem prescrição e, muitas vezes, vencidos.
(Disponível em: https://www.folhavitoria.com.br/saude/noticia. Acesso em: junho de 2024.)
Considerando as maneiras adequadas de descartar medicamentos, assinale a única alternativa correta, com base nos casos práticos a seguir: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

83Q875511 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Questões Sociais, Operador de Máquinas e Equipamentos CNH Categoria C, Prefeitura de Paraíso SC, AMEOSC, 2024

O ano de 2024 iniciou com uma grande preocupação para a população e os governantes, que se uniram no combate ao vetor de uma doença que se tornou epidemia em quase todo o país. Qual é esta doença?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

85Q949776 | Conhecimentos Gerais, Questões Sociais, Ensino Médio, ENCCEJA, INEP, 2018

A percepção do que é uma visão de gênero produziu grandes transformações na sociedade contemporânea. Sexo não é a mesma coisa que gênero, sexo se refere a diferenças biológicas entre homem e mulher, gênero se refere a diferenças produzidas socialmente entre sexos.

IBGE. Síntese de indicadores sociais: uma análise das condições de vida da população brasileira. Estudos & Pesquisas, n. 26, 2009 (adaptado).


O texto diferencia abordagens no estudo das relações entre homens e mulheres, indicando que o conceito de gênero se refere

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

86Q944386 | Atualidades, Questões Sociais, Vestibular Indígena, UNICAMP, COMVEST UNICAMP, 2023

Em 2020, o Supremo Tribunal Federal (STF) tomou uma decisão sobre as responsabilidades de cada um dos entes federativos quanto a medidas de combate à pandemia da COVID-19. Os ministros chegaram à conclusão de que estados e municípios poderiam regulamentar medidas de isolamento social, fechamento de comércio e outras restrições, diferentemente do entendimento do então representante do poder executivo (à época), para o qual caberia ao governo federal definir quais serviços deveriam ser mantidos. O STF tomou essa decisão amparado na Constituição Federal de 1988 – cujo texto define os papéis da União, dos estados e dos municípios no pacto federativo do Estado brasileiro.
(Adaptado de “Decisão do STF sobre isolamento de estados e municípios repercute no Senado”. Agência Senado. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/. Acesso em 19/12/2022.)
Assinale a alternativa que faz a correta correlação das responsabilidades e competências, no pacto federativo brasileiro, de cada um dos três entes referidos no texto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

87Q874715 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Questões Sociais, Auxiliar Legislativo, Câmara de Venâncio Aires RS, FUNDATEC, 2024

Em 2023, os casos de dengue no estado do Rio Grande do Sul, assim como em outros estados brasileiros, são alarmantes, e epidemias já foram declaradas em algumas cidades. Sobre essa doença, incluindo seus sintomas e tratamentos, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

88Q948802 | Atualidades, Questões Sociais, Primeiro Semestre, Esamc, Esamc, 2018

Texto associado.

Leia o texto a seguir para responder à questão.


Em agosto, o Supremo Tribunal Federal (STF) [iniciou] audiências públicas para debater se o aborto deve deixar de ser crime. [...] ministros já se manifestaram [...] a favor da descriminalização, inclusive a relatora do caso, ministra Rosa Weber. Enquanto isso, avançam no Congresso Nacional projetos que podem tornar as leis sobre interrupção da gravidez mais rígidas [...], juntamente com o crescimento da Bancada Evangélica, que atualmente tem cerca de 90 deputados. [...] quando se fala em minoria, a classificação não é numérica. Tem a ver com representatividade política. No caso das mulheres, [embora representem atualmente 52% dos eleitores brasileiros] elas são menos de 10% da Câmara dos Deputados. No Supremo, há duas mulheres entre os 11 ministros.

(Por que Congresso e STF caminham para lados opostos na discussão sobre aborto.

Disponível em: https://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/por-que-congresso-e-stfcaminham-para-lados-opostos-na-discussao-sobre-aborto.ghtml

Acesso em: 19 de ago. 2018, às 18h47min.)

O aborto, crime no Brasil, é permitido apenas em casos de estupro, risco de morte para a mãe e/ou de feto com anencefalia. Entretanto, em março deste ano, um partido político, com assessoria do Instituto de Bioética Anis, propôs ao STF uma Ação de Descumprimento de Preceito Fundamental, a qual pede a descriminalização do aborto, por entender que a proibição da prática afronta preceitos fundamentais da Constituição Federal. Aborto é um tema que divide opiniões, inclusive entre Judiciário e Legislativo, os quais, como exposto no texto 1, caminham em direções opostas acerca do tema.
A partir das informações acima expostas, assinale a(s) afirmativa(s) convergentes com o entendimento do Judiciário sobre o tema. I. [...] [Para alguns,] o que faz da mulher um ser “feminino” é a maternidade e encaram a sexualidade através da procriação (mulher = mãe). II. [...] a mulher é encarada como uma pessoa que pensa, que ama, que tem consciência, que é capaz de se comunicar e se relacionar com os outros, que é livre e dotada de direitos e, portanto, pode escolher ou não a maternidade (mulher = pessoa). III.[O aborto] é imposição porque há punições e sanções variadas para as mulheres, [...]. É violência física não só por causa das péssimas condições em que é realizado pela maioria das mulheres, mas também porque nele algo é extirpado de nosso corpo, ainda que sem dor. [...] É violência psíquica porque numa cultura cristianizada, [...] o aborto surge como se fosse culpa ou falha.
(As afirmações acima foram retiradas do livro Mãe, Mulher ou Pessoa, de Marilena Chauí)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

89Q869256 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Questões Sociais, Auxiliar de Serviços Gerais Masculino, Prefeitura de Prudentópolis PR, FAU, 2024

Todos os itens a seguir são considerados como de higiene pessoal e não devem ser compartilhados, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

90Q944893 | Atualidades, Questões Sociais, Vestibular Estadual 2024, UERJ, UERJ, 2023

AGROPECUÁRIA, CONSTRUÇÃO CIVIL E CARVOARIAS SÃO AS MAIORES FONTES DO TRABALHO ANÁLOGO À ESCRAVIDÃO
Trabalhador agropecuário em geral, servente de obras, pedreiro e carvoeiro. O que aproxima essas atividades? Elas são as ocupações mais comuns entre as vítimas de trabalho análogo à escravidão resgatadas no Brasil no período de 2003 a 2020, apontam dados compilados pelo Observatório da Erradicação do Trabalho Escravo e do Tráfico de Pessoas. Ainda segundo o Observatório, de 1995 a 2020, foram encontrados, no país, 55712 trabalhadores em condições análogas às de escravo. De acordo com a juíza Mirella Cahú, o trabalho análogo ao escravo é crime tipificado no artigo 149 do Código Penal e é “definido como aquele em que seres humanos estão submetidos a trabalhos forçados, jornadas tão intensas que podem causar danos físicos, condições degradantes e restrição de locomoção em razão de dívida contraída com empregador ou preposto. A pena se agrava quando o crime for cometido contra criança ou adolescente ou por motivo de preconceito de raça, cor, etnia, religião ou origem”, explicou. Para a juíza, na figura do trabalho escravo contemporâneo, o indivíduo permanece com liberdade, mas, por circunstâncias decorrentes do próprio trabalho, essa liberdade é relativizada, ficando o indivíduo impossibilitado de exercer seu direito.
Adaptado de trt13.jus.br, 28/01/2022.
Aspectos estruturais das relações de produção no Brasil explicam a existência de “trabalho escravo contemporâneo” e sua maior incidência em determinadas atividades econômicas, como abordado na reportagem. Um desses aspectos estruturais é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

91Q946705 | Conhecimentos Gerais, Questões Sociais, Vestibular, UNESP, VUNESP, 2019

A reação diante da alteridade1 faz parte da própria natureza das sociedades. Em diferentes épocas, sociedades particulares reagiram de formas específicas diante do contato com uma cultura diversa à sua. Um fenômeno, porém, caracteriza todas as sociedades humanas: o estranhamento, que chamamos etnocentrismo, diante de costumes de outros povos, e a avaliação de formas de vida distintas a partir dos elementos da sua própria cultura. Assim, percebemos como o etnocentrismo se relaciona com o conceito de estereótipo2. Os estereótipos são uma maneira de “biologizar” as características de um grupo, isto é, considerá-las como fruto exclusivo da biologia, da anatomia. No interior de nossa sociedade, encontramos uma série de atitudes etnocêntricas e biologicistas.

(https://gdeufabc.wordpress.com)


1 alteridade: característica, estado ou qualidade de ser distinto e diferente, de ser outro.

2 estereótipo: ideia ou convicção classificatória preconcebida sobre alguém ou algo.

Um exemplo de etnocentrismo incorporado a uma política estatal foi

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

92Q946534 | Atualidades, Questões Sociais, Vestibular 2 semestre, UNIVESP, VUNESP, 2018

O domínio morfoclimático dos Mares de Morros possui como uma de suas características principais a presença de vegetação
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

93Q872356 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Questões Sociais, Motorista, Prefeitura de Vila Boa GO, OBJETIVA, 2024

O cigarro é comprovadamente prejudicial à saúde e, por lei, desde 2014, é proibido fumar cigarros, charutos, cachimbos, narguilés e outros produtos derivados do tabaco em locais de uso coletivo, públicos ou privados, de todo o país. Em relação à saúde pública, assinalar a alternativa que apresenta uma das consequências dessa proibição.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

95Q890968 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Questões Sociais, Visitador Social, Prefeitura de Tucuruí PA, FUNATEC, 2024

O que é fundamental fazer em caso de emergência no domicílio, de acordo com os "Procedimentos em Caso de Emergência no Domicílio":
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

96Q937233 | Conhecimentos Gerais, Questões Sociais, PPL, ENEM, INEP, 2023

A história da interiorização da própria presença do Estado nacional brasileiro na Amazônia se deve em grande parte aos serviços de saúde pública e sua íntima relação com o combate às chamadas endemias rurais — como malária, leishmaniose, doença de Chagas, brucelose, febre amarela, esquistossomose, ancilostomose e bócio endêmico — que motivaram gerações de cientistas e sanitaristas no controle de doenças na região. É impossível resistir à comparação histórica com a gripe espanhola. A gripe espanhola grassou em Belém e na região, que vivenciavam um frágil estado sanitário após o ciclo da borracha. A introdução da doença por rios e mares, o número reduzido de médicos e os registros de mortes acentuados nas periferias marcaram aquele momento do mundo pós-Primeira Guerra Mundial.

MUNIZI, E. S. A interiorização da covid-19 na Amazônia: reflexões sobre o passado e o presente da saúde pública. História, Ciências, Saúde – Manguinhos, n. 3, jul.-set. 2021 (adaptado).


De acordo com o texto, o Estado se fez presente na Amazônia com ações para
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

97Q868423 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Questões Sociais, Agente de Limpeza e Conservação, Prefeitura de Jaguariaíva PR, OBJETIVA, 2024

O transporte de mercadorias e indivíduos evoluiu muito ao longo da história. Antigamente, o tempo que se levaria para ir de uma ponta à outra do planeta era muito maior. Com base nisso, assinalar a alternativa que apresenta o meio de transporte mais veloz.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

98Q946775 | Conhecimentos Gerais, Questões Sociais, Português Inglês Ciências humanas, UNEB, UNEB, 2018

“The increase is due in part to improved protections against poaching in some areas, although that remains an ever-present threat.” (l. 6-7)
The pronoun that in this sentence refers to
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

99Q869513 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Questões Sociais, Nível Fundamental Completo, Prefeitura de Curvelo MG, FUNDEP, 2024

Mudanças na CNH: nova lei pode aliviar para quem teve habilitação suspensa

Disponível em: https://www.uol.com.br/carros/colunas/doutormultas/2023/08/23/pontuacao-na-cnh-e-suspensao---projeto-podebeneficiar-motoristas.htm. Acesso em: 23 ago. 2023.


A CNH é o documento
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

100Q944656 | Atualidades, Questões Sociais, Administração, MEC, INEP, 2022

Em 2019, a violência armada foi três vezes maior para a população negra, em comparação com a não negra, tanto para a população geral quanto para o grupo jovem (entre 15 e 29 anos de idade). Quanto à taxa de mortalidade por 100 mil habitantes no grupo de pessoas com até 14 anos de idade, destaca-se, da mesma forma, a desigualdade na vitimização de crianças e adolescentes negros por agressão com arma de fogo, com taxa 3,6 vezes maior do que a de não negros em 2019.
INSTITUTO SOU DA PAZ. Violência armada e racismo: o papel da arma de fogo na desigualdade racial. Disponível em: https://soudapaz.org. Acesso em: 6 jul. 2022 (adaptado).
Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O fator racial é um importante condicionante na análise de dados relativos a homicídios e violência no Brasil na população de adolescentes e jovens.
PORQUE
II. A população negra sofre mais violência do que a população não negra, em razão do racismo estrutural existente no país, além de outras vulnerabilidades sociais associadas a essa forma de preconceito.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.