Início

Questões de Concursos Recursos e serviços de informação

Resolva questões de Recursos e serviços de informação comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


341Q604012 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Analista de Apoio às Atividades Jurídicas, SGA DF, CESPE CEBRASPE

Com relação a recursos e serviços de informação, especialmente no processo de referência de bibliotecas públicas e escolares, julgue os itens a seguir.

Todos os serviços de uma biblioteca pública, dentro do possível, devem estar à disposição e serem acessíveis aos leitores excepcionais e aos que se acham confinados em casa, quer adultos ou crianças.

  1. ✂️
  2. ✂️

342Q602738 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Analista Judiciário, TRT 4a, FCC

"Momento em que o acervo de documentos existente na biblioteca vai transformar-se em acervo informacional".

Para Neusa Dias de Macedo, a afirmação acima refere-se

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

343Q601244 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Analista de Administração Pública, SGA DF, CESPE CEBRASPE

No que diz respeito às funções do bibliotecário de referência, interação bibliotecário e usuário, educação de usuários e geração, comunicação e uso de informação comunitária, julgue os itens seguintes.

O papel do bibliotecário de referência é superar as dificuldades criadas pelo usuário, bem como os outros fatores envolvidos no processo de referência, para atingir a consecução de sua tarefa, que é prestar a informação requerida pelo usuário no menor prazo possível.

  1. ✂️
  2. ✂️

344Q607655 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Bibliotecário, MAPA, CONSULPLAN

O serviço de referência presencial possui características institucionais. Assinale a alternativa que apresenta uma dessas características.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

345Q609491 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Analista Ministerial, Ministério Público Estadual PE, FCC, 2018

Num sistema de recuperação da informação, o controle de vocabulário visa a:

I. Representar os assuntos de maneira consistente na entrada e na saída.

II. Possibilitar o desenvolvimento de uma busca exaustiva a respeito de algum assunto.

É correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

347Q603875 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Analista Judiciário, TRF 2a, FCC

O usuário chega à biblioteca, conversa com o bibliotecário e aguarda enquanto este vai ao acervo à procura de materiais para atender à questão formulada. Segundo Nice Figueiredo, o exemplo acima cumpriu quatro etapas do processo de referência, ou seja,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

348Q603902 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Bibliotecário, Companhia Energética do Rio Grande do Sul RS, CESPE CEBRASPE

Acerca de estratégia de busca, ergonomia, consórcio e biblioteca especializada, julgue os itens a seguir. As atividades desenvolvidas na área de ergonomia têm como objetivo transferir tecnologia para a sociedade por meio da capacitação profissional e da prestação de serviços.
  1. ✂️
  2. ✂️

349Q603170 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Biblioteconomista, BNDES, CESGRANRIO

O serviço de referência digital oferecido pelas bibliotecas brasileiras, na prática, consiste basicamente em responder às questões dos usuários que sentem necessidade de informação e que não sabem, por si mesmos
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

350Q608294 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Bibliotecário Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

A facilidade com que um usuário interage com o catálogo de uma biblioteca física ou digital, um índice, uma base de dados bibliográficos e outros tipos de recursos informacionais é denominada
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

351Q606790 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Bibliotecário, TJ MG, FUMARC

Considerando os sistemas de recuperação da informação, analise as afirmativas a seguir:

I. Os sistemas de recuperação da informação podem ser avaliados de acordo com sua capacidade de suprir as necessidades dos usuários a partir de seus próprios recursos informacionais e suas possibilidades de se integrar a outros sistemas.

II. Os sistemas de recuperação automatizados, inicialmente, eram sistemas integrados, ou seja, desenvolvidos de modo a resolver problemas de busca de informações em acervos de várias bibliotecas.

III. Os sistemas de recuperação da informação têm sido tradicionalmente avaliados em termos de relevância e utilidade da informação e, mais recentemente, por meio de novos critérios, como qualidade, seletividade, veracidade, síntese e impacto da informação.

Marque a alternativa que apresenta a resposta CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

352Q604234 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Analista de Controle Externo, TCE GO, FCC

A ação do homem é um dos fatores que afetam a degradação dos documentos. Isso acontece, entre outras coisas, por meio do manuseio incorreto. A colocação de clipe de metal como marcador de páginas é um exemplo dessa forma de manuseio, pois

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

353Q606031 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Analista de Biblioteconomia, Ministério Público da União, CESPE CEBRASPE

Acerca dos serviços de referência, julgue os itens a seguir.

A consulta no local, a comutação, a circulação, o fornecimento de cópias e a preparação de traduções são atividades do serviço de referência relativas à provisão de informações.

  1. ✂️
  2. ✂️

354Q601176 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Analista, IRB, ESAF

Os agentes químicos que são degradantes na preservação de acervos bibliográficos são

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

355Q601478 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Bibliotecário, Ministério do Esporte, CESPE CEBRASPE

O serviço de referência compreende todas as atividades voltadas, direta ou indiretamente, para a prestação de serviços ao usuário. Acerca desse assunto, julgue os itens seguintes.

Durante a entrevista de referência, o usuário deve considerar os instrumentos de padronização terminológica utilizados pela biblioteca para formular sua questão de pesquisa, de modo a obter uma solução adequada para o problema de informação apresentado.

  1. ✂️
  2. ✂️

356Q605576 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Bibliotecário, Ministério do Esporte, CESPE CEBRASPE

Acerca da elaboração e normalização de documentos técnicocientíficos, julgue os próximos itens.

Para a elaboração de referência de uma monografia no todo em formato eletrônico, em CD-ROM ou disquete, deve-se indicar a informação do tipo de material, como neste modelo: AUTORIA. Título. Local: Editora, ano. Designação específica do tipo de material.

  1. ✂️
  2. ✂️

357Q603529 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Analista Judiciário, TRE PI, FCC

A seleção do público-alvo para a implementação de um serviço de disseminação seletiva da informação

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

358Q605123 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Bibliotecário Documentalista, Universidade Federal do Pampa RS, CESPE CEBRASPE

Julgue os próximos itens, acerca dos intrumentos de avaliação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

Quando podem ser verificadas ações adequadas de atualização e ampliação do acervo bibliográfico e dos serviços da biblioteca, como oferta de serviço de comutação bibliográfica no país e no exterior, a biblioteca está atendendo ao referencial mínimo de qualidade aferido pela avaliação externa.

  1. ✂️
  2. ✂️

359Q603347 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Bibliotecário, Ministério da Saúde, CESPE CEBRASPE

No que se refere à avaliação de bibliotecas e aos serviços de informação, julgue os seguintes itens.

A Lei de Lotka, também conhecida como Lei de Dispersão, permite, por meio da mensuração da produtividade dos periódicos, identificar o núcleo e as áreas de dispersão de determinado assunto em um mesmo conjunto de periódicos.

  1. ✂️
  2. ✂️

360Q602453 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Analista Executivo em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPE

Durante a negociação de uma questão de referência, um processo complexo de comunicação se estabelece entre o usuário e o bibliotecário. Acerca desse processo, julgue os itens que se seguem.

O uso de alguns filtros, como a motivação e as características pessoais do usuário, auxiliam o bibliotecário a compreender e a categorizar as necessidades de informação do usuário.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.