Início

Questões de Concursos Recursos em Geral

Resolva questões de Recursos em Geral comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


261Q734674 | Direito Processual Penal, Recursos em Geral, Procurador de Assistência Judiciária, CEAJUR DF, CESPE CEBRASPE

De acordo com o direito processual penal e com o Código de Processo Penal (CPP), julgue os itens que se seguem.

É perfeitamente viável a interposição de recurso pelo acusado, mesmo diante de uma absolvição, o mesmo podendo dar-se com o Ministério Público, que pode recorrer da sentença absolutória ou condenatória, quando na situação de fiscal da lei

  1. ✂️
  2. ✂️

262Q737527 | Direito Processual Penal, Recursos em Geral

Com base no Código de Processo Penal, acerca dos recursos, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

263Q734777 | Direito Processual Penal, Recursos em Geral, Delegado de Polícia, SECAD TO, CESPE CEBRASPE

No que tange a habeas corpus, jurisdição e competência, julgue os itens a seguir. Na apreciação do habeas corpus, o órgão jurisdicional não está vinculado à causa de pedir e ao pedido, podendo, assim, ser a ordem concedida, em sentido diverso ou mais amplo do que foi pleiteado ou mencionado pelo impetrante.
  1. ✂️
  2. ✂️

264Q737868 | Direito Processual Penal, Recursos em Geral, Analista Judiciário, TRE SP, FCC

Sobre o recurso de apelação à luz do Código de Processo Penal,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

265Q736869 | Direito Processual Penal, Recursos em Geral, Oficial de Diligências, Ministério Público Estadual TO, CESPE CEBRASPE

No que tange ao habeas corpus, julgue os itens que se seguem.

No habeas corpus, via de regra, é incabível a colheita de provas pericial ou testemunhal, pois, conforme a majoritária jurisprudência, é vedado o exame de material cognitivo e o aprofundado cotejo de prova na via estreita do writ.

  1. ✂️
  2. ✂️

266Q735615 | Direito Processual Penal, Recursos em Geral, Advogado, Ordem dos Advogados do Brasil, FGV

Scott procurou um advogado, pois tinha a intenção de ingressar com queixa-crime contra dois vizinhos que vinham lhe injuriando constantemente. Narrados os fatos e conferida procuração com poderes especiais, o patrono da vítima ingressou com a ação penal no Juizado Especial Criminal, órgão efetivamente competente, contudo o magistrado rejeitou a queixa apresentada. Dessa decisão do magistrado caberá
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

267Q734369 | Direito Processual Penal, Recursos em Geral, Técnico Ministerial, MPE PB, FCC

Lidio é indiciado pelo Delegado de Polícia durante o trâmite de Inquérito Policial contra ele instaurado para apuração de crime de corrupção ativa. O Promotor de Justiça, após receber os autos do Inquérito Policial devidamente relatados, apresenta denúncia contra Lidio pelo crime de corrupção ativa. Contudo, o Magistrado competente acaba rejeitando a denúncia apresentada pelo Ministério Público. Neste caso, o Promotor de Justiça, inconformado com a decisão do Magistrado, deverá interpor recurso
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

268Q732583 | Direito Processual Penal, Recursos em Geral, Juiz Leigo, Tribunal de Justiça nbsp GO, UFGO

Dispõe expressamente o Código de Processo Penal que, da decisão que denegar a apelação, caberá
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

269Q734470 | Direito Processual Penal, Recursos em Geral, Analista Judiciário, TRE PR, ESAG

Leia com atenção os enunciados abaixo.

I. Tanto no recurso em sentido estrito quanto na Apelação, é possível o juízo de retratação.

II. "A", ao depor como testemunha em sessão do Tribunal do Júri, comete o delito de falso testemunho. A competência para julgar o referido delito é do Tribunal do Júri. Situação diversa ocorreria se o delito de falso testemunho tivesse ocorrido em processo da Justiça Militar, pois a competência é da justiça comum.

III. "A" e "B" responderam a processo crime, no qual "A" restou absolvido, pois o juiz entendeu que não havia provas suficientes para a condenação, e "B" condenado a pena de seis meses de detenção, que foi substituída por restritiva de direitos. A sentença transitou em julgado. De acordo com o Código de Processo Penal, "A" pode propor Revisão Criminal para modificar a fundamentação da absolvição.

IV. Entre as situações elencadas pelo Código de Processo Penal, o recurso não terá efeito suspensivo no caso de concessão de livramento condicional.

V. Em relação ao Tribunal do Júri, e segundo o Código de Processo Penal, somente cabe o desaforamento do julgamento se o interesse da ordem pública o reclamar, ou houver dúvida sobre a imparcialidade do júri ou sobre a segurança pessoal do réu.

Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

270Q732982 | Direito Processual Penal, Recursos em Geral, Defensor Público Federal de Segunda Categoria, DPU, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subsecutivos à luz do entendimento sumulado dos tribunais superiores. Conforme posição do STF, será anulável o julgamento da apelação se, após a renúncia do defensor, o réu não tiver sido previamente intimado para constituir outro.
  1. ✂️
  2. ✂️

271Q735037 | Direito Processual Penal, Recursos em Geral, Técnico Municipal, Prefeitura de Boa Vista RR, CESPE CEBRASPE

Com relação ao código penal brasileiro e ao processo penal brasileiro, julgue os itens subseqüentes.

O habeas corpus é cabível quando alguém sofrer ou se achar na iminência de sofrer violência ou coação ilegal na sua liberdade de ir e vir, salvo nos casos de punição disciplinar.

  1. ✂️
  2. ✂️

272Q737529 | Direito Processual Penal, Recursos em Geral, Analista Judiciário, TRF 4a, ESAF

A respeito do habeas corpus, analise as afirmativas:

I. Considerando o Princípio da Iniciativa das Partes, os juízes e os tribunais não podem expedir de ofício ordem de habeas corpus, quando no curso de processo verificarem que alguém sofre ou está na iminência de sofrer constrangimento ilegal.

II. Da decisão que concede ordem de habeas corpus, proferida em única ou última instância pelos Tribunais dos Estados, cabe recurso ordinário constitucional para o Superior Tribunal de Justiça.

III. Quando ainda não há constrangimento ilegal à liberdade de locomoção, mas apenas perigo iminente a essa liberdade, tendo o habeas corpus caráter preventivo, será expedido um salvo-conduto, assinado pela autoridade judiciária competente.

Está correto o que se afirma APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

273Q735827 | Direito Processual Penal, Recursos em Geral, Analista Judiciário, TRE PE, FCC

NÃO caberá recurso em sentido estrito da decisão, despacho ou sentença que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

274Q735658 | Direito Processual Penal, Recursos em Geral, Técnico Judiciário, TJ SP, VUNESP

Salvo a hipótese de má-fé, a parte não será prejudicada pela interposição de um recurso por outro. Se o juiz, desde logo, reconhecer a impropriedade do recurso interposto pela parte, mandará processá-lo de acordo com o rito do recurso cabível. As duas afirmações que se fizeram são regras oriundas do princípio processual

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

275Q736251 | Direito Processual Penal, Recursos em Geral, Defensor Público de Segunda Categoria, DPE SE, CESPE CEBRASPE

Com referência aos recursos em geral, seus princípios e modalidades, julgue os itens a seguir. No julgamento de uma apelação, pode o tribunal proceder a novo interrogatório do acusado, reinquirir testemunhas ou determinar a realização de diligências que se façam necessárias.
  1. ✂️
  2. ✂️

276Q735784 | Direito Processual Penal, Recursos em Geral, Juíz Estadual, TJ MS, FCC

O habeas corpus

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

277Q736606 | Direito Processual Penal, Recursos em Geral, Analista Judiciário, Superior Tribunal de Justiça, CESPE CEBRASPE

Julgue os seguintes itens, que versam acerca de habeas corpus e das relações jurisdicionais com autoridade estrangeira.

A alegação de ausência do estado de flagrância é matéria de ordem pública e, por versar diretamente sobre o direito de liberdade, ainda que não tenha sido objeto de análise pelo tribunal a quo, pode ser analisada pelo STJ.

  1. ✂️
  2. ✂️

278Q734399 | Direito Processual Penal, Recursos em Geral, Bombeiro Militar Oficial, Bombeiro Militar DF, CESPE CEBRASPE

Com relação a provas, competência, processos dos crimes de responsabilidade dos funcionários públicos e habeas corpus, julgue os itens que se seguem.

Não cabe habeas corpus em relação ao mérito das punições disciplinares militares, não havendo impedimento, porém, para o exame, pelo Poder Judiciário, dos pressupostos de legalidade do ato administrativo.

  1. ✂️
  2. ✂️

279Q733382 | Direito Processual Penal, Recursos em Geral, Advogado, Ordem dos Advogados do Brasil, FGV

João, no dia 2 de janeiro de 2015, praticou um crime de apropriação indébita majorada. Foi, então, denunciado como incurso nas sanções penais do Art. 168, §1º, inciso III, do Código Penal. No curso do processo, mas antes de ser proferida sentença condenatória, dispositivos do Código de Processo Penal de natureza exclusivamente processual sofrem uma reforma legislativa, de modo que o rito a ser seguido no recurso de apelação é modificado. O advogado de João entende que a mudança foi prejudicial, pois é possível que haja uma demora no julgamento dos recursos. Nesse caso, após a sentença condenatória, é correto afirmar que o advogado de João
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

280Q736717 | Direito Processual Penal, Recursos em Geral, Defensor Público Substituto, DPE CE, CESPE CEBRASPE

Sobre recursos e ações impugnativas, julgue os itens a seguir. Em caso de apelação interposta pelo defensor público, em processo afeto à competência do júri, com fundamento em injustiça no tocante à aplicação da pena, é vedado ao tribunal ad quem, dando provimento ao recurso, retificar a aplicação da pena.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.