Início Questões de Concursos Relação de Educação e Sociedade Resolva questões de Relação de Educação e Sociedade comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Relação de Educação e Sociedade Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 11Q326485 | Pedagogia, Relação de Educação e SociedadeLaurinda Ramalho de Almeida, em seu livro ?As relações interpessoais na formação de professores?, faz uma reflexão buscando superar a barreira que existe entre as diferentes áreas do conhecimento. A autora considera que valores da vida devem estar presentes e articulados na formação dos professores que estejam dispostos a educar a pessoa integral. Para tanto, a autora enfatiza a necessidade da presença de três fatores fundamentais: ✂️ a) o compromisso, a competência e a empatia. ✂️ b) o afeto, a obediência e a honestidade. ✂️ c) o respeito, a disciplina e a calma. ✂️ d) a compaixão, a humildade e a compreensão. ✂️ e) a vontade, o sentimento e a razão. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 12Q328613 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Analista Judiciário, TJ PE, FCCNa sociedade da informação e do conhecimento, a escola tem o papel de ✂️ a) restringir o uso das redes sociais, minimizando assim as situações de ciberbulling ou eventuais contatos com pessoas fora da escola sem o acompanhamento dos professores. ✂️ b) preservar os processos de ensino da forte influência das tecnologias, tendo em vista o caráter de dominação política que as empresas de tecnologia exercem no mercado. ✂️ c) atender as demandas do mercado de trabalho, assumindo as ferramentas do ensino a distância como as mais influentes do cenário social da contemporaneidade. ✂️ d) incluir as ferramentas tecnológicas nas aulas, já que os alunos de hoje se desinteressam com facilidade pelas metodologias mais utilizadas na escola. ✂️ e) propiciar a integração das mídias ao cotidiano escolar, de forma que os processos de ensino possibilitem a construção de capacidades de reflexão e seleção da informação e do conhecimento. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 13Q327561 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, NCEBourdieu chamou a atenção dos educadores sobre a forma do professor manifestar-se, em sala de aula, em relação à exposição pública do erro do aluno. Ele nos fala da "violência simbólica" quando afirma: ✂️ a) o professor deve evitar estabelecer atritos cognoscitivos entre os alunos no ato de avaliação; ✂️ b) a ação pedagógica é um ato harmônico e como tal deve-se evitar a violência em sala de aula; ✂️ c) toda ação pedagógica é objetivamente uma inculcação de um modelo de certo/errado, convencionado pela cultura dominante; ✂️ d) toda ação pedagógica sustenta um modelo paradigmático democrático onde a cultura vigente simboliza o poder; ✂️ e) o erro do aluno deve ser investigado pelo professor a partir de sua posição hierárquica estabelecida pela normatização dos agentes educativos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 14Q328665 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Professor II, SEE SP, FCCAtenção: Considere a situação abaixo para responder às questões de números 21 a 35. Em uma Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo/HTPC, os professores discutiam que o direito de toda criança à educação implica uma série de desafios para os sistemas escolares e suas escolas. Uma professora recém-formada, que pela primeira vez estava atuando em sala de aula, pediu às colegas mais experientes que esclarecessem alguns aspectos que para ela não eram claros. Disse que iria colocar uma série de questões e que ficaria grata se pudesse contar com a resposta das colegas. Eu escuto falar muito em escolas inclusivas. Há autores, como Sassaki, defensores da ideia de que a sociedade se adapte para incluir quem tem necessidades especiais e que essas pessoas, por sua vez, se preparem para assumir seus papéis na sociedade. Não seriam as pessoas com necessidades especiais que deveriam se adaptar à sociedade? ✂️ a) Não. Essas pessoas precisam sentir que são capazes, mesmo não o sendo. ✂️ b) Sim. A nossa Constituição, inclusive, não acha que devemos seguir essa linha. ✂️ c) Não. Pessoas com necessidades especiais não se adaptam à sociedade. ✂️ d) Sim. Supor o contrário é agir contra os interesses da maioria da sociedade. ✂️ e) Não. A inclusão dessas pessoas requer a eliminação de preconceitos sociais. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 15Q325226 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Técnico de Controle Externo, TCE TO, CESPE CEBRASPEO fenômeno da alienação tem importância em várias perspectivas teóricas que relacionam educação e sociedade, especialmente no pensamento marxista. Com relação às abordagens desenvolvidas pelo pensamento marxista acerca do fenômeno da alienação, assinale a opção correta. ✂️ a) Bernstein considera que toda e qualquer cultura produz determinado grau de alienação. Nesse contexto, o papel socializador da educação é desalienar o homem. ✂️ b) Althusser enfatiza a contribuição dos aparelhos ideológicos do estado nas sociedades capitalistas como produtores de alienação, cuja principal função é a inculcação da ideologia dominante. ✂️ c) Bourdieu e Passeron ressaltam a função ideológica do aparelho escolar como reprodutor da ideologia dominante, contribuindo sobremaneira para a reprodução da alienação. ✂️ d) Karl Marx demonstra que a função da educação é fornecer uma base comum a todo indivíduo, a fim de diminuir as desigualdades sociais e, consequentemente, a alienação econômico-político-cultural. ✂️ e) Antônio Gramsci explica que os professores são funcionários ideológicos do Estado e têm a função principal de inculcação da ideologia dominante, sendo, desse modo, os principais responsáveis pela alienação dos alunos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 16Q328089 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Pedagogo, Prefeitura de Buíque PE, IPADA questão da violência escolar tem preocupado as autoridades escolares e civis da sociedade ocidental. Essa violência pode ser explicada pelo seguinte motivo: ✂️ a) A personalidade agressiva de certos professores sem nenhuma formação pedagógica ou penal. ✂️ b) A única razão da violência é a situação social dos alunos, saídos de classes desfavorecidas. ✂️ c) O problema é psicológico e diz respeito apenas à personalidade dos alunos agressivos. ✂️ d) Trata-se de um problema cultural de uma sociedade que conheceu a escravidão e a violência estrutural ✂️ e) São muitas razões que explicam a violência escolar, que precisa ser analisada em sua dimensão estrutural, conjuntural e individual, uma vez que a violência escolar é um tipo particular de violência que não pode ser confundida, nem em suas manifestações nem em seus objetivos com a violência social geral. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 17Q319747 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Psicólogo Escolar, SESI DF, FUNIVERSANo que diz respeito à violência, um dos aspectos mais ressaltados pelos profissionais da educação é a falta de preparo para atuar frente ao fenômeno: ao serem questionados se sabem como enfrentar a violência em sua prática pedagógica, apontam a necessidade de formação para discutir a violência na escola. Acerca desse assunto, assinale a alternativa correta. ✂️ a) O trabalho de prevenção da violência não necessita ser programado e dirigido, ou seja, deve ocorrer de forma intuitiva, uma vez que se realiza em muitas escolas. ✂️ b) A formação de professores e dos profissionais que atuam na educação deve ser repensada, de modo que eles possam ter subsídios para enfrentar o novo momento social. ✂️ c) A atitude informal e intuitiva das conversas com os alunos a respeito da violência é o melhor caminho de prevenção realizado pelos psicólogos e orientadores educacionais nas escolas. ✂️ d) O fato de os professores não terem uma formação adequada pode abalar a relação de confiança dos alunos com os professores, caso estes façam referência a alguma informação equivocada; por isso, o melhor caminho é estar preparado para depois executar algum tipo de ação. ✂️ e) A questão da violência não é um problema da escola, e sim da sociedade como um todo; por isso, a escola não deve perder seu tempo com questões que não serão solucionadas nesse espaço. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 18Q321733 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Pedagogo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, COMPERVE, 2017A história da humanidade se funde com a história das ideias pedagógicas. A educação como fenômeno social e histórico reflete, na sua história, as ideias de destacados sociólogos, filósofos, psicólogos e pedagogos que contribuíram, de forma significativa, com o ideário pedagógico. No quadro a seguir, avalie a correspondência entre o autor e as características de suas ideias sobre a educação. Itens Autor Ideias sobre educação I Pestalozzi Propõe a reforma da sociedade por intermédio da educação das classes populares. Privilegia o desenvolvimento psíquico da criança em relação à aquisição de conhecimentos. Sustenta que a educação geral deve preceder a profissional II J.Dewey Considera que a educação é essencialmente dialética, questionando a sociedade de classes. Prioriza a educação como produto que produz o homem novo. III E.Durkhlein Considera a educação como uma condição essencial da sociedade, conferindo às ciências sociais um caráter científico específico baseado na filosofia pragmática idealista. IV A. Gramsci Defende a escola socialista evocando a ideia de unidade e de centralização democrática. Considera o trabalho como um princípio educativo básico da formação. As correspondências estabelecidas corretamente estão nos itens ✂️ a) III e IV. ✂️ b) II e III. ✂️ c) I e II. ✂️ d) I e IV. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 19Q319873 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Coordenador Pedagógico, SEE SP, FCCSegundo Castro (2000), a implementação de reformas educacionais em um país federativo como o Brasil, com sistemas de ensino descentralizados, requer, necessariamente, a implantação de mecanismos de monitoramento e acompanhamento das ações e políticas em curso por diferentes razões, uma das quais é ✂️ a) permitir a construção de novos cenários, subsidiando a formulação de políticas e programas. ✂️ b) observar a prática pedagógica dos professores, identificando seus acertos e correções. ✂️ c) assegurar a permanência da sociedade democrática, submetendo os resultados ao Senado. ✂️ d) empregar metodologias científicas, capazes de contornar os efeitos adversos da divulgação. ✂️ e) usar indicadores capazes de fomentar a discussão dos gestores escolares para premiar seus alunos. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 20Q325910 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Analista Judiciário, TJ PE, FCCSe, na verdade, o sonho que nos anima é democrático e solidário, não é falando aos outros, de cima pra baixo, sobretudo, como se fôssemos os portadores da verdade a ser transmitida aos demais, que aprendemos a escutar, mas é escutando que aprendemos a falar com eles. Esta afirmação explicita a importância do ✂️ a) saber do educador em seu trabalho de orientação aos adolescentes e às crianças. ✂️ b) reconhecimento às diferenças culturais apresentadas pelas crianças e adolescentes. ✂️ c) acompanhamento que deve ser realizado junto às crianças e aos adolescentes. ✂️ d) diagnóstico dos problemas enfrentados pelos jovens e a função da escuta. ✂️ e) trabalho de aconselhamento por meio do diálogo franco e aberto. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 21Q320414 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Orientador Pedagógico, Prefeitura de Presidente Dutra MA, Instituto LudusA sociologia é uma das ciências que contribuem na prática educativa. A afirmação que melhor explicita a relação sociologia X educação ✂️ a) somente auxilia na compreensão do contexto social da escola. ✂️ b) a prática sócio educativa apenas ocorre na sala de aula. ✂️ c) as instituições escolares não refletem as características do sistema social. ✂️ d) as instituições escolares são antes de tudo instituições sociais. ✂️ e) N. D. A. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 22Q328970 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Gestor Governamental, SEPLAG MG, FUMARCAo se definir o homem como sujeito de saber, se enfatiza que ele desenvolve uma atividade que lhe é própria e essa atividade do sujeito de saber supõe certa relação com a linguagem e o seu tempo. O saber é uma relação e não existe saber que não esteja inscrito em relações de saber. Nessa perspectiva, não existe saber científico ou prático, mas científicas e práticas são as relações que se estabelecem com o saber. O saber é uma construção histórica e coletiva da qual o sujeito se apropria, desde que esteja em uma relação com o mundo. Neste sentido, podem-se considerar constituintes do aprender, EXCETO: ✂️ a) a noção de história individual. ✂️ b) a ação no mundo. ✂️ c) a regulação da relação com os outros e consigo mesmo. ✂️ d) a constituição de um universo de saberes-objetos. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 23Q324353 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Gestor Governamental, SEPLAG MG, FUMARCA contemporaneidade mostra uma "sociedade pedagógica", revelando amplos campos de atuação pedagógica. Sendo assim, podemos definir para o pedagogo duas esferas de ação educativa, a saber: ✂️ a) escolar e política. ✂️ b) escolar e econômica. ✂️ c) escolar e extra-escolar. ✂️ d) econômica e extra-escolar. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 24Q321480 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Professor, Prefeitura de Guaíra PR, CETROMaria, 5 anos de idade, vai de casa para a escola vendo diversas informações escritas, como as placas de trânsito, outdoors, nomes de lojas, cartazes de ofertas, números de casas, ela quer entender o que se esconde atrás deste misterioso código. A instituição de educação infantil deve assegurar ✂️ a) um alcance homogêneo e simultâneo por parte das crianças, apropriando-se da leitura e da escrita. ✂️ b) a infância, não possibilitando um contato da criança com a leitura e a escrita, pois levam à escolarização precoce. ✂️ c) apenas as práticas discursivas orais, priorizando sempre a realização das rodas de conversas, de leituras orais e silenciosas. ✂️ d) o direito da criança de manter contato com a escrita, mas esse contato não deve ocorrer pela criação de contextos didáticos artificiais. ✂️ e) o direito da criança de manter contato com a escrita, e esse contato deve ocorrer pela criação de contextos didáticos artificiais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 25Q320037 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Técnico em Educação, SESI DF, FUNIVERSACom relação ao entendimento de Philippe Perrenoud acerca do conceito de competência, assinale a alternativa incorreta. ✂️ a) Faculdade de mobilizar um conjunto de recursos cognitivos, tais como saberes, capacidades e informações, para solucionar, com pertinência e eficácia, uma série de situações. ✂️ b) Saber orientar-se em um lugar desconhecido mobiliza as capacidades de ler um mapa, localizar-se, pedir informações ou conselhos, assim como os seguintes saberes: ter noção de escala, elementos da topografia ou referências geográficas. Uma pessoa que consegue realizar essa ação é competente. ✂️ c) As competências estão ligadas a contextos culturais, profissionais e condições sociais. ✂️ d) Quando um profissional de saúde consegue identificar patologias e sintomas, terapias, riscos, remédios, serviços médicos e farmacêuticos e aplicá-los para curar uma pessoa doente, ele mobiliza as capacidades de observar sinais fisiológicos, medir a temperatura, administrar um medicamento; por isso, pode ser considerado um profissional competente. ✂️ e) As competências profissionais desenvolvem-se exclusivamente na escola. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 26Q328321 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Professor, SEE SP, CESGRANRIOMarta é uma das representantes dos pais dos alunos no colegiado da escola. Ela tem consciência de que, para o real exercício de sua representatividade, o papel dos pais de alunos nesta instância decisória é de ✂️ a) colaborar com a equipe de profissionais da escola, no sentido de avalizar soluções tomadas para os problemas. ✂️ b) opinar democraticamente quando solicitados a contribuir nas reflexões a respeito de aplicação de verbas públicas. ✂️ c) definir entre si os rumos institucionais, garantidos pelo direito de ação gestora conferido pela LDB 9.394/96. ✂️ d) exercer o poder participativo diante das orientações de ações pedagógicas e administrativas da escola. ✂️ e) acompanhar o processo de aprendizagem dos alunos para oferecer um reforço escolar adequado no ambiente doméstico. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 27Q328495 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Professor, SEE SP, FCCO conceito de educação ao longo da vida ultrapassa a distinção bem conhecida entre educação inicial e educação permanente e, segundo Delors, aproxima-se de outro conceito frequentemente proposto, que é o da ✂️ a) articulação teoria e prática. ✂️ b) otimização das potencialidades. ✂️ c) comunidade global. ✂️ d) sociedade educativa. ✂️ e) relação de complementaridade. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 28Q323024 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Agente de Fiscalização, TCM SP, CETRO As diversidades ou multiplicidades geralmente expressam relações e construções culturais. A escola democrática, inclusiva e a sala de aula devem ser entendidas como espaços de expressão e local para se cultivar maneiras respeitosas de se relacionar com o outro. Os textos legais e dos educadores que tratam das diversidades e que se referem a questões de gênero, sexualidade, etnia, cultura não tratam de diferenças ✂️ a) coletivas, mas sim diferenças individuais; tratam especificamente das necessidades especiais de cada sujeito e/ou indivíduo. ✂️ b) individuais, mas sim das grandes divisões que constituem os grupos sociais – homens e mulheres, homossexuais, negros, indígenas, brancos; ou seja, de características coletivas e comuns a um certo número de pessoas. ✂️ c) coletivas, mas sim das características orgânicas e inorgânicas particulares de um indivíduo. ✂️ d) que abrangem e compreendem muitas pessoas, mas sim das características particulares da pessoa humana, quer físicas ou psíquicas. ✂️ e) de indivíduos, mas sim e apenas de sujeitos portadores de necessidades educacionais especiais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 29Q326555 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Analista Trainee, Metrô SP, FCCUma mesma compreensão da prática educativa e uma mesma metodologia de trabalho não operam necessariamente de forma idêntica em contextos diferentes. A intervenção é histórica, é cultural, é política... Diante disso, é correto afirmar que ✂️ a) é preciso criar metodologias eficazes para a transmissão do conhecimento universal. ✂️ b) a prática de ensino, fruto da experiência docente, não exige dinâmicas inovadoras. ✂️ c) as experiências não podem ser transplantadas, mas reinventadas. ✂️ d) uma metodologia eficiente é aquela que prescinde do processo de ensino. ✂️ e) é preciso uma prática de ensino em que o aluno respeite a história profissional do professor. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 30Q321618 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Analista, IPHAN, FUNIVERSAJulgue os itens a seguir, acerca da identidade cultural e assinale a alternativa correta. I A identidade cultural é um conjunto vivo de relações sociais e patrimônios simbólicos, historicamente compartilhados, mediados por recorte espaço-temporal. II A identidade cultural estabelece a comunhão de determinados valores entre os membros de uma sociedade e preconiza, também, os modos como essa sociedade se relaciona com outras culturas. III Cultura e sociedade caminham juntas, visto que não há sociedade incapaz de produzir cultura e nem cultura que não seja produto de uma sociedade. IV Pode-se compreender a constituição de uma identidade em manifestações que podem envolver um amplo número de situações que vão desde a fala até a participação em certos eventos, por exemplo. ✂️ a) Todos os itens estão errados. ✂️ b) Há apenas um item certo. ✂️ c) Há apenas dois itens certos. ✂️ d) Há apenas três itens certos. ✂️ e) Todos os itens estão certos. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF← AnteriorPróximo →
11Q326485 | Pedagogia, Relação de Educação e SociedadeLaurinda Ramalho de Almeida, em seu livro ?As relações interpessoais na formação de professores?, faz uma reflexão buscando superar a barreira que existe entre as diferentes áreas do conhecimento. A autora considera que valores da vida devem estar presentes e articulados na formação dos professores que estejam dispostos a educar a pessoa integral. Para tanto, a autora enfatiza a necessidade da presença de três fatores fundamentais: ✂️ a) o compromisso, a competência e a empatia. ✂️ b) o afeto, a obediência e a honestidade. ✂️ c) o respeito, a disciplina e a calma. ✂️ d) a compaixão, a humildade e a compreensão. ✂️ e) a vontade, o sentimento e a razão. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
12Q328613 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Analista Judiciário, TJ PE, FCCNa sociedade da informação e do conhecimento, a escola tem o papel de ✂️ a) restringir o uso das redes sociais, minimizando assim as situações de ciberbulling ou eventuais contatos com pessoas fora da escola sem o acompanhamento dos professores. ✂️ b) preservar os processos de ensino da forte influência das tecnologias, tendo em vista o caráter de dominação política que as empresas de tecnologia exercem no mercado. ✂️ c) atender as demandas do mercado de trabalho, assumindo as ferramentas do ensino a distância como as mais influentes do cenário social da contemporaneidade. ✂️ d) incluir as ferramentas tecnológicas nas aulas, já que os alunos de hoje se desinteressam com facilidade pelas metodologias mais utilizadas na escola. ✂️ e) propiciar a integração das mídias ao cotidiano escolar, de forma que os processos de ensino possibilitem a construção de capacidades de reflexão e seleção da informação e do conhecimento. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
13Q327561 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, NCEBourdieu chamou a atenção dos educadores sobre a forma do professor manifestar-se, em sala de aula, em relação à exposição pública do erro do aluno. Ele nos fala da "violência simbólica" quando afirma: ✂️ a) o professor deve evitar estabelecer atritos cognoscitivos entre os alunos no ato de avaliação; ✂️ b) a ação pedagógica é um ato harmônico e como tal deve-se evitar a violência em sala de aula; ✂️ c) toda ação pedagógica é objetivamente uma inculcação de um modelo de certo/errado, convencionado pela cultura dominante; ✂️ d) toda ação pedagógica sustenta um modelo paradigmático democrático onde a cultura vigente simboliza o poder; ✂️ e) o erro do aluno deve ser investigado pelo professor a partir de sua posição hierárquica estabelecida pela normatização dos agentes educativos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
14Q328665 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Professor II, SEE SP, FCCAtenção: Considere a situação abaixo para responder às questões de números 21 a 35. Em uma Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo/HTPC, os professores discutiam que o direito de toda criança à educação implica uma série de desafios para os sistemas escolares e suas escolas. Uma professora recém-formada, que pela primeira vez estava atuando em sala de aula, pediu às colegas mais experientes que esclarecessem alguns aspectos que para ela não eram claros. Disse que iria colocar uma série de questões e que ficaria grata se pudesse contar com a resposta das colegas. Eu escuto falar muito em escolas inclusivas. Há autores, como Sassaki, defensores da ideia de que a sociedade se adapte para incluir quem tem necessidades especiais e que essas pessoas, por sua vez, se preparem para assumir seus papéis na sociedade. Não seriam as pessoas com necessidades especiais que deveriam se adaptar à sociedade? ✂️ a) Não. Essas pessoas precisam sentir que são capazes, mesmo não o sendo. ✂️ b) Sim. A nossa Constituição, inclusive, não acha que devemos seguir essa linha. ✂️ c) Não. Pessoas com necessidades especiais não se adaptam à sociedade. ✂️ d) Sim. Supor o contrário é agir contra os interesses da maioria da sociedade. ✂️ e) Não. A inclusão dessas pessoas requer a eliminação de preconceitos sociais. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
15Q325226 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Técnico de Controle Externo, TCE TO, CESPE CEBRASPEO fenômeno da alienação tem importância em várias perspectivas teóricas que relacionam educação e sociedade, especialmente no pensamento marxista. Com relação às abordagens desenvolvidas pelo pensamento marxista acerca do fenômeno da alienação, assinale a opção correta. ✂️ a) Bernstein considera que toda e qualquer cultura produz determinado grau de alienação. Nesse contexto, o papel socializador da educação é desalienar o homem. ✂️ b) Althusser enfatiza a contribuição dos aparelhos ideológicos do estado nas sociedades capitalistas como produtores de alienação, cuja principal função é a inculcação da ideologia dominante. ✂️ c) Bourdieu e Passeron ressaltam a função ideológica do aparelho escolar como reprodutor da ideologia dominante, contribuindo sobremaneira para a reprodução da alienação. ✂️ d) Karl Marx demonstra que a função da educação é fornecer uma base comum a todo indivíduo, a fim de diminuir as desigualdades sociais e, consequentemente, a alienação econômico-político-cultural. ✂️ e) Antônio Gramsci explica que os professores são funcionários ideológicos do Estado e têm a função principal de inculcação da ideologia dominante, sendo, desse modo, os principais responsáveis pela alienação dos alunos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
16Q328089 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Pedagogo, Prefeitura de Buíque PE, IPADA questão da violência escolar tem preocupado as autoridades escolares e civis da sociedade ocidental. Essa violência pode ser explicada pelo seguinte motivo: ✂️ a) A personalidade agressiva de certos professores sem nenhuma formação pedagógica ou penal. ✂️ b) A única razão da violência é a situação social dos alunos, saídos de classes desfavorecidas. ✂️ c) O problema é psicológico e diz respeito apenas à personalidade dos alunos agressivos. ✂️ d) Trata-se de um problema cultural de uma sociedade que conheceu a escravidão e a violência estrutural ✂️ e) São muitas razões que explicam a violência escolar, que precisa ser analisada em sua dimensão estrutural, conjuntural e individual, uma vez que a violência escolar é um tipo particular de violência que não pode ser confundida, nem em suas manifestações nem em seus objetivos com a violência social geral. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
17Q319747 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Psicólogo Escolar, SESI DF, FUNIVERSANo que diz respeito à violência, um dos aspectos mais ressaltados pelos profissionais da educação é a falta de preparo para atuar frente ao fenômeno: ao serem questionados se sabem como enfrentar a violência em sua prática pedagógica, apontam a necessidade de formação para discutir a violência na escola. Acerca desse assunto, assinale a alternativa correta. ✂️ a) O trabalho de prevenção da violência não necessita ser programado e dirigido, ou seja, deve ocorrer de forma intuitiva, uma vez que se realiza em muitas escolas. ✂️ b) A formação de professores e dos profissionais que atuam na educação deve ser repensada, de modo que eles possam ter subsídios para enfrentar o novo momento social. ✂️ c) A atitude informal e intuitiva das conversas com os alunos a respeito da violência é o melhor caminho de prevenção realizado pelos psicólogos e orientadores educacionais nas escolas. ✂️ d) O fato de os professores não terem uma formação adequada pode abalar a relação de confiança dos alunos com os professores, caso estes façam referência a alguma informação equivocada; por isso, o melhor caminho é estar preparado para depois executar algum tipo de ação. ✂️ e) A questão da violência não é um problema da escola, e sim da sociedade como um todo; por isso, a escola não deve perder seu tempo com questões que não serão solucionadas nesse espaço. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
18Q321733 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Pedagogo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, COMPERVE, 2017A história da humanidade se funde com a história das ideias pedagógicas. A educação como fenômeno social e histórico reflete, na sua história, as ideias de destacados sociólogos, filósofos, psicólogos e pedagogos que contribuíram, de forma significativa, com o ideário pedagógico. No quadro a seguir, avalie a correspondência entre o autor e as características de suas ideias sobre a educação. Itens Autor Ideias sobre educação I Pestalozzi Propõe a reforma da sociedade por intermédio da educação das classes populares. Privilegia o desenvolvimento psíquico da criança em relação à aquisição de conhecimentos. Sustenta que a educação geral deve preceder a profissional II J.Dewey Considera que a educação é essencialmente dialética, questionando a sociedade de classes. Prioriza a educação como produto que produz o homem novo. III E.Durkhlein Considera a educação como uma condição essencial da sociedade, conferindo às ciências sociais um caráter científico específico baseado na filosofia pragmática idealista. IV A. Gramsci Defende a escola socialista evocando a ideia de unidade e de centralização democrática. Considera o trabalho como um princípio educativo básico da formação. As correspondências estabelecidas corretamente estão nos itens ✂️ a) III e IV. ✂️ b) II e III. ✂️ c) I e II. ✂️ d) I e IV. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
19Q319873 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Coordenador Pedagógico, SEE SP, FCCSegundo Castro (2000), a implementação de reformas educacionais em um país federativo como o Brasil, com sistemas de ensino descentralizados, requer, necessariamente, a implantação de mecanismos de monitoramento e acompanhamento das ações e políticas em curso por diferentes razões, uma das quais é ✂️ a) permitir a construção de novos cenários, subsidiando a formulação de políticas e programas. ✂️ b) observar a prática pedagógica dos professores, identificando seus acertos e correções. ✂️ c) assegurar a permanência da sociedade democrática, submetendo os resultados ao Senado. ✂️ d) empregar metodologias científicas, capazes de contornar os efeitos adversos da divulgação. ✂️ e) usar indicadores capazes de fomentar a discussão dos gestores escolares para premiar seus alunos. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
20Q325910 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Analista Judiciário, TJ PE, FCCSe, na verdade, o sonho que nos anima é democrático e solidário, não é falando aos outros, de cima pra baixo, sobretudo, como se fôssemos os portadores da verdade a ser transmitida aos demais, que aprendemos a escutar, mas é escutando que aprendemos a falar com eles. Esta afirmação explicita a importância do ✂️ a) saber do educador em seu trabalho de orientação aos adolescentes e às crianças. ✂️ b) reconhecimento às diferenças culturais apresentadas pelas crianças e adolescentes. ✂️ c) acompanhamento que deve ser realizado junto às crianças e aos adolescentes. ✂️ d) diagnóstico dos problemas enfrentados pelos jovens e a função da escuta. ✂️ e) trabalho de aconselhamento por meio do diálogo franco e aberto. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
21Q320414 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Orientador Pedagógico, Prefeitura de Presidente Dutra MA, Instituto LudusA sociologia é uma das ciências que contribuem na prática educativa. A afirmação que melhor explicita a relação sociologia X educação ✂️ a) somente auxilia na compreensão do contexto social da escola. ✂️ b) a prática sócio educativa apenas ocorre na sala de aula. ✂️ c) as instituições escolares não refletem as características do sistema social. ✂️ d) as instituições escolares são antes de tudo instituições sociais. ✂️ e) N. D. A. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
22Q328970 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Gestor Governamental, SEPLAG MG, FUMARCAo se definir o homem como sujeito de saber, se enfatiza que ele desenvolve uma atividade que lhe é própria e essa atividade do sujeito de saber supõe certa relação com a linguagem e o seu tempo. O saber é uma relação e não existe saber que não esteja inscrito em relações de saber. Nessa perspectiva, não existe saber científico ou prático, mas científicas e práticas são as relações que se estabelecem com o saber. O saber é uma construção histórica e coletiva da qual o sujeito se apropria, desde que esteja em uma relação com o mundo. Neste sentido, podem-se considerar constituintes do aprender, EXCETO: ✂️ a) a noção de história individual. ✂️ b) a ação no mundo. ✂️ c) a regulação da relação com os outros e consigo mesmo. ✂️ d) a constituição de um universo de saberes-objetos. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
23Q324353 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Gestor Governamental, SEPLAG MG, FUMARCA contemporaneidade mostra uma "sociedade pedagógica", revelando amplos campos de atuação pedagógica. Sendo assim, podemos definir para o pedagogo duas esferas de ação educativa, a saber: ✂️ a) escolar e política. ✂️ b) escolar e econômica. ✂️ c) escolar e extra-escolar. ✂️ d) econômica e extra-escolar. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
24Q321480 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Professor, Prefeitura de Guaíra PR, CETROMaria, 5 anos de idade, vai de casa para a escola vendo diversas informações escritas, como as placas de trânsito, outdoors, nomes de lojas, cartazes de ofertas, números de casas, ela quer entender o que se esconde atrás deste misterioso código. A instituição de educação infantil deve assegurar ✂️ a) um alcance homogêneo e simultâneo por parte das crianças, apropriando-se da leitura e da escrita. ✂️ b) a infância, não possibilitando um contato da criança com a leitura e a escrita, pois levam à escolarização precoce. ✂️ c) apenas as práticas discursivas orais, priorizando sempre a realização das rodas de conversas, de leituras orais e silenciosas. ✂️ d) o direito da criança de manter contato com a escrita, mas esse contato não deve ocorrer pela criação de contextos didáticos artificiais. ✂️ e) o direito da criança de manter contato com a escrita, e esse contato deve ocorrer pela criação de contextos didáticos artificiais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
25Q320037 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Técnico em Educação, SESI DF, FUNIVERSACom relação ao entendimento de Philippe Perrenoud acerca do conceito de competência, assinale a alternativa incorreta. ✂️ a) Faculdade de mobilizar um conjunto de recursos cognitivos, tais como saberes, capacidades e informações, para solucionar, com pertinência e eficácia, uma série de situações. ✂️ b) Saber orientar-se em um lugar desconhecido mobiliza as capacidades de ler um mapa, localizar-se, pedir informações ou conselhos, assim como os seguintes saberes: ter noção de escala, elementos da topografia ou referências geográficas. Uma pessoa que consegue realizar essa ação é competente. ✂️ c) As competências estão ligadas a contextos culturais, profissionais e condições sociais. ✂️ d) Quando um profissional de saúde consegue identificar patologias e sintomas, terapias, riscos, remédios, serviços médicos e farmacêuticos e aplicá-los para curar uma pessoa doente, ele mobiliza as capacidades de observar sinais fisiológicos, medir a temperatura, administrar um medicamento; por isso, pode ser considerado um profissional competente. ✂️ e) As competências profissionais desenvolvem-se exclusivamente na escola. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
26Q328321 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Professor, SEE SP, CESGRANRIOMarta é uma das representantes dos pais dos alunos no colegiado da escola. Ela tem consciência de que, para o real exercício de sua representatividade, o papel dos pais de alunos nesta instância decisória é de ✂️ a) colaborar com a equipe de profissionais da escola, no sentido de avalizar soluções tomadas para os problemas. ✂️ b) opinar democraticamente quando solicitados a contribuir nas reflexões a respeito de aplicação de verbas públicas. ✂️ c) definir entre si os rumos institucionais, garantidos pelo direito de ação gestora conferido pela LDB 9.394/96. ✂️ d) exercer o poder participativo diante das orientações de ações pedagógicas e administrativas da escola. ✂️ e) acompanhar o processo de aprendizagem dos alunos para oferecer um reforço escolar adequado no ambiente doméstico. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
27Q328495 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Professor, SEE SP, FCCO conceito de educação ao longo da vida ultrapassa a distinção bem conhecida entre educação inicial e educação permanente e, segundo Delors, aproxima-se de outro conceito frequentemente proposto, que é o da ✂️ a) articulação teoria e prática. ✂️ b) otimização das potencialidades. ✂️ c) comunidade global. ✂️ d) sociedade educativa. ✂️ e) relação de complementaridade. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
28Q323024 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Agente de Fiscalização, TCM SP, CETRO As diversidades ou multiplicidades geralmente expressam relações e construções culturais. A escola democrática, inclusiva e a sala de aula devem ser entendidas como espaços de expressão e local para se cultivar maneiras respeitosas de se relacionar com o outro. Os textos legais e dos educadores que tratam das diversidades e que se referem a questões de gênero, sexualidade, etnia, cultura não tratam de diferenças ✂️ a) coletivas, mas sim diferenças individuais; tratam especificamente das necessidades especiais de cada sujeito e/ou indivíduo. ✂️ b) individuais, mas sim das grandes divisões que constituem os grupos sociais – homens e mulheres, homossexuais, negros, indígenas, brancos; ou seja, de características coletivas e comuns a um certo número de pessoas. ✂️ c) coletivas, mas sim das características orgânicas e inorgânicas particulares de um indivíduo. ✂️ d) que abrangem e compreendem muitas pessoas, mas sim das características particulares da pessoa humana, quer físicas ou psíquicas. ✂️ e) de indivíduos, mas sim e apenas de sujeitos portadores de necessidades educacionais especiais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
29Q326555 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Analista Trainee, Metrô SP, FCCUma mesma compreensão da prática educativa e uma mesma metodologia de trabalho não operam necessariamente de forma idêntica em contextos diferentes. A intervenção é histórica, é cultural, é política... Diante disso, é correto afirmar que ✂️ a) é preciso criar metodologias eficazes para a transmissão do conhecimento universal. ✂️ b) a prática de ensino, fruto da experiência docente, não exige dinâmicas inovadoras. ✂️ c) as experiências não podem ser transplantadas, mas reinventadas. ✂️ d) uma metodologia eficiente é aquela que prescinde do processo de ensino. ✂️ e) é preciso uma prática de ensino em que o aluno respeite a história profissional do professor. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
30Q321618 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Analista, IPHAN, FUNIVERSAJulgue os itens a seguir, acerca da identidade cultural e assinale a alternativa correta. I A identidade cultural é um conjunto vivo de relações sociais e patrimônios simbólicos, historicamente compartilhados, mediados por recorte espaço-temporal. II A identidade cultural estabelece a comunhão de determinados valores entre os membros de uma sociedade e preconiza, também, os modos como essa sociedade se relaciona com outras culturas. III Cultura e sociedade caminham juntas, visto que não há sociedade incapaz de produzir cultura e nem cultura que não seja produto de uma sociedade. IV Pode-se compreender a constituição de uma identidade em manifestações que podem envolver um amplo número de situações que vão desde a fala até a participação em certos eventos, por exemplo. ✂️ a) Todos os itens estão errados. ✂️ b) Há apenas um item certo. ✂️ c) Há apenas dois itens certos. ✂️ d) Há apenas três itens certos. ✂️ e) Todos os itens estão certos. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro