Início

Questões de Concursos Recursos e serviços de informação

Resolva questões de Recursos e serviços de informação comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


101Q601941 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Analista Judiciário, TRE PI, FCC

Em um processo de referência, um usuário apresenta uma questão ao bibliotecário. Ao negociar a questão, o bibliotecário

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

102Q607855 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Bibliotecário, CRM MG, FUNDEP UFMG, 2017

O contexto atual da informação é cambiante, evolui a cada dia.

Nesse sentido, pode-se afirmar que o Serviço de Referência na contemporaneidade apresenta as contribuições a seguir, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

103Q605703 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Analista Administrativo, Agência Nacional de Transportes Aquaviários, CESPE CEBRASPE

Acerca dos serviços de referência, julgue os itens seguintes.

No serviço de referência, o programa de treinamento dos usuários deve instruí-los a utilizar todos os recursos da biblioteca e estimulá-los a usar outras fontes de informação, já que o treinamento é um processo contínuo de educação.

  1. ✂️
  2. ✂️

104Q602353 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Analista de Ativdades do Meio Ambiente, IBRAM DF, CESPE CEBRASPE

A respeito do Sistema Nacional de Informação sobre o Meio Ambiente (SINIMA) e da Rede Nacional de Informação sobre o Meio Ambiente (RENIMA), julgue os itens seguintes.

O Centro Nacional de Informação Ambiental (CNIA), que integra a política de informação do Ministério do Meio Ambiente (MMA), implementa as diretrizes definidas no SINIMA e coordena a RENIMA.

  1. ✂️
  2. ✂️

105Q605701 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Analista Judiciário, TRT 23a, FCC

A seleção de publicações periódicas tem como característica específica que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

106Q605984 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Bibliotecário, Ministério do Esporte, CESPE CEBRASPE

Julgue cada item a seguir no que se refere ao uso adequado de fontes de informação para o atendimento das necessidades de informação nele especificadas.

Os diretórios de pessoas são úteis para indicar outras publicações que possam fornecer dados biográficos sobre determinada personalidade que se deseja pesquisar.

  1. ✂️
  2. ✂️

107Q601720 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Analista em Biblioteconomia, MPE RO, CESGRANRIO

Uma das fontes de vulnerabilidade de bibliotecas e acervos em áreas próximas a bacias de rios, apontada por Trinkley (2001), são as inundações. Se não for possível evitar a instalação da biblioteca em zonas de planícies aluviais ou de inundações costeiras, várias providências são recomendadas pelo autor para proteção do acervo, destacando-se:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

109Q607800 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Bibliotecário, PROCON SP, VUNESP

A Biblioteca 2.0 está relacionada com

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

110Q601967 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Analista Judiciário, Tribunal Regional do Trabalho 17a Região, CESPE CEBRASPE

Acerca dos serviços de referência tradicional e virtual, julgue os itens seguintes.

Tanto no serviço de referência tradicional quanto no virtual, a estratégia de busca requer a análise minuciosa da questão do usuário para identificar conceitos e suas relações e, em seguida, traduzir a questão na linguagem de busca empregada nos sistemas de informação consultados.

  1. ✂️
  2. ✂️

111Q601462 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Analista Municipal, Prefeitura de Boa Vista RR, CESPE CEBRASPE

No que se refere aos tipos, características e aplicabilidade das fontes de informação, julgue os itens a seguir.

Uma entidade ou instituição é um conjunto organizado de pessoas trabalhando juntas, a fim de alcançar determinados objetivos. As instituições constituem importantes fontes de informação.

  1. ✂️
  2. ✂️

112Q604576 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Analista Judiciário, TRT 17a, CESPE CEBRASPE

Acerca dos serviços de referência tradicional e virtual, julgue os itens seguintes.

As consultas de localização de fatos demandam assistência limitada do bibliotecário e caracterizam-se por serem simples e fáceis de serem respondidas pelo bibliotecário de referência.

  1. ✂️
  2. ✂️

113Q601779 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Bibliotecário, Suframa AM, FUNRIO

Nas seis fases do processo de referência, o usuário está diretamente envolvido em quatro, quais sejam:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

114Q602423 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação

Assinale a alternativa que apresenta o tipo de marketing que uma biblioteca deve adotar para antecipar as necessidades de informação de seus usuários.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

115Q608031 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Analista em Gestão Especializado, Defensoria Pública do Estado de Amazonas AM, FCC, 2018

O indivíduo ou empresa que age como intermediário entre a biblioteca e um editor na compra de materiais de informação é chamado de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

116Q606176 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Bibliotecário, Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, a respeito do processo de referência.

A entrevista de referência tem por objetivo principal fazer que o bibliotecário identifique as fontes de informação a serem consultadas.

  1. ✂️
  2. ✂️

117Q609802 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Analista Judiciário, CNJ, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, a respeito do serviço de referência em bibliotecas.

A participação do usuário na avaliação do índice de precisão e no processo de busca e recuperação da informação é secundária, pois o bibliotecário é o principal agente desse processo.

  1. ✂️
  2. ✂️

118Q608292 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Auxiliar de Biblioteca, IFB BA, FUNRIO

As obras que, conforme a natureza da matéria de que tratam e o modo como são organizadas, não se destinam à leitura integral, mas à consulta em determinados tópicos, oferecendo determinadas informações, são identificadas, segundo sua utilidade prática como obras de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

119Q604047 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Técnico em Administração, Departamento Estadual de Trânsito PA, CESPE CEBRASPE

A respeito de serviços para usuários, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

120Q605054 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Analista Judiciário, TRT 23a, FCC

Segundo Denis Grogan, reduzir o serviço de referência simplesmente ao conteúdo de obras de referência é como dizer que uma obra de referência é utilizada somente no recinto das bibliotecas. Outro equívoco que ainda persiste é que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.