Questões de Concursos Recursos

Resolva questões de Recursos comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

421Q731447 | Direito Processual do Trabalho, Recursos, Analista Judiciário, TRT 16a, FCC

Contra o despacho que não admitir o recurso de Embargos de decisão não unânime de julgamento que homologou conciliação em dissídio coletivo que excedeu a competência territorial do Tribunal Regional do Trabalho competente caberá

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

422Q730937 | Direito Processual do Trabalho, Recursos, Técnico Judiciário, TRT 7a, FCC

Observe as assertivas abaixo a respeito dos Embargos de Declaração.

I. Os Embargos de Declaração serão opostos quando existir contradição ou omissão na sentença ou acórdão.

II. O prazo para interposição dos Embargos de Declaração da sentença é de dez dias.

III. A interposição dos Embargos de Declaração interrompe o prazo para qualquer recurso.

IV. Os Embargos de Declaração são processados e julgados pelo próprio juízo prolator da decisão embargada e, quando opostos em face de acórdão de TRT, devem ser dirigidos ao juiz relator.

V. O prazo para a interposição para Embargos de Declaração de acórdão é de três dias.

É correto o que se afirma APENAS em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

423Q229193 | Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Recursos, Promotor de Justiça, MPE TO, CESPE CEBRASPE

O ECA prevê que sejam adotados, na justiça da infância e da juventude, procedimentos recursais previstos no CPC, com algumas adaptações. A respeito das normas recursais específicas previstas no ECA, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

425Q730488 | Direito Processual do Trabalho, Recursos

Uma reclamação trabalhista é ajuizada em São Paulo (TRT da 2ª Região) e, na audiência designada, a reclamada apresenta resposta escrita sob a forma de contestação e exceção de incompetência relativa em razão do lugar, pois o autor sempre trabalhara em Minas Gerais, que na sua ótica deve ser o local onde tramitará o feito. Após conferida vista ao exceto, na forma do Art. 800, da CLT, e confirmada a prestação dos serviços na outra localidade, o juiz acolhe a exceção e determina a remessa dos autos à capital mineira (MG – TRT da 3ª Região). Dessa decisão, de acordo com o entendimento do TST, e independentemente do seu mérito,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

426Q193414 | Direito Processual do Trabalho, Recursos, Advogado Pleno, SPTrans, VUNESP

No processo do trabalho, os embargos de declaração

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

427Q526985 | Direito Processual Civil, Recursos, Procurador Federal de 2a Categoria, AGU, CESPE CEBRASPE

Em relação a recursos, julgue os itens subseqüentes. Com a nova sistemática recursal advinda com as recentes reformas do Código de Processo Civil, na apelação é reconhecida ao órgão perante o qual se interpõe o recurso — a quo — a competência para examinar-lhe o mérito, se a matéria versada no recurso já estiver pacificada no tribunal.
  1. ✂️
  2. ✂️

428Q232335 | Direito Processual Civil, Recursos, Promotor de Justiça, MPE MS, MPE MS

Analise as seguintes afirmações e assinale a alternativa correta


I – O inadimplemento de obrigação alimentícia assumida pelo cônjuge varão quando da separação judicial impede a transformação em divórcio.

II – A lei adotou procedimento semelhante ao do mandado de segurança, exigindo, para o cabimento do habeas data, prova pré-constituída do direito do impetrante. Não cabe, portanto, dilação probatória. Em razão da necessidade de comprovação de plano do direito do demandante, mostra-se inviável a pretensão de que, em um mesmo habeas data, se assegure o conhecimento de informações e se determine a sua retificação.

III – Pode o magistrado deixar de encaminhar ao Supremo Tribunal Federal o agravo de instrumento interposto da decisão que não admitiu o recurso extraordinário manejado contra sentença proferida no âmbito dos juizados especiais.

IV – O mandado de segurança não se qualifica como sucedâneo da ação direta de inconstitucionalidade, não podendo ser utilizado, em conseqüência, como instrumento de controle abstrato da validade constitucional das leis e dos atos normativos em geral.

V – O titular de direito líquido e certo decorrente de direito, em condições idênticas, de terceiro não poderá impetrar mandado de segurança a favor do direito originário, se o seu titular não o fizer no prazo legal, quando notificado. E, isso acontece, porque na legislação do mandado de segurança não se permite a figura da substituição processual.

VI – A suspensão da liminar em mandado de segurança, salvo determinação em contrário da decisão que a deferir, vigorará até o trânsito em julgado da decisão definitiva de concessão da segurança ou, havendo recurso, até a sua manutenção pelo Supremo Tribunal Federal, desde que o objeto da liminar deferida coincida, total ou parcialmente, com o da impetração.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

430Q224703 | Direito Processual do Trabalho, Recursos, Procurador, BACEN, FCC

O agravo de instrumento no processo do trabalho é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

431Q731863 | Direito Processual do Trabalho, Recursos, Advogado, Empresa de Saneamento de Goiás SA GO, UFGO, 2018

Para interposição de recurso de Agravo de Instrumento perante a Justiça do Trabalho por uma empresa que se situa no polo passivo de uma ação, o depósito recursal
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

432Q731108 | Direito Processual do Trabalho, Recursos, Defensor Público, DPE MA, FCC

São pressupostos recursais no processo do trabalho:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

433Q731122 | Direito Processual do Trabalho, Recursos, Advogado, Conselho Regional de Farmácia RS, Instituto Quadrix, 2017

Segundo entendimento sumulado do TST (Súmula 201), da decisão do Tribunal Regional do Trabalho, em mandado de segurança, cabe:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

434Q526091 | Direito Processual Civil, Recursos

De acordo com o artigo 522 do Código de Processo Civil, com redação determinada pela Lei 9139/95, e desconsiderando-se qualquer outro dispositivo legal, em que prazo caberá agravo das decisões interlocutórias?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

435Q187151 | Direito Processual Civil, Recursos, Advogado da união, AGU, CESPE CEBRASPE

Em relação aos embargos de terceiro, julgue os itens a seguir.

O fato de determinada pessoa ter participado do processo na condição de assistente simples não implica a sua ilegitimidade para interpor embargos de terceiro se houver constrição do bem disputado.
  1. ✂️
  2. ✂️

436Q732224 | Direito Processual do Trabalho, Recursos, Juiz do Trabalho Substituto, TRT 15a, FCC

Considerando a jurisprudência pacífica do TST sobre embargos de declaração,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

437Q370006 | Direito Processual Civil, Recursos, CESPE CEBRASPE

Da decisão recorrida que julgar válida, em única ou última instância, lei local contestada em face de lei federal, é cabível recurso

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

438Q229733 | Direito Processual Civil, Recursos, Promotor de Justiça, MPE MS, MPE MS

Assinale a alternativa incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

439Q731494 | Direito Processual do Trabalho, Recursos, Advogado, Prefeitura de Carangola MG, IDECAN

No Direito Processual do Trabalho, cabe recurso ordinário para a instância superior das decisões definitivas ou terminativas das Varas ou Juízos, no prazo de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

440Q525699 | Direito Processual Civil, Recursos, Consultor Legislativo, SF, CESPE CEBRASPE

Em relação à preclusão, julgue os seguintes itens.

Não gera preclusão pro iudicato o despacho positivo de admissibilidade do recurso feito pelo órgão a quo, que pode rever sua decisão de admissibilidade, negando seguimento ao recurso, depois do oferecimento das contra-razões do apelado.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.