Questões de Concursos: Recursos e serviços de informação

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Recursos e serviços de informação. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

131 Q602423 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação

Assinale a alternativa que apresenta o tipo de marketing que uma biblioteca deve adotar para antecipar as necessidades de informação de seus usuários.

132 Q607291 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Bibliotecário, Conselho Federal de Medicina, IADES

Considerando que a técnica de Delfos é uma variação do questionário no estudo dos usuários, assinale a alternativa que corresponde ao principal objetivo dessa técnica.

133 Q605512 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação

Facilitar a captura e a integração de registros MARC nos processos de coleta de metadados (Metadata Harvesting), característicos dos projetos Open Archives Initiative (OAI) e similares, é um dos objetivos do:

134 Q605259 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Analista em Ciência Júnior, CAPES, CESGRANRIO

As atividades de pesquisa, no Brasil, no caso dos órgãos nacionais de fomento, podem ser efetivadas, na sua maioria, em procedimentos via rede eletrônica adotados para avaliação do pesquisador e para os registros dos pesquisadores brasileiros, distribuídos pelas suas respectivas linhas de pesquisa. Nestes casos, tais registros podem ser realizados por meio do:

I - Curriculum Lattes;

II - Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq;

III - DataCapes;

IV - Prossiga;

V - Coleta Capes.

Estão corretos APENAS os itens

135 Q602000 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Analista de Ativdades do Meio Ambiente, IBRAM DF, CESPE CEBRASPE

Acerca do serviço de referência, julgue os próximos itens.

Independentemente do tipo da biblioteca, a consulta à fontes secundárias é suficiente para sanar as questões de referência, por serem organizadas e compiladas segundo critérios que as tornam mais acessíveis aos usuários e, consequentemente, ao bibliotecário de referência.

136 Q608017 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Especialista de Informação, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

A difusão automática, selecionada, permanente e personalizada de informações correntes, relativas a assuntos específicos, denomina-se

137 Q601744 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Analista de Ativdades do Meio Ambiente, IBRAM DF, CESPE CEBRASPE

Nas referências de vários volumes de um documento, produzidos em determinado período, indicam-se a data mais antiga e a mais recente da publicação, separadas por hífen, assim como para edições de publicações periódicas encerradas, quando deve ser acrescida a periodicidade com que circulava tal periódico.

A fonte de informação para a quinta área de descrição pode ser qualquer fonte, isto é, as informações devem ser retiradas do item, quer estejam implícitas quer explícitas.

138 Q609484 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Biblioteconomista, BNDES, CESGRANRIO

Agregar valor a produtos e a serviços de informação significa diferenciá-los para que se tornem mais atraentes aos olhos dos consumidores. A diferença entre eles pode ser estabelecida em termos de qualidade, durabilidade e preço, entre outros itens.

Dentre as categorias de atividades com valor agregado, encontra-se uma que se refere à habilidade do serviço oferecido ser compatível com as necessidades do usuário em seu ambiente de trabalho. Essa categoria é a

139 Q603360 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Analista Judiciário, TRT 23a, FCC

Segundo Neusa Dias de Macedo, os quesitos que o tripé bibliotecários, usuários e tecnologia precisa ter para que o Serviço de Referência e Informação online seja bem-sucedido são

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.