Questões de Concursos: Relação Educação Física Escolar e Esporte

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Relação Educação Física Escolar e Esporte. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

21 Q903086 | Educação Física, Relação Educação Física Escolar e Esporte, Professor de Educação Física – Bacharelado, Prefeitura de Itapiranga SC, AMEOSC, 2024

− "Rebeca Andrade entrou para a história nesta segunda-feira (5), ao conquistar a medalha de ouro na final do solo da ginástica artística de Paris 2024 e se tornar a maior medalhista olímpica do Brasil em todos os tempos. Rebeca Andrade, de 25 anos e a paixão pela modalidade vem desde cedo. Aos quatro anos, Rebeca começou a treinar no projeto social Iniciação Esportiva, da Prefeitura de Guarulhos."

[Disponível em: < https://www.nsctotal.com.br/noticias/

conheca-a-historia-e-carreira-de-rebeca-andrade > Ace

sso: 14/08/2024].

Sobre iniciação esportiva de jovens atletas, analise as assertivas a seguir, registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:


(__) A iniciação esportiva em jovens atletas pode promover muitos benefícios para a formação integral da criança, tais como: o desenvolvimento físico, psicológico, cognitivo e social, promovendo um estilo de vida saudável na vida adulta.

(__) Profissionais qualificados de diferentes áreas, devem acompanhar o processo de desenvolvimento da criançaem sua iniciação esportiva, afim de evitar, entre outros, a supervalorização e busca de resultados em detrimento de fatores educacionais, sociais e desenvolvimento humano de qualidade.

(__) O processo de iniciação esportiva e atividade física são essências a saúde e ao bem-estar das crianças, assim sendo a especialização esportiva precoce gera inúmeros benefícios sem nenhuma possibilidade de acarretar problemas futuros ao praticante mirim.


Assinale a alternativa com a sequência correta:

22 Q911422 | Educação Física, Relação Educação Física Escolar e Esporte, Professor Educação Física, Prefeitura de Nova Itaberaba SC, Unoesc, 2024

Leia o trecho a seguir, referente as Abordagens da Educação Física:

“Atualmente coexistem na área várias abordagens do ensino de Educação Física, todas elas tendo em comum a tentativa de romper com o modelo anterior, fruto do esforço de estudiosos pós década de 1980. Essas abordagens resultam da articulação de diferentes teorias psicológicas, sociológicas e concepções filosóficas. Todas essas correntes têm ampliado os campos de ação e reflexão para a área, o que a aproxima das ciências humanas. Embora contenham enfoques diferenciados entre si, com pontos por vezes divergentes, muitas têm em comum a busca de uma Educação Física que articule as múltiplas dimensões do ser humano.”
Freitas, M.C., Rinaldi, I.P.B. ABORDAGENS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA PÓS DÉCADA DE 1970. Caderno Técnico – Educação Física. Governo do Estado do Paraná. 2008.

Tendo por base o texto acima, assinale a alternativa correta referente como as abordagens contemporâneas no ensino de Educação Física diferem dos modelos e práticas anteriores:

23 Q911714 | Educação Física, Relação Educação Física Escolar e Esporte, Educação Física, Prefeitura de Aguaí SP, IPEFAE, 2024

Sobre Jogo e Brincadeira, analise as proposições a seguir.

I. Na brincadeira deve haver diversão.
II. No jogo deve haver comprometimento e seriedade.
III. No jogo há liberdade maior para fazer qualquer coisa.
IV. Na brincadeira deve procurar atitudes que sejam de respeito com todos.
V. Em todos os jogos há diversão.
VI. As brincadeiras carregam valores que caracterizam o cotidiano de certas épocas.
VII. Jogos representam um tempo e um espaço com significados históricos.

Estão corretas:

24 Q911227 | Educação Física, Relação Educação Física Escolar e Esporte, Educação Física, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

O ensino de educação física escolar, por décadas estava atrelado ao ensino de esportes coletivos, em especial, ao quarteto fantástico, futebol/futsal, voleibol, basquete e handebol. No entanto, no decorrer da evolução cientifica na área da educação física escolar, a criação dos documentos norteadores como os Parâmetros Curriculares Nacionais, a Base Nacional Comum Curricular e os Documentos Curriculares do Tocantins, por exemplo, trazem a valorização da aprendizagem do estudante a partir de diversos elementos da cultura corporal do movimento, como os jogos. Dentro da unidade jogos, estão os de tabuleiro a exemplo do xadrez. Destarte, o ensino de xadrez pode assumir diversas frentes, podendo ser ela lúdica, técnica ou pedagógica. Sendo um jogo milenar, o xadrez passa a ser uma importante ferramenta na perspectiva inclusiva, especialmente com as pessoas com Deficiência Intelectual (DI). A respeito do ensino do xadrez para pessoas com DI, é INCORRETO afirmar que:

25 Q892216 | Educação Física, Relação Educação Física Escolar e Esporte, Instrutor de Judô, Prefeitura de Bagé RS, FUNDATEC, 2024

No vocabulário do Judô, as palavras UKEMI, GOSHI e HANE correspondem, respectivamente, à(ao):

27 Q903079 | Educação Física, Relação Educação Física Escolar e Esporte, Professor de Educação Física – Bacharelado, Prefeitura de Itapiranga SC, AMEOSC, 2024

Sobre as noções táticas e técnicas, analise as situações a seguir e identifique a (s) correta (s).


I. Uma jogadora de basquetebol executou o arremesso de três pontos, tomando o cuidado para não tocar com os pés na linha pois sabia que se tocasse o arremesso valeria dois pontos, para realização coordenou braços e pernas e conseguiu converter o ponto, nesse caso resta caraterizado o emprego da técnica para execução do arremesso.

II. Para realizar uma boa marcação a equipe de basquete utilizou a marcação por zona, e sempre que necessário faziam a marcação mais concentrada no jogador que mais converteu arremessos na equipe adversária, nesse caso a equipe está fazendo uso exclusivo da técnica em jogo.

III. Um jogador de basquetebol domina os fundamentos de manejo de bola, controle do corpo, drible, arremesso e passe, logo podemos afirmar que ele domina, com certeza, os fundamentos técnicos e táticos da modalidade.


É correto o que se afirma em:

28 Q892207 | Educação Física, Relação Educação Física Escolar e Esporte, Instrutor de Judô, Prefeitura de Bagé RS, FUNDATEC, 2024

Sobre a proporção de lesões articulares de acordo com local e mecanismo de instalação em atletas de Judô, analise as assertivas a seguir:

I. As maiores incidências de entorses e contusões ocorrem nas regiões de tornozelos e pés. II. As maiores incidências de entorses ocorrem na região dos ombros. III. As maiores incidências de contusões ocorrem na região dos joelhos.

Quais estão corretas?

29 Q892213 | Educação Física, Relação Educação Física Escolar e Esporte, Instrutor de Judô, Prefeitura de Bagé RS, FUNDATEC, 2024

Sobre as técnicas do Judô, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Ippon Seoi Nage é uma técnica de braço na qual o judoca projeta o oponente sobre o ombro com controle e força.
( ) O-Soto-Gari é uma técnica de perna, de projeção interna e tem como objetivo derrubar o oponente usando a perna como alavanca.
( ) Uchi Mata é uma técnica de perna, de projeção externa, que usa a perna como alavanca para projetar o oponente sobre o quadril.
( ) De-ashi-barai é uma técnica de perna que utiliza a sola do pé, varrendo o adversário pelo lado de fora.
( ) Tomoe Nage é uma técnica de sacrifício, na qual o judoca projeta o seu próprio corpo como ponto de apoio para derrubar o oponente.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

30 Q909856 | Educação Física, Relação Educação Física Escolar e Esporte, Profissional de Educação Física, Prefeitura de Joaçaba SC, Unoesc, 2024

A formação esportiva perpassa por fases de iniciação, desenvolvimento e especialização. A iniciação esportiva recebe um papel de destaque. É justamente nesse período da vida que as crianças tomam gosto pela modalidade esportiva e, quando orientadas por um profissional da área, podem ampliar não somente o arcabouço motor, mas também se beneficiar da formação moral e ética.
No entanto, a iniciação esportiva, quando não estruturada e orientada a partir das fases de desenvolvimento motor, pode desembocar em especialização precoce. A partir disso, o profissional de Educação Física precisa estar atento, por exemplo, à faixa etária, ciente que há fases da iniciação ao esporte (iniciação, 8 a 9 anos; aperfeiçoamento, 10 a 11 anos, e o treinamento, 12 a 13 anos).

RAMOS, Adailton Mendes; NEVES, Ricardo Lira Rezende. A INICIAÇÃO ESPORTIVA E A ESPECIALIZAÇÃO PRECOCE À LUZ DA TEORIA DA COMPLEXIDADE – NOTAS INTRODUTÓRIAS. Pensar a Prática, Goiânia, v. 11, n. 1, p. 1–8, 2008. DOI: 10.5216/rpp.v11i1.1786.
Considerando o exposto, selecione a alternativa que apresenta a faixa etária em que é recomendado o desenvolvimento global das habilidades motoras que podem ser aplicadas em várias modalidades esportivas.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.