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Questões de Concursos Regra de três simples e composta

Resolva questões de Regra de três simples e composta comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


81Q141139 | Matemática, Regra de três simples e composta, Analista Judiciário Contabilidade, TRT 17a Região, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens a seguir, acerca de tópicos de matemática
financeira.

Sabendo-se que velocidade e tempo são grandezas inversamente proporcionais, é correto afirmar que aumentando-se em 25% a velocidade de digitação de um texto, o tempo necessário para se digitar esse texto fica reduzido em 20%.

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82Q268345 | Matemática, Regra de três simples e composta, Analista Contabilidade, EBC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Uma equipe de analistas dispõe de 5 horas para avaliar um
conjunto de projetos da área econômica. Sabe-se que em razão de os
tamanhos dos projetos serem equivalentes, dois analistas são capazes
de avaliar 5% desse conjunto em 1 hora.

Tendo como referência as informações acima, julgue os próximos
itens, assumindo que todos os membros da equipe são igualmente
eficientes.

Seis analistas dessa equipe, trabalhando durante 3 horas e 20 minutos, são capazes de avaliar metade dos projetos.

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83Q250198 | Matemática, Regra de três simples e composta, Técnico de Sistemas de Saneamento Hidráulica, SABESP, FCC

Uma empresa resolveu doar a seus funcionários uma determinada quantia. Essa quantia seria dividida igualmente entre 3, ou 5, ou 7 funcionários. Se fosse dividida entre 3 funcionários, cada um deles receberia 4 mil reais a mais do que se a quantia fosse dividida entre 7 funcionários. A diretoria da empresa resolveu dividir para 5 funcionários. Sendo assim, a quantia que cada um desses 5 funcionários recebeu é, em reais, igual a

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84Q204895 | Matemática, Regra de três simples e composta, Escriturário, Banco do Brasil, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A Fundação Banco do Brasil apoia, financeiramente, projetos
educacionais e culturais em muitas cidades do Brasil. Considere
que, em determinada região, o total dos recursos destinados a um
projeto de dança clássica e a um projeto de agroecologia tenham
sido iguais ao quíntuplo dos recursos destinados a um projeto de
alfabetização; que a soma dos recursos destinados aos projetos de
alfabetização e de dança clássica tenham sido de R$ 40.000,00;
e que a diferença entre os recursos destinados aos projetos de
agroecologia e alfabetização tenham sido de R$ 20.000,00. Nessa
situação, é correto afirmar que os recursos destinados

ao projeto de dança clássica foram superiores a R$ 29.000,00.

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85Q263777 | Matemática, Regra de três simples e composta, Técnico Judiciário Tecnologia da Informação, TRT 18a Região, FCC

Ao digitar um texto, um técnico judiciário usou 9 páginas, cada qual com 21 linhas, cada uma das quais tinha 60 caracteres (letras e espaços). Ao rever o que havia digitado, decidiu tornar o texto mais visível e, para tal, diminuiu para 18 o número de linhas por página e para 45 o número de caracteres por linha. Após essa alteração, o número de páginas digitadas passou a ser

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86Q240256 | Matemática, Regra de três simples e composta, Soldado Bombeiro Militar, Bombeiro Militar CE, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Nas armas de fogo, calibre é o diâmetro do projétil ou do cano da arma. Nos sistemas americano e inglês, o calibre é expresso em polegadas por exemplo, para uma pistola calibre .38, o diâmetro do projétil mede 0,38 polegada. Já no sistema europeu, essa medição é feita em milímetros: o calibre de uma pistola .38 nos sistemas americano e inglês é igual a 9,65 mm.

Superinteressante. Julho/2008 (com adaptações).

Tendo como referência o texto acima, julgue os itens seguintes.

O comprimento de um objeto que mede de 5/8polegada, em milímetros, é inferior a 16 mm.

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87Q204998 | Matemática, Regra de três simples e composta, Escriturário, Banco do Brasil, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Texto para os itens de 29 a 35

Em clima de recordação de gente querida que morreu
sem saber ler, mas também em tom de otimismo, o presidente
Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Educação, Cristovam
Buarque, lançaram o programa Brasil Alfabetizado. A meta é
ambiciosa: tirar do analfabetismo 20 milhões de brasileiros até
2006, começando com 3 milhões já em 2003, ano em que
serão investidos R$ 170 milhões no programa, que receberá
R$ 185 milhões em 2004. O governo federal vai firmar convênios
com prefeituras e organizações não-governamentais (ONGs) para
promover a educação de adultos. Ao fazer um apelo para que a
sociedade se mobilize em favor da campanha, Lula ressaltou que,
pela primeira vez, o Brasil tem no comando dois homens sem
curso superior, numa referência a ele mesmo e ao vice-presidente,
José Alencar. Não é mérito, ressaltou.

Correio Braziliense, 9/9/2003, p. 14 (com adaptações).

Considerando que, no âmbito do programa BrasilAlfabetizado,
apresentado no último texto, as seqüências numéricas
correspondentes ao número anual de brasileiros a serem
alfabetizados e ao total anual de recursos a serem investidos
sejam progressões aritméticas, julgue os itens 34 e 35.

M Nas condições estabelecidas, para cumprir a meta definida pelo programa Brasil Alfabetizado, em 2006 deverão ser alfabetizados 7 milhões de brasileiros.

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