Início

Questões de Concursos Regime jurídico administrativo

Resolva questões de Regime jurídico administrativo comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


221Q241622 | Direito Administrativo, Regime jurídico administrativo, Técnico Administrativo, MPU, CESPE CEBRASPE

Acerca dos serviços públicos, julgue o item a seguir.

Um dos princípios que regem a prestação de todas as modalidades de serviço público é o princípio da generalidade, segundo o qual os serviços públicos não devem sofrer interrupção.

  1. ✂️
  2. ✂️

222Q157098 | Direito Administrativo, Regime jurídico administrativo, Assessor Jurídico, TCE PI, FCC

A Administração pública se sujeita a princípios na execução de suas funções, expressamente consagrados na Constituição Federal ou implícitos no ordenamento jurídico. Dessa realidade se pode depreender que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

225Q166102 | Direito Administrativo, Regime jurídico administrativo, Auditor Público Externo, TCE RS, FMP RS

O princípio da moralidade administrativa, previsto de forma explícita no artigo 37, caput, da Constituição Federal, constitui-se importante elemento de controle da Administração Pública. Quando violado pode caracterizar a prática de atos de improbidade administrativa, previstos na Lei nº 8.429/92.

Lei atentamente as seguintes assertivas sobre este princípio.

I. O princípio da moralidade administrativa incide nas fases do processo de licitação, nos termos da Lei nº 8.666/93, com exceção da fase de homologação, que está submetida somente ao princípio da legalidade.

II. Os atos essenciais do pregão, modalidade relativamente nova de licitação, serão documentados no processo respectivo, com vistas à aferição de sua regularidade pelos agentes de controle, salvo com relação ao princípio da moralidade administrativa, cujo controle somente ocorrerá na fase preparatória do pregão.

III. Na Lei nº 8.429/92, a violação do princípio da moralidade administrativa determina exclusivamente a prática dos atos de improbidade administrativa previstos no artigo 9º da Lei de Improbidade Administrativa.

IV. Os Tribunais de Contas, ao exercerem o controle em relação ao princípio da moralidade administrativa, possuem o poder de autotutela em relação aos atos administrativos praticados pelo Poder Executivo.

V. O controle da Administração Pública possui como espécies o controle interno e o controle externo, dentre outras, e o princípio da moralidade administrativa aplica-se às duas espécies de controle dos atos administrativos.

Assinale a única alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

226Q234781 | Direito Administrativo, Regime jurídico administrativo, Promotor de Justiça, MPE MS, MPE MS

O princípio da finalidade da Administração Pública significa:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

227Q202367 | Direito Administrativo, Regime jurídico administrativo, Escrivão de Polícia, Polícia Civil AL, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Acerca dos princípios da administração pública previstos na CF,
julgue os itens seguintes.
Ao servidor público deve ser dada a possibilidade de decidir quanto ao que é legal ou ilegal, mas também quanto ao o que é justo ou injusto, estabelecendo uma distinção entre o honesto e o desonesto, de modo a respeitar o princípio da moralidade.
  1. ✂️
  2. ✂️

228Q838787 | Direito Administrativo, Regime jurídico administrativo, Auditor de Controle Externo Objetiva, CESPE CEBRASPE, 2021

A respeito de atos administrativos, dos princípios administrativos, do processo administrativo e dos poderes da administração pública, julgue o item a seguir.
Dado o princípio da confiança, caso verificada legítima expectativa do administrado, pode haver a manutenção de atos administrativos antijurídicos.
  1. ✂️
  2. ✂️

229Q197143 | Direito Administrativo, Regime jurídico administrativo, Analista, Câmara dos Deputados, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca dos princípios e poderes da administração pública, julgue os
itens subsequentes.

Por força do princípio da autotutela, é facultado à administração pública revogar contrato administrativo firmado com terceiro sem a realização de procedimento licitatório, em hipótese na qual o certame seja considerado indispensável.
  1. ✂️
  2. ✂️

230Q233496 | Direito Administrativo, Regime jurídico administrativo, Promotor de Justiça, MPE RS, MPE RS

O artigo 37 da Constituição Federal preceitua que a Administração Pública obedecerá aos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. Nesse contexto, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

231Q143223 | Direito Administrativo, Regime jurídico administrativo, Analista Judiciário Enfermagem, TRT 8a Região, CESPE CEBRASPE

Entre os atributos de valor judiciário para a sociedade definidos na Resolução n.º 70/2009 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), incluem-se

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

232Q141523 | Direito Administrativo, Regime jurídico administrativo, Analista Judiciário Contabilidade, TRE AL, FCC

Sobre os princípios básicos da Administração Pública, considere:

I. O administrador público está, em toda a sua atividade funcional, sujeito aos mandamentos da lei e às exigências do bem comum.

II. Exigência de que a atividade administrativa seja exercida com presteza, perfeição e rendimento funcional.

III. Dever de expor expressamente os motivos que determinam o ato administrativo.

As afirmações acima dizem respeito, respectivamente, aos princípios da
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

233Q166607 | Direito Administrativo, Regime jurídico administrativo, Auditor Federal de Controle Externo, TCU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A respeito dos princípios constitucionais aplicados ao direito
administrativo, julgue os itens que se seguem. Nas situações em que
for empregada, considere que a sigla CF se refere à Constituição
Federal de 1988.

Os princípios da razoabilidade e da proporcionalidade estão expressos no texto da CF.

  1. ✂️
  2. ✂️

234Q175234 | Direito Administrativo, Regime jurídico administrativo, Delegado de Polícia, Polícia Civil GO, UEG

O princípio constitucional inserido no ordenamento jurídico brasileiro pela Emenda constitucional nº 19, de 1998, acrescentado ao artigo 37, caput, da Constituição Federal é o princípio da
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

235Q836042 | Direito Administrativo, Regime jurídico administrativo, CRECI 14a Região Assistente Administrativo, Instituto Quadrix, 2021

Os princípios norteadores do direito administrativo brasileiro definem a forma de atuar do ente estatal. Nesse sentido, o artigo 37 da Carta Magna ocupou-se da previsão constitucional expressa de princípios que regem a administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios. Considerando os princípios que regem a Administração Pública, julgue o item.

Sob a perspectiva do princípio da legalidade, o administrador público somente pode atuar conforme determina a lei. Sendo assim, não pode o agente estatal praticar condutas que considere devidas, sem que haja embasamento legal específico.
  1. ✂️
  2. ✂️

236Q200518 | Direito Administrativo, Regime jurídico administrativo, Escrivão de Polícia, Polícia Civil BA, CESPE CEBRASPE

A respeito dos poderes da administração, julgue os itens subsequentes.

Por ser ato geral e abstrato,a expedição do regimento interno de determinado órgão público, cuja finalidade é a regularização da funcionalidade do órgão, decorre do poder hierárquico.
  1. ✂️
  2. ✂️

237Q857320 | Direito Administrativo, Regime jurídico administrativo, Prefeitura de Areal RJ Assessor Administrativo, GUALIMP, 2020

Em conformidade com a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, é INCORRETO afirmar que a administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

238Q837207 | Direito Administrativo, Regime jurídico administrativo, CRP MS Auxiliar Administrativo de Secretaria, Instituto Quadrix, 2021

Em relação aos princípios da Administração Pública, julgue o item.

O princípio da publicidade pode ser traduzido como o dever da Administração de dar transparência aos seus atos. Esse princípio é uma consequência direta do princípio democrático.

  1. ✂️
  2. ✂️

239Q706409 | Direito Administrativo, Regime Jurídico Administrativo, Técnico em Tecnologia da Informação, IF PB, IDECAN, 2019

Sobre a Administração Pública, analise as afirmativas abaixo:
I. Serão computadas, para efeito de incidência do teto remuneratório dos servidores públicos, as parcelas de caráter indenizatório previstas em lei.
II. A publicidade dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos deverá ter caráter educativo, informativo ou de orientação social, dela não podendo constar nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos.
III. A autonomia gerencial, orçamentária e financeira dos órgãos e entidades da administração direta e indireta poderá ser ampliada mediante tratado unilateral, a ser firmado pelo poder público, que tenha por objeto a fixação de metas de desempenho para o órgão ou entidade.
Assinale
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

240Q153256 | Direito Administrativo, Regime jurídico administrativo, Analista Legislativo, Câmara dos Deputados, CESPE CEBRASPE

A respeito dos princípios administrativos, julgue os próximos itens.

O princípio da publicidade como valor republicano, assimilado de forma crescente pela vida e pela cultura política, conforma o direito brasileiro a imperativo constitucional de natureza absoluta, contra o qual não há exceção.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.