Início

Questões de Concursos Recursos e serviços de informação

Resolva questões de Recursos e serviços de informação comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


41Q603631 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Analista de Apoio às Atividades Jurídicas, SGA DF, CESPE CEBRASPE

Com relação a recursos e serviços de informação, especialmente no processo de referência de bibliotecas públicas e escolares, julgue os itens a seguir.

Os serviços e produtos de informação pressupõem que se conheça, com segurança, quem são os seus usuários e de que tipos, níveis e quantidade de informação necessitam para apoiar as suas diferentes atividades.

  1. ✂️
  2. ✂️

42Q608274 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Bibliotecário, Conselho Federal de Medicina, IADES, 2018

Para se avaliar a recuperação da informação em termos de revocação, deve-se adotar a seguinte medida:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

44Q601885 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Assistente de Gestão de Políticas Públicas, Prefeitura de São Paulo SP, FCC

Utilizado em referência ao patrimônio de bens culturais, o termo é também aplicado em bibliotecas, compreendendo o registro individual, em numeração progressiva, de cada item que é incorporado ao seu acervo. Atividade básica do preparo técnico dos livros, trata-se

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

45Q609842 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Bibliotecário, Universidade Federal de Goiás GO, UFGO, 2018

O processo de referência define estratégias essenciais para a busca e recuperação da informação desejada. Grogan (2001) propõe oito etapas decisórias que consubstanciam o processo de referência. A etapa 3 refere-se à questão inicial desse processo, a qual pode ser traduzida em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

46Q605733 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Técnico Educacional, Secretaria de Educação PE, IPAD

Considera-se como regra fundamental na conservação de acervos, uma higienização permanente que vá além da coleção e das instalações. Entretanto, a forma mais eficiente é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

47Q601946 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Analista em Biblioteconomia, Ministério Público Estadual RO, CESGRANRIO

Em bibliotecas, a luz é utilizada de duas formas – como iluminação ambiental, aproveitando suas qualidades na proteção das coleções de sua exposição direta, e como iluminação das áreas de trabalho e de armazenamento, sem a preocupação com seus efeitos no espaço físico, em geral. Esta última é denominada iluminação de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

48Q608783 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Auxiliar Técnico II, SENAC PE, IPAD

Serviço que consiste em direcionar novos itens de informação, de qualquer que seja a fonte, para aqueles pontos onde a probabilidade de seu uso, em conexão com o interesse corrente do usuário seja alta, denominamos de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

49Q609759 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Analista Ministerial, MPE AP, FCC

Analise as afirmativas abaixo.

I. A cultura organizacional serve de marco de referência aos membros de uma organização e dá as diretrizes de como as pessoas devem nela se comportar.

II. As organizações comprometidas com o sucesso estão abertas a uma aprendizagem constante.

III. O clima organizacional representa um elemento para tentar compreender se a organização e suas práticas administrativas favorecem ou não o interesse e o rendimento das pessoas.

IV. As organizações são sistemas fechados compostos de recursos que perseguem objetivos.

Está correto que se afirma APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

51Q602893 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Técnico Educacional, Secretaria de Educação PE, IPAD

Segundo Nice Figueiredo, a coleção de referência deve ser uma coleção altamente funcional, incluindo quantas obras forem necessárias para atender às necessidades dos usuários. Para desenvolver uma coleção assim caracterizada é necessário determinar critérios de seleção e efetivar uma avaliação sistemática. No que se refere à seleção desses materiais, devem ser observadas como características:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

52Q601847 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Analista Pleno I, Conselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CESPE CEBRASPE

Os serviços de informação de uma biblioteca fornecem a real imagem dessa instituição para os seus usuários. Um desses serviços é o fornecimento de normas técnicas. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.

O termo norma técnica é utilizado em relação a publicações que incluem especificações, códigos de prática, recomendações, métodos de testes, nomenclaturas etc.

  1. ✂️
  2. ✂️

53Q607395 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Analista Judiciário, TRE PR, FCC

Considere as referências bibliográficas abaixo:

I. MEY, Eliane Serrão Alves. Catalogação e descrição bibliográfica: contribuições a uma teoria. Brasília, DF: ABDF, 1987.

II. MÃO-DE-OBRA e previdência. PESQUISA Nacional por Amostra de Domicílios, Rio de Janeiro, 1983. v. 7, Suplemento.

III. COSTA, V. R. À margem da lei. Em Pauta, Rio de Janeiro, n. 12, 1998. p. 131-138.

IV. ROMANO, Giovanni. Imagens da juventude na era moderna. In: LEVI, G.; SCHMIDT, J. (Org.). História dos jovens 2: a época contemporânea. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

V. REVISTA BRASILEIRA DE GEOGRAFIA. Rio de Janeiro: IBGE, 1939- . Trimestral. Absorveu Boletim Geográfico, do IBGE. Índice acumulado, 1939-1983. ISSN 0034-723X.

Estão corretas APENAS as referências

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

54Q602965 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Analista Judiciário, Superior Tribunal Militar, CESPE CEBRASPE

Com relação aos serviços de referência, julgue os itens que se seguem.

Os sistemas de recuperação da informação ainda não se desenvolveram suficientemente para que as buscas realizadas por bibliotecários ou pelos próprios usuários contemplem, além do registro, o texto completo dos documentos.

  1. ✂️
  2. ✂️

55Q602422 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Bibliotecário, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir referentes à gestão de sistemas de informação e de recursos e serviços informacionais.

Os recursos financeiros de uma unidade de informação normalmente dependem do orçamento da sua instituiçãosede, quando existente.

  1. ✂️
  2. ✂️

56Q604222 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Analista em Biblioteconomia, Ministério Público Estadual RO, CESGRANRIO

As condições para selecionar os mais relevantes e pertinentes dados produzidos em cada área de interesse decorrem da capacidade de o bibliotecário proceder à:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

57Q609844 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Analista Judiciário, TRE PR, FCC

Quanto ao serviço de referência, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

58Q603388 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Analista Administrativo, ANS, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subseqüentes, relacionados com conceitos e funções da administração e com recursos humanos, financeiros e materiais na administração das unidades de informação.

Nas unidades de informação, a capacitação dos recursos humanos constitui uma necessidade constante e um excelente investimento. O programa de capacitação deve ser montado anualmente, com previsão de visitas, estágios, cursos de média e curta duração, dentro ou fora da instituição.

  1. ✂️
  2. ✂️

59Q604422 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Bibliotecário Documentalista, Universidade Federal do Pampa RS, CESPE CEBRASPE

Com relação a ferramentas, instrumentos e serviços de informação científica online, julgue os próximos itens.

Além de automatizar todo o processo editorial de um periódico científico, o Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas é uma das ferramentas que podem ser utilizadas para a criação de portais de periódicos científicos eletrônicos.

  1. ✂️
  2. ✂️

60Q608058 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Bibliotecário, CRM MG, FUNDEP UFMG, 2017

A qualidade em um serviço de informação não é atingida por acaso. É essencial o engajamento da gerência, responsável pelas propostas iniciais e o planejamento para o alcance dos objetivos do Sistema de Informação. Relacione a COLUNA I com a COLUNA II considerando as ferramentas para a gestão da qualidade.

COLUNA I

1. É um instrumento gráfico bastante utilizado na área de Organização e Métodos. Pode ser um instrumento à descrição de processos. Pode ser chamado de gráfico de procedimentos. É também conhecido como diagrama de blocos.

2. Ajuda na visualização dos problemas facilitando a tomada de decisão. Apresenta dados quantitativos.

3. Também denominado diagrama de frequência. Por intermédio desse instrumento, é possível visualizar como eventos repetitivos variam no correr do tempo.

4. Essa técnica parte do princípio que o ser humano, ao se defrontar com um determinado problema, tem a tendência natural de utilizar ao mesmo tempo duas funções de sua mente, as de criação e de julgamento.

5. Essa técnica avalia os fatores que influenciam um problema, ou seja, as forças que possibilitam a sua solução ou que impedem que esta seja atingida. Representa uma ferramenta útil para solução de problemas, encorajando os envolvidos a atingir um consenso sobre a prioridade relativa dos fatores envolvidos em uma determinada questão.

COLUNA II

( ) Análise do campo de forças

( ) Fluxograma

( ) Gráfico de Pareto

( ) Histograma

( ) Brainstorming

Assinale a sequência CORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.