Questões de Concursos Relação Educação Física Escolar e Esporte

Resolva questões de Relação Educação Física Escolar e Esporte comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q892216 | Educação Física, Relação Educação Física Escolar e Esporte, Instrutor de Judô, Prefeitura de Bagé RS, FUNDATEC, 2024

No vocabulário do Judô, as palavras UKEMI, GOSHI e HANE correspondem, respectivamente, à(ao):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q911422 | Educação Física, Relação Educação Física Escolar e Esporte, Professor Educação Física, Prefeitura de Nova Itaberaba SC, Unoesc, 2024

Leia o trecho a seguir, referente as Abordagens da Educação Física:

“Atualmente coexistem na área várias abordagens do ensino de Educação Física, todas elas tendo em comum a tentativa de romper com o modelo anterior, fruto do esforço de estudiosos pós década de 1980. Essas abordagens resultam da articulação de diferentes teorias psicológicas, sociológicas e concepções filosóficas. Todas essas correntes têm ampliado os campos de ação e reflexão para a área, o que a aproxima das ciências humanas. Embora contenham enfoques diferenciados entre si, com pontos por vezes divergentes, muitas têm em comum a busca de uma Educação Física que articule as múltiplas dimensões do ser humano.”
Freitas, M.C., Rinaldi, I.P.B. ABORDAGENS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA PÓS DÉCADA DE 1970. Caderno Técnico – Educação Física. Governo do Estado do Paraná. 2008.

Tendo por base o texto acima, assinale a alternativa correta referente como as abordagens contemporâneas no ensino de Educação Física diferem dos modelos e práticas anteriores:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q911713 | Educação Física, Relação Educação Física Escolar e Esporte, Educação Física, Prefeitura de Aguaí SP, IPEFAE, 2024

Tendo como tema Brincadeira e Jogo, o Professor de Educação Física possui uma gama de possibilidades para trata-los. Diante da quantidade de variações dos fenômenos que os envolvem, cabe ao Professor:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

24Q911714 | Educação Física, Relação Educação Física Escolar e Esporte, Educação Física, Prefeitura de Aguaí SP, IPEFAE, 2024

Sobre Jogo e Brincadeira, analise as proposições a seguir.

I. Na brincadeira deve haver diversão.
II. No jogo deve haver comprometimento e seriedade.
III. No jogo há liberdade maior para fazer qualquer coisa.
IV. Na brincadeira deve procurar atitudes que sejam de respeito com todos.
V. Em todos os jogos há diversão.
VI. As brincadeiras carregam valores que caracterizam o cotidiano de certas épocas.
VII. Jogos representam um tempo e um espaço com significados históricos.

Estão corretas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

26Q911227 | Educação Física, Relação Educação Física Escolar e Esporte, Educação Física, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

O ensino de educação física escolar, por décadas estava atrelado ao ensino de esportes coletivos, em especial, ao quarteto fantástico, futebol/futsal, voleibol, basquete e handebol. No entanto, no decorrer da evolução cientifica na área da educação física escolar, a criação dos documentos norteadores como os Parâmetros Curriculares Nacionais, a Base Nacional Comum Curricular e os Documentos Curriculares do Tocantins, por exemplo, trazem a valorização da aprendizagem do estudante a partir de diversos elementos da cultura corporal do movimento, como os jogos. Dentro da unidade jogos, estão os de tabuleiro a exemplo do xadrez. Destarte, o ensino de xadrez pode assumir diversas frentes, podendo ser ela lúdica, técnica ou pedagógica. Sendo um jogo milenar, o xadrez passa a ser uma importante ferramenta na perspectiva inclusiva, especialmente com as pessoas com Deficiência Intelectual (DI). A respeito do ensino do xadrez para pessoas com DI, é INCORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q903076 | Educação Física, Relação Educação Física Escolar e Esporte, Professor de Educação Física – Bacharelado, Prefeitura de Itapiranga SC, AMEOSC, 2024

Considere as afirmativas relacionadas a importância da criatividade tática no desenvolvimento esportivo e sobre as técnicas para estimular a criatividade tática entre os alunos. Registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:


(__) A utilização de atividades sistematizadas, estimula o desenvolvimento da inteligência tática do aluno e favorece o aprendizado efetivo, com isso é possível reduzir a possibilidade de abandono e afastamento das aulas, colaborando assim com a motivação e êxito dos alunos no processo de aprendizagem.

(__) Para o desenvolvimento da criatividade tática, é necessário estruturar intervenções não sistematizadas e direcionadas, para não incorrer no erro de propor conteúdos de forma aleatória, sem planejamento e desorganizado.

(__) Na iniciação esportiva e desenvolvimento da criatividade tática, a utilização de jogos e atividades lúdicas constituem valiosas ferramentas, principalmente quando aplicada ao público adolescente e jovem, e devem ser usadas somente no aquecimento ou como recompensa, ao final dos treinos, pela realização correta dos movimentos.


Assinale a alternativa com a sequência correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

28Q903079 | Educação Física, Relação Educação Física Escolar e Esporte, Professor de Educação Física – Bacharelado, Prefeitura de Itapiranga SC, AMEOSC, 2024

Sobre as noções táticas e técnicas, analise as situações a seguir e identifique a (s) correta (s).


I. Uma jogadora de basquetebol executou o arremesso de três pontos, tomando o cuidado para não tocar com os pés na linha pois sabia que se tocasse o arremesso valeria dois pontos, para realização coordenou braços e pernas e conseguiu converter o ponto, nesse caso resta caraterizado o emprego da técnica para execução do arremesso.

II. Para realizar uma boa marcação a equipe de basquete utilizou a marcação por zona, e sempre que necessário faziam a marcação mais concentrada no jogador que mais converteu arremessos na equipe adversária, nesse caso a equipe está fazendo uso exclusivo da técnica em jogo.

III. Um jogador de basquetebol domina os fundamentos de manejo de bola, controle do corpo, drible, arremesso e passe, logo podemos afirmar que ele domina, com certeza, os fundamentos técnicos e táticos da modalidade.


É correto o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

29Q904620 | Educação Física, Relação Educação Física Escolar e Esporte, Professor de Educação Física, Prefeitura de Barrolândia TO, INAZ do Pará, 2024

Sobre o preparo da administração esportiva no espaço escolar, assinale a alternativa ERRADA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q903086 | Educação Física, Relação Educação Física Escolar e Esporte, Professor de Educação Física – Bacharelado, Prefeitura de Itapiranga SC, AMEOSC, 2024

− "Rebeca Andrade entrou para a história nesta segunda-feira (5), ao conquistar a medalha de ouro na final do solo da ginástica artística de Paris 2024 e se tornar a maior medalhista olímpica do Brasil em todos os tempos. Rebeca Andrade, de 25 anos e a paixão pela modalidade vem desde cedo. Aos quatro anos, Rebeca começou a treinar no projeto social Iniciação Esportiva, da Prefeitura de Guarulhos."

[Disponível em: < https://www.nsctotal.com.br/noticias/

conheca-a-historia-e-carreira-de-rebeca-andrade > Ace

sso: 14/08/2024].

Sobre iniciação esportiva de jovens atletas, analise as assertivas a seguir, registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:


(__) A iniciação esportiva em jovens atletas pode promover muitos benefícios para a formação integral da criança, tais como: o desenvolvimento físico, psicológico, cognitivo e social, promovendo um estilo de vida saudável na vida adulta.

(__) Profissionais qualificados de diferentes áreas, devem acompanhar o processo de desenvolvimento da criançaem sua iniciação esportiva, afim de evitar, entre outros, a supervalorização e busca de resultados em detrimento de fatores educacionais, sociais e desenvolvimento humano de qualidade.

(__) O processo de iniciação esportiva e atividade física são essências a saúde e ao bem-estar das crianças, assim sendo a especialização esportiva precoce gera inúmeros benefícios sem nenhuma possibilidade de acarretar problemas futuros ao praticante mirim.


Assinale a alternativa com a sequência correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

31Q903094 | Educação Física, Relação Educação Física Escolar e Esporte, Professor de Educação Física – Licenciatura, Prefeitura de Itapiranga SC, AMEOSC, 2024

A modalidade Futsal é uma das mais populares na Educação Física escolar, tendo em vista sua similaridade com o Futebol e o fato de poder ser realizada em uma quadra. Sobre o regramento dessa modalidade, de acordo com as regras oficiais do Futsal 2024 em consonância com a Confederação Brasileira de Futsal é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

32Q679640 | Educação Física, Relação Educação Física Escolar e Esporte, Educação Física, UNICENTRO, UNICENTRO, 2019

O esporte adquire importância cada vez maior na sociedade. É um fenômeno histórico social.
Acerca desse fenômeno, pode-se afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q679643 | Educação Física, Relação Educação Física Escolar e Esporte, Educação Física, UNICENTRO, UNICENTRO, 2019

A Educação Física deve valorizar a coletividade, a solidariedade e o respeito. Ela encontra referência em práticas educativas histórico-sociais e trata os temas ginástica, dança, esporte, jogo e lutas como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q679644 | Educação Física, Relação Educação Física Escolar e Esporte, Educação Física, UNICENTRO, UNICENTRO, 2019

Domenico de Masi acredita que, no futuro, jogo e trabalho se confundirão. O ser humano persegue a felicidade e ela não pode ficar reservada a lugares estanques, de modo que o aluno, por exemplo, pode ser feliz durante o recreio e infeliz na sala de aula.
Baseando-se no texto em destaque e de acordo com os conhecimentos sobre o assunto, é correto afimar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q679647 | Educação Física, Relação Educação Física Escolar e Esporte, Educação Física, UNICENTRO, UNICENTRO, 2019

Ritmo, do grego Rhytmos, designa aquilo que flui, que se move, movimento regulado. Muitas vezes, é conceituado restringindo-se ao conceito musical, mas, na verdade, o ritmo faz parte da natureza e da vida, pois os batimentos cardíacos, o crescimento das plantas, o caminhar dos animais, a respiração, a alimentação, o sono, as ondas do mar, as águas da cachoeira, enfim, possuem ritmo.
A importância do ritmo na Educação Física deve-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q679648 | Educação Física, Relação Educação Física Escolar e Esporte, Educação Física, UNICENTRO, UNICENTRO, 2019

As atividades rítmicas na escola, em geral, são utilizadas para dias especiais, sem um trabalho sistematizado anterior. Os educandos dançam o que veem na mídia, a coreografia de festas típicas populares e regionais.
Isso se deve à ausência da
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q938146 | Educação Física, Relação Educação Física Escolar e Esporte, Primeiro e Segundo Dia 2ª Aplicação, ENEM, INEP

A educação física ensinada a jovens do ensino médio deve garantir o acúmulo cultural no que tange à oportunização de vivência das práticas corporais; a compreensão do papel do corpo no mundo da produção, no que tange ao controle sobre o próprio esforço, e do direito ao repouso e ao lazer; a iniciativa pessoal nas articulações coletivas relativas às práticas corporais comunitárias; a iniciativa pessoal para criar, planejar ou buscar orientação para suas próprias práticas corporais; a intervenção política sobre as iniciativas públicas de esporte e de lazer.

Disponível em: www.portal.mec.gov.br. Acesso em: 19 ago. 2012.

Segundo o texto, a educação física visa propiciar ao indivíduo oportunidades de aprender a conhecer e a perceber, de forma permanente e contínua, o seu próprio corpo, concebendo as práticas corporais como meios para

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.