Questões de Concursos Reações Adversas

Resolva questões de Reações Adversas comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q477215 | Farmácia, Reações Adversas, Farmácia Cargo 7, Prefeitura de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

O uso desnecessário, assim como a utilização de fármacos em situações contra-indicadas, expõe pacientes a riscos de reações adversas a medicamentos (RAM) e intoxicações medicamentosas, constituindo, portanto, causa de morbidade e, inclusive, de mortalidade. Assinale a opção incorreta a respeito da RAM.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q476421 | Farmácia, Reações Adversas, Farmacêutico, Prefeitura de Louveira SP, VUNESP

Na prática da farmacovigilância, quando o prescritor acompanha o paciente e detecta uma reação adversa a medicamento e, por vontade própria, realiza a notificação do caso à farmácia, significa que ele está realizando um procedimento chamado

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q476199 | Farmácia, Reações Adversas, Farmácia, Prefeitura de Sorocaba SP, VUNESP

Em relação aos mecanismos de produção de reações adversas dos medicamentos, pode-se afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q475650 | Farmácia, Reações Adversas, Analista, DPE RS, FCC

Um indivíduo apresentou perda de consciência e hipotensão arterial com necessidade de reposição volêmica, após duas horas da doação de sangue em um hospital público. O quadro pode ter correlação com a doação?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q478377 | Farmácia, Reações Adversas, Farmacêutico, Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, 2018

Paciente de 44 anos, sexo feminino, é internado em hospital de alta complexidade apresentando insuficiência hepática aguda com indicação de transplante hepático. Sabe-se que muitos fármacos podem alterar o funcionamento do fígado e causar lesão hepática. Para avaliar a relação causal entre o uso do medicamento e o surgimento do evento adverso, devem-se levar em consideração pontos importantes, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q479206 | Farmácia, Reações Adversas, Médico Residente, Secretaria de Estado da Saúde DF, IADES, 2017

Uma das formas de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor de dengue, zika e chikungunya, é a pulverização de inseticida, popularmente conhecida como “fumacê”. A nuvem de fumaça de inseticida espalhada pelas ruas e residências tenta matar o mosquito para evitar a proliferação dessas doenças. Um dos inseticidas mais utilizados na desinsetização é um organofosforado anticolinesterásico chamado malathiom. No entanto, a aplicação desse inseticida pode causar toxicidade em seres humanos, apresentando sinais bem característicos. Entre as manifestações típicas da intoxicação por malathiom, tem-se: salivação intensa, sudorese generalizada, broncorreia, falta de ar, bradicardia, vômitos e náuseas.

Considerando o uso do referido inseticida e os respectivos efeitos no organismo humano, julgue os itens a seguir.

Os efeitos periféricos observados na intoxicação com malathion são, tipicamente, resultantes da hiperestimulação simpática, mediada, principalmente, pela noradrenalina.
  1. ✂️
  2. ✂️

9Q475116 | Farmácia, Reações Adversas, Perito Oficial Químico, Polícia Civil PB, CESPE CEBRASPE

Toxicologia é a ciência que visa estudar o efeito adverso de substâncias químicas sobre os organismos vivos e estabelecer o uso seguro dessas substâncias químicas. Acerca da toxicologia, julgue os itens que se seguem.

I Os efeitos tóxicos podem ser classificados como imediatos, crônicos, retardados, reversíveis, irreversíveis, locais ou sistêmicos.

II Os fatores mais importantes, que interferem diretamente na toxicidade das substâncias químicas, são os ligados ao agente químico e os relacionados à exposição a esse agente.

III No Brasil, existe uma resolução do Conselho Nacional de Saúde que estabelece diversos ensaios para definir a toxicidade aguda, subaguda ou crônica e os efeitos de teratogenicidade e embriotoxicidade.

IV Efeitos indesejáveis e efeitos adversos são sinônimos para as avaliações toxicológicas.

Estão certos apenas os itens

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q477185 | Farmácia, Reações Adversas, Farmacêutico, FUB, CESPE CEBRASPE

Com referência aos fármacos usados nas afecções do sistema respiratório, julgue os itens subsequentes.

Taquicardia e arritmias cardíacas estão entre os efeitos adversos mais importantes dos fármacos broncodilatadores beta-adrenérgicos.

  1. ✂️
  2. ✂️

12Q480779 | Farmácia, Reações Adversas, Farmacêutico, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Em relação às reações adversas aos antineoplásicos e às orientações que devem ser dadas aos pacientes acerca desses efeitos adversos, julgue os itens subsecutivos. Náuseas e vômitos são efeitos adversos comuns dos quimioterápicos.
  1. ✂️
  2. ✂️

13Q475145 | Farmácia, Reações Adversas, Farmacêutico, Ministério da Saúde, CESPE CEBRASPE

Os anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs) estão entre os fármacos mais utilizados no mundo. Seus efeitos terapêuticos incluem as ações anti-inflamatórias, analgésicas e antipiréticas. A respeito desse grupo de medicamentos, julgue os itens a seguir.

Os ensaios de toxicidade auxiliam na identificação dos efeitos adversos dos AINES. Os efeitos agudos devem ser avaliados após poucas horas, quando for administrada uma única dose, ou após 24 h da última dose, quando forem administradas múltiplas doses.

  1. ✂️
  2. ✂️

14Q478749 | Farmácia, Reações Adversas, Médico Multiprofissional em Atenção Básica, Hospital Universitário de Brasília, CESPE CEBRASPE, 2018

De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde do Ministério da Saúde (PNAD), a asma atinge 6,4 milhões de brasileiros, sendo as mulheres as mais acometidas pela doença, que é responsável por mais de 100.000 internações no Sistema Único de Saúde (SUS). Acerca desse assunto, julgue os itens seguintes. Os efeitos adversos dos broncodilatadores incluem bradicardia, aumento da saturação de oxigênio e sonolência.
  1. ✂️
  2. ✂️

15Q476160 | Farmácia, Reações Adversas, Farmácia, Prefeitura de Sorocaba SP, VUNESP

16. Em relação aos Programas de Farmacovigilância no Hospital, afirma-se:

 I. o Sistema de Âmbito Total envolve todos os pacientes assistidos e todos os medicamentos utilizados com coleta de dados prospectiva ou retrospectiva;

II. o Sistema de Âmbito Limitado é um sistema intensivo, aplicado a grupos selecionados de pacientes, mas não de medicamentos;

III. as Reações Adversas a Medicamentos (RAM) podem ser classificadas em dose-dependentes e dose-independentes. Está correto o contido em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q479898 | Farmácia, Reações Adversas, Médico Multiprofissional em Atenção Básica, Hospital Universitário de Brasília, CESPE CEBRASPE, 2018

Acerca da dexclorfeniramina, fármaco anti-histamínico de primeira geração ou clássico, e da loratadina, fármaco anti-histamínico de segunda geração ou novo, julgue os itens que se seguem. A dexclorfeniramina provoca efeitos de sedação porque atravessa a barreira hematoencefálica e ocupa receptores H1 cerebrais que estão relacionados com o controle dos estados de vigília.
  1. ✂️
  2. ✂️

17Q477648 | Farmácia, Reações Adversas, Farmácia Gerente, Prefeitura de Balneário Camburiú SC, FEPESE

Considerando os fármacos (algarismos romanos) e seus efeitos colaterais (algarismos arábicos), assinale a alternativa que reflete a combinação correta:

Fármacos

I. antiinflamatórios não-esteroidais

II. Imipramina - antidepressivo tricíclico

III. Diazepan - benzodiazepínico

IV. morfina - opióide

V. Haloperidol - antipsicótico

Efeitos colaterais

( ) Doença péptica, insuficiência renal aguda.

( ) Constipação, hipotensão postural, alargamento do intervalo QT.

( ) Prejuízo das funções motoras e cognitivas.

( ) Constipação, prurido, sonolência.

( ) Efeitos extrapiramidais (hipertonia generalizada, opistótono, crises oculógiras, desvio conjugado dos olhos, torcicolo), reações distônicas, acatisia, caretas, espasmos musculares, distúrbios do equilíbrio, diplopia, nistagmo, rigidez em roda dentada.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q480531 | Farmácia, Reações Adversas, Médico Multiprofissional em Atenção Básica, Hospital Universitário de Brasília, CESPE CEBRASPE, 2018

No que se refere à farmacovigilância, julgue os itens que se seguem. Define-se reação adversa medicamentosa qualquer resposta prejudicial ou indesejável, não intencional, a determinado medicamento administrado nas doses geralmente utilizadas para profilaxia, diagnóstico ou terapia de doenças ou para a modificação de funções fisiológicas humanas.
  1. ✂️
  2. ✂️

19Q479207 | Farmácia, Reações Adversas, Médico Multiprofissional em Atenção Básica, Hospital Universitário de Brasília, CESPE CEBRASPE, 2018

A respeito dos inibidores da enzima conversora da angiotensina (IECA), tais como o captopril e o enalapril, julgue os itens a seguir. Tosse seca é um efeito adverso que acomete mais da metade dos pacientes que usam IECA.
  1. ✂️
  2. ✂️

20Q480634 | Farmácia, Reações Adversas, Médico Multiprofissional em Atenção Básica, Hospital Universitário de Brasília, CESPE CEBRASPE, 2018

No que se refere à farmacovigilância, julgue os itens que se seguem. Evento adverso corresponde a qualquer ocorrência médica desfavorável durante o tratamento com a utilização de determinado medicamento, mas que não apresenta necessariamente relação causal com esse tratamento.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.