Início

Questões de Concursos Recursos em Geral

Resolva questões de Recursos em Geral comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


341Q733430 | Direito Processual Penal, Recursos em Geral, Técnico Judiciário, TJ PE, FCC

Da decisão que não admitir os embargos infringentes caberá
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

342Q735282 | Direito Processual Penal, Recursos em Geral, Analista Judiciário, TRF 2a, FCC

O réu e seu defensor constituído foram pessoalmente intimados da sentença condenatória no dia 3 de fevereiro de 2012, sexta-feira. O prazo de 5 dias para apelação terminará no dia

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

343Q734292 | Direito Processual Penal, Recursos em Geral, Técnico Educacional, SEDUC PE, IPAD

Assinale a alternativa correta sobre o Mandado de Segurança.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

344Q737271 | Direito Processual Penal, Recursos em Geral

Da sentença que absolver sumariamente o réu caberá(ão)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

345Q733603 | Direito Processual Penal, Recursos em Geral, Analista Judiciário, TRF 5a, FCC

Caberá recurso em sentido estrito além de outras hipóteses da decisão

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

346Q732739 | Direito Processual Penal, Recursos em Geral, Juiz Substituto, Tribunal de Justiça nbsp BA, CESPE CEBRASPE

No que se refere a recursos, julgue os itens subseqüentes. Denegado o recurso de apelação por falta de interesse de agir, caberá à parte interpor recurso em sentido estrito. Caso o magistrado negue seguimento, é facultado requerer a expedição de carta testemunhável, podendo o tribunal, desde logo, julgar o mérito da apelação.
  1. ✂️
  2. ✂️

347Q733300 | Direito Processual Penal, Recursos em Geral, Analista Judiciário, TSE, CESPE CEBRASPE

Assinale a opção correta em relação ao instituto da revisão criminal.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

349Q734999 | Direito Processual Penal, Recursos em Geral, Técnico Judiciário, TRF 3a, FCC

No curso de ação penal, o Representante do Ministério Público requereu ao Juízo Federal pedido de diligência para que fossem obtidas judicialmente certidões de antecedentes criminais das Justiças Estadual e Federal dos locais do fato, do nascimento e residência de réu. O juiz indeferiu o pedido, sob argumento de que, no processo penal de modelo acusatório, o Ministério Público tem o ônus da prova criminal, daí seu dever de apresentar as respectivas certidões de antecedentes criminais. Contra esta decisão cabe
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

350Q735859 | Direito Processual Penal, Recursos em Geral

Segundo a posição do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul, no processo comum, da decisão que não acolhe denúncia oferecida pelo Ministério Público, por entender que o denunciado agiu em legítima defesa própria, cabe

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

351Q734648 | Direito Processual Penal, Recursos em Geral, Defensor Público Substituto, Defensoria Pública do Estado do Ceará CE, CESPE CEBRASPE

Sobre recursos e ações impugnativas, julgue os itens a seguir. Na revisão criminal, não será devida a justa indenização pelos prejuízos sofridos se o erro da condenação proceder de ato imputável ao próprio impetrante, como, por exemplo, a confissão.
  1. ✂️
  2. ✂️

352Q736584 | Direito Processual Penal, Recursos em Geral, Escrivão, TJ BA, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subseqüentes.

Após a interposição de recurso de apelação nos processos referentes a crimes, o prazo para apresentação das razões respectivas é de 8 dias, abrindo-se, sucessivamente, vista dos autos à acusação e, em seguida, à defesa do réu, que deve manifestar-se por último.

  1. ✂️
  2. ✂️

353Q737428 | Direito Processual Penal, Recursos em Geral

Frida foi condenada pela prática de determinado crime. Como nenhuma das partes interpôs recurso da sentença condenatória, tal decisão transitou em julgado, definitivamente, dentro de pouco tempo. Pablo, esposo de Frida, sempre soube da inocência de sua consorte, mas somente após a condenação definitiva é que conseguiu reunir as provas necessárias para inocentá-la. Ocorre que Frida não deseja vivenciar novamente a angústia de estar perante o Judiciário, preferindo encarar sua condenação injusta como um meio de tornar-se uma pessoa melhor. Nesse sentido, tomando-se por base o caso apresentado e a medida cabível à espécie, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

354Q733436 | Direito Processual Penal, Recursos em Geral, Analista Judiciário, TRF 2a, FCC

Interposto um mandado de segurança, foi concedida a liminar. Porém, afinal, a sentença denegou a segurança impetrada. Inconformado, o impetrante interpôs recurso de apelação. Nesse caso,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

355Q734738 | Direito Processual Penal, Recursos em Geral, Defensor Público Federal de Segunda Categoria, DPU, CESPE CEBRASPE

A respeito da revisão criminal, julgue os próximos itens.

A revisão criminal, que é um dos aspectos diferenciadores do mero direito à defesa e do direito à ampla defesa, este caracterizador do direito processual penal, tem por finalidade o reexame do processo já alcançado pela coisa julgada, de forma a possibilitar ao condenado a absolvição, a melhora de sua situação jurídica ou a anulação do processo.

  1. ✂️
  2. ✂️

356Q737090 | Direito Processual Penal, Recursos em Geral, Analista Judiciário, STJ, CESPE CEBRASPE

Julgue os seguintes itens.

A concessão de habeas corpus para trancamento de ação penal por falta de justa causa autoriza a extensão da medida a co-réu, ainda que inerte, atendidos os requisitos de identidade fática e circunstâncias pessoais.

  1. ✂️
  2. ✂️

357Q733302 | Direito Processual Penal, Recursos em Geral, Analista Judiciário, TRF 2a, FCC

É correto afirmar que, das decisões proferidas em habeas corpus, observada a natureza da decisão, cabem os recursos
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

358Q732600 | Direito Processual Penal, Recursos em Geral, Defensor Público, Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul RS, FCC, 2018

Sobre o julgamento do processo criminal nos Tribunais, considere as assertivas abaixo.

I. No caso de concurso de agentes, a decisão do recurso interposto por um dos réus, se fundado em motivos que não sejam de caráter exclusivamente pessoal, aproveitará aos outros, o que se denomina de efeito extensivo dos recursos.

II. Quando não for unânime a decisão de segunda instância, admitem-se embargos infringentes e de nulidade, opostos pelo Ministério Público, em favor ou contra o interesse do réu, para que a matéria seja reexaminada em órgão colegiado mais amplo (grupo de câmaras ou turmas), sendo o objeto dos embargos restrito à matéria alvo de divergência.

III. É possível a aplicação da mutatio libelli em segunda instância, caso em que o Procurador de Justiça atuante no Tribunal Estadual oferecerá o aditamento acusatório, nos termos do art. 384 do CPP, abrindo-se, logo a seguir, o prazo para que a defesa possa se manifestar como entender de direito.

IV. É possível ao Tribunal de Justiça, no julgamento da apelação exclusiva do réu, aplicar a emendatio libelli (art. 383 do CPP), dando à imputação nova definição jurídica sem modificar a descrição do fato contida na denúncia ou queixa mas, em qualquer caso, não poderá aplicar ao réu pena mais grave do que aquela definida em sentença, pela vedação da reformatio in pejus.

Está correto o que consta APENAS de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

359Q735219 | Direito Processual Penal, Recursos em Geral, Analista Judiciário, TRE SP, FCC

Considere as seguintes assertivas sobre o habeas corpus:

I. O habeas corpus pode ser impetrado por qualquer pessoa, em seu favor ou de outrem, desde que devidamente representada por advogado, bem como pelo Ministério Público.

II. A competência do Juiz cessará sempre que a violência ou coação provier de autoridade judiciária de igual ou superior jurisdição.

III. A concessão de habeas corpus não obstará, nem porá termo ao processo, desde que este não esteja em conflito com os fundamentos daquela.

IV. Concedido o habeas corpus em virtude de nulidade do processo, este não poderá ser renovado.

É correto o que consta APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

360Q737325 | Direito Processual Penal, Recursos em Geral, Juíz Federal, TRF 5a, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, relativos a suspensão condicional do processo e habeas corpus.

Compete ao STF conhecer originariamente de habeas corpus contra ato de turma recursal do juizado especial federal criminal.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.