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Questões de Concursos Recursos e serviços de informação

Resolva questões de Recursos e serviços de informação comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


121Q607974 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Técnico Científico, Banco da Amazônia, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se seguem, relativos às atividades de planejamento e das redes e sistemas de informação no âmbito de bibliotecas, centros de documentação e serviços de informação.

Uma rede de informação pode ser compreendida como um conjunto de sistemas de informação que atuam de forma descentralizada e que se intercomunicam.

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123Q601973 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Bibliotecário, Prefeitura de Limeira SP, CESPE CEBRASPE

O marketing e seus princípios básicos têm sido adotados por muitos administradores de bibliotecas. Considerando uma visão moderna de marketing em bibliotecas, julgue os itens a seguir.

Há aumento de custo no desenvolvimento de programas de comunicação para diferentes segmentos e os resultados não se mostram mais significativos por essa estratégia de marketing em relação aos obtidos por uma campanha que utiliza folhetos, cartazes e vídeos publicitários relativos aos serviços da biblioteca.

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124Q602002 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Analista de Administração Pública, SGA DF, CESPE CEBRASPE

No que diz respeito às funções do bibliotecário de referência, interação bibliotecário e usuário, educação de usuários e geração, comunicação e uso de informação comunitária, julgue os itens seguintes.

São fatores concernentes aos administradores de informação, no serviço de referência, a cultura geral e o conhecimento do acervo; a capacidade de disposição para se comunicar; a capacidade para tomar decisões; a consciência de suas responsabilidades profissionais e a eficiência no serviço.

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125Q601615 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Bibliotecário Documentalista, Universidade Federal do Pampa RS, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subsequentes, relativos aos serviços de informação e às fontes de informação em ciência e tecnologia.

Serviços de informação podem ser definidos como o conjunto de atividades sistemáticas cujo objetivo é possibilitar ao usuário o acesso a fontes de informação para atender a necessidades específicas.

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126Q605512 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação

Facilitar a captura e a integração de registros MARC nos processos de coleta de metadados (Metadata Harvesting), característicos dos projetos Open Archives Initiative (OAI) e similares, é um dos objetivos do:
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127Q609120 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Agente Técnico, Ministério Público Estadual ES, VUNESP

O relatório de uma biblioteca
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128Q607150 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Analista em Gestão Especializado, Defensoria Pública do Estado de Amazonas AM, FCC, 2018

O usuário está em uma situação de incerteza frente a uma carência de informação, percebida pelo bibliotecário ou pelo usuário, mas não necessariamente manifestada. Trata-se de
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129Q602000 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Analista de Ativdades do Meio Ambiente, IBRAM DF, CESPE CEBRASPE

Acerca do serviço de referência, julgue os próximos itens.

Independentemente do tipo da biblioteca, a consulta à fontes secundárias é suficiente para sanar as questões de referência, por serem organizadas e compiladas segundo critérios que as tornam mais acessíveis aos usuários e, consequentemente, ao bibliotecário de referência.

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130Q604055 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Analista do Seguro Social, INSS, CESPE CEBRASPE

Sabendo que há diversas estratégias para a implantação do marketing em unidades de informação e que ainda há barreiras a essa implementação, julgue os itens que se seguem.

Ao adotar o marketing diferenciado, a unidade de informação deve desenvolver produtos e programas de marketing distintos para cada segmento de mercado. Nesse caso, essa unidade adota o marketing diferenciado.

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131Q609484 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Biblioteconomista, BNDES, CESGRANRIO

Agregar valor a produtos e a serviços de informação significa diferenciá-los para que se tornem mais atraentes aos olhos dos consumidores. A diferença entre eles pode ser estabelecida em termos de qualidade, durabilidade e preço, entre outros itens.

Dentre as categorias de atividades com valor agregado, encontra-se uma que se refere à habilidade do serviço oferecido ser compatível com as necessidades do usuário em seu ambiente de trabalho. Essa categoria é a
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132Q608521 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Bibliotecário, AGU, IDECAN

Analise as afirmativas correlatas.

I. “A resposta a uma questão de referência deve incluir os elementos que serviram para sua elaboração: a própria questão, a estratégia da pesquisa, os instrumentos bibliográficos utilizados e os resultados na forma de referências dos documentos ou dos próprios documentos ou cópias contendo, obrigatoriamente, a identificação das fontes.”

PORQUE

II. “A entrevista de referência é um processo impessoal pois implica no atendimento ao público mais amplo possível, oferecendo acervos de todos os tipos, sobre todos os assuntos.”

Assinale a alternativa correta.

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133Q607108 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Biblioteconomista, MPE AL, COPEVE UFAL

Dentre as bases de dados de referências, aquelas que mostram o acervo de uma determinada biblioteca, ou de uma rede de bibliotecas, é a base de dados

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134Q606398 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Analista Judiciário, TRE RN, FCC

Serviço dentro de uma organização que se refere à canalização de novos itens de informação, vindos de quaisquer fontes, para aqueles pontos dentro da organização onde a probabilidade de utilização, em conexão com interesses ou trabalhos carentes, é grande.

A definição de autoria de H. P. Luhn diz respeito

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135Q606169 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Analista de Apoio às Atividades Jurídicas, Secretaria de Estado de Gestão Administrativa do Distrito Federal DF, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, relativos às funções do bibliotecário de referência e sua interação com o usuário e a respeito de educação dos usuários e geração, comunicação e uso da informação comunitária.

A real utilidade de uma biblioteca é mensurada pela eficácia do serviço de referência. Cabe ao bibliotecário, portanto, otimizar essa prestação de serviço pela adoção de técnicas variadas, aplicadas nos momentos apropriados durante a interação usuário/bibliotecário.

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136Q603948 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Analista Administrativo, ANP, CESGRANRIO

Nas políticas de preservação de acervos bibliográficos, os processos de acondicionamento e armazenamento tratam, respectivamente, de

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137Q607111 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Bibliotecário, PROCON SP, VUNESP

Sobre a recuperação da informação, pode-se afirmar que

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138Q608017 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Especialista de Informação, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

A difusão automática, selecionada, permanente e personalizada de informações correntes, relativas a assuntos específicos, denomina-se

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139Q601637 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Bibliotecário, Ministério do Esporte, CESPE CEBRASPE

Com relação aos serviços de informação comunitária, que se utilizam de diversas fontes para sua geração, informação e uso, julgue os itens subseqüentes.

A divulgação científica orientada para objetivos educacionais amplia o conhecimento do público leigo a respeito do processo científico e sua lógica e, nesse sentido, o sítio do Canal Ciência, disponível no portal do Ibict, constitui uma fonte de informação eletrônica, por oferecer um diretório de links que inclui glossários, revistas e projetos educacionais.

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