Questões de Concursos Radiologia

Resolva questões de Radiologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

41Q1055958 | Odontologia, Radiologia, Técnico Especializado Odontólogo, MPE PA, CONSULPLAN, 2022

Durante o processamento de uma radiografia, a solução fixadora remove os cristais de haleto de prata não revelados da emulsão. Se esses cristais não forem removidos, a imagem na radiografia resultante é escura e não diagnosticável. O fixador também endurece e encolhe a emulsão do filme.
(Mallya, 2020.)

Qual dos componentes da solução fixadora é responsável por dissolver esses grânulos de haleto de prata não expostos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

42Q1060373 | Odontologia, Radiologia, Odontologia, TCE PA, FGV, 2024

Com relação às técnicas radiográficas intraorais, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).
( ) O posicionamento correto da cabeça do paciente para cada técnica é imprescindível para a obtenção de uma boa radiografia.
( ) Para posicionar a cabeça do paciente, são empregados planos antropológicos como o Plano de Camper e o plano sagital mediano.
( ) Na técnica periapical da bissetriz, indica-se uma distância focal de 20cm, obtida pela aproximação do cilindro do aparelho na face do paciente, enquanto na técnica periapical do paralelismo, a distância focal é de 40cm, utilizando-se o cilindro localizador longo.
As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

43Q1040529 | Odontologia, Radiologia, Saúde Bucal, TRT 18 Região GO, FCC, 2023

Texto associado.
Atenção: Para responder à questão, considere as informações a seguir:

Paciente com 35 anos de idade, sexo feminino, relata dificuldade em usar o fio dental em algumas regiões da boca. Após o exame clínico, o cirurgião-dentista considerou necessário efetuar uma tomada radiográfica da região dos dentes 15 e 16 para avaliar a adaptação marginal de restaurações Classe II de amálgama.
Algumas condutas devem ser adotadas para reduzir os efeitos biológicos da radiação, incluindo perguntar à paciente, em idade fértil, se ela suspeita estar grávida. Se a resposta for
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

44Q1029630 | Odontologia, Radiologia, Agente de Serviços de Consultório Odontológico, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Leia o fragmento a seguir.

O processamento das radiografias em câmaras escuras portáteis é parte da rotina odontológica. O auxiliar deve cuidar para que os líquidos estejam sempre em condições adequadas de uso e organizados na ordem correta de revelação, isto é, primeiro _______, seguido de _____ e, por último _____.

Assinale a opção cujos termos completam corretamente as lacunas do fragmento acima.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

45Q912248 | Odontologia, Radiologia, Auxiliar de Consultório Dentário, Prefeitura de Nova Mutum MT, SELECON, 2023

Imediatamente ao término da realização de um tratamento endodôntico, é realizada uma nova tomada radiográfica que tem como finalidade:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

46Q1049286 | Odontologia, Radiologia, Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofaciais, EBSERH, VUNESP, 2020

Radiografia periapical apresenta dente 13 com tratamento endodôntico e lesão periapical de 1,5 cm de diâmetro. Sabendo tratar-se de um granuloma periapical e que o dente tem condições de ser restaurado, o procedimento clínico seguinte deve ser
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

47Q1068583 | Odontologia, Radiologia, Especialidade Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, EsFCEx, VUNESP, 2025

A rânula cervical ou mergulhante ocorre quando a mucina extravasada disseca através do músculo milo-hioide e produz o aumento de volume dentro do pescoço. Imagens de tomografia computadorizada e imagem por ressonância magnética de rânulas mergulhantes originárias da glândula sublingual geralmente exibem uma discreta extensão da lesão dentro do espaço sublingual, conhecida como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

48Q1049287 | Odontologia, Radiologia, Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofaciais, EBSERH, VUNESP, 2020

Paciente de 10 anos, gênero masculino, apresenta cárie profunda no dente 21. Verificou-se respostas negativas aos testes de vitalidade pulpar. No exame radiográfico, constatou-se estágio de desenvolvimento radicular 9 de Nolla.
O procedimento clínico para o caso descrito inclui
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

49Q1068493 | Odontologia, Radiologia, Especialidade Endodontia, EsFCEx, VUNESP, 2025

As tomadas radiográficas 2D, como a radiografia panorâmica de mandíbula, apresentam substanciais limitações aos exames tomográficos, incluindo
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

50Q1029631 | Odontologia, Radiologia, Agente de Serviços de Consultório Odontológico, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Assinale a opção que indica como a imagem radiográfica fica quando, durante sua revelação, a película radiográfica é mantida por menos tempo do que o recomendado no revelador.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

51Q1060374 | Odontologia, Radiologia, Odontologia, TCE PA, FGV, 2024

Técnicas de localização das estruturas por meio de radiografias intraorais são de grande importância na Odontologia.
Com relação à técnica de Clark, analise os itens a seguir.
I. Trata-se do método do princípio da paralaxe, também conhecido como técnica do deslocamento horizontal do tubo.
II. É indicada para a dissociação de raízes e condutos radiculares e localização radiográfica de dentes não irrompidos, corpos estranhos e processos patológicos na maxila.
III. Se na incidência mesiorradial, o objeto de interesse acompanhar o deslocamento do tubo, significa que o mesmo está por palatina.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

52Q1040530 | Odontologia, Radiologia, Saúde Bucal, TRT 18 Região GO, FCC, 2023

Texto associado.
Atenção: Para responder à questão, considere as informações a seguir:

Paciente com 35 anos de idade, sexo feminino, relata dificuldade em usar o fio dental em algumas regiões da boca. Após o exame clínico, o cirurgião-dentista considerou necessário efetuar uma tomada radiográfica da região dos dentes 15 e 16 para avaliar a adaptação marginal de restaurações Classe II de amálgama.
A radiografia indicada para esse exame é a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

53Q1068494 | Odontologia, Radiologia, Especialidade Endodontia, EsFCEx, VUNESP, 2025

A tomografia computadoriza multislice (TCMS) deve ser o exame de escolha em detrimento da tomografia computadoriza por feixe cônico (TCFC) e dos exames radiográficos convencionais na presença de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

54Q1055961 | Odontologia, Radiologia, Técnico Especializado Odontólogo, MPE PA, CONSULPLAN, 2022

Um paciente adulto procurou atendimento odontológico insatisfeito com uma restauração antiga de amálgama. Ao exame clínico, o profissional observou que a restauração estava localizada na face oclusal e que havia sinais de infiltração. Ao exame radiográfico, observou-se que não havia comprometimento pulpar e nem periapical. O plano de tratamento proposto foi a substituição por uma nova restauração em resina composta. Considerando o caso hipotético, analise as afirmativas a seguir.
I. Nesse caso, a forma de contorno é definida pela extensão da restauração a ser substituída.
II. Para definição da forma de contorno pode ser utilizada a ponta diamantada esférica compatível com a cavidade.
III. Como a restauração será feita em resina não é necessário realizar acabamento das margens após a remoção da restauração.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

55Q959842 | Odontologia, Radiologia, Odontologia, TRF 2a REGIÃO, FCC

O exame radiográfico das alterações periodontais generalizadas em um paciente com 29 anos de idade, sexo masculino, submetido à terapia periodontal de suporte,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

56Q1043852 | Odontologia, Radiologia, Cirurgião Dentista, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Com relação às estruturas maxilo-mandibulares observadas nas radiografias odontológicas, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) O esmalte é o tecido mais radiopaco da cavidade bucal, devido à sua constituição altamente mineralizada; já a dentina é menos mineralizada, apresentando uma radiolucidez comparável à do osso.

( ) A lâmina dura é uma fina camada cortical óssea, que envolve a extensão das raízes. Apresenta-se como uma linha radiolúcida ao redor da raiz.

( ) O espaço pericementário corresponde à região do ligamento periodontal, apresentando-se como uma linha radiopaca, por ser altamente mineralizado, que contorna a porção periférica das raízes.

As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

57Q1020855 | Odontologia, Radiologia, Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofaciais, EBSERH, VUNESP, 2020

A avaliação clínica e radiográfica da área onde está sendo planejada a instalação de um implante é essencial para determinar se há osso adequado e para avaliar a proximidade das estruturas anatômicas que podem interferir com a colocação do implante. Em relação à altura, espessura óssea e limitações anatômicas para colocação de implantes, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

58Q1062959 | Odontologia, Radiologia, Odontologia, TJ MS, FGV, 2024

Uma criança de 13 anos de idade compareceu a um serviço de pronto-atendimento odontológico após cair da bicicleta. O exame clínico revelou luxação lateral do elemento 11 com fratura de esmalte. O exame radiográfico mostrou formação radicular completa e ausência de fratura radicular. Nessa consulta, foi realizada a reposição e contenção apropriada do elemento.

Os passos seguintes, com relação ao manejo do dente traumatizado no presente caso, envolvem:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

59Q964522 | Odontologia, Radiologia, Odontologia, TRF 4ª REGIÃO, FCC

Ao realizar a correlação entre alterações patológicas e imagens radiográficas, observa-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

60Q1062957 | Odontologia, Radiologia, Odontologia, TJ MS, FGV, 2024

Após exame clínico, não foram detectadas lesões de cárie em uma paciente de 22 anos de idade apresentando dentição permanente completa. O exame radiográfico interproximal revelou, no entanto, imagem radiolúcida atingindo a metade interna da dentina na região mesial do dente 16.

Nesse caso, para que o cirurgião-dentista identifique a atividade da lesão e, assim, proponha estratégias adequadas de tratamento, ele deve observar o seguinte aspecto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.