Início

Questões de Concursos Recursos e serviços de informação

Resolva questões de Recursos e serviços de informação comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q609666 | Biblioteconomia, Recursos e Serviços de Informação, Agente de Fiscalização, TCM SP, FGV

A interoperabilidade compreende a identificação persistente de esquemas de metadados padronizados e um protocolo de coleta de metadados. Esses metadados descrevem a natureza dos dados armazenados, que incluem:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q601402 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Analista em Biblioteconomia, Ministério Público Estadual RO, CESGRANRIO

Para a preservação de coleções de bibliotecas e a manutenção do prédio, a escolha de materiais é essencial. Segundo Trinkley (2001), todos os materiais para bibliotecas devem ser selecionados tendo-se em mente três questões: a resistência ao uso, a facilidade de limpeza e manutenção e as possibilidades de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q603146 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Analista Ambiental, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir que abordam as atividades de planejamento, de marketing e o serviço de referência em bibliotecas.

O serviço de referência é compreendido como um serviçomeio da biblioteca porque atua como um canal de comunicação entre as coleções e os usuários.

  1. ✂️
  2. ✂️

24Q603524 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Analista Pleno I, Conselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CESPE CEBRASPE

As características do mundo moderno têm influenciado substancialmente as organizações e vêm alterando as formas de gestão, inclusive em bibliotecas, de características mais rígidas em um passado recente, para formas mais flexíveis e dinâmicas. Com referência a esse assunto, julgue os itens a seguir.

O gerente de um sistema de informação deve-se ocupar primordialmente das condições de trabalho de seus colaboradores, as quais devem ser adequadas às características psicofisiológicas dos empregados e à natureza do trabalho a ser executado.

  1. ✂️
  2. ✂️

25Q605198 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Analista de Ativdades do Meio Ambiente, Instituto Brasília Ambiental, CESPE CEBRASPE

A respeito de serviços de informação, julgue os itens que se seguem.

Os serviços de informação possuem características singulares, como a participação dos usuários, mas também outras que compartilham com determinadas classes de serviços, como a volatilidade e o uso intensivo de tecnologia.

  1. ✂️
  2. ✂️

26Q601603 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Analista Judiciário, TRF 2a, FCC

Em serviços de informação, os indicadores são escolhidos
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q609928 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Analista Judiciário, TJ PE, FCC

Observe as referências abaixo:

I. KOOGAN, André; HOUAISS, Antonio (Ed.). Enciclopédia e dicionário digital 98. Direção geral de André Koogan Breikmam. São Paulo: Delta: Estadão, 1998. 5 CD-ROM.

II. ROMANO, Giovanni. Imagens da juventude na era moderna. In: LEVI, G.; SCHMIDT, J. (Org.). História dos jovens 2: a época contemporânea. São Paulo: Companhia das Letras, 1996. p. 7-16.

III. SÃO PAULO (Estado). Secretaria do Meio Ambiente. Coordenadoria de Planejamento Ambiental. Estudo de impacto ambiental - EIA, Relatório de impacto ambiental - RIMA: manual de orientação. São Paulo, 1989. 48 p. (Série Manuais).

Está correto o que consta em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q609622 | Biblioteconomia, Recursos e Serviços de Informação, Agente de Fiscalização, TCM SP, FGV

A recuperação de informação jurisprudencial é uma forma específica de recuperação de informação jurídica, potencializada com a capacidade do bibliotecário de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q608358 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Analista Judiciário, TJ RO, CESPE CEBRASPE

No que se refere ao marketing aplicado às bibliotecas, tarefas como administrar crises mediante a criação de um banco de dados com reclamações, preparar relatórios anuais, trabalhar com editores, responder a perguntas jornalísticas, comparecer diante de comissões governamentais e gerir eventos sociais e científicos são atividades de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q608939 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Bibliotecário Documentalista, UFFS, FEPESE

Analise a definição abaixo:

”É um processo social e gerencial pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam através da criação, oferta e troca de produtos de valor com outros”.

Assinale a alternativa a que se refere a definição apresentada:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q601370 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Analista de Apoio às Atividades Jurídicas, Secretaria de Estado de Gestão Administrativa do Distrito Federal DF, CESPE CEBRASPE

Com relação a recursos e serviços de informação, especialmente no processo de referência de bibliotecas públicas e escolares, julgue os itens a seguir.

As atividades de um setor de referência/informação representam uma ampla gama de ações, desde o tradicional serviço de referência até a moderna busca de dados online. De biblioteca para biblioteca, existem diferenças substanciais na extensão e na variedade de serviços que podem ser oferecidos.

  1. ✂️
  2. ✂️

32Q607669 | Biblioteconomia, Recursos e Serviços de Informação, Agente de Fiscalização, TCM SP, FGV

Os sistemas de DSI que determinam a relevância de um recurso, realizando o matching entre o perfil do usuário e os perfis de usuários com interesses similares ou perfis comunitários padrão são os:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q604418 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Bibliotecário, MJ, FUNRIO

O sistema de localização fixa é recomendado para bibliotecas onde a conservação do livro é condição para a salvaguarda de seu conteúdo porque, nesse sistema, os livros são organizados segundo sua:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q603181 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Analista de Ativdades do Meio Ambiente, Instituto Brasília Ambiental, CESPE CEBRASPE

Acerca do serviço de referência, julgue os próximos itens.

A organização do serviço de referência é variável de acordo com a organização da biblioteca, e as técnicas utilizadas nas respostas mantêm certa heterogeneidade, mas, desde que exista esta seção, é sua responsabilidade desempenhar atividades como comutação, processamento e preparo de material para circulação.

  1. ✂️
  2. ✂️

35Q604489 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Técnico de Desenvolvimento e Administração, IPEA, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, com relação à padronização de uma publicação seriada hipotética intitulada Boletim do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, de acordo com as normas técnicas da área de documentação.

As referências bibliográficas dos documentos citados nos artigos devem ser ordenadas de acordo com o sistema de chamada utilizado no texto, que é numérico ou autor-data.

  1. ✂️
  2. ✂️

36Q601605 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Especialista em Desenvolvimento Humano, Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos ES, CESPE CEBRASPE

O serviço de referência digital procura transpor o serviço de referência tradicional para o ambiente digital. No que diz respeito a esse tipo de serviço, julgue os próximos itens.

O modelo cooperativo de serviço de referência digital está em ascensão atualmente. Nesse modelo, duas ou mais bibliotecas combinam e compartilham as ferramentas de referência digital, além das perguntas dos usuários e respostas fornecidas pela biblioteca.

  1. ✂️
  2. ✂️

37Q604199 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Assistente de Biblioteca, Prefeitura de Itaituba PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 25, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

As bibliotecas possuem um serviço que compreende todas as atividades voltadas aos usuários, como o treinamento na utilização do acervo, dos catálogos e o acesso às bibliotecas virtuais. Indispensável para promover o bom atendimento nas bibliotecas, esse serviço é chamado de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

38Q607796 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Técnico Legislativo Sênior I, Assembléia Legislativa ES, CESPE CEBRASPE

Assinale a opção correta acerca do serviço de referência.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q602572 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Analista de Ativdades do Meio Ambiente, Instituto Brasília Ambiental, CESPE CEBRASPE

Nas referências de vários volumes de um documento, produzidos em determinado período, indicam-se a data mais antiga e a mais recente da publicação, separadas por hífen, assim como para edições de publicações periódicas encerradas, quando deve ser acrescida a periodicidade com que circulava tal periódico.

O apêndice à edição brasileira inclui as entradas para nomes de pessoas de origem estrangeira, com prefixo estrangeiro no sobrenome, mas nascidas ou radicadas em países de língua portuguesa. Neste caso, a entrada é feita pelo prefixo estrangeiro, e criam-se remissivas para a(s) parte(s) do nome que segue(m) o prefixo.

  1. ✂️
  2. ✂️

40Q606754 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Bibliotecário, Secretaria de Estado de Educação AM, 2018

De acordo com Grogan (2001), um verdadeiro sistema especialista procura incorporar no computador o conhecimento e as aptidões decisórias de um especialista humano, num determinado domínio (campo específico), de modo que o sistema possa oferecer orientação inteligente ou tomar uma decisão inteligente acerca de um problema que lhe seja apresentado. Dentre os componentes que integram esse tipo de sistema, aquele que visa obter do usuário informações sobre o problema é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.