Início

Questões de Concursos Raciocínio Matemático

Resolva questões de Raciocínio Matemático comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


561Q1028562 | Raciocínio Lógico, Raciocínio Matemático, ASEB, Prefeitura de Esmeraldas MG, Consulplan, 2024

Considere a seguinte sequência numérica, em que X é um de seus elementos: 2.551, 850, 283, X, 31, 10, 3. De acordo com a lógica apresentada nessa sequência, qual é o valor da soma dos algarismos de X?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

563Q1033483 | Raciocínio Lógico, Raciocínio Matemático, Analista de Tecnologia da Informação e Comunicações, Prefeitura de São Bernardo do Campo SP, VUNESP, 2024

A sequência a seguir é ilimitada e foi criada com um padrão lógico:

10, 11, 12, 13, 11, 13, 15, 17, 13, 16, 19, 22, 16, 20, …

Mantido o mesmo padrão nos termos seguintes, a diferença entre o 38o e o 33o termos é igual ao

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

565Q1041294 | Raciocínio Lógico, Raciocínio Matemático, Área Administrativa, TRT 12 Região SC, FCC

A partir de meio-dia um relógio de ponteiros começa a atrasar 2 segundos e 2 décimos de segundo a cada 1 minuto. Sendo assim, no horário correto das 16h desse mesmo dia, o ponteiro dos segundos desse relógio estará apontando para a marcação do mostrador correspondente ao número :


  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

568Q1027851 | Raciocínio Lógico, Raciocínio Matemático, Técnico de Informática, Prefeitura de Itaguara MG, Instituto Access, 2024

Na aula de Lógica Matemática do professor Lucas, os alunos foram apresentados a um desafio envolvendo distâncias em quilômetros entre algumas capitais de países. O professor pediu que identificassem um par que não compartilhava um traço comum com os demais. Os pares apresentados foram:

(165, 85) - (170, 80) - (200, 50) - (180, 120)

Os alunos analisaram os pares e suas distâncias, considerando a soma das distâncias de cada par. Após discussão, eles perceberam que o par que se destacava dos demais era:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

569Q1032757 | Raciocínio Lógico, Raciocínio Matemático, Fiscal Municipal Agropecuário, Prefeitura de Cariacica ES, IDESG, 2025

Existe um conjunto W de seis elementos, sendo que o primeiro é 6, o segundo é seu dobro, o terceiro é o dobro do segundo, o quarto é o triplo do primeiro, o quinto é metade do quarto e o sexto é igual ao primeiro somado ao segundo. Se desse conjunto for subtraído um conjunto Y formado por dois elementos, sendo o primeiro, o igual a um quarto do terceiro termo de W, e o segundo igual à metade do sexto termo de W, analise as assertivas sobre o conjunto resultante dessa operação: [Elementos repetidos em quaisquer grupos devem ser mantidos como elementos, quantas vezes existirem].

I. O conjunto resultante da operação possui quatro termos, sendo que existem ao menos dois elementos que, quando considerados entre si, um é o dobro do outro.
II. A menor diferença possível entre dois dos elementos desse conjunto resultante da operação é 6.

Acerca das assertivas, pode-se afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

570Q1026888 | Raciocínio Lógico, Raciocínio Matemático, Especialidade Psicologia, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Sabe-se, sobre as alturas de 5 mulheres, que:
- Bianca tem 3 cm a menos que Alice;
- Carla tem 3 cm a mais que Dalva;
- Alice tem 20 cm a menos que Érica;
- Bianca tem 1,57 m de altura.
Com base nessas informações, é correto concluir que, entre as 5 mulheres,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

572Q1026694 | Raciocínio Lógico, Raciocínio Matemático, Controlador Interno, Câmara de Apiaí SP, Instituto Access, 2024

Amarildo, Bernardo e Claudinei são diretores executivos de uma organização multinacional, que possui filiais na Suíça, México e Reino Unido, porém, atuam em setores variados. Cada um deles atua em uma filial em um país diferente. Um realiza a gestão da diretoria de marketing, outro no setor orçamentário e o terceiro no setor jurídico, não necessariamente seguindo essa ordem. Sabe-se que:
Claudinei atua no setor jurídico; Amarildo não trabalha no setor orçamentário, nem atua na filial do Reino Unido; quem atua no setor orçamentário está trabalhando na Suíça.

Baseado nas informações acima, é correto afirmar que quem trabalha no Reino Unido e quem trabalha com marketing são, respectivamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

573Q1026188 | Raciocínio Lógico, Raciocínio Matemático, Analista de Sistemas, CREA RN, FUNCERN, 2024

Três amigos (X, Y e Z) são candidatos em um concurso público. Considere que a probabilidade de X, Y e Z serem aprovados, no concurso, é, respectivamente, 60%, 40% e 20%. Considerando apenas os dados aqui apresentados, se após o resultado final do concurso, entre esses amigos, um deles for escolhido aleatoriamente, a probabilidade de ele não ter sido aprovado é igual a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

576Q1033888 | Raciocínio Lógico, Raciocínio Matemático, Especialidade Desenvolvimento de Sistema da Informação, TRF 4 REGIÃO, FCC, 2025

Uma costureira faz, em um único dia, exatamente 7 panos de prato ou exatamente 6 aventais. Ela não faz panos de prato e aventais em um mesmo dia. Em 7 dias ela fez 45 peças, sendo elas aventais e/ou panos de prato. O número total de aventais feitos pela costureira nesse período de 7 dias foi
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

577Q1028529 | Raciocínio Lógico, Raciocínio Matemático, Técnico do Ministério Público Área Administrativa, MPE RJ, FGV, 2025

Fernando é aposentado e, neste ano de 2025, ele decidiu, no dia 1º de janeiro, que iria dividir os demais dias do ano em quatro grupos com igual número de dias consecutivos para que, em cada um, pudesse se dedicar a uma atividade diferente.

O primeiro dia do segundo grupo de Fernando é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

578Q993999 | Raciocínio Lógico, Raciocínio Matemático, Agente Censitário de Pesquisas e Mapeamento, IBGE, SELECON, 2023

Um dado de seis faces tem duas faces com o número 2, duas faces com o número 4 e duas faces com o número 6. Três rapazes, Jonas, Fábio e Rafael, jogaram esse dado algumas vezes, não necessariamente a mesma quantidade de vezes. Ao final desses lançamentos, verificou-se que:

- Jonas obteve face com número 2 em 1/3 dos seus lançamentos e face com número 6 nos demais.
- Rafael realizou cinco lançamentos, e o total de pontos obtidos por ele foi o menor possível;
- Fábio realizou a metade dos lançamentos de Jonas, obtendo face com número 4 em todos esses lançamentos.
- A soma dos pontos obtidos por Jonas, Fábio e Rafael foi 50.

Dessa forma, o total de lançamentos realizados pelos três rapazes é igual a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

579Q977114 | Raciocínio Lógico, Raciocínio Matemático, Bibliotecário, SME de João Pessoa PB, IDECAN, 2025

Sejam os conjuntos A = {-2, 0, 4, 5}, B = {-4, -3, 1, 5} e C = {-1, 0, 3, 7}, a quantidade de elementos do conjunto solução da operação abaixo é um número natural que está entre: {A – [(A - B) ∩ (C - A)]} U (B – A)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

580Q1035233 | Raciocínio Lógico, Raciocínio Matemático, Enfermagem, Prefeitura de São José dos Campos SP, FGV, 2025

Solange executou 3 tarefas em sequência e sem intervalos entre elas. As 3 tarefas consumiram exatamente o mesmo tempo cada uma. Solange começou a primeira tarefa às 13h20min e terminou a segunda tarefa às 16h12min.

Solange terminou a terceira tarefa às
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.