Questões de Concursos Redes IP

Resolva questões de Redes IP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

41Q782241 | Engenharia de Telecomunicações, Redes IP, Técnico em Telecomunicações Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Um switch usa o endereço de origem para determinar qual computador se conecta a cada porta e o endereço de destino no frame para determinar o ponto da rede para onde o mesmo deve ser enviado. Assim, um switch Ethernet ou de camada 2 pode ser visto como semelhante ao equipamento de rede denominado

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

42Q782249 | Engenharia de Telecomunicações, Redes IP, Engenheiro de Telecomunicações Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

O cabeçalho do sinal STM-N, na hierarquia SDH, é composto, em parte, por bytes do conjunto denominado RSOH (Regeneration Section Overhead), que contém informações de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

43Q781752 | Engenharia de Telecomunicações, Redes IP, Engenheiro de Telecomunicações Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

No contexto das técnicas de QoS em redes IP, DiffServ se refere a um dos serviços diferenciados, introduzidos pelo Internet Engineering Task Force – IETF, para tratar das limitações dos serviços integrados. O processamento principal foi transferido do núcleo para as fronteiras da rede, a fim de solucionar o problema da escalabilidade. A solução do problema da limitação de tipos de serviço foi a técnica DiffServ utilizar um serviço por

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

44Q781767 | Engenharia de Telecomunicações, Redes IP, Técnico em Telecomunicações Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Na arquitetura TCP/IP, a(o)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

45Q781514 | Engenharia de Telecomunicações, Redes IP, Engenheiro de Telecomunicações Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

O RMON é um padrão IETF de gerenciamento de redes cuja sigla representa Remote Network Monitoring (MIB). A RFC 1757 define o padrão RMON de gerenciamento proativo de redes e funciona sobre a pilha TCP/IP com integração ao SNMP. Dentre os nove grupos em que se subdivide a RMON MIB, um contém contadores de vários tipos de tráfego e de servidores conectados à sub-rede, sendo usado para obter estatísticas sobre servidores específicos da LAN. Nessa atividade, o monitor aprende sobre novos microcomputadores da LAN, observando a origem e o destino do endereço MAC dos pacotes, registrando dados em tabela, sendo uma de controle e duas de dados. Esse grupo é denominado

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

46Q782027 | Engenharia de Telecomunicações, Redes IP, Técnico em Telecomunicações Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Uma sub-rede de microcomputadores, com acesso à Internet, possui uma máquina fisicamente conectada que está utilizando o endereço IP 198.220.131.140, configurado via DHCP. Considere que 255.255.255.240 é a máscara que está sendo empregada em um esquema de tamanho fixo. A classe do IP, o endereço de broadcasting e a configuração CIDR para essa sub-rede são, respectivamente,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

47Q781540 | Engenharia de Telecomunicações, Redes IP, Especialista em Políticas Públicas, SEGER ES, CESPE CEBRASPE

Acerca dos protocolos usados em redes de comunicação, julgue os itens subsequentes.

Os protocolos da camada de transporte da arquitetura TCP/IP realizam as funções de transporte de dados fim-a-fim. A camada de transporte possui dois protocolos: o UDP (user datagram protocol) e o TCP. Enquanto o TCP realiza apenas a multiplexação de maneira que as aplicações possam acessar o sistema de comunicação de forma coerente, o UDP realiza, além da multiplexação, uma série de funções que tornam a comunicação entre origem e destino mais confiável.

  1. ✂️
  2. ✂️

48Q781542 | Engenharia de Telecomunicações, Redes IP, Engenheiro de Telecomunicações Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Multiprotocol Label Switching (MPLS) do IETF é uma tecnologia que usa hardware de comutação de alta velocidade para transportar datagramas IP. No funcionamento do (MPLS), os roteadores que se conectam aos computadores dos usuários utilizam encaminhamento convencional, enquanto que os roteadores no centro da rede entendem o MPLS e usam a comutação no lugar da convencional pesquisa na tabela de roteamento IP. Nessa operação, é imprescindível para o MPLS que a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

49Q781543 | Engenharia de Telecomunicações, Redes IP, Técnico em Telecomunicações Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

No que diz respeito aos protocolos de comunicação, uma técnica é utilizada para aumentar a eficiência dos protocolos bidirecionais. Quando um frame estiver transmitindo dados de M para N, ele também poderá transmitir informações de controle sobre os frames provenientes de N e, quando um frame tiver dados de N para M, ele também poderá transmitir informações de controle de N para M. Essa técnica é denominada

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

50Q781591 | Engenharia de Telecomunicações, Redes IP, Pesquisador em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPE

Protocolos de comunicação caracterizam-se pela existência de entidades que se comunicam por meio da troca de mensagens, segundo procedimentos e formatos preestabelecidos. A respeito dos conceitos, das técnicas e das ferramentas para avaliação de protocolos, julgue os próximos itens.

Os protocolos são organizados em camadas de tal modo que as entidades de uma camada utilizam o serviço oferecido pela camada que ocupa uma posição imediatamente superior.

  1. ✂️
  2. ✂️

52Q781890 | Engenharia de Telecomunicações, Redes IP, Pesquisador em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPE

Quanto aos conceitos de redes inteligentes, julgue os itens subsequentes.

No conceito de redes inteligentes conhecido como service control points (SCPs), a lógica do serviço está localizada internamente aos sistemas de comutação.

  1. ✂️
  2. ✂️

53Q782162 | Engenharia de Telecomunicações, Redes IP, Pesquisador em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPE

Protocolos de comunicação caracterizam-se pela existência de entidades que se comunicam por meio da troca de mensagens, segundo procedimentos e formatos preestabelecidos. A respeito dos conceitos, das técnicas e das ferramentas para avaliação de protocolos, julgue os próximos itens.

A descrição formal LOTOS, oriundo da ISO, é considerada padrão para representar aspectos de comportamento e de dados relacionados aos serviços de protocolos de comunicação.

  1. ✂️
  2. ✂️

55Q781856 | Engenharia de Telecomunicações, Redes IP, Analista de Sistema Computacional, TJ MS, FADEMS

Sua empresa tem um escritório em Campo Grande e outro em Dourados. Cada escritório tem 2.000 estações configuradas como clientes DHCP. Os roteadores da rede não suportam DHCP relay. A rede consiste de um domínio Active Directory. Você precisa recomendar uma solução de endereçamento por DHCP para ambos os escritórios. A solução deve atender os seguintes requisitos:

I – Minimizar o tráfego entre os escritórios;

II – Estar disponível se um único servidor falhar.

Qual a solução recomendada?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

56Q781602 | Engenharia de Telecomunicações, Redes IP, Analista de Sistema Computacional, TJ MS, FADEMS

Em se tratando de roteamento utilizando o Windows Server 2003, analise as afirmativas abaixo:

I – Rota de rede, rota de host e rota padrão são três tipos de entradas de tabela de roteamento.

II – Uma tabela de roteamento é composta por uma série de entradas denominadas rotas que contêm informações sobre o local das identificações de rede na conexão entre redes.

III – A filtragem de pacote evita que determinados tipos de pacotes de rede sejam enviados ou recebidos através de um roteador.

IV – Endereço de rede, máscara, endereço de gateway, interface e custo são campos de informações que compõe cada entrada da tabela de roteamento.

V – Quando habilitado como um roteador de rede, o Windows Server 2003 oferece suporte ao roteamento estático e dinâmico.

Assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

57Q781862 | Engenharia de Telecomunicações, Redes IP, Analista de Sistema Computacional, TJ MS, FADEMS

Sobre o DHCP, no Windows Server 2003 é possível afirmar que:

I – Os dados de configurações de TCP/IP pode incluir: o endereço TCP/IP, a máscara de sub-rede e dados adicionais de IP, como informações sobre o roteador e informações sobre outros tipos de servidores.

II – Como gerencia a alocação de endereços centralmente, o DHCP ajuda a evitar conflitos de endereço, porém aumenta o trabalho administrativo.

III – Um agente de retransmissão DHCP é um computador ou roteador configurado para captar difusões DHCP/BOOTP de clientes DHCP e retransmitir essas mensagens para servidores DHCP em sub-redes distintas.

IV – O DHCP usa um processo de três etapas para conceder informações de endereçamento IP aos clientes DHCP.

V – Em qualquer momento durante o período de concessão, o cliente DHCP poderá enviar um pacote DHCPRELEASE ao servidor DHCP para liberar os dados de configuração de endereço IP e cancelar o período restante de concessão.

VI – Um cliente DHCP tenta renovar automaticamente sua concessão assim que a duração atinge 60%.

Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

58Q781611 | Engenharia de Telecomunicações, Redes IP, Analista de Sistema Computacional, TJ MS, FADEMS

Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa incorreta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

59Q782157 | Engenharia de Telecomunicações, Redes IP, Analista de Sistema Computacional, TJ MS, FADEMS

Sobre as maneiras de implementar segurança e roteamento no Sistema Operacional Red Hat Enterprise Linux 5, é correto afirmar que:

I – A linha de comando echo 1 > /proc/sys/net/ipv4/icmp_echo_ignore_all faz com que o servidor rejeite ping vindos de outros computadores.

II – A linha de comando echo 1 > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward desabilita roteamento no servidor.

III – A regra de firewall iptables -A INPUT -p icmp --icmp-type echo-request -m limit --limit 20/m -j ACCEPT bloqueia o port scanners.

IV – A linha de comando route add -net 172.27.20.0 netmask 255.255.255.0 gw 10.0.0.2 adiciona uma rota para a rede 172.27.20.0 com máscara 255.255.255.0 saindo pelo gateway 10.0.0.2.

V – A linha de comando ip route add 172.27.20.0/24 via 10.0.0.2 adiciona uma rota para a rede 172.27.20.0 com máscara 255.255.255.0 saindo pelo gateway 10.0.0.2.

Assinale a alternativa que contenha todas as afirmações verdadeiras:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

60Q781667 | Engenharia de Telecomunicações, Redes IP, Analista de Sistema Computacional, TJ MS, FADEMS

Sua empresa tem uma sede e uma nova filial. A rede consiste de um domínio Active Directory. A filial contém dois servidores membros do domínio, executando o Windows Server 2008. Um desses servidores está configurado como servidor de arquivos e armazena pastas compartilhadas. A filial possui um administrador responsável por manter os servidores. Existe uma única zona de DNS armazenada no Servidor de DNS localizado no escritório sede. O link WAN (wide área network) entre os escritórios sede e filial não é confiável. Você necessita recomendar uma solução de serviços de rede para a nova filial. A solução deve atender os seguintes requisitos:

I – Os usuários devem continuar efetuando logon no domínio caso ocorra uma falha no link;

II – Os usuários devem continuar acessando os arquivos compartilhados no servidor local caso ocorra uma falha no link;

III – O administrador da filial não deverá efetuar alterações no Active Directory;

IV – O administrador da filial deve ser capaz de fazer alterações nas configurações dos servidores da filial.

Qual a solução recomendada?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.