Questões de Concursos Relação aluno

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21Q328872 | Pedagogia, Relação aluno, Professor de Educação Básica I, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens de 21 a 25, considerando as tendências pedagógicas na dimensão da relação professor e aluno.

A centralidade na autoridade do professor e na atitude receptiva do aluno é característica da tendência liberal tradicional.

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22Q324066 | Pedagogia, Relação aluno, Professor de Educação Básica I, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens de 21 a 25, considerando as tendências pedagógicas na dimensão da relação professor e aluno.

Na tendência liberal renovada progressivista, o professor deve ser um especialista em relações humanas para assegurar um clima de relacionamento autêntico.

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23Q323644 | Pedagogia, Relação aluno, Analista Ministerial, Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Território DF, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, a respeito da relação professor e aluno no processo ensino-aprendizagem.

A atitude do professor em ouvir os alunos, possibilitando a exposição de opiniões e a formulação de perguntas, facilita a identificação de como está ocorrendo o processo de construções dos saberes.

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24Q328862 | Pedagogia, Relação aluno, Analista Ministerial, Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Território DF, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, a respeito da relação professor e aluno no processo ensino-aprendizagem.

A disciplina em sala de aula está diretamente relacionada à prática docente, por meio da autoridade profissional, moral, técnica e afetiva do professor.

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25Q320042 | Pedagogia, Relação aluno, Professor de Nível I, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPE

A parceria escola-família faz parte do projeto político-pedagógico e é necessária em se tratando de escola para crianças pequenas. Tanto os pais devem saber o que esperar da escola quanto a escola vê nos pais os verdadeiros parceiros da caminhada pedagógica dos filhos. Para que essa parceria exista, várias questões são postas. Nesse contexto, julgue os próximos itens. A parceria deve ser de todos os funcionários da escola com os pais e parentes da criança.
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26Q325414 | Pedagogia, Relação aluno, Analista Ministerial, TJ DF, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, a respeito da relação professor e aluno no processo ensino-aprendizagem.

Nas relações estabelecidas em sala de aula, a afetividade exclui, necessariamente, a cognoscibilidade e interfere no cumprimento ético da autoridade do professor.

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27Q327063 | Pedagogia, Relação aluno, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

É comum nos dias de hoje ouvir os educadores se queixando das famílias, dizendo que as mesmas estão "abandonando" seus filhos sob a responsabilidade das escolas. Por outro lado, também é comum ouvir os pais dizerem que as escolas não têm cumprido seu papel, abrindo pouco espaço de troca com as famílias. Sobre esta situação, pode-se afirmar que a relação família-escola deve ser desenvolvida com base na:

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28Q320251 | Pedagogia, Relação aluno, Professor de Educação Básica, Secretaria de Estado de Educação DF, CESPE CEBRASPE, 2017

Tendo em vista que a interação professor/aluno, crucial para a relação pedagógica e para a efetivação do processo ensinar-aprender, é permeada por dois aspectos, o cognoscitivo e o socioemocional, julgue os itens a seguir, acerca da relação professor/aluno. A interação humana possui valor pedagógico fundamental, pois é por intermédio das relações professor/aluno e aluno/aluno que o conhecimento se constrói coletivamente.
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29Q327505 | Pedagogia, Relação aluno, Professor, SEE SP, CESGRANRIO

A fluidez nas relações interpessoais entre os jovens, os choques geracionais, novos paradigmas de educação familiar, mudanças nas relações de autoridade constituem parte das dificuldades no relacionamento professor-aluno em diversos contextos escolares. Reconstruir uma ética da compreensão entre as pessoas, formando uma cultura capaz de aprender e reaprender incessantemente, significa, na relação professor-aluno,

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30Q321613 | Pedagogia, Relação aluno

“Hoje, há uma grande discussão a respeito do grau de responsabilidade da família e da escola na educação das crianças. Isso gera um frequente jogo de empurra, principalmente por parte da escola, que ainda não se adaptou aos novos tempos e insiste em que a sua função é a transmissão do conhecimento. Não é mais. À família cabe a formação dos filhos para que se tornem pessoas de bem.

À escola cabe a formação dos alunos para que se tornem cidadãos ativos, críticos, livres, capazes de buscar a justiça, de ser solidários, respeitosos e, acima de tudo, capazes de apreciar a diversidade.” (Rosely Sayão) Para a psicóloga, a educação familiar e a escolar são radicalmente diferentes. São formações diferentes e complementares.

 Para educar, a família e a escola têm por base, respectivamente:

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31Q324994 | Pedagogia, Relação aluno, Instituto Quadrix, 2017

A respeito da relação professor-aluno no processo de ensino-aprendizagem, julgue os itens subsequentes. Em uma perspectiva walloniana, a afetividade é confundida com permissividade, o que limita a autoridade do professor.
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32Q325532 | Pedagogia, Relação aluno, CESPE CEBRASPE, 2017

Tendo em vista que a interação professor/aluno, crucial para a relação pedagógica e para a efetivação do processo ensinar-aprender, é permeada por dois aspectos, o cognoscitivo e o socioemocional, julgue os itens a seguir, acerca da relação professor/aluno. As relações pessoais estabelecidas entre o educador e a turma relacionam-se ao aspecto socioemocional.
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33Q324094 | Pedagogia, Relação aluno, Professor, SEDUC PE, IPAD

A respeito da relação professor-aluno (ou educador-educando), Paulo Freire afirmava:

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34Q320869 | Pedagogia, Relação aluno, Professor de Educação Básica, Secretaria de Estado de Educação DF, CESPE CEBRASPE, 2017

Tendo em vista que a interação professor/aluno, crucial para a relação pedagógica e para a efetivação do processo ensinar-aprender, é permeada por dois aspectos, o cognoscitivo e o socioemocional, julgue os itens a seguir, acerca da relação professor/aluno. A exigência de que o professor trace os objetivos, organize o planejamento da aula e busque formas de estabelecer uma comunicação que garanta a aprendizagem efetiva está diretamente relacionada ao aspecto socioemocional.
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35Q328154 | Pedagogia, Relação aluno, Pedagogo, Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos RJ, FGV, 2018

A violência assola a sociedade brasileira dentro dos espaços educacionais. O bullying, termo utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados em uma relação desigual de poder, por um indivíduo ou grupo de indivíduos, causando dor e angústia, se apresenta como normalidade no convívio social. É preciso um fazer pedagógico que tenha o objetivo de ensinar a todos e a cada um, pautado no respeito, direitos humanos, ternura, diálogo, solidariedade e esperança na busca do convívio promissor, orientador das energias vitais e cognitivas de alunos, professores, comunidades, grupos e famílias – sendo que estas devem ser o primeiro laboratório de resolução não violenta de conflitos – para o qual é necessário qualificar a capacidade de escuta e percepção dos valores envolvidos na comunicação. Essa pedagogia já existe e é denominada pedagogia do(a):
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36Q322346 | Pedagogia, Relação aluno, CESPE CEBRASPE, 2017

Julgue os itens a seguir, relativos a coordenação pedagógica, à relação professor/aluno e ao compromisso social e ético do professor. No que se refere à relação professor/aluno, as tendências pedagógicas libertária e libertadora têm aspectos comuns ao ressaltarem o antiautoritarismo, as experiências individuais e a autogestão pedagógica.
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37Q326777 | Pedagogia, Relação aluno, Professor de Educação Básica, Secretaria de Estado de Educação DF, CESPE CEBRASPE, 2017

Tendo em vista que a interação professor/aluno, crucial para a relação pedagógica e para a efetivação do processo ensinar-aprender, é permeada por dois aspectos, o cognoscitivo e o socioemocional, julgue os itens a seguir, acerca da relação professor/aluno. Os aspectos cognoscitivos correspondem aos conteúdos ensinados pela escola e às tarefas relacionadas à aprendizagem.
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38Q321475 | Pedagogia, Relação aluno, Pedagogo, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

Educadores, alunos e famílias manifestam suas preocupações em relação ao momento de opção do curso superior que ocorre no período da adolescência. A orientação profissional, numa proposta renovadora, aponta para um trabalho de parceria família e escola na facilitação da opção dos jovens adolescentes. Nas escolas, o trabalho de orientação profissional pode acontecer dentro do currículo exigindo, para tal, a formulação de um plano de orientação:

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39Q319299 | Pedagogia, Relação aluno, Professor, Prefeitura de São Bernardo do Campo SP, MOURA MELO

O efeito emocional do aluno e de sua família:

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40Q325627 | Pedagogia, Relação aluno, Professor de Educação Básica, Secretaria de Estado de Educação DF, CESPE CEBRASPE, 2017

Tendo em vista que a interação professor/aluno, crucial para a relação pedagógica e para a efetivação do processo ensinar-aprender, é permeada por dois aspectos, o cognoscitivo e o socioemocional, julgue os itens a seguir, acerca da relação professor/aluno. Na relação professor/aluno, é frequente se confundir autoridade com autoritarismo, uma vez que tanto este quanto aquela são consequência natural do processo de acúmulo de conhecimento técnico pelo professor e da preocupação deste com a evolução do aluno na construção do conhecimento.
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