Questões de Concursos: Recursos e serviços de informação

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Recursos e serviços de informação. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

81 Q608122 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Biblioteconomista, Ministério Público Estadual AL, FGV

É possível verificar a frequência com que cada livro de uma biblioteca é utilizado, considerando sua última data de circulação e a data da retirada anterior. Esse tipo de estudo serve para avaliar

82 Q601982 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Analista Pleno I, CNPq, CESPE CEBRASPE

As características do mundo moderno têm influenciado substancialmente as organizações e vêm alterando as formas de gestão, inclusive em bibliotecas, de características mais rígidas em um passado recente, para formas mais flexíveis e dinâmicas. Com referência a esse assunto, julgue os itens a seguir.

Na gestão de sistemas de informação, a análise, a avaliação e o planejamento são atividades praticamente isoladas, que devem ser conciliadas e administradas pelo gerente, para que a equipe possa atingir as metas propostas.

83 Q607684 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Técnico Científico, BASA AM, CESPE CEBRASPE

Acerca das características e dos processos de diferentes tipos de serviços de referência, julgue os itens a seguir.

A ampla adoção de tecnologias na oferta de produtos e serviços de informação aos usuários contribui para a redução ou, em alguns casos, a eliminação da intermediação na busca e no atendimento às necessidades de informação.

84 Q602901 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Analista, STF, CESPE CEBRASPE

Considerando as seis fases do processo de referência — seleção da mensagem, negociação da questão, desenvolvimento da estratégia de busca, busca, seleção da resposta e renegociação —, julgue os itens a seguir, a respeito de falhas e medidas corretivas relativas a esse processo.

A falta de conhecimento do assunto solicitado pelo usuário, por parte do bibliotecário, leva à incorreta seleção da mensagem do usuário.

85 Q605739 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Analista Administrativo, ANATEL, CESPE CEBRASPE

O controle bibliográfico necessita de mecanismos que facilitem o processo de captação e registro bibliográfico dos documentos com o objetivo de tornar acessível o conhecimento produzido pelo homem. Julgue os itens a seguir, a respeito de mecanismos e instrumentos de controle bibliográfico no Brasil.

O depósito legal, um dos instrumentos do controle bibliográfico, é obrigatório para todas as publicações produzidas em território nacional, por qualquer meio ou processo. Portanto, as teses e dissertações defendidas em universidades brasileiras têm obrigatoriedade de depósito legal.

86 Q608310 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Bibliotecário, Universidade Federal de Goiás GO, UFGO

Para solucionar questões como o alto custo das assinaturas de periódicos científicos, a lentidão na disseminação da produção científica, as barreiras impostas pela legislação de direitos autorais e a necessidade de reduzir o fosso científico, tecnológico e cultural que se instalou entre os países ricos, emergentes e pobres, teve início a

87 Q603843 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Técnico de Desenvolvimento, Fundação Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, CESPE CEBRASPE

As diferentes formas de condensação do conteúdo dos documentos produzem diferentes representações de conteúdo. Julgue os itens a seguir, relativos aos seguintes tipos de representação: os índices e os resumos.

Os resumos indicativos fornecem mais pontos de acesso do que os resumos informativos e, portanto, é maior o seu potencial de permitir alta revocação na recuperação de informações.

88 Q604657 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Analista Administrativo, ANS, CESPE CEBRASPE

Julgue os próximos itens, com relação a gestão de sistemas de informação, organização, preservação e manutenção dos suportes de informação em gestão de recursos informacionais e fluxos e processos de trabalho na gestão de serviços informacionais.

A organização de unidades e sistemas de informação, uma vez estabelecida, é imutável e duradoura, pois implica a sistematização e a padronização de atividades, métodos e ferramentas indispensáveis à manutenção do sistema.

89 Q604145 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Bibliotecário, Prefeitura de Paulista PE, UPE UPENET IAUPE

O processo de seleção exige do bibliotecário conhecimentos sobre

90 Q601941 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Analista Judiciário, TRE PI, FCC

Em um processo de referência, um usuário apresenta uma questão ao bibliotecário. Ao negociar a questão, o bibliotecário

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.