Início

Questões de Concursos Recursos Hídricos

Resolva questões de Recursos Hídricos comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


141Q484585 | Geografia, Recursos Hídricos, Analista Ambiental Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Sobre os tipos de ondas que ocorrem nos oceanos, afirma- se que as

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

142Q379269 | Biologia, Recursos Hídricos, Biólogo, DESO SE, CESPE CEBRASPE

Os principais frascos utilizados para o armazenamento de amostras de água são confeccionados em vidro ou em plástico. Acerca desses materiais, julgue os itens a seguir.

O plástico não é inerte a certos tipos de pesticidas, óleos e graxas.

  1. ✂️
  2. ✂️

143Q379669 | Biologia, Recursos Hídricos, Biólogo, DESO SE, CESPE CEBRASPE

Os principais frascos utilizados para o armazenamento de amostras de água são confeccionados em vidro ou em plástico. Acerca desses materiais, julgue os itens a seguir.

Óxido de etileno e radiações gama podem ser utilizados para esterilizar plásticos.

  1. ✂️
  2. ✂️

144Q484256 | Geografia, Recursos Hídricos, Especialista em Meio Ambiente, SAEB BA, CESPE CEBRASPE

O efluente de uma estação de tratamento de um abatedouro é lançado em um curso de água cuja vazão é 30 L/s, Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO5, 20 °C) de 5 mg/L e concentração de oxigênio dissolvido (OD) de 6,0 mg/L. O efluente apresenta uma vazão de 3 L/s, DBO5 a 20 °C de 70 mg/L e concentração de OD de 0,3 mg/L. A 30 metros a jusante do lançamento a mistura já foi completada. Considere que os valores, em mg/L, a 30 m a jusante do lançamento de OD e DBO5 sejam representados, respectivamente, por x e y. Nesse caso,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

145Q384537 | Biologia, Recursos Hídricos, Analista de Meio Ambiente, APAC PE, COVEST UNEMAT

Os Sistemas de Suporte à Decisão (SSD) são ferramentas disponíveis na área tecnológica para o adequado planejamento e gestão integrada de recursos hídricos. A esse respeito, analise as proposições abaixo.

1) Os chamados modelos de processo são modelos matemáticos que incluem dados de entrada e saída para avaliação de quantidade e qualidade da água subterrânea e superficial e para sistemas de distribuição.

2) Os modelos de otimização são algorítmos matemáticos que procuram identificar apenas os pontos máximos da chamada função objetivo que representa por meio de expressão matemática os objetivos estabelecidos na operação.

3) Os modelos de simulação são um conjunto de expressões matemáticas estruturadas em sequência lógica que são aplicados na simulação da operação de reservatórios, o qual consiste em determinar a cada intervalo seu balanço de massa.

4) Um sistema de suporte à decisão (SSD) é constituído de três componentes básicos: diálogo, dados e modelos. O diálogo proporciona os recursos para as análises, os dados proporcionam a interface entre o usuário e o sistema e os modelos servem de suporte ao sistema.

Estão corretas, apenas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

146Q380484 | Biologia, Recursos Hídricos, Perito Criminal Federal, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Uma barragem foi construída em um rio do semi-árido, dentro dos limites de uma unidade de conservação. A nascente desse rio, que desemboca em um estuário, situa-se na divisa entre os estados do Piauí e da Bahia. No reservatório formado, há lançamento de esgoto e carreação de resíduos de atividades agrícolas às suas margens. Foi detectado crescimento populacional de cianobactérias nas águas desse reservatório. Uma vez que esses organismos podem produzir toxinas, faz-se necessário o monitoramento da água do reservatório, podendo-se, para isso, fazer contagem convencional de células.

Considerando a situação hipotética apresentada acima, julgue os itens que se seguem.

Entre os efeitos do represamento do rio observados nos estuários a jusante, podem ser considerados válidos a erosão nas margens e o aumento da salinidade.

  1. ✂️
  2. ✂️

147Q379611 | Biologia, Recursos Hídricos, Perito Criminal Federal, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Uma barragem foi construída em um rio do semi-árido, dentro dos limites de uma unidade de conservação. A nascente desse rio, que desemboca em um estuário, situa-se na divisa entre os estados do Piauí e da Bahia. No reservatório formado, há lançamento de esgoto e carreação de resíduos de atividades agrícolas às suas margens. Foi detectado crescimento populacional de cianobactérias nas águas desse reservatório. Uma vez que esses organismos podem produzir toxinas, faz-se necessário o monitoramento da água do reservatório, podendo-se, para isso, fazer contagem convencional de células.

Considerando a situação hipotética apresentada acima, julgue os itens que se seguem.

No rio considerado, ocorreu um processo de oligotrofização.

  1. ✂️
  2. ✂️

148Q379420 | Biologia, Recursos Hídricos, Técnico Especialista, TERRACAP DF, CESPE CEBRASPE

Considere que um projeto para instalação de um tanque de armazenamento de querosene no DF, na bacia hidrográfica do Lago Paranoá, próximo ao divisor de águas, tenha sido apresentado para análise. Considere também que, no Lago, haja projetos de piscicultura em tanques-rede. Acerca dos riscos ambientais, das conseqüências de um eventual acidente com vazamento de querosene, da conveniência do projeto e do processo de instalação, julgue os itens seguintes.

Uma associação de moradores do Lago Paranoá com mais de dez anos de existência pode obter sucesso em uma ação civil pública contra a instalação do tanque de armazenamento, mesmo que o dano ambiental ainda não se tenha concretizado.

  1. ✂️
  2. ✂️

149Q485292 | Geografia, Recursos Hídricos, Analista de Geografia, MPU, CESPE CEBRASPE

No que concerne à zoogeografia e à fitogeografia, julgue os itens seguintes.

No mar, o fator de maior importância para a vida dos organismos é a luz, fonte primária de energia para os ecossistemas.

  1. ✂️
  2. ✂️

150Q385292 | Biologia, Recursos Hídricos, Técnico em Meio Ambiente, SAEB BA, CESPE CEBRASPE

A presença de mata ciliar

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

151Q380092 | Biologia, Recursos Hídricos, Biólogo, Prefeitura de Rio Branco AC, CESPE CEBRASPE

A presença de arsênico trivalente no organismo humano causa a redução da acetil-coenzima A (acetil-CoA) e a de arsênico pentavalente, o qual, por se assemelhar quimicamente e estruturalmente ao fósforo (fosfato), pode comprometer a fosforilação oxidativa em decorrência da formação de arsenato de adenosina-difosfato (ADP) emvez de adenosina-trifosfato (ATP). Com relação a esse tema e à presença de arsênico no meio ambiente, julgue os itens seguintes.

A coagulação e a filtração utilizadas em quase todas as estações de tratamento de água são ineficazes para a remoção do arsênico da água.

  1. ✂️
  2. ✂️

152Q117680 | Legislação Estadual, Recursos hídricos, Analista de Saneamento, EMBASA, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A respeito da outorga de direitos de uso de recursos hídricos, julgue
os itens seguintes.

Independe de outorga pelo poder público o uso de recursos hídricos para a satisfação das necessidades de pequenos núcleos populacionais, distribuídos no meio rural ou urbano.

  1. ✂️
  2. ✂️

153Q381335 | Biologia, Recursos Hídricos, Analista Ambiental, SEPLOG MA, FCC

A superexploração de aqüíferos é a extração de água subterrânea que ultrapassa os limites de produção das reservas reguladoras ou ativas do aqüífero, iniciando um processo de rebaixamento do nível potenciométrico que irá provocar danos ao meio ambiente ou para o próprio recurso. Para evitar a exaustão do aqüífero, recomendase que a água subterrânea

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

154Q484259 | Geografia, Recursos Hídricos, Professor, Prefeitura de Valença RJ, FUNCAB

No Brasil, a disponibilidade de água é bastante razoável pelo fato de o país dispor de uma das mais extensas e ricas redes fluviais do mundo. Em relação aos recursos hídricos, qual é a região brasileira com a mais elevada disponibilidade?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

155Q381591 | Biologia, Recursos Hídricos, Biólogo, Companhia de Saneamento do Paraná SANEPAR PR, UFPR

Os métodos mais comuns para determinar a presença de coliformes na água são baseados na habilidade das bactérias coliformes em fermentarem lactose. Sobre os métodos citados acima, é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

156Q380169 | Biologia, Recursos Hídricos, Oceanógrafo, Prefeitura de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Estuários são regiões costeiras semiconfinadas nas quais ocorre mistura de águas salinas marinhas e águas doces associadas, principalmente, ao aporte fluvial. A importância dos estuários para o ecossistema marinho como um todo está relacionada, entre outros fatores, à grande produtividade biológica que geralmente ocorre nesses frágeis ambientes, sujeitos a enorme pressão devido à intensa ocupação humana. Sobre estuários, julgue os itens que se seguem.

entre outros fatores, à elevação do nível médio dos mares, a processos tectônicos e ao confinamento de regiões costeiras por processos de sedimentação e formação de barras.

  1. ✂️
  2. ✂️

157Q382730 | Biologia, Recursos Hídricos, Técnico em Meio Ambiente, SAEB BA, CESPE CEBRASPE

A expressão tratamento de águas residuais refere-se a um vasto número de técnicas, geralmente implementadas em estação de tratamento de águas residuais (ETAR), onde se combinam os sistemas e as tecnologias necessárias para melhorar a qualidade das águas residuais, de forma que elas possam, após o tratamento, ser descarregadas no meio receptor. A respeito do tratamento de efluentes líquidos, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

158Q386077 | Biologia, Recursos Hídricos, Analista Técnico e Científico, MPE SP, VUNESP

Um lago vizinho a uma indústria de detergentes e outros produtos de limpeza biodegradáveis começou a apresentar uma intensa proliferação de plantas aquáticas, que acabaram quase por impedir a visualização da massa de água. Foi solicitado um parecer técnico da situação, o qual constatou
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

159Q221471 | Direito Ambiental, Recursos hídricos, Procurador Municipal, Prefeitura de Penedo AL, COPEVE

No âmbito da proteção dos recursos hídricos, a criação normativa de padrões de emissão para efluentes líquidos de estabelecimentos industriais

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

160Q385331 | Biologia, Recursos Hídricos, Biólogo, SABESP SP, FCC

As cianobactérias são componentes comuns do fitoplâncton de água doce, tornando-se dominantes em corpos de água eutrofizados. Muitas das espécies deste grupo produzem substâncias tóxicas (cianotoxinas). Foram relacionadas algumas características das cianobactérias:

I. Apresentam limites estreitos de tolerância ambiental.

II. Em altas concentrações indicam características propícias à piscicultura.

III. Podem ter vantagem competitiva sobre outras algas pelo efeito alelopático das toxinas.

IV. Possuem capacidade de fixação de N molecular.

Está correto o que consta em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.