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Questões de Concursos Regência Verbal e Nominal

Resolva questões de Regência Verbal e Nominal comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


31Q373212 | Português, Regência Verbal e Nominal, Assistente de Alunos, IF SC, IESES

Leia os versos a seguir, extraídos da poesia “O guardador de rebanhos”, de Fernando Pessoa. Eu nunca guardei rebanhos, Mas é como se os guardasse. Assinale a alternativa em que houve problema de regência na reescrita do verso: “eu nunca guardei rebanhos”.
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32Q374057 | Português, Regência Verbal e Nominal, Agente de Secretaria, Câmara de Santa Rosa RS, 2017

Assinale a alternativa que apresente um caso CORRETO de regência nominal.
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33Q676802 | Português, Regência Verbal e Nominal, Auditor Fiscal de Obras, Prefeitura de Itabira MG, IBGP, 2020

Texto associado.
Educação financeira chega ao ensino infantil e fundamental em 2020
Oferta está prevista na Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Antonia, auxiliar de escritório, todos os dias compra uma balinha ou um chocolate, no ponto de ônibus, na volta do trabalho, que custa
R$ 0,50. "Eu não dava importância para aquele gasto. Imagina, R$ 0,50 não é nada! Mas eu nunca consegui economizar um centavo”.
Fazendo as contas, esses centavos viram R$ 11 em um mês e R$ 132 em um ano.
São situações como essa, retirada de livro didático disponível online, que ensinam estudantes de escolas em várias partes do país a
terem consciência dos próprios gastos e a ajudar a família a lidar com as finanças. A chamada educação financeira, cuja oferta hoje depende
da estrutura de cada rede de ensino passa a ser direito de todos os brasileiros, previsto na chamada Base Nacional Comum Curricular
(BNCC).
“É uma grande oportunidade, uma grande conquista para a comunidade escolar do país”, diz a superintendente da Associação de
Educação Financeira do Brasil (AEF-Brasil), Claudia Forte. “A educação financeira busca a modificação do comportamento das pessoas, desde
pequeninas, quando ensina a escovar os dentes e fechar a torneira para poupar água e economizar. Isso é preceito de educação financeira”.
A BNCC é um documento que prevê o mínimo que deve ser ensinado nas escolas, desde a educação infantil até o ensino médio.
Educação financeira deve, pela BNCC, ser abordada de forma transversal pelas escolas, ou seja, nas várias aulas e projetos. Parecer do
Conselho Nacional de Educação (CNE), homologado pelo Ministério da Educação (MEC), prevê que as redes de ensino adequem os currículos
da educação infantil e fundamental, incluindo esta e outras competências no ensino, até 2020.
A educação financeira nas escolas traz resultados, de acordo com a AEF-Brasil. Pesquisa feita em parceria com Serasa Consumidor e
Serasa Experian, este ano, mostra que um a cada três estudantes afirmou ter aprendido a importância de poupar dinheiro depois de
participar de projetos de educação financeira. Outros 24% passaram a conversar com os pais sobre educação financeira e 21% aprenderam
mais sobre como usar melhor o dinheiro.
Desafios
Levar a educação financeira para todas as escolas envolve, no entanto, uma série de desafios, que vão desde a formação de
professores, a oferta de material didático adequado e mesmo a garantia de tempo para que os professores se dediquem ao preparo das
aulas.
De acordo com o presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Luiz Miguel Garcia, os municípios, que são os
responsáveis pela maior parte das matrículas públicas no ensino infantil e fundamental, focarão, em 2020, na formação dos docentes, para
que eles possam levar para as salas de aula não apenas educação financeira, mas outras competências previstas na BNCC.
“Tivemos um grande foco na construção dos currículos e, agora, neste ano, [em 2020], entramos no processo de formação. Educação
financeira, inclusão, educação socioemocional, todos esses elementos vão chegar de fato na sala de aula a partir da discussão que fizermos
agora”, diz. Segundo ele, a implementação será concomitante à formação, já em 2020.
De acordo com Garcia, não há um levantamento de quantos municípios já contam com esse ensino. “Não existe uma orientação geral
com relação a isso. São iniciativas locais. Não tenho como quantificar, mas não é algo absolutamente novo”, diz.
Ensinar a escolher
A educação financeira é pauta no Brasil antes mesmo da BNCC. Em 2010 foi instituída, por exemplo, a Estratégia Nacional de Educação
Financeira (Enef), com o objetivo de promover ações de educação financeira no Brasil. Na página Vida e Dinheiro, da entidade, estão
disponíveis livros didáticos que podem ser baixados gratuitamente e outros materiais informativos para jovens e para adultos.
As ações da Enef são coordenadas pela AEF-Brasil. Claudia explica que a AEF-Brasil foi convocada pelo Ministério da Educação (MEC)
para disponibilizar materiais e cursos para preparar os professores e, com isso, viabilizar a implementação da educação financeira nas
escolas.
As avaliações mostram que o Brasil ainda precisa avançar. No Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) 2015, o Brasil
ficou em último lugar em um ranking de 15 países em competência financeira. O Pisa oferece avaliação em competência financeira de forma
optativa aos países integrantes do programa. O resultado da última avaliação dessa competência, aplicada em 2018, ainda não foi divulgado.
Os resultados disponíveis mostram que a maioria dos estudantes brasileiros obteve desempenho abaixo do adequado e não conseguem,
por exemplo, tomar decisões em contextos que são relevantes para eles, reconhecer o valor de uma simples despesa ou interpretar
documentos financeiros cotidianos.
Disponível em: <http://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2019-12/educacao-financeira-chega-ao-ensino-infantil-e-fundamentalem2020>. Acesso em: 13 fev. 2020. Fragmento.
“O Pisa oferece avaliação em competência financeira de forma optativa aos países integrantes do programa.”
O verbo dessa oração possui dois complementos cujas regências são:
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34Q676203 | Português, Regência Verbal e Nominal, Analista Legislativo, Câmara de Curitiba PR, FUNPAR NC UFPR, 2020

A respeito da regência verbal na língua portuguesa, assinale a alternativa correta.
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35Q373488 | Português, Regência Verbal e Nominal, Assistente Social, Prefeitura de Nhandeara RJ, CONRIO

Analise:

I- “Tenho amor a seus livros.”

II- “Os pais incutiram-lhe o amor do estudo.”

III- “Marcel morria de amores pelo Xavier.” (Machado de Assis).

Agora, assinale a alternativa certa quanto à regência nominal:

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36Q373115 | Português, Regência Verbal e Nominal, Administrador, FCP, AOCP

De acordo com a norma-padrão da Língua Portuguesa e em relação à regência verbal, assinale a alternativa em que o verbo “aspirar” esteja empregado corretamente.
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37Q373076 | Português, Regência Verbal e Nominal

Leia a frase abaixo e assinale a alternativa que substitui corretamente a oração grifada.

“Vejo que sabes tanto quanto nós, se bem que tenhas estado no local dos acontecimentos.”

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38Q374244 | Português, Regência Verbal e Nominal, Operador de Processos de Água, EMBASA, IBFC, 2017

Assinale a alternativa sem problemas de regência.
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39Q709202 | Português, Regência Verbal e Nominal, Contador, JARU PREVI RO, IBADE, 2019

Texto associado.
                                                                                                                            TEMPOS MODERNOS 
            Não tendo assistido à inauguração dos bonds elétricos, deixei de falar neles. Nem sequer entrei em algum, mais tarde, para receber as impressões da nova tração e contá-las. Daí o meu silêncio da outra semana. Anteontem, porém, indo pela Praia da Lapa, em um bond comum, encontrei um dos elétricos, que descia. Era o primeiro que estes meus olhos viam andar. (...) 
            De repente ouvi vozes estranhas, pareceu-me que eram burros que conversavam, inclinei-me (ia no banco da frente); eram eles mesmos. Como eu conheço um pouco a língua dos Houyhnhnms, pelo que dela conta o famoso Gulliver, não me foi difícil apanhar o diálogo. Bem sei que cavalo não é burro, mas reconheci que a língua era a mesma. O burro fala menos, decerto, é talvez o trapista daquela grande divisão animal, mas fala. Fiquei inclinado e escutei:             - Tens e não tens razão, respondia o da direita ao da esquerda. 
            O da esquerda: 
            - Desde que a tração elétrica se estenda a todos os bonds, estamos livres, parece claro. 
            - Claro parece, mas entre parecer e ser, a diferença é grande. (...) O bond elétrico apenas nos fará mudar de senhor. 
            - De que modo? 
            - Nós somos bens da companhia. Quando tudo andar por arames, não somos já precisos, vendem-nos. Passamos naturalmente às carroças. 
            - Pela burra de Balaão! exclamou o burro da esquerda. Nenhuma aposentadoria? Nenhum prêmio? Nenhum sinal de gratificação? Oh, mas onde está a justiça deste mundo? 
            - Passaremos às carroças – continuou o outro pacificamente – onde a nossa vida será um pouco melhor; não que nos falte pancada, mas o dono de um burro sabe mais o que ele lhe custou. Um dia, a velhice, a lazeira, qualquer cousa que nos torne incapaz restituir-nos-á a liberdade... 
            - Enfim! 
            - Ficaremos soltos na rua, por pouco tempo, arrancando alguma erva que aí deixem crescer para recreio da vista. Mas que valem duas dentadas de erva, que nem sempre é viçosa? Enfraqueceremos, a idade ou a lazeira ir-nos-á matando, até que, para usar esta metáfora humana – esticaremos a canela. Então teremos a liberdade de apodrecer. Ao fim de três dias, a vizinhança começa a notar que o burro cheira mal; conversação e queixumes. No quarto dia, um vizinho, mais atrevido, corre aos jornais, conta o fato e pede uma reclamação. No quinto dia sai a reclamação impressa. No sexto dia, aparece um agente, verifica a exatidão da notícia; no sétimo, chega uma carroça, puxada por outro burro, e leva o cadáver. 
            Seguiu-se uma pausa. 
            - Tu és lúgubre, disse o burro da esquerda, não conheces a língua da esperança. 
            - Pode ser, meu colega; mas a esperança é própria das espécies fracas, como o homem e o gafanhoto; o burro distingue-se pela fortaleza sem par. A nossa raça é essencialmente filosófica. Ao homem que anda sobre dois pés, e provavelmente a águia, que voa alto, cabe a ciência da astronomia. Nós nunca seremos astrônomos. Mas a filosofia é nossa. Todas as tentativas humanas a este respeito são perfeitas quimeras. 
                                                   (Machado de Assis, Crônica de 16 de outubro de 1892) 
Trapista: relativo à ordem religiosa da Trapa, ramo beneditino dos cistercienses, fundada em 1140. 
“Não TENDO ASSISTIDO à inauguração dos bonds elétricos, deixei de falar neles.” A alternativa que apresenta a mesma regência da expressão verbal destacada é:
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40Q374059 | Português, Regência Verbal e Nominal, Analista Administrativo, CREA SP, NOSSO RUMO, 2017

Conforme a norma-padrão da Língua Portuguesa, assinale a alternativa correta em relação à regência verbal.
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41Q373087 | Português, Regência Verbal e Nominal

Assinale a única frase correta pela norma culta, no que se refere à regência verbal:

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42Q374310 | Português, Regência Verbal e Nominal, Engenheiro Civil, EMBASA, IBFC, 2017

Assinale a alternativa em que não há problema de regência.
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43Q373277 | Português, Regência Verbal e Nominal, Técnico Judiciário, TRT 2a, FCC

Observadas a regência e a flexão verbal, está correta a seguinte frase:
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45Q374450 | Português, Regência Verbal e Nominal, Procurador, Câmara de Guaíba RS, 2017

Quanto à regência verbal, observe as assertivas abaixo:

I. As crianças preferem comer camarão a comer jiló.

II. Nunca sobressaímos em Química Quântica.

III. O aeroporto a que ela chegou estava com vários voos atrasados.

Está(ão) correta(s):

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46Q932050 | Português, Regência Verbal e Nominal, Vestibular UnB, UnB, CESPE CEBRASPE, 2018

Texto associado.
Há um tempo atrás se falava de bandidos
Há um tempo atrás se falava em solução
Há um tempo atrás se falava em progresso
Há um tempo atrás que eu via televisão
[...]
Banditismo por pura maldade
Banditismo por necessidade
Banditismo por uma questão de classe
Chico Science & Nação Zumbi Banditismo por uma
questão de classe Álbum: Da lama ao caos 1994
No que se refere a esse trecho da música de Chico Science & Nação
Zumbi, julgue os itens de 115 a 119.
A variação no emprego de preposições nos complementos da forma verbal “falava”, nos três primeiros versos, constitui um desvio à norma padrão da língua portuguesa, contudo sua ocorrência é aceita, nesse caso, por ser a canção um gênero textual caracterizado por marcas linguísticas típicas da modalidade oral.
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47Q933040 | Português, Regência Verbal e Nominal, Vestibular UnB, UnB, CESPE CEBRASPE, 2018

Texto associado.
Há um tempo atrás se falava de bandidos
Há um tempo atrás se falava em solução
Há um tempo atrás se falava em progresso
Há um tempo atrás que eu via televisão
[...]
Banditismo por pura maldade
Banditismo por necessidade
Banditismo por uma questão de classe
Chico Science & Nação Zumbi Banditismo por uma
questão de classe Álbum: Da lama ao caos 1994
No que se refere a esse trecho da música de Chico Science & Nação
Zumbi, julgue os itens de 115 a 119.
A referência do agente da forma verbal “falava”, nos três
primeiros versos do trecho apresentado, é indefinida
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48Q373737 | Português, Regência Verbal e Nominal, Advogado, Prefeitura de Acari RN

Assinale a alternativa em que há erro de regência verbal e/ou nominal.
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49Q373312 | Português, Regência Verbal e Nominal, Arquiteto, Prefeitura de Brusque SC, FEPESE

Analise as frases abaixo quanto ao emprego correto da regência e concordância verbais.

1. Tudo eram alegrias e cânticos.

2. Devem haver cinco premiados.

3. Tudo aquilo que gosto, parece-me escapar-me das mãos.

4. Custo crer que todos serão acusados.

5. Não me fujas mais, hei de sempre o alcançar.

Assinale a alternativa que indica todas as frases corretas.

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50Q373428 | Português, Regência Verbal e Nominal, Técnico Administrativo, IFNMG MG

Em relação ao emprego da regência verbal, de acordo com a norma padrão da modalidade escrita da língua portuguesa, assinale a alternativa INCORRETA.
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