Questões de Concursos Radioatividade Reações de Fissão e Fusão Nuclear

Resolva questões de Radioatividade Reações de Fissão e Fusão Nuclear comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q948848 | Química, Radioatividade Reações de Fissão e Fusão Nuclear, Língua Inglesa, UEG, UEG, 2017

Uma pessoa utiliza um ferro elétrico de 1.000 W de potência, seis dias por semana, 30 min por dia. Qual será sua economia aproximada, em porcentagem, por semana, se passar a utilizar o ferro por 2 h e apenas um dia na semana?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q949627 | Química, Radioatividade Reações de Fissão e Fusão Nuclear, Química, UNICENTRO, UNICENTRO, 2017

Em um recipiente fechado de 2 L de capacidade, encontram-se 10,8 g de H2O, 12 g de H2 e 9,6 g de O2 em equilíbrio e a 300ºC. Qual o valor da constante do equilíbrio em termos de pressão (Kp) desse sistema? (Dados: Massas molares: H2O = 18g/mol; H2 = 2g/mol e O2 = 32g/mol; constante geral dos gases (0,082atm.L/mol.K).
2H2(g) + O2(g)→ 2H2O(v)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q938112 | Química, Radioatividade Reações de Fissão e Fusão Nuclear, Primeiro e Segundo Dia 2ª Aplicação, ENEM, INEP

O ambiente marinho pode ser contaminado com rejeitos radioativos provenientes de testes com armas nucleares. Os materiais radioativos podem se acumular nos organismos. Por exemplo, o estrôncio-90 é quimicamente semelhante ao cálcio e pode substituir esse elemento nos processos biológicos.

FIGUEIRA, R. C. L.; CUNHA, I. I. L. A contaminação dos oceanos por radionuclídeos antropogênicos. Química Nova na Escola, n. 1, 1998 (adaptado).

Um pesquisador analisou as seguintes amostras coletadas em uma região marinha próxima a um local que manipula o estrôncio radioativo: coluna vertebral de tartarugas, concha de moluscos, endoesqueleto de ouriços-do-mar, sedimento de recife de corais e tentáculos de polvo.

Em qual das amostras analisadas a radioatividade foi menor?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q938559 | Química, Radioatividade Reações de Fissão e Fusão Nuclear, PPL, ENEM, INEP

O urânio é um elemento cujos átomos contêm 92 prótons, 92 elétrons e entre 135 e 148 nêutrons. O isótopo de urânio 235U é utilizado como combustível em usinas nucleares, onde, ao ser bombardeado por nêutrons, sofre fissão de seu núcleo e libera uma grande quantidade de energia (2,35 x1010 kJ/mol). O isótopo 235U ocorre naturalmente em minérios de urânio, com concentração de apenas 0,7%. Para ser utilizado na geração de energia nuclear, o minério é submetido a um processo de enriquecimento, visando aumentar a concentração do isótopo 235U para, aproximadamente, 3% nas pastilhas. Em décadas anteriores, houve um movimento mundial para aumentar a geração de energia nuclear buscando substituir, parcialmente, a geração de energia elétrica a partir da queima do carvão, o que diminui a emissão atmosférica de CO2 (gás com massa molar igual a 44 g/mol). A queima do carvão é representada pela equação química:

C(s) + O2 (g) → CO2(g) ΔH = -400 kJ/mol

Qual é a massa de CO2 , em toneladas, que deixa de ser liberada na atmosfera, para cada 100 g de pastilhas de urânio enriquecido utilizadas em substituição ao carvão como fonte de energia?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q937874 | Química, Radioatividade Reações de Fissão e Fusão Nuclear, Primeiro e Segundo Dia, ENEM, INEP

"A bomba reduz neutros e neutrinos, e abana-se com o leque da reação em cadeia"

ANDRADE, C. D. Poesia completa e prosa. Rio de Janeiro: Aguilar, 1973 (fragmento).

Nesse fragmento de poema, o autor refere-se à bomba atômica de urânio. Essa reação é dita “em cadeia" porque na

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q938675 | Química, Radioatividade Reações de Fissão e Fusão Nuclear, PPL, ENEM, INEP

Partículas beta, ao atravessarem a matéria viva, colidem com uma pequena porcentagem de moléculas e deixam atrás de si um rastro aleatoriamente pontilhado de radicais livres e íons quimicamente ativos. Essas espécies podem romper ainda outras ligações moleculares, causando danos celulares.

HEWITT, P. G. Física conceitual. Porto Alegre: Bookman, 2002 (adaptado).


A capacidade de gerar os efeitos descritos dá-se porque tal partícula é um

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q938806 | Química, Radioatividade Reações de Fissão e Fusão Nuclear, PPL, ENEM, INEP

Os materiais radioativos emitem diferentes tipos de radiação. A radiação gama, por exemplo, por sua alta energia e penetração, consegue remover elétrons dos átomos dos tecidos internos e romper ligações químicas por ionização, podendo causar mutação no DNA. Já as partículas beta têm o mesmo efeito ionizante, mas atuam sobre as células da pele.

RODRIGUES JR., A. A. O que é radiação? E contaminação radioativa? Vamos esclarecer. Física na Escola. V. 8, n° 2, 2007. São Paulo: Sociedade Brasileira de Física (adaptado).

Segundo o texto, um indivíduo irradiado por uma fonte radioativa é exposto ao risco de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q938817 | Química, Radioatividade Reações de Fissão e Fusão Nuclear, PPL, ENEM, INEP

Radioisótopos são frequentemente utilizados em diagnósticos por imagem. Um exemplo é aplicação de iodo-131 para detectar possíveis problemas associados à glândula tireoide. Para o exame, o paciente incorpora o isótopo radioativo pela ingestão de iodeto de potássio, o qual se concentrará na região a ser analisada. Um detector de radiação varre a região e um computador constrói a imagem que irá auxiliar no diagnóstico. O radioisótopo em questão apresenta um tempo de meia-vida igual a 8 minutos e emite radiação gama e partículas beta em seu decaimento radioativo.

Química nuclear na medicina. Disponível em: www.qmc.ufsc.br. Acesso em: 28 jul. 2010 (adaptado).

No decaimento radioativo do iodo-131, tem-se a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q936500 | Química, Radioatividade Reações de Fissão e Fusão Nuclear, Prova Amarela, ENEM, INEP

Para se obter 1,5 kg do dióxido de urânio puro, matéria- prima para a produção de combustível nuclear, é necessário extrair-se e tratar-se 1,0 tonelada de minério. Assim, o rendimento (dado em % em massa) do tratamento do minério até chegar ao dióxido de urânio puro é de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.