Início

Questões de Concursos Radioatividade Reações de Fissão e Fusão Nuclear

Resolva questões de Radioatividade Reações de Fissão e Fusão Nuclear comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q938817 | Química, Radioatividade Reações de Fissão e Fusão Nuclear, PPL, ENEM, INEP

Radioisótopos são frequentemente utilizados em diagnósticos por imagem. Um exemplo é aplicação de iodo-131 para detectar possíveis problemas associados à glândula tireoide. Para o exame, o paciente incorpora o isótopo radioativo pela ingestão de iodeto de potássio, o qual se concentrará na região a ser analisada. Um detector de radiação varre a região e um computador constrói a imagem que irá auxiliar no diagnóstico. O radioisótopo em questão apresenta um tempo de meia-vida igual a 8 minutos e emite radiação gama e partículas beta em seu decaimento radioativo.

Química nuclear na medicina. Disponível em: www.qmc.ufsc.br. Acesso em: 28 jul. 2010 (adaptado).

No decaimento radioativo do iodo-131, tem-se a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q679970 | Química, Radioatividade Reações de Fissão e Fusão Nuclear, Prova 12, UEMG, UEMG, 2019

No interior das estrelas, onde a temperatura é elevadíssima, a fusão de quatro átomos de hidrogênio resulta na formação de um átomo de hélio. Nesse processo, ocorre uma considerável redução de massa.
Porque:
As altas temperaturas no interior das estrelas extinguem alguns átomos de hidrogênio, resultando na redução da massa observada durante o processo.
Sobre essa duas afirmativas, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

23Q918559 | Química, Radioatividade Reações de Fissão e Fusão Nuclear, Técnico Químico, Prefeitura de Paraisópolis MG, EVO Concursos, 2025

Na maioria das vezes, a poluição radioativa que afeta de maneira mais significativa a saúde humana resulta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

24Q678753 | Química, Radioatividade Reações de Fissão e Fusão Nuclear, Grupo 1, PUC RJ, PUC RJ, 2019

A radioatividade é um fenômeno de origem nuclear. Sobre nuclídeos, radiação e radioatividade, é CORRETO afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q949627 | Química, Radioatividade Reações de Fissão e Fusão Nuclear, Química, UNICENTRO, UNICENTRO, 2017

Em um recipiente fechado de 2 L de capacidade, encontram-se 10,8 g de H2O, 12 g de H2 e 9,6 g de O2 em equilíbrio e a 300ºC. Qual o valor da constante do equilíbrio em termos de pressão (Kp) desse sistema? (Dados: Massas molares: H2O = 18g/mol; H2 = 2g/mol e O2 = 32g/mol; constante geral dos gases (0,082atm.L/mol.K).
2H2(g) + O2(g)→ 2H2O(v)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q938675 | Química, Radioatividade Reações de Fissão e Fusão Nuclear, PPL, ENEM, INEP

Partículas beta, ao atravessarem a matéria viva, colidem com uma pequena porcentagem de moléculas e deixam atrás de si um rastro aleatoriamente pontilhado de radicais livres e íons quimicamente ativos. Essas espécies podem romper ainda outras ligações moleculares, causando danos celulares.

HEWITT, P. G. Física conceitual. Porto Alegre: Bookman, 2002 (adaptado).


A capacidade de gerar os efeitos descritos dá-se porque tal partícula é um

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q953811 | Química, Radioatividade Reações de Fissão e Fusão Nuclear, Técnico de Laboratório Área Química, UFCG, UFCG, 2025

Um método de preparação de amostras para determinação de metais, por análise gravimétrica, em rochas e minerais é a eliminação dos materiais à base de sílica. Por exemplo, para se determinar o teor de alumínio em uma amostra de caulim, que contém caulinita (Al2(OH)4Si2O5), pode-se, inicialmente, fazer reagir a amostra, sob aquecimento, com ácido fluorídrico (HF), conforme a seguinte equação química:

Al2(OH)4Si2O5 (s) + 14 HF(aq) 9 H2O(l) 2 SiF4 (g) + 2 AlF3 (aq)

Em relação a esse método, assinale a alternativa que indica as assertivas CORRETAS:

I - Esse método pode ser utilizado para análise de sílica em rochas, a partir da medida da massa gasosa perdida.
II - A reação da amostra com HF deve ser realizada em uma cápsula de porcelana descoberta para haver a perda de massa do gás e para suportar altas temperaturas.
III - Por ser um ácido forte, esse método é chamado de digestão ácida, de modo que também é capaz de oxidar qualquer material orgânico para que ele seja eliminado na forma de gás carbônico (CO2).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q949446 | Química, Radioatividade Reações de Fissão e Fusão Nuclear, Química, UNICENTRO, UNICENTRO, 2018

O mel tem uma longa história, com relatos de sua utilização como alimento, medicamento e oferenda aos deuses. Produto oriundo das abelhas a partir do néctar das flores, o mel apresenta diversas propriedades físicas e químicas peculiares que o torna único. O mel tem uma composição química variada, sendo constituído de água, carboidratos, vitaminas, minerais, proteínas, entre outros. Com relação a alguns dos componentes presentes no mel, a alternativa INcorreta é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.