Questões de Concursos: Recursos e serviços de informação

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141 Q603360 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Analista Judiciário, TRT 23a, FCC

Segundo Neusa Dias de Macedo, os quesitos que o tripé bibliotecários, usuários e tecnologia precisa ter para que o Serviço de Referência e Informação online seja bem-sucedido são

143 Q608017 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Especialista de Informação, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

A difusão automática, selecionada, permanente e personalizada de informações correntes, relativas a assuntos específicos, denomina-se

144 Q609120 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Agente Técnico, Ministério Público Estadual ES, VUNESP

O relatório de uma biblioteca

145 Q602574 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Analista Judiciário, Tribunal Regional Eleitoral Bahia, CESPE CEBRASPE

Quanto aos serviços de referência, julgue os próximos itens.

As bibliotecas participantes do QuestionPoint, serviço de referência colaborativo criado pela Library of Congress e a OCLC (Online Computer Library Center), permanecem interligadas em rede e estão disponíveis a qualquer usuário, em qualquer parte do mundo, vinte e quatro horas por dia, sete dias por semana. Além disso, oferecem ao usuário a possibilidade de acessar o sistema por navegação por meio de telefone celular.

146 Q602596 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Bibliotecário, INB, CONSULPLAN

Nas atividades propostas pelo Serviço de Referência é levado em consideração o tipo de biblioteca e perfil dos usuários. Para um trabalho bem sucedido são requisitos necessários, EXCETO:

147 Q608847 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Agente de Defensoria Pública, DPE SP, FCC

Observe os dois agrupamentos abaixo referentes à infor mação jurídica:

I. Legislação.

II. Jurisprudência.

III. Doutrina.

a. Bibliografia Brasileira de Direito.

b. Sistema de Informações do Congresso Nacional.

c. Consulta Unificada do Tribunal Superior do Trabalho.

A correlação correta entre os agrupamentos é

148 Q604055 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Analista do Seguro Social, INSS, CESPE CEBRASPE

Sabendo que há diversas estratégias para a implantação do marketing em unidades de informação e que ainda há barreiras a essa implementação, julgue os itens que se seguem.

Ao adotar o marketing diferenciado, a unidade de informação deve desenvolver produtos e programas de marketing distintos para cada segmento de mercado. Nesse caso, essa unidade adota o marketing diferenciado.

149 Q605422 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Bibliotecário Documentalista, UNIPAMPA RS, CESPE CEBRASPE

A abordagem denominada estado anômalo do conhecimento, conhecida pela sigla ASK (anomalous state of knowledge) tem sido empregada em estudos de usuários e serviços de referência. Essa abordagem

não se aplica a situações em que a tarefa de busca de informação é uma tarefa simples, como, por exemplo, procurar resposta para uma informação factual.

150 Q603948 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Analista Administrativo, ANP, CESGRANRIO

Nas políticas de preservação de acervos bibliográficos, os processos de acondicionamento e armazenamento tratam, respectivamente, de

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