Início

Questões de Concursos Recursos

Resolva questões de Recursos comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


521Q191877 | Direito Processual do Trabalho, Recursos, Advogado, EPE, CESGRANRIO

Para efeito de conhecimento do recurso de revista, fundamentado em orientação jurisprudencial do TST, é válida a invocação de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

522Q730846 | Direito Processual do Trabalho, Recursos, Advogado, Ordem dos Advogados do Brasil, FGV, 2018

Em determinada Vara do Trabalho foi prolatada uma sentença que, após publicada, não foi objeto de recurso por nenhum dos litigantes. Quinze meses depois, uma das partes ajuizou ação rescisória perante o Tribunal Regional do Trabalho local, tendo o acórdão julgado improcedente o pedido da rescisória. Ainda inconformada, a parte deseja que o TST aprecie a demanda. Assinale a opção que indica, na hipótese, o recurso cabível para o Tribunal Superior do Trabalho.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

523Q732177 | Direito Processual do Trabalho, Recursos, Técnico Legislativo, Câmara de Duque de Caxias RJ, Dom Cintra Fundação

De acordo com o art. 897 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), o recurso cabível da sentença proferida por Juiz do Trabalho nos embargos à execução, é denominado:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

524Q730251 | Direito Processual do Trabalho, Recursos

Quanto aos recursos cabíveis no processo do trabalho, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

525Q730801 | Direito Processual do Trabalho, Recursos, Profissional de Nível Universitário Jr, Usina Hidroelétrica de Itaipu, NC UFPR

Os embargos de declaração na Justiça do Trabalho, segundo as determinações da Consolidação das Leis do Trabalho, são cabíveis da sentença ou acórdão:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

526Q731592 | Direito Processual do Trabalho, Recursos, Analista Judiciário, Tribunal Regional do Trabalho 6a Região, FCC, 2018

Em relação ao cabimento de agravo de instrumento em caso de admissibilidade parcial de recurso de revista no Tribunal Regional do Trabalho,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

527Q731865 | Direito Processual do Trabalho, Recursos, Técnico Superior Linha Administrativas, Companhia de Gás do Estado do Rio Grande do Sul RS, FUNDATEC, 2018

Sobre os honorários de sucumbência nas reclamatórias trabalhistas, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

528Q732121 | Direito Processual do Trabalho, Recursos, Juiz do Trabalho Substituto, TRT 15a, FCC

Em relação aos recursos no processo do trabalho, considere:

I. O recurso de revista, dotado de efeito apenas devolutivo, será interposto perante o Vice-Presidente do Tribunal Regional do Trabalho que, por decisão fundamentada prolatada no prazo de cinco dias, poderá recebê-lo ou denegá-lo.

II. O agravo de instrumento interposto contra o despacho que não receber agravo de petição não suspende a execução da sentença.

III. Quando o agravo de instrumento tem a finalidade de destrancar recurso de revista que se insurge contra decisão que contraria a jurisprudência uniforme do TST, consubstanciada nas suas súmulas ou em orientação jurisprudencial, não haverá obrigatoriedade de se efetuar o depósito recursal.

IV. O recurso de revista tempestivo que contenha defeito formal, ainda que não se repute grave, não será conhecido pelo TST.

 V. Das decisões dos Tribunais Regionais, em processos de sua competência originária, cabe recurso ordinário, desde que a decisão seja definitiva.

De acordo com os dispositivos legais aplicáveis, está correto o que consta APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

529Q731681 | Direito Processual do Trabalho, Recursos, Técnico de Nível Superior, BANPARÁ

A respeito dos recursos no processo do trabalho, assinale a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

530Q526408 | Direito Processual Civil, Recursos

Em relação aos recursos, julgue os itens que se seguem. Compete ao relator do acórdão embargado apreciar a admissibilidade dos embargos infringentes que, mesmo admitidos nessa fase, poderão sofrer juízo de admissibilidade negativo pelo órgão ad quem, não se podendo falar em preclusão pro iudicato nessa hipótese.
  1. ✂️
  2. ✂️

531Q730739 | Direito Processual do Trabalho, Recursos, Procurador do Estado, PGE GO, PGE GO

Considerando as súmulas da jurisprudência do Tribunal Superior do Trabalho, está CORRETA a seguinte proposição:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

532Q525471 | Direito Processual Civil, Recursos, Analista Fiscal, TCE RR, ESAG

O recurso cabível junto ao Tribunal de Contas do Estado de Roraima – TCE/RR para corrigir obscuridade, omissão ou contradição do Acórdão ou da Decisão da Côrte de Contas denomina-se:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

533Q527041 | Direito Processual Civil, Recursos, Analista de Apoio às Atividades Jurídicas, SGA DF, CESPE CEBRASPE

Acerca dos recursos e da ação rescisória, julgue os itens seguintes.

Da decisão que indefere a petição de reconvenção colocando fim à ação reconvencional, é cabível o recurso de agravo, pois o processo, que continha duas relações processuais, sobrevive agora com apenas uma.

  1. ✂️
  2. ✂️

534Q730817 | Direito Processual do Trabalho, Recursos, Analista Judiciário, TRT 9a, FCC

O trabalhador Zeus ajuizou reclamação trabalhista em face de sua empregadora. Em primeira instância foi julgado improcedente o pedido do autor. Inconformado Zeus recorreu e o Tribunal Regional rejeitou as razões recursais e manteve a sentença, embora a decisão tenha sido proferida com afronta direta e literal à Constituição Federal. Nessa situação, cabe o recurso
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

535Q731160 | Direito Processual do Trabalho, Recursos, Analista Judiciário, Tribunal Superior do Trabalho, FCC

A respeito dos recursos em espécie no Processo do Trabalho, conforme legislação em vigor,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

536Q525852 | Direito Processual Civil, Recursos, Assistente Jurídico, TJ AC, CESPE CEBRASPE

No que se refere ao direito processual civil, julgue os itens abaixo.

O ato judicial que indefere a inicial antes da citação do réu deve ser impugnado por embargos de declaração ou mandado de segurança, pois ainda não se aperfeiçoou a relação jurídico-processual.

  1. ✂️
  2. ✂️

537Q730984 | Direito Processual do Trabalho, Recursos, Técnico Judiciário, Tribunal Regional do Trabalho 2a Região, FCC, 2018

Considere as seguintes decisões interlocutórias proferidas em reclamações trabalhistas:

I. Decisão interlocutória de Tribunal Regional do Trabalho contrária à Súmula ou Orientação Jurisprudencial do Tribunal Superior do Trabalho.

II. Decisão interlocutória que acolhe exceção de incompetência territorial, com a remessa dos autos para Tribunal Regional distinto daquele a que se vincula o juízo excepcionado.

De acordo com o entendimento Sumulado do Tribunal Superior do Trabalho,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

538Q730493 | Direito Processual do Trabalho, Recursos

Quanto ao cabimento do mandado de segurança na Justiça do Trabalho, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

539Q173198 | Direito Processual do Trabalho, Recursos, Defensor Público, DPU, CESPE CEBRASPE

Com relação à competência em matéria recursal e aos recursos no processo trabalhista, julgue os itens subsequentes.

Das decisões proferidas pelos tribunais regionais do trabalho ou por suas turmas, em processo incidente de embargos de terceiro, somente deve ser admitido recurso de revista quando elas contiverem contrariedade a súmula de jurisprudência uniforme do Tribunal Superior do Trabalho e violação direta da CF.

  1. ✂️
  2. ✂️

540Q730027 | Direito Processual do Trabalho, Recursos

Quanto aos recursos interpostos na Justiça do Trabalho,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.