Início

Questões de Concursos Recursos e serviços de informação

Resolva questões de Recursos e serviços de informação comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


181Q605293 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Analista Administrativo, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subseqüentes, relacionados à gestão de recursos e serviços informacionais e ao controle e à avaliação de serviços de informação.

Os produtos e serviços de informação possuem um ciclo de vida inerente às condições do mercado e à força de sua competitividade. Esforços permanentes de gestão vão monitorar sua vida útil, corrigindo os rumos de seu desempenho ou prolongando sua vida, aprimorando sua qualidade e adequando-o às novas realidade do mercado.

  1. ✂️
  2. ✂️

182Q607360 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Bibliotecário, CPRH PE, FCC

No que diz respeito aos relatórios como instrumentos de planejamento e avaliação em serviços de informação, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

183Q603310 | Biblioteconomia, Recursos e Serviços de Informação, Bibliotecário, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

No que se refere aos recursos e serviços de informação em geral e às bibliotecas públicas e escolares, assim como à educação dos usuários, à informação comunitária e às funções do bibliotecário de referência, julgue os itens que se seguem.

Umas das funções do serviço de referência é a educação do usuário, que consiste em assisti-lo diretamente, visando responder às suas questões e promover a sua interação com ambiente físico da biblioteca.

  1. ✂️
  2. ✂️

184Q609976 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Aspirante Complementar, Bombeiro Militar DF, IDECAN, 2017

Sobre as ontologias, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Definem os termos usados para descrever e representar uma área do conhecimento.

( ) Promovem e facilitam a interoperabilidade entre sistemas de informação, possibilitando o compartilhamento de conhecimento entre os sistemas.

( ) Possuem funcionalidades que permitem que as máquinas possam processar o ?raciocínio? automatizado por meio de regras e inferências.

A sequência está correta em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

185Q603344 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Analista de Biblioteconomia, Ministério Público da União, CESPE CEBRASPE

Acerca dos serviços de referência, julgue os itens a seguir.

No âmbito dos serviços de disseminação seletiva de informação, a relevância consiste em avaliar se os documentos recuperados interessam ou não ao usuário.

  1. ✂️
  2. ✂️

186Q607196 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Bibliotecário, CRM MG, FUNDEP UFMG, 2017

As instituições de informação constituem organismos dinâmicos, em crescimento. A aplicação da gestão da qualidade no ambiente da informação não acontece de forma aleatória, há que se considerar as características específicas do ambiente de informação.

A esse respeito, assinale a alternativa INCORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

187Q607480 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Analista Judiciário, TSE, CONSULPLAN

Dentre os benefícios da aplicação da gestão da qualidade com base na ISO 9000 em serviços de informação, aquele que preconiza a padronização das atividades, através da documentação elaborada e treinamento dos envolvidos é o de abordagem
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

188Q602889 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Bibliotecário, MPE RR, CESPE CEBRASPE

A atuação do bibliotecário de referência envolve interação direta com o usuário, por meio da entrevista de referência. Julgue os itens seguintes com relação a esse processo de referência.

Na entrevista de referência, o bibliotecário obterá informações mais elaboradas acerca da necessidade de informação do usuário ao utilizar perguntas fechadas, comparativamente ao uso de perguntas abertas.

  1. ✂️
  2. ✂️

190Q607416 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Bibliotecário, Suframa AM, CESPE CEBRASPE

Com relação a aspectos referentes à bibliografia, julgue os itens que se seguem. A bibliografia nacional refere-se à produção intelectual de um país. Tal produção é dividida em diferentes graus de alcance, que abrangem os tipos de publicações de um país, as obras de autores de um país e as publicações acerca de um país.
  1. ✂️
  2. ✂️

191Q602563 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Bibliotecário, MJ, FUNRIO

A avaliação de serviços de informação que utiliza metodologias baseadas na estatística e na experimentação controlada, que procura descrever significados que são inerentes aos fenômenos e aos processos analisados e, por isso, é considerada objetiva, é identificada, segundo essa abordagem metodológica, como:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

192Q603207 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Técnico de Desenvolvimento, Fundação Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, CESPE CEBRASPE

O serviço de referência é definido como uma interface entre a informação e o usuário, mediado pelo bibliotecário de referência. Julgue os itens subseqüentes, relacionados a esse tema.

O atendimento ao usuário via correio eletrônico não necessita de investimentos vultosos em tecnologia e sua implementação se dá pelo e-mail básico e por formulário web, caracterizando, assim, um serviço de referência digital assíncrono.

  1. ✂️
  2. ✂️

193Q608669 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Analista Judiciário, TRT 6a, FCC

Instruções: Considere a informação a seguir, para responder às questões de números 41 e 42.

Segundo a norma brasileira para preparação de guias de bibliotecas, centros de informação e de documentação, a estrutura de um guia de unidade informacional é constituída de elementos essenciais e, quando necessária, acrescida de elementos complementares.

Considera-se elemento complementar

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

194Q607479 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Analista Judiciário, TSE, CONSULPLAN

?A declaração dos objetivos gerais da biblioteca, relacionados com a instituição e a comunidade servida, não é fundamental para a definição de uma política de seleção.?

PORQUE

?O reconhecimento e a aceitação de sua função social, através da definição de seus objetivos, é que determinarão os métodos e as práticas de seleção da biblioteca.?

A análise dessas afirmações leva à conclusão de que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

195Q606715 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Técnico I, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, CESPE CEBRASPE, 2018

Com relação ao atendimento ao usuário de bibliotecas, julgue os itens seguintes. No processo de referência, o usuário participa das fases de seleção da mensagem, negociação, seleção da resposta e renegociação.
  1. ✂️
  2. ✂️

196Q605243 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Analista Administrativo, ANS, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subseqüentes, relativos ao controle e à avaliação de serviços de informação e informatização em unidades de informação.

Nas unidades de informação, a avaliação é, na prática, um processo catalisador de mudança e pode ser definida como qualquer alteração planejada que afete a estrutura, os serviços, os programas ou a alocação de recursos da organização.

  1. ✂️
  2. ✂️

197Q603460 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação

O estudo de aspectos quantitativos de produção, distribuição e uso da informação registrada é denominado
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

198Q601949 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Analista de Apoio às Atividades Jurídicas, SGA DF, CESPE CEBRASPE

No que se refere a marketing em bibliotecas e a políticas e a processos de desenvolvimento de coleções, julgue os itens que se seguem.

O papel do marketing em qualquer tipo de unidade de informação, mesmo em bibliotecas públicas e(ou) escolares, é o de combinar a capacidade do serviço com as necessidades dos usuários, de forma a gerar ação proveitosa para o sistema em si e para a sociedade.

  1. ✂️
  2. ✂️

199Q605796 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Analista de Ativdades do Meio Ambiente, IBRAM DF, CESPE CEBRASPE

A respeito de serviços de informação, julgue os itens que se seguem.

Os serviços de informação podem ser divididos em dois tipos: os de atendimento à demanda e os de antecipação à demanda. Os levantamentos bibliográficos enquadram-se no primeiro, enquanto os serviços de disseminação seletiva da informação enquadram-se no segundo.

  1. ✂️
  2. ✂️

200Q602214 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Analista de Correios, ECT, CESPE CEBRASPE

A respeito de serviço de referência, julgue os itens seguintes.

Os estudos de usuários subsidiam as atividades de planejamento e de avaliação de bibliotecas; contudo, têm aplicabilidade limitada e questionável na melhoria do processo de referência.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.