Questões de Concursos: Relação Educação Física Escolar e Esporte

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Relação Educação Física Escolar e Esporte. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q679644 | Educação Física, Relação Educação Física Escolar e Esporte, Educação Física, UNICENTRO, UNICENTRO

Domenico de Masi acredita que, no futuro, jogo e trabalho se confundirão. O ser humano persegue a felicidade e ela não pode ficar reservada a lugares estanques, de modo que o aluno, por exemplo, pode ser feliz durante o recreio e infeliz na sala de aula.
Baseando-se no texto em destaque e de acordo com os conhecimentos sobre o assunto, é correto afimar:

2 Q679648 | Educação Física, Relação Educação Física Escolar e Esporte, Educação Física, UNICENTRO, UNICENTRO

As atividades rítmicas na escola, em geral, são utilizadas para dias especiais, sem um trabalho sistematizado anterior. Os educandos dançam o que veem na mídia, a coreografia de festas típicas populares e regionais.
Isso se deve à ausência da

3 Q892201 | Educação Física, Relação Educação Física Escolar e Esporte, Instrutor de Judô, Prefeitura de Bagé RS, FUNDATEC, 2024

As artes marciais envolvem questões pertinentes ao ___________, ao(à) _____________, ao(à) _____________, entre outros. Quando o aluno entra em contato com estes valores, ele é impulsionado a ____________.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

4 Q938146 | Educação Física, Relação Educação Física Escolar e Esporte, Primeiro e Segundo Dia 2ª Aplicação, ENEM, INEP

A educação física ensinada a jovens do ensino médio deve garantir o acúmulo cultural no que tange à oportunização de vivência das práticas corporais; a compreensão do papel do corpo no mundo da produção, no que tange ao controle sobre o próprio esforço, e do direito ao repouso e ao lazer; a iniciativa pessoal nas articulações coletivas relativas às práticas corporais comunitárias; a iniciativa pessoal para criar, planejar ou buscar orientação para suas próprias práticas corporais; a intervenção política sobre as iniciativas públicas de esporte e de lazer.

Disponível em: www.portal.mec.gov.br. Acesso em: 19 ago. 2012.

Segundo o texto, a educação física visa propiciar ao indivíduo oportunidades de aprender a conhecer e a perceber, de forma permanente e contínua, o seu próprio corpo, concebendo as práticas corporais como meios para

5 Q679640 | Educação Física, Relação Educação Física Escolar e Esporte, Educação Física, UNICENTRO, UNICENTRO

O esporte adquire importância cada vez maior na sociedade. É um fenômeno histórico social.
Acerca desse fenômeno, pode-se afirmar:

6 Q679647 | Educação Física, Relação Educação Física Escolar e Esporte, Educação Física, UNICENTRO, UNICENTRO

Ritmo, do grego Rhytmos, designa aquilo que flui, que se move, movimento regulado. Muitas vezes, é conceituado restringindo-se ao conceito musical, mas, na verdade, o ritmo faz parte da natureza e da vida, pois os batimentos cardíacos, o crescimento das plantas, o caminhar dos animais, a respiração, a alimentação, o sono, as ondas do mar, as águas da cachoeira, enfim, possuem ritmo.
A importância do ritmo na Educação Física deve-se

8 Q892209 | Educação Física, Relação Educação Física Escolar e Esporte, Instrutor de Judô, Prefeitura de Bagé RS, FUNDATEC, 2024

Para fins competitivos, a categorização dos atletas masculinos por idade e peso no Judô se dá da seguinte forma:


I. Sub-13 e sub-15 – ligeiro ao pesado. II. Sub-18 – superligeiro a pesado. III. Sub-21, sub-23 e sênior – ligeiro ao pesado.

Quais estão corretas?

9 Q892210 | Educação Física, Relação Educação Física Escolar e Esporte, Instrutor de Judô, Prefeitura de Bagé RS, FUNDATEC, 2024

Analise as assertivas a respeito do tempo de luta em cada categoria por idade e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Sub-13 três minutos. ( ) Sub-15 três minutos. ( ) Sub-18 quatro minutos. ( ) Sênior quatro minutos.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

10 Q892211 | Educação Física, Relação Educação Física Escolar e Esporte, Instrutor de Judô, Prefeitura de Bagé RS, FUNDATEC, 2024

Em relação às funções dos árbitros de Judô antes do início do combate, analise as assertivas a seguir:

I. Familiarizar-se com o som indicador do fim do combate no seu tatame e com a posição da mesa médica.
II. Garantir que a superfície da área de competição esteja limpa, em boas condições e que não haja espaços entre o tatame.
III. Assegurar que não haja espectadores, apoiadores ou fotógrafos em posição de causar incômodo ou risco de lesão aos atletas.

Quais estão corretas?
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.