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Questões de Concursos Recursos e serviços de informação

Resolva questões de Recursos e serviços de informação comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


161Q602517 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Bibliotecário Documentalista, Fundação Universidade de Brasília, CESPE CEBRASPE

A função de marketing relaciona-se ao estabelecimento de trocas voluntárias de valores entre a organização e seus mercados. Julgue os itens a seguir acerca dessa relação de troca.

O marketing visa obter o melhor ajuste das relações de troca, ou seja, entre a demanda do mercado e a oferta da organização.

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162Q601215 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Técnico de Desenvolvimento e Administração, IPEA, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, acerca da atividade de uma biblioteca de fornecer informações sobre suas novas aquisições aos seus usuários.

Conhecer as necessidades de informação dos usuários e considerar os recursos humanos e financeiros que serão investidos são atribuições exclusivas do gerente da biblioteca, não podendo ser executada por um bibliotecário de referência.

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163Q609676 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Bibliotecário, Universidade Federal do Pernambuco PE, UPE UPENET IAUPE, 2017

Conforme VIEIRA (2014, p. 183):

“A ação cultural pode ser considerada como um projeto paralelo, a mais, somado às atividades normais de uma Unidade de Informação (U. I.) [...].” Tais ações são importantes e precisam levar em consideração “o enriquecimento e crescimento de seus usuários, ou seja, uma maior consciência e uso de sua cidadania através das artes e da cultura em geral”.

Com base nisso, o que se deve considerar na promoção de ações culturais em Unidades de Informação?

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164Q602596 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Bibliotecário, INB, CONSULPLAN

Nas atividades propostas pelo Serviço de Referência é levado em consideração o tipo de biblioteca e perfil dos usuários. Para um trabalho bem sucedido são requisitos necessários, EXCETO:
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165Q601598 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Analista de Biblioteconomia, MPU, CESPE CEBRASPE

Nas organizações que busquem alcançar produtividade, qualidade e competitividade, a gestão da qualidade em serviços de informação deve

contemplar processos voltados exclusivamente para a qualidade intrínseca do produto ou serviço de informação.

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166Q602507 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Bibliotecário, Secretaria de Estado de Educação AM, CESPE CEBRASPE

Tendo em vista que o serviço de referência de uma biblioteca é a porta de entrada para o acesso aos seus recursos informacionais, além de se consubstanciar como o cartão de visita da unidade, julgue os itens que se seguem.

O processo de referência inicia-se com a busca de informações no acervo da biblioteca.

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167Q604313 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Analista de Correios, ECT, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, referentes às funções e aos objetivos da biblioteca universitária.

Atualmente, os serviços de referência disponíveis em uma biblioteca universitária restringem-se à disponibilização de recursos de busca e recuperação da informação via Internet.

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169Q606751 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Bibliotecário, Prefeitura de Lagoa da Prata MG, FGR

Sobre marketing em unidades de informação, é CORRETO afirmar:

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170Q605106 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Bibliotecário, Prefeitura de Limeira SP, CESPE CEBRASPE

Em serviços de disseminação seletiva da informação, os perfis de interesse ou perfis de usuários constituem um conjunto de indicadores que caracterizam as necessidades de informação dos usuários. Acerca desse tema, julgue os seguintes itens.

Os referidos perfis não sofrem modificações após a contratação do serviço de disseminação seletiva da informação.

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171Q605882 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Bibliotecário, SEDUC AM, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subsecutivos, referentes aos centros de documentação e aos serviços de informação.

Os dados coletados dos ambientes interno e externo dos sistemas de informação são insuficientes para a definição de estratégias, do papel social e da oferta de produtos e serviços de informação.

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172Q603983 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação

A literatura especializada em seleção de materiais de informação costuma apresentar uma grande variedade de critérios, que podem ser agrupados em critérios que abordam o conteúdo dos documentos, os que abordam a adequação aos usuários e aqueles relativos a aspectos adicionais do documento. Na última categoria, estão os critérios de
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173Q603473 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Técnico Municipal, Prefeitura de Vila Velha ES, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir acerca da avaliação dos serviços de notificação corrente.

Entre os critérios de avaliação, o de pertinência dos resultados é o que constitui o argumento definitivo para o usuário avaliar o serviço.

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174Q601437 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Analista de Apoio às Atividades Jurídicas, SGA DF, CESPE CEBRASPE

Com relação ao controle e à avaliação de serviços de informação e informatização em unidades de informação, julgue os itens a seguir.

O controle efetivado em serviços de informação é a função de restringir e regular vários fatores, sendo seu objetivo assinalar faltas ou erros, a fim de que se possa repará-los, evitando sua repetição.

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175Q605801 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Analista do Seguro Social, INSS, CESPE CEBRASPE

Sabendo que há diversas estratégias para a implantação do marketing em unidades de informação e que ainda há barreiras a essa implementação, julgue os itens que se seguem.

A melhora na divulgação das unidades de informação e dos recursos de que ela dispõe e a atração de um número maior de usuários são alguns dos benefícios da adoção do marketing em unidades de informação.

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176Q601760 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Bibliotecário, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

No que se refere aos recursos e serviços de informação em geral e às bibliotecas públicas e escolares, assim como à educação dos usuários, à informação comunitária e às funções do bibliotecário de referência, julgue os itens que se seguem.

As necessidades de pessoal das bibliotecas públicas serão determinadas por três fatores: a população carente atendida, o número de usuários inscritos e a quantidade de documentos nelas existentes.

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177Q602017 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Assistente de Gestão de Políticas Públicas, Prefeitura de São Paulo SP, FCC

Consiste na gestão das condições ambientais em que as coleções se encontram e em que podem ser consultadas. Trata-se

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178Q605864 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Bibliotecário, Companhia Energética do Rio Grande do Sul RS, CESPE CEBRASPE

Com relação ao desenvolvimento de coleções, julgue os itens que se seguem. De um modo geral, o processo de formação, desenvolvimento e organização de coleções deve ser visto e equacionado como uma atividade de planejamento, cuja base advém do reconhecimento da comunidade a ser servida e de suas características culturais e informacionais.
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180Q607360 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Bibliotecário, CPRH PE, FCC

No que diz respeito aos relatórios como instrumentos de planejamento e avaliação em serviços de informação, é correto afirmar que

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