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Questões de Concursos Recursos e serviços de informação

Resolva questões de Recursos e serviços de informação comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


221Q609225 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Bibliotecário, Câmara de Parauapebas PA, FADESP

Os Serviços de Referência em Informação Digital (SRDI) avançados podem ser classificados pela sua capacidade de sincronia como assíncronos e síncronos. Como exemplos de síncronos tem-se

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222Q601076 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Técnico de Promotoria, Ministério Público Estadual PB, COMPERVE

O principal instrumento de negociação do bibliotecário de referência é, segundo Denis Grogan, a entrevista de referência. Para ser um ouvinte, o bibliotecário deve
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223Q604407 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Analista de Biblioteconomia, APAC PE, COVEST UNEMAT

“Para estudar as representações documentárias, destacamos o modelo de caráter sistêmico denominado „ciclo da informação?, ou modelo de transferência da informação, que reduz a realidade da representação do conhecimento a seis etapas”. Qual a sequência correta de utilização dessas etapas?

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224Q607992 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Analista Legislativo, Assembléia Legislativa RN, FCC

As fontes formais legislativas são representadas pelas normas superiores, tais como leis, decretos, acordos etc., e inferiores, tais como circulares, resoluções etc. O ...... é um ato de natureza legislativa, baixado e elaborado pelo poder Executivo. A ...... é uma decisão tomada por autoridade pública, impondo uma ordem ou medida. A ...... é uma norma com força de lei, baixada pelo Presidente da República sem o aval do Legislativo.

Os termos que preenchem corretamente as lacunas do texto são
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226Q603553 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Analista Administrativo, Agência Nacional de Transportes Aquaviários, CESPE CEBRASPE

Acerca dos serviços de referência, julgue os itens seguintes.

A função primordial do bibliotecário de referência, que consiste na busca, ou ajuda na busca de informações, é a primeira fase do trabalho de referência a ser considerado e é o real objetivo do todo o serviço de referência.

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227Q602027 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Analista de Ativdades do Meio Ambiente, Instituto Brasília Ambiental, CESPE CEBRASPE

Considerando o paradigma centrado na coleção e o paradigma centrado no usuário na prestação de serviços de referência, julgue os itens a seguir.

Em uma biblioteca cujo serviço de referência é centrado na coleção, o papel do bibliotecário de referência no desenvolvimento da coleção é mais importante do que naquela cujo serviço adota o paradigma centrado no usuário.

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228Q609745 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Bibliotecário, CPRH PE, FCC

Em serviços de informação, autores como Barter Jr (1994) têm salientado que, a despeito de toda a revolução tecnológica e de instrumentos cada vez mais avançados para o controle e disponibilização de informações, o importante é o investimento

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229Q603131 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Bibliotecário, Ministério da Saúde, CESPE CEBRASPE

Quanto aos serviços de referência, julgue os itens que se seguem.

A utilização proficiente do conteúdo de obras de referência em ambiente impresso ou eletrônico constitui a principal atividade do serviço de referência de uma biblioteca.

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230Q601636 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Bibliotecário, IEMA ES, CESPE CEBRASPE

Acerca de automação de processos e serviços em unidades de informação, julgue os itens subseqüentes.

Os serviços de disseminação seletiva da informação e de levantamentos retrospectivos são produtos que começaram a ser oferecidos pelos serviços de indexação e resumos, a partir de bases de dados computadorizadas.

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231Q601665 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Técnico Municipal, Prefeitura de Vila Velha ES, CESPE CEBRASPE

O marketing em unidades de informação é um conjunto de técnicas que contribuem para a visibilidade dos produtos e serviços oferecidos. Acerca desse tema, julgue os próximos itens.

Marketing não-concentrado, diferenciado e concentrado são três estratégias alternativas de publicidade que apóiam o desenvolvimento do composto de marketing.
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232Q609870 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Analista Judiciário, TJ PE, FCC

O diálogo entre o bibliotecário e o usuário que busca aclarar a solicitação de informação e, desta forma, melhor adequar a resposta da unidade de informação às necessidades do usuário, é denominado

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233Q609623 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Bibliotecário, TJ AC, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, relativos ao planejamento de serviços de disseminação seletiva da informação (DSI).

A implementação corresponde à etapa de operacionalização do serviço de DSI em que são cumpridas as etapas e as atividades previstas nas fases definidas no fluxo do processo.

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234Q601713 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Analista Judiciário, TRE BA, CESPE CEBRASPE

Quanto aos serviços de referência, julgue os próximos itens.

As expressões referência virtual, referência digital, serviços de informação na Internet, referência permanente e referência em tempo real são utilizadas para descrever serviços de referência que utilizam tecnologia digital de uma ou outra maneira.

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235Q603020 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Analista Administrativo, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

Acerca dos serviços de referência, julgue os itens seguintes.

No seu início, o serviço de referência estava ligado à função educativa das bibliotecas; havia uma espécie de união entre o que hoje se chama serviço de referência e de auxílio aos leitores, uma espécie de serviço de informações imediatas.

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237Q605490 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Bibliotecário, TCE PB, FCC

Um serviço personalizado e atualizado direcionado ao usuário ou a um grupo de usuários fornecendo em intervalos regulares listas de citações das publicações mais recentes. O que o distingue de outros serviços congêneres "é o desenvolvimento do perfil do usuário que pode ser prontamente modificado com a mudança da necessidade de informação."

O texto acima corresponde à definição para

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238Q601679 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Analista Administrativo, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, CESPE CEBRASPE

O serviço de referência de uma unidade de informação possui diversos serviços dirigidos aos usuários, como notificação corrente, disseminação seletiva de informação e atendimento ao usuário. A respeito desse assunto, julgue os itens seguintes.

A porcentagem de questões de referência que podem ser respondidas de maneira competente por técnicos bem treinados pode chegar a 80%, conforme estudos recentes sobre essa área.

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239Q609878 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Analista Desenvolvimento Gestão Júnior, Metrô SP, FCC

Em seu manifesto para bibliotecas públicas, publicado em 1995, a UNESCO declara que

Os serviços da biblioteca pública devem ser oferecidos com base na igualdade de acesso para todos, sem distinção de idade, raça, sexo, religião, nacionalidade, língua e condição social. Serviços e materiais específicos devem ser postos à disposição dos usuários que, por qualquer razão, não possam usar os serviços e os materiais correntes.

Segundo o manifesto, são exemplos destes usuários

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240Q608885 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Analista Judiciário, TSE, CONSULPLAN

O modelo FRBR (Functional Requirements for Bibliographic Records) identifica três grupos de entidades que são objetos de interesse para usuários de dados bibliográficos. As entidades do grupo 1 correspondem aos interesses pelos produtos da criação intelectual e artística, e suas definições se entrelaçam, evidenciando as relações primárias que existem entre elas. Relacione essas entidades com suas respectivas definições.

I. Obra.

II. Expressão.

III. Manifestação.

IV. Item.

P. a concretização em termos físicos da expressão de uma obra.

Q. a precisão do escopo e significado de uma obra.

R. a realização intelectual ou artística de uma obra na forma de notação alfanumérica, musical ou coreográfica, som, imagem, objeto, movimento, etc., ou qualquer combinação destas formas.

S. um exemplar individual de uma manifestação.

T. uma criação intelectual ou artística definida.

A sequência está correta em

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