Questões de Concursos: Recursos e serviços de informação

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Recursos e serviços de informação. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

61 Q602094 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Analista Judiciário, Tribunal Regional Eleitoral Bahia, CESPE CEBRASPE

Quanto aos serviços de referência, julgue os próximos itens.

Uma das principais dificuldades para a implantação de serviços de referência digital é a escassez de software livres ou gratuitos para tal finalidade, e as bibliotecas nem sempre dispõem de recursos financeiros para adquirir licenças de software.

62 Q604785 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Biblioteconomista, BNDES, CESGRANRIO

Na entrevista de referência, um usuário não consegue expressar verbalmente e com precisão toda a extensão de sua necessidade de informação, tendendo a solicitar material sobre assunto genérico ou amplo, quando, na verdade, o que deseja é bastante específico. Nesse caso, um bibliotecário experiente verificará a ocorrência de

63 Q605733 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Técnico Educacional, Secretaria de Educação PE, IPAD

Considera-se como regra fundamental na conservação de acervos, uma higienização permanente que vá além da coleção e das instalações. Entretanto, a forma mais eficiente é:

64 Q604040 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Analista Judiciário, TRT 21a, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se seguem, relativos ao serviço de referência.

A cooperação e o compartilhamento de recursos entre bibliotecas são orientações fundamentais, principalmente para suas atividades-meio, mas não são necessárias para a prestação de serviços-fim, como é o caso dos serviços de referência. Isso ocorre, sobretudo, devido ao uso cada vez mais intenso e facilitado de tecnologias de informação e comunicação na mediação da relação entre bibliotecários e usuários, o que torna as bibliotecas independentes uma das outras na prestação desse tipo de serviço.

65 Q602229 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação

Os sistemas de informação precisam ser gerenciados de modo eficaz, a fim de proporcionar serviços úteis à comunidade. Esse gerenciamento inclui a administração dos recursos humanos, financeiros e materiais e a gestão dos recursos informacionais. Conforme esse pressuposto, julgue os itens a seguir. Uma vez implementado o sistema de informação, ele exigirá manutenção em seu dia-a-dia, o que origina tipos de atividades como documentação (relatórios, instruções etc.), segurança, suporte ao usuário e planejamento de sistemas futuros.

66 Q609844 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Analista Judiciário, TRE PR, FCC

Quanto ao serviço de referência, é correto afirmar que

67 Q604522 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Analista, Serviço Federal de Processamento de Dados, CESPE CEBRASPE

No serviço de referência de uma biblioteca, normalmente um usuário solicita uma pesquisa, e o bibliotecário cria meios para manter um diálogo mais preciso entre ele e o solicitante, visando atender a demanda. Com referência ao serviço de referência e à atividade de pesquisa bibliográfica, julgue os itens que se seguem. De acordo com a OCLC, o serviço de referência digital pode ser síncrono ou assíncrono.

68 Q604222 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Analista em Biblioteconomia, Ministério Público Estadual RO, CESGRANRIO

As condições para selecionar os mais relevantes e pertinentes dados produzidos em cada área de interesse decorrem da capacidade de o bibliotecário proceder à:

69 Q603143 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Bibliotecário, Casa da Moeda, CESGRANRIO

Na taxonomia dos modelos de avaliação de bibliotecas digitais, dentre as abordagens existentes, encontram-se aquelas centradas nos

70 Q605967 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação

Entre os serviços que uma biblioteca universitária oferece para a comunidade acadêmica, assinale aquele que NÃO é concernente à referência.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.