Início

Questões de Concursos Recursos e serviços de informação

Resolva questões de Recursos e serviços de informação comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


202Q606061 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Analista de Controle Externo, TCE GO, FCC

Considere a referência bibliográfica abaixo:

OLIVEIRA, Marlene; MATHEUS, Renato Fabiano; CASTRO, Júlio Vítor Rodrigues de; RIBAS, Guilherme; SALES, Rodney Givisiez Sales. Os grupos de pesquisa em Ciência da Informação: análise de redes sociais como ferramentas de apoio para estudo epistemológico. In: POBLACIÓN, Dinah Aguiar; MUGNAINI, Rogério; RAMOS, Lúcia Maria S. V. Costa (org.) Redes sociais e colaborativas em informação científica. São Paulo: Angellara Editora, 2009. p. 531-551.

Segundo a norma da ABNT, a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

203Q605076 | Biblioteconomia, Recursos e Serviços de Informação, Bibliotecário, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir referentes à gestão de sistemas de informação e de recursos e serviços informacionais.

A preocupação maior de um gestor de informação deve ser a de compreender o papel da informação nas sociedades atuais e como esse recurso estratégico é produzido, transportado e utilizado.

  1. ✂️
  2. ✂️

204Q603061 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Analista Administrativo, Agência Nacional de Águas, CESPE CEBRASPE

Os serviços de disseminação seletiva da informação (DSI) fornecem a cada usuário ou grupo de usuários documentos que correspondem a suas necessidades de informação. Julgue os itens a seguir acerca da DSI.

A qualidade da resposta de um serviço de DSI depende da qualidade do perfil do usuário e da qualidade da descrição física dos documentos, isto é, dos resumos e da indexação da base de dados.

  1. ✂️
  2. ✂️

205Q601797 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Analista Judiciário, TRE PI, FCC

O serviço de informação e referência compreende, além do serviço de referência propriamente dito, as seguintes linhas de atuação:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

206Q601410 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Bibliotecário, Ministério do Esporte, CESPE CEBRASPE

Julgue cada item a seguir no que se refere ao uso adequado de fontes de informação para o atendimento das necessidades de informação nele especificadas.

Mapas políticos são úteis para localizar estradas e rodovias existentes no espaço geográfico que representam.

  1. ✂️
  2. ✂️

207Q601943 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Analista em CampT Pleno I, MCT, CESPE CEBRASPE

Considerando os serviços manuais e eletrônicos de informação, julgue os seguintes itens.

Nos serviços de informação em bibliotecas, é preferível adotar o uso de resultados desejados como critérios diretos para sua avaliação, utilizando-se esses mesmos critérios em outros serviços ao público.

  1. ✂️
  2. ✂️

208Q605019 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Analista Judiciário, Tribunal Regional do Trabalho 17a Região, CESPE CEBRASPE

Acerca dos serviços de referência tradicional e virtual, julgue os itens seguintes.

Uma desvantagem do uso da videoconferência no serviço de referência virtual é que a comunicação entre o usuário e o bibliotecário ocorre de maneira assíncrona.

  1. ✂️
  2. ✂️

209Q608658 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Bibliotecário, CPRH PE, FCC

Analise as duas afirmativas abaixo, relacionadas ao planejamento em serviços de informação.

I. Por não estar totalmente incorporado à rotina do bibliotecário, o planejamento, quando ocorre, é como atividade esporádica e não como atividade permanente. Como atividade esporádica, corre o risco de se limitar a fabricar planos como fins em si mesmos, perdendo de vista a ação. II. O planejamento em bibliotecas e unidades de informação localiza-se, frequentemente, nos níveis intermediário e operacional, sendo o planejamento estratégico uma prerrogativa dos níveis de direção da organização a que pertencem. Isso significa que o planejamento da unidade de informação deve ser coerente com os objetivos e estratégias definidos pela direção da organização e não, como às vezes observamos, navegar na direção oposta. Conclui-se das informações acima que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

210Q604907 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação

A bibliometria congrega três leis básicas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

211Q601325 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Bibliotecário, DPU, CESPE CEBRASPE

A escassez de recursos é frequentemente apontada como uma das principais razões para a avaliação contínua de bibliotecas e outros tipos de unidades de informação, de modo que estas possam garantir sua sobrevivência. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

213Q606259 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Técnico Educacional, Secretaria de Educação PE, IPAD

A biblioteca brasileira pode vir a tornar-se uma instituição mais democrática por excelência, ao se voltar para um serviço de informação comunitária. Esta atividade de informação para a comunidade deve merecer a atenção daqueles bibliotecários brasileiros que desejem realizar tarefas que atestem o seu envolvimento com a questão social. A afirmação acima permite identificar ações que podem levar a biblioteca à concretização desse ideal

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

214Q605003 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Bibliotecário, Companhia Energética do Rio Grande do Sul RS, CESPE CEBRASPE

Quanto à administração de sistemas de informação e aos profissionais de informação, julgue os itens subseqüentes. Para que um sistema de informação administrativa exista efetivamente, é imperativo que as categorias de dados sejam definidas de forma precisa, favorecendo, assim, padronização na coleta, que, por sua vez, possibilita a obtenção de dados confiáveis.
  1. ✂️
  2. ✂️

215Q609426 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Analista do MPU, Ministério Público da União, CESPE CEBRASPE

Acerca dos serviços de referência, julgue os itens a seguir.

O modelo cooperativo de serviços de referência deve ser adotado quando duas ou mais bibliotecas compartilham recursos tecnológicos e humanos para atender às demandas de seus usuários. No entanto, esse modelo de serviço de referência apresenta dificuldades para prover serviços 24/7 em tempo real.

  1. ✂️
  2. ✂️

216Q607387 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Analista Judiciário, TRF 2a, CONSULPLAN, 2017

Assinale a alternativa que apresenta a funcionalidade do protocolo OAI - PMH que permite ao usuário acessar com uma única consulta múltiplas coleções digitais.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

217Q603041 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Bibliotecário, MDS, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, a respeito do processo de referência.

No processo de referência, a busca de informações para fornecimento de respostas às demandas dos usuários deve-se restringir à realizada apenas em obras de referência.

  1. ✂️
  2. ✂️

218Q604589 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Analista de Biblioteconomia, Ministério Público da União, CESPE CEBRASPE

Acerca da padronização de publicações seriadas elaboradas segundo as normas técnicas de documentação, julgue os itens subsequentes.

Na referência bibliográfica de artigos, a indicação da periodicidade é feita tanto em meses quanto em estações ou divisões do ano, no idioma original da publicação e de forma abreviada.

  1. ✂️
  2. ✂️

219Q607165 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Analista do MPU, MPU, CESPE CEBRASPE

Com base em sistemas de informação, julgue os itens que se seguem.

Os sistemas de informação são compostos por grupos lógicos de subsistemas e dados que suprem as necessidades de informação de uma comunidade, grupo ou processo.

  1. ✂️
  2. ✂️

220Q609225 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Bibliotecário, Câmara de Parauapebas PA, FADESP

Os Serviços de Referência em Informação Digital (SRDI) avançados podem ser classificados pela sua capacidade de sincronia como assíncronos e síncronos. Como exemplos de síncronos tem-se

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.