Questões de Concursos: Recursos e serviços de informação

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Recursos e serviços de informação. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

121 Q605735 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Analista Administrativo, ANATEL, CESPE CEBRASPE

O processo de referência é um processo essencialmente de comunicação interpessoal com a finalidade específica de satisfazer a necessidade de informação de outrem. Acerca de perguntas e respostas no processo de referência, julgue os itens seguintes.

Na entrevista de referência, a pergunta “Você deseja algo sobre a vida ou sobre a obra de Machado de Assis?” é um tipo de pergunta aberta.

122 Q603119 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Analista Municipal, Prefeitura de Boa Vista RR, CESPE CEBRASPE

No que concerne aos serviços de informação, julgue os itens subseqüentes.

Os fatores mais importantes que afetam a disponibilidade de livros possuídos pela biblioteca são nível de demanda, número de exemplares e duração do período de empréstimo.

123 Q602401 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Analista Legislativo, CD, FCC

Unidades de informação podem obter benefícios pela utilização das chamadas ferramentas da qualidade. Dentre essas, destaca-se aquela que “coleta dados aos pares de duas variáveis (causa/efeito) para checar a existência real da relação entre essas variáveis”. Essa ferramenta é conhecida como

124 Q609654 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Biblioteconomista, MPE AL, COPEVE UFAL

Em 2003 foi criada uma importante ferramenta para área de publicação científica.

Trata-se de um software desenvolvido para a construção e gestão para publicação(ões) periódica(s) eletrônica(s). Esta ferramenta tecnológica auxilia no processo de gestão de conteúdos e formatos digitais com foco nas atividades de editoração de publicações periódicas científicos eletrônicas. Recomendado pela CAPES, o processo editorial nesta ferramenta permite uma melhoria na avaliação da qualidade dos periódicos e uma maior rapidez no fluxo das informações.

Qual opção contém o nome do software e o seu responsável corretamente?

125 Q602507 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Bibliotecário, Secretaria de Estado de Educação AM, CESPE CEBRASPE

Tendo em vista que o serviço de referência de uma biblioteca é a porta de entrada para o acesso aos seus recursos informacionais, além de se consubstanciar como o cartão de visita da unidade, julgue os itens que se seguem.

O processo de referência inicia-se com a busca de informações no acervo da biblioteca.

126 Q609676 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Bibliotecário, Universidade Federal do Pernambuco PE, UPE UPENET IAUPE

Conforme VIEIRA (2014, p. 183):

“A ação cultural pode ser considerada como um projeto paralelo, a mais, somado às atividades normais de uma Unidade de Informação (U. I.) [...].” Tais ações são importantes e precisam levar em consideração “o enriquecimento e crescimento de seus usuários, ou seja, uma maior consciência e uso de sua cidadania através das artes e da cultura em geral”.

Com base nisso, o que se deve considerar na promoção de ações culturais em Unidades de Informação?

127 Q606169 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Analista de Apoio às Atividades Jurídicas, Secretaria de Estado de Gestão Administrativa do Distrito Federal DF, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, relativos às funções do bibliotecário de referência e sua interação com o usuário e a respeito de educação dos usuários e geração, comunicação e uso da informação comunitária.

A real utilidade de uma biblioteca é mensurada pela eficácia do serviço de referência. Cabe ao bibliotecário, portanto, otimizar essa prestação de serviço pela adoção de técnicas variadas, aplicadas nos momentos apropriados durante a interação usuário/bibliotecário.

129 Q607111 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Bibliotecário, PROCON SP, VUNESP

Sobre a recuperação da informação, pode-se afirmar que

130 Q608521 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Bibliotecário, AGU, IDECAN

Analise as afirmativas correlatas.

I. “A resposta a uma questão de referência deve incluir os elementos que serviram para sua elaboração: a própria questão, a estratégia da pesquisa, os instrumentos bibliográficos utilizados e os resultados na forma de referências dos documentos ou dos próprios documentos ou cópias contendo, obrigatoriamente, a identificação das fontes.”

PORQUE

II. “A entrevista de referência é um processo impessoal pois implica no atendimento ao público mais amplo possível, oferecendo acervos de todos os tipos, sobre todos os assuntos.”

Assinale a alternativa correta.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.