Questões de Concursos Raciocínio Analítico

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101Q340899 | Raciocínio Lógico, Raciocínio Analítico, Técnico Tributário da Receita Estadual, Secretaria da Fazenda do Estado RS, FUNDATEC

Luís, Manuel e Clóvis são três amigos cujas profissões são motorista, porteiro e faxineiro, mas não se sabe ao certo qual é a profissão de cada um deles. Sabe-se, no entanto, que apenas uma das seguintes afirmações é verdadeira:

I. Luís é motorista.

II. Manuel não é faxineiro.

III. Clóvis não é motorista.

As profissões de Luís, Manuel e Clóvis são, respectivamente,

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102Q340001 | Raciocínio Lógico, Raciocínio Analítico, Delegado de Polícia, Polícia Civil PR, COPS UEL

Para exercitar as diversas habilidades que um soldado deve ter (memorização, respeito a comandos, equilíbrio, senso espacial, preparo físico), um comandante executa a seguinte prática: posiciona seus 5 soldados em fila, um ao lado do outro, numera-os de 1 a 5, informa que a comunicação entre eles deverá ser feita pela numeração, coloca uma venda em seus olhos e explica os 3 movimentos a serem executados (posição de descanso, posição de ataque e inversão de posição, que significa passar para a posição anterior àquela em que estavam). Isso posto, inicia os comandos:

i. Todos em posição de descanso.

ii. Soldados cuja numeração é par, em posição de ataque.

iii. Soldados cuja numeração é um múltiplo de 3, invertam sua posição.

iv. Soldados cuja numeração é um múltiplo de 4, invertam sua posição.

v. Soldados cuja numeração é um múltiplo de 5, invertam sua posição.

Após os cinco comandos, o comandante solicita a um dos soldados que responda quais deles se mantêm na posição de descanso. Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a resposta à pergunta do comandante.

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103Q340438 | Raciocínio Lógico, Raciocínio Analítico, Técnico legislativo, Assembléia Legislativa SE, FCC, 2018

Em relação a uma campanha de vacinação, a secretaria de saúde de um município informou que 90% das crianças do município já foram vacinadas e que todos os matriculados na rede municipal de ensino são moradores do município e receberam a vacina. A partir dessas informações, é correto concluir que, necessariamente,
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104Q967720 | Raciocínio Lógico, Raciocínio Analítico, Conhecimentos Gerais, TCU, CESPE CEBRASPE

Julgue o item a seguir com base nas características do raciocínio analítico e na estrutura da argumentação.

A pergunta complexa: “Você deixou de roubar dinheiro de seus pais?” se baseia na pressuposição de que o interlocutor a quem essa pergunta se dirige não rouba mais dinheiro de seus pais.

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105Q1027454 | Raciocínio Lógico, Raciocínio Analítico, Analista Judiciário, TRF 6 REGIÃO, CESPE CEBRASPE, 2025

Texto associado.
Em uma reunião na qual se discutia a distribuição de recursos financeiros para diferentes setores de um tribunal, João propôs que o setor jurídico deveria receber a maior parte dos recursos, argumentando o seguinte:

— O setor jurídico é o mais importante do tribunal, pois lida diretamente com as decisões judiciais. Sem recursos adequados, não poderemos garantir a eficiência e a qualidade dessas decisões. Logo, é essencial priorizar esse setor em detrimento dos demais.

Maria, porém, contra-argumentou:

— Mas João, priorizar o setor jurídico sem considerar as demandas operacionais dos outros setores pode prejudicar o funcionamento do tribunal como um todo. Precisamos de dados e de critérios objetivos para tomar essa decisão.

Considerando o diálogo hipotético precedente, julgue o seguinte item, relativo a raciocínio analítico e argumentação.

Maria utiliza o senso crítico ao sugerir a inclusão de critérios objetivos na tomada de decisão.

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106Q1027449 | Raciocínio Lógico, Raciocínio Analítico, Analista Judiciário, TRF 6 REGIÃO, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o item que se segue, referente ao raciocínio analítico e à estrutura da argumentação.

No texto a seguir, a conclusão é estabelecida com base em um raciocínio de natureza abdutiva.

“João e Maria são casados. João tem cabelo preto. Maria tem cabelo preto. Logo, os filhos deles também terão cabelo preto.”

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107Q1027593 | Raciocínio Lógico, Raciocínio Analítico, Área 1 Administração e Planejamento, FUNPRESP EXE, CESPE CEBRASPE, 2025

Texto associado.
Em uma reunião da equipe de gestão de uma instituição em que se discute a implementação de uma nova política de trabalho remoto, um dos gestores apresenta o seguinte argumento:

Gestor 1: “Se adotarmos a política de trabalho remoto, os custos operacionais da empresa serão reduzidos significativamente. Além disso, as empresas concorrentes que já adotaram o trabalho remoto têm reportado aumento na satisfação dos funcionários, o que também deve ocorrer conosco. Assim, podemos concluir que o trabalho remoto será benéfico para a empresa em todos os aspectos.”

Outro gestor, porém, intervém e critica o argumento, da seguinte forma:

Gestor 2: “Acho que essa conclusão é exagerada e que o foco dessa análise deve ser mais detalhado. Sugiro que consideremos fatores adicionais, como o impacto na produtividade e a necessidade de adaptações tecnológicas, para que a decisão seja baseada em uma argumentação mais sólida.”

Em seguida, um terceiro gestor, em tom conciliador, apresenta a seguinte ponderação:

Gestor 3: “Apesar de reconhecermos os benefícios relatados por outras empresas, precisamos considerar o contexto específico da nossa organização, incluindo os desafios logísticos e culturais. Além disso, mesmo que o trabalho remoto seja adotado, nem todos os funcionários terão acesso às mesmas condições de trabalho em casa, o que pode criar desigualdades internas.”

Considerando essa situação hipotética e os argumentos apresentados pelos gestores 1, 2 e 3, julgue o seguinte item.

O argumento do gestor 3 incorre em uma falácia de apelo à emoção ao mencionar desigualdades internas como um possível resultado negativo da adoção do trabalho remoto.

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108Q1027446 | Raciocínio Lógico, Raciocínio Analítico, Analista Judiciário Área Administrativa Sem Especialidade, TRF 6 REGIÃO, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o item que se segue, referente ao raciocínio analítico e à estrutura da argumentação.

Na língua portuguesa, duas frases compostas dos mesmos constituintes podem descrever diferentes situações, caso varie a ordem dos constituintes nelas empregados, como se observa no seguinte par de frases.

“Maria leu seus emails, bebeu uma xícara de café e abriu a janela da sala.”

“Maria bebeu uma xícara de café, abriu a janela da sala e leu seus emails.”

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109Q1027835 | Raciocínio Lógico, Raciocínio Analítico, Farmacêutico 20H, Prefeitura de Volta Grande MG, Instituto Access, 2024

Na aula de Lógica Matemática do professor Carlos, os alunos foram apresentados a um desafio envolvendo as estatísticas de jogadores de futebol. O professor pediu que identificassem um par de jogadores que não compartilhava um traço comum com os demais. Os pares apresentados foram:

(Atacante: 10 chutes, 2 gols, 6 desarmes, 10 passes, 5 assistências, 6 cruzamentos)
(Meia: 5 chutes, 1 gol, 2 desarmes, 2 passes, 2 assistências, 4 cruzamentos)
(Zagueiro: 3 chutes, 1 gols, 4 desarmes, 4 passes, 4 assistências, 2 cruzamentos)
(Lateral: 5 chutes, 1 gols, 5 desarmes, 4 passes, 2 assistências, 4 cruzamentos)

Os alunos analisaram as estatísticas dos jogadores e procuraram identificar um padrão ou característica comum.

A resposta encontrada, baseada exclusivamente nos números apresentados, foi:
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110Q967723 | Raciocínio Lógico, Raciocínio Analítico, Conhecimentos Gerais, TCU, CESPE CEBRASPE

Julgue o item a seguir com base nas características do raciocínio analítico e na estrutura da argumentação.

Não estão explicitamente declaradas duas premissas do argumento que embasa a seguinte afirmação: “A empresa Z não respeita seus funcionários porque não lhes paga em dia”.

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111Q962727 | Raciocínio Lógico, Raciocínio Analítico, Cargos de Nível Superior, TRF 1ª REGIÃO, CESPE CEBRASPE, 2017

Texto associado.

Texto CB1A6AAA


A centralidade das relações entre a argumentação e a questão da autoridade tornou-se, nos nossos dias, ainda mais evidente, com a especialização dos saberes e com a emergência da figura dos especialistas ou peritos. A complexidade da nossa sociedade levou a que se incrementasse a especialização, e esta — por menos que gostemos disso — aumenta a nossa confiança nas figuras de autoridade. Não estamos aptos a inspecionar, por nós próprios, provas em todos os domínios da atividade humana, logo, fazemos a melhor coisa que nos é possível fazer: confiamos em especialistas devidamente credenciados.

Charles Arthur Willard. A theory of argumentation. Tuscaloosa, Alabama, EUA: The University of Alabama Press, 1989, p. 227 (com adaptações).

Considerando aspectos concernentes ao raciocínio analítico, julgue o item subsequente, relativo ao texto CB1A6AAA.

Conforme a argumentação desenvolvida no texto, peritos não mentem. Logo, se eles disserem, por exemplo, que o melhor modo de prevenir uma guerra é estar preparado para ela, as pessoas deverão tomar como verdadeira essa afirmação.

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112Q962752 | Raciocínio Lógico, Raciocínio Analítico, Cargos de Nível Médio, TRF 1ª REGIÃO, CESPE CEBRASPE, 2017

Texto associado.

Texto CB2A6AAA


Venho acompanhando pelo jornal um debate acalorado entre professores universitários a respeito de um tema da especialidade deles: sistemas de informação. O debate, que se iniciou com dois professores e acabou envolvendo outros mais, terminou sem que se chegasse a uma conclusão uniforme. Isso nos leva a concluir que o homem não é mesmo capaz de entrar em entendimento e que, por isso, o mundo está repleto de guerras.

José Luiz Fiorin e Francisco Platão Savioli. Para entender o texto: leitura e redação. 17.ª ed. São Paulo: Ática, 2007, p. 211. (com adaptações).

Acerca do raciocínio analítico e da argumentação empregados no texto CB2A6AAA, julgue o item subsecutivo.

Pode-se extrair do texto a seguinte proposição categórica afirmativa particular: “Alguns professores universitários participavam de um debate”.

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113Q1027453 | Raciocínio Lógico, Raciocínio Analítico, Analista Judiciário, TRF 6 REGIÃO, CESPE CEBRASPE, 2025

Texto associado.
Em uma reunião na qual se discutia a distribuição de recursos financeiros para diferentes setores de um tribunal, João propôs que o setor jurídico deveria receber a maior parte dos recursos, argumentando o seguinte:

— O setor jurídico é o mais importante do tribunal, pois lida diretamente com as decisões judiciais. Sem recursos adequados, não poderemos garantir a eficiência e a qualidade dessas decisões. Logo, é essencial priorizar esse setor em detrimento dos demais.

Maria, porém, contra-argumentou:

— Mas João, priorizar o setor jurídico sem considerar as demandas operacionais dos outros setores pode prejudicar o funcionamento do tribunal como um todo. Precisamos de dados e de critérios objetivos para tomar essa decisão.

Considerando o diálogo hipotético precedente, julgue o seguinte item, relativo a raciocínio analítico e argumentação.

A fala de João é um exemplo de falácia de apelo à consequência.

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114Q1027467 | Raciocínio Lógico, Raciocínio Analítico, Técnico Judiciário Desenvolvimento de Sistemas, TRF 6 REGIÃO, CESPE CEBRASPE, 2025

Texto associado.
Durante uma reunião em determinado tribunal, discutia-se a alocação de servidores para atender ao aumento de demandas em varas específicas. A diretora da vara A, Sandra, argumentou:

— Precisamos realocar servidores para as varas que apresentam maior número de processos em atraso. Esse é o critério mais lógico e eficiente para atender à necessidade do tribunal.

Mas Vera, diretora da vara B, se contrapôs:

— Concordo que a redução do atraso seja importante, mas precisamos considerar o impacto dessa realocação nos setores que perderão servidores. Sem uma análise mais ampla, podemos comprometer o funcionamento global do tribunal.

Tendo a situação hipotética precedente como referência, julgue o item seguinte, relativo a raciocínio analítico e argumentação.

O argumento de Sandra é válido porque se baseia na lógica de priorizar a demanda em atraso, que é um critério objetivo.

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115Q1025081 | Raciocínio Lógico, Raciocínio Analítico, Técnico Legislativo II, Câmara de Belo Horizonte MG, Consulplan, 2024

Na última reportagem de um jornal, um levantamento foi feito para mostrar que muitos prefeitos possuem familiares em cargos de confiança para que a Administração Municipal tenha êxito. Um prefeito A possui familiares em cargos de confiança e um prefeito B, por outro lado, não possui. De acordo com o exposto, pode-se concluir que:
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116Q1027594 | Raciocínio Lógico, Raciocínio Analítico, Área 1 Administração e Planejamento, FUNPRESP EXE, CESPE CEBRASPE, 2025

Texto associado.
Em uma reunião da equipe de gestão de uma instituição em que se discute a implementação de uma nova política de trabalho remoto, um dos gestores apresenta o seguinte argumento:

Gestor 1: “Se adotarmos a política de trabalho remoto, os custos operacionais da empresa serão reduzidos significativamente. Além disso, as empresas concorrentes que já adotaram o trabalho remoto têm reportado aumento na satisfação dos funcionários, o que também deve ocorrer conosco. Assim, podemos concluir que o trabalho remoto será benéfico para a empresa em todos os aspectos.”

Outro gestor, porém, intervém e critica o argumento, da seguinte forma:

Gestor 2: “Acho que essa conclusão é exagerada e que o foco dessa análise deve ser mais detalhado. Sugiro que consideremos fatores adicionais, como o impacto na produtividade e a necessidade de adaptações tecnológicas, para que a decisão seja baseada em uma argumentação mais sólida.”

Em seguida, um terceiro gestor, em tom conciliador, apresenta a seguinte ponderação:

Gestor 3: “Apesar de reconhecermos os benefícios relatados por outras empresas, precisamos considerar o contexto específico da nossa organização, incluindo os desafios logísticos e culturais. Além disso, mesmo que o trabalho remoto seja adotado, nem todos os funcionários terão acesso às mesmas condições de trabalho em casa, o que pode criar desigualdades internas.”

Considerando essa situação hipotética e os argumentos apresentados pelos gestores 1, 2 e 3, julgue o seguinte item.

A intervenção do gestor 3 reforça a argumentação crítica ao trazer elementos contextuais que podem afetar os resultados esperados pelo trabalho remoto.

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117Q967719 | Raciocínio Lógico, Raciocínio Analítico, Conhecimentos Gerais, TCU, CESPE CEBRASPE

Julgue o item a seguir com base nas características do raciocínio analítico e na estrutura da argumentação.

A superstição segundo a qual passar debaixo de escada traz azar ilustra uma relação equivocada entre uma causa e um efeito.

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118Q967721 | Raciocínio Lógico, Raciocínio Analítico, Conhecimentos Gerais, TCU, CESPE CEBRASPE

Julgue o item a seguir com base nas características do raciocínio analítico e na estrutura da argumentação.

A seguinte situação é um exemplo de apelo popular: “Dentro do metrô, um rapaz começa a pedir ajuda aos demais passageiros para pagar sua passagem de volta para casa. Sua justificativa para essa atitude é o fato de ter sido assaltado e não ter um centavo”.

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119Q1027460 | Raciocínio Lógico, Raciocínio Analítico, Técnico Judiciário Área Administrativa Sem Especialidade, TRF 6 REGIÃO, CESPE CEBRASPE, 2025

Texto associado.
Durante uma reunião em determinado tribunal, discutia-se a alocação de servidores para atender ao aumento de demandas em varas específicas. A diretora da vara A, Sandra, argumentou:

— Precisamos realocar servidores para as varas que apresentam maior número de processos em atraso. Esse é o critério mais lógico e eficiente para atender à necessidade do tribunal.

Mas Vera, diretora da vara B, se contrapôs:

— Concordo que a redução do atraso seja importante, mas precisamos considerar o impacto dessa realocação nos setores que perderão servidores. Sem uma análise mais ampla, podemos comprometer o funcionamento global do tribunal.

Tendo a situação hipotética precedente como referência, julgue o item seguinte, relativo a raciocínio analítico e argumentação.

Por ser mais objetiva, a comunicação eficiente proposta por Sandra se traduz em uma proposta que considera a redução dos atrasos processuais para atender à necessidade do tribunal como um todo.

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120Q1027589 | Raciocínio Lógico, Raciocínio Analítico, Área 1 Administração e Planejamento, FUNPRESP EXE, CESPE CEBRASPE, 2025

Texto associado.
Em uma reunião da equipe de gestão de uma instituição em que se discute a implementação de uma nova política de trabalho remoto, um dos gestores apresenta o seguinte argumento:

Gestor 1: “Se adotarmos a política de trabalho remoto, os custos operacionais da empresa serão reduzidos significativamente. Além disso, as empresas concorrentes que já adotaram o trabalho remoto têm reportado aumento na satisfação dos funcionários, o que também deve ocorrer conosco. Assim, podemos concluir que o trabalho remoto será benéfico para a empresa em todos os aspectos.”

Outro gestor, porém, intervém e critica o argumento, da seguinte forma:

Gestor 2: “Acho que essa conclusão é exagerada e que o foco dessa análise deve ser mais detalhado. Sugiro que consideremos fatores adicionais, como o impacto na produtividade e a necessidade de adaptações tecnológicas, para que a decisão seja baseada em uma argumentação mais sólida.”

Em seguida, um terceiro gestor, em tom conciliador, apresenta a seguinte ponderação:

Gestor 3: “Apesar de reconhecermos os benefícios relatados por outras empresas, precisamos considerar o contexto específico da nossa organização, incluindo os desafios logísticos e culturais. Além disso, mesmo que o trabalho remoto seja adotado, nem todos os funcionários terão acesso às mesmas condições de trabalho em casa, o que pode criar desigualdades internas.”

Considerando essa situação hipotética e os argumentos apresentados pelos gestores 1, 2 e 3, julgue o seguinte item.

A comunicação eficiente de argumentos exige que as conclusões e decisões sejam adaptadas ao contexto organizacional específico, como sugerido pelo gestor 3.

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