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Questões de Concursos Recursos e serviços de informação

Resolva questões de Recursos e serviços de informação comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


61Q602094 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Analista Judiciário, Tribunal Regional Eleitoral Bahia, CESPE CEBRASPE

Quanto aos serviços de referência, julgue os próximos itens.

Uma das principais dificuldades para a implantação de serviços de referência digital é a escassez de software livres ou gratuitos para tal finalidade, e as bibliotecas nem sempre dispõem de recursos financeiros para adquirir licenças de software.
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62Q607527 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Analista Judiciário, TSE, CONSULPLAN

Considerando os objetivos, características e condições de uso, avalie as seguintes afirmações sobre a RDA (Resource Description and Access).

I. Foi projetada para proporcionar uma estrutura coerente, flexível e extensível tanto para a descrição técnica quanto de conteúdo de todos os tipos de recursos.

II. Foi desenvolvida originalmente como um código de catalogação de recursos informacionais impressos em papel, com regras complementares que a tornam extensível a todos os tipos de mídias.

III. Tem estrutura que permite a descrição de todos os tipos de recursos, tanto de bibliotecas quanto de outras comunidades ligadas ao patrimônio cultural, como arquivos, museus ou repositórios digitais.

IV. Pode ser utilizada para a descrição tanto de recursos tradicionais quanto não tradicionais, analógicos e digitais, dentro e fora da biblioteca.

Assinale

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63Q604785 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Biblioteconomista, BNDES, CESGRANRIO

Na entrevista de referência, um usuário não consegue expressar verbalmente e com precisão toda a extensão de sua necessidade de informação, tendendo a solicitar material sobre assunto genérico ou amplo, quando, na verdade, o que deseja é bastante específico. Nesse caso, um bibliotecário experiente verificará a ocorrência de
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64Q608446 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Biblioteconomista, DPE RR, FCC

O modelo booleano está presente em quase todos os sistemas de recuperação de informações, muitas vezes, como a principal maneira de formular as expressões de busca. Uma das maiores desvantagens desse modelo é
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65Q602063 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Técnico de Nível Universitário, CHESF, CESPE CEBRASPE

Considerando as tecnologias de informação, tais como as redes de informação eletrônicas e os serviços de provisão e acesso, julgue os itens subseqüentes. Os produtos e serviços de informação (dados, textos, imagens, sons, softwares etc.) são identificados na rede com o nome genérico de conteúdos.
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66Q605557 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Bibliotecário, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

No que se refere aos recursos e serviços de informação em geral e às bibliotecas públicas e escolares, assim como à educação dos usuários, à informação comunitária e às funções do bibliotecário de referência, julgue os itens que se seguem.

Alguns autores da área definem bibliotecas públicas e populares como instituições idênticas, de caráter democrático, destinadas aos habitantes de uma localidade, distrito ou região; ambas possuem características de instituições sociais, tanto pela amplitude de seus campos de ação como pela diversificação.

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67Q602209 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Bibliotecário, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir referentes à gestão de sistemas de informação e de recursos e serviços informacionais.

A qualidade é a base de qualquer sistema de produção e trabalho, incluindo as unidades de informação. A qualidade garante a homogeneidade de resultados, a redução de perdas, a adequação de produtos e serviços aos interesses do mercado, a diminuição de custos e a maximização de resultados, além de responder pelo sucesso ou fracasso de um empreendimento.

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68Q608898 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Bibliotecário Documentalista, UFFS, FEPESE

Assinale a alternativa que apresenta o nome do serviço de intermediação entre os recursos informacionais disponíveis na Internet e os usuários.

Tem como objetivo prestar assistência ao usuário no direcionamento de questões às fontes de informações web e/ou a outras fontes. Pode ser gerenciado automaticamente, com aplicativos específicos ou com assistência de especialistas.

TOUTAIN, 2006

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69Q608254 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Analista do MPU, Ministério Público da União, CESPE CEBRASPE

Acerca dos serviços de referência, julgue os itens a seguir.

Uma vez que o uso crescente de tecnologias de informação e comunicação propiciou a diversificação de serviços de referência em bibliotecas, a importância da dimensão humana tem diminuído na mediação de informação.

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70Q606985 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Bibliotecário, CADE, CESPE CEBRASPE

Com relação a centros de documentação e serviços de informação, julgue os itens a seguir. Serviços de arquivos, bibliotecas, midiatecas, bibliotecas digitais e serviços de documentação de empresas devem dispor de um local de atendimento, informação e orientação aos usuários.
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71Q602901 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Analista, STF, CESPE CEBRASPE

Considerando as seis fases do processo de referência — seleção da mensagem, negociação da questão, desenvolvimento da estratégia de busca, busca, seleção da resposta e renegociação —, julgue os itens a seguir, a respeito de falhas e medidas corretivas relativas a esse processo.

A falta de conhecimento do assunto solicitado pelo usuário, por parte do bibliotecário, leva à incorreta seleção da mensagem do usuário.

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72Q609511 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Analista Legislativo, Assembléia Legislativa SE, FCC, 2018

Segundo Maria Christina Barbosa de Almeida, em geral os bibliotecários conhecem superficialmente os usuários e os serviços de informação não são adequados à demanda real; além disso, os usuários não têm conhecimento do acervo e de todos os serviços que a unidade de informação pode oferecer, ou não sabem como utilizá-los. Como consequência,
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73Q604187 | Biblioteconomia, Recursos e Serviços de Informação, Bibliotecário, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir referentes à gestão de sistemas de informação e de recursos e serviços informacionais.

O emprego do marketing em serviços de informação tem como objetivo oferecer esses serviços onde não existe o hábito de seu uso e estimular trocas onde são necessárias.

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74Q604040 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Analista Judiciário, TRT 21a, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se seguem, relativos ao serviço de referência.

A cooperação e o compartilhamento de recursos entre bibliotecas são orientações fundamentais, principalmente para suas atividades-meio, mas não são necessárias para a prestação de serviços-fim, como é o caso dos serviços de referência. Isso ocorre, sobretudo, devido ao uso cada vez mais intenso e facilitado de tecnologias de informação e comunicação na mediação da relação entre bibliotecários e usuários, o que torna as bibliotecas independentes uma das outras na prestação desse tipo de serviço.

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75Q603143 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Bibliotecário, Casa da Moeda, CESGRANRIO

Na taxonomia dos modelos de avaliação de bibliotecas digitais, dentre as abordagens existentes, encontram-se aquelas centradas nos
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76Q608122 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Biblioteconomista, Ministério Público Estadual AL, FGV, 2018

É possível verificar a frequência com que cada livro de uma biblioteca é utilizado, considerando sua última data de circulação e a data da retirada anterior. Esse tipo de estudo serve para avaliar
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77Q607684 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Técnico Científico, BASA AM, CESPE CEBRASPE

Acerca das características e dos processos de diferentes tipos de serviços de referência, julgue os itens a seguir.

A ampla adoção de tecnologias na oferta de produtos e serviços de informação aos usuários contribui para a redução ou, em alguns casos, a eliminação da intermediação na busca e no atendimento às necessidades de informação.

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78Q602229 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação

Os sistemas de informação precisam ser gerenciados de modo eficaz, a fim de proporcionar serviços úteis à comunidade. Esse gerenciamento inclui a administração dos recursos humanos, financeiros e materiais e a gestão dos recursos informacionais. Conforme esse pressuposto, julgue os itens a seguir. Uma vez implementado o sistema de informação, ele exigirá manutenção em seu dia-a-dia, o que origina tipos de atividades como documentação (relatórios, instruções etc.), segurança, suporte ao usuário e planejamento de sistemas futuros.
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79Q604657 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Analista Administrativo, ANS, CESPE CEBRASPE

Julgue os próximos itens, com relação a gestão de sistemas de informação, organização, preservação e manutenção dos suportes de informação em gestão de recursos informacionais e fluxos e processos de trabalho na gestão de serviços informacionais.

A organização de unidades e sistemas de informação, uma vez estabelecida, é imutável e duradoura, pois implica a sistematização e a padronização de atividades, métodos e ferramentas indispensáveis à manutenção do sistema.

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80Q602394 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Analista de Ativdades do Meio Ambiente, IBRAM DF, CESPE CEBRASPE

Considerando o paradigma centrado na coleção e o paradigma centrado no usuário na prestação de serviços de referência, julgue os itens a seguir.

Quando o serviço de referência adota o paradigma centrado no usuário, os serviços são personalizados e possuem valor agregado.

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