Início

Questões de Concursos Recursos e serviços de informação

Resolva questões de Recursos e serviços de informação comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


141Q602574 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Analista Judiciário, Tribunal Regional Eleitoral Bahia, CESPE CEBRASPE

Quanto aos serviços de referência, julgue os próximos itens.

As bibliotecas participantes do QuestionPoint, serviço de referência colaborativo criado pela Library of Congress e a OCLC (Online Computer Library Center), permanecem interligadas em rede e estão disponíveis a qualquer usuário, em qualquer parte do mundo, vinte e quatro horas por dia, sete dias por semana. Além disso, oferecem ao usuário a possibilidade de acessar o sistema por navegação por meio de telefone celular.

  1. ✂️
  2. ✂️

142Q602096 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Especialista em Desenvolvimento Humano, Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos ES, CESPE CEBRASPE

O serviço de referência digital procura transpor o serviço de referência tradicional para o ambiente digital. No que diz respeito a esse tipo de serviço, julgue os próximos itens.

Com a expansão do uso dos canais informais de comunicação, como os disponíveis nas redes sociais, o serviço de referência digital assume, também, uma natureza mais informal. Sendo assim, a implantação desse tipo de serviço prescinde de processos complexos como aqueles relacionados ao planejamento e à definição de políticas.

  1. ✂️
  2. ✂️

143Q609841 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Analista Judiciário, Superior Tribunal de Justiça, CESPE CEBRASPE, 2018

Acerca de tesauro, julgue os itens que se seguem. A categorização é utilizada para agrupar conceitos de mesma natureza em classes gerais ou facetas, com a finalidade de construir cadeias e renques, séries verticais e horizontais de conceitos.
  1. ✂️
  2. ✂️

144Q607291 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Bibliotecário, Conselho Federal de Medicina, IADES, 2018

Considerando que a técnica de Delfos é uma variação do questionário no estudo dos usuários, assinale a alternativa que corresponde ao principal objetivo dessa técnica.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

145Q605516 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Bibliotecário, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir referentes à gestão de sistemas de informação e de recursos e serviços informacionais.

O primeiro passo para a organização de uma unidade de informação é a realização do planejamento estratégico e operacional da unidade; uma vez estabelecida a sua organização, ela deverá ser imutável e duradoura.

  1. ✂️
  2. ✂️

146Q606566 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Bibliotecário, Universidade Federal de Goiás GO, UFGO, 2018

O produto de informação elaborado com base em um conjunto de artigos publicados na imprensa e comentários relativos a um mesmo tema ou a um mesmo acontecimento, em diferentes jornais, é denominado de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

147Q609654 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Biblioteconomista, MPE AL, COPEVE UFAL

Em 2003 foi criada uma importante ferramenta para área de publicação científica.

Trata-se de um software desenvolvido para a construção e gestão para publicação(ões) periódica(s) eletrônica(s). Esta ferramenta tecnológica auxilia no processo de gestão de conteúdos e formatos digitais com foco nas atividades de editoração de publicações periódicas científicos eletrônicas. Recomendado pela CAPES, o processo editorial nesta ferramenta permite uma melhoria na avaliação da qualidade dos periódicos e uma maior rapidez no fluxo das informações.

Qual opção contém o nome do software e o seu responsável corretamente?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

148Q608655 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Bibliotecário, Universidade Federal de Goiás GO, UFGO, 2018

É uma ferramenta voltada para usuários individuais, que permite aos pesquisadores criar um perfil, adicionar itens de sua produção acadêmica, como artigos, pôsteres, apresentações, conjunto de dados, programas de computador e também monitorar as menções recebidas on-line. Essa definição refere-se à ferramenta
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

149Q601744 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Analista de Ativdades do Meio Ambiente, IBRAM DF, CESPE CEBRASPE

Nas referências de vários volumes de um documento, produzidos em determinado período, indicam-se a data mais antiga e a mais recente da publicação, separadas por hífen, assim como para edições de publicações periódicas encerradas, quando deve ser acrescida a periodicidade com que circulava tal periódico.

A fonte de informação para a quinta área de descrição pode ser qualquer fonte, isto é, as informações devem ser retiradas do item, quer estejam implícitas quer explícitas.

  1. ✂️
  2. ✂️

150Q608150 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Especialista em Produção de Informações Econômicas, SAEB BA, CESPE CEBRASPE

Acerca da gestão de unidades de informação, julgue os seguintes itens.

Informações sobre novas encomendas, relatório de livreiros e informações sobre livros recebidos fazem parte do sistema de controle de circulação de um sistema de gerenciamento de bibliotecas.

  1. ✂️
  2. ✂️

151Q609007 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Analista, Serviço Federal de Processamento de Dados, CESPE CEBRASPE

Julgue os próximos itens, relativos a estudo de usuários e necessidades de informação. A estrutura do big6, que é um modelo de letramento informacional, é constituída de definição de tarefa, estratégia de busca de informação, localização e acesso, uso de informação, síntese e avaliação.
  1. ✂️
  2. ✂️

152Q605259 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Analista em Ciência Júnior, CAPES, CESGRANRIO

As atividades de pesquisa, no Brasil, no caso dos órgãos nacionais de fomento, podem ser efetivadas, na sua maioria, em procedimentos via rede eletrônica adotados para avaliação do pesquisador e para os registros dos pesquisadores brasileiros, distribuídos pelas suas respectivas linhas de pesquisa. Nestes casos, tais registros podem ser realizados por meio do:

I - Curriculum Lattes;

II - Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq;

III - DataCapes;

IV - Prossiga;

V - Coleta Capes.

Estão corretos APENAS os itens

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

153Q602401 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Analista Legislativo, CD, FCC

Unidades de informação podem obter benefícios pela utilização das chamadas ferramentas da qualidade. Dentre essas, destaca-se aquela que “coleta dados aos pares de duas variáveis (causa/efeito) para checar a existência real da relação entre essas variáveis”. Essa ferramenta é conhecida como

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

154Q606135 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Especialista em Informações Técnicas, Prefeitura de São Paulo SP, FCC

O modelo de processo de referência, constituído por seis fases e amplamente divulgado no Brasil por Nice Figueiredo, foi proposto por

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

155Q603360 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Analista Judiciário, TRT 23a, FCC

Segundo Neusa Dias de Macedo, os quesitos que o tripé bibliotecários, usuários e tecnologia precisa ter para que o Serviço de Referência e Informação online seja bem-sucedido são

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

156Q608847 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Agente de Defensoria Pública, DPE SP, FCC

Observe os dois agrupamentos abaixo referentes à infor mação jurídica:

I. Legislação.

II. Jurisprudência.

III. Doutrina.

a. Bibliografia Brasileira de Direito.

b. Sistema de Informações do Congresso Nacional.

c. Consulta Unificada do Tribunal Superior do Trabalho.

A correlação correta entre os agrupamentos é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

157Q601735 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Biblioteconomista, IPHAN, FUNIVERSA

Constitui um dos requisitos indispensáveis ao cumprimento eficaz do processo de seleção em uma biblioteca

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

158Q602517 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Bibliotecário Documentalista, Fundação Universidade de Brasília, CESPE CEBRASPE

A função de marketing relaciona-se ao estabelecimento de trocas voluntárias de valores entre a organização e seus mercados. Julgue os itens a seguir acerca dessa relação de troca.

O marketing visa obter o melhor ajuste das relações de troca, ou seja, entre a demanda do mercado e a oferta da organização.

  1. ✂️
  2. ✂️

159Q608707 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Bibliotecário, Suframa AM, CESPE CEBRASPE

Com relação a aspectos referentes à bibliografia, julgue os itens que se seguem. Ao preparar um planejamento bibliográfico, ou seja, a construção de uma bibliografia, o bibliotecário deve realizar o diagnóstico da população-alvo, o qual deve incluir as necessidades institucionais, os usuários e as demandas reprimidas dessa população.
  1. ✂️
  2. ✂️

160Q604624 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Analista de Controle Externo, TCE GO, FCC

Visando melhorar o atendimento do usuário e, ao mesmo tempo, promover o uso extensivo dos recursos da biblioteca, o serviço de informação e referência deve concentrar esforços

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.