Questões de Concursos Relação de Educação e Sociedade

Resolva questões de Relação de Educação e Sociedade comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

101Q324485 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Educador Pedagógico Projeto Sentinela, Prefeitura de Balneário Camburiú SC, FEPESE

A proteção social relacionada ao Programa Sentinela é destinada ao atendimento das famílias e indivíduos em que situação?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

104Q326999 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade

Vivemos hoje em uma destas épocas limítrofes na qual toda a antiga ordem das representações e dos saberes oscila para dar lugar a imaginários modos de conhecimento e estilos de regulação social ainda pouco estabilizados. Vivemos um destes raros momentos em que, a partir de uma nova configuração técnica, quer dizer, de uma nova relação com o cosmos, um novo estilo de humanidade é inventado. (?) Palavras, frases, letras, sinais ou caretas interpretam, cada um à sua maneira, a rede das mensagens anteriores e tentam influir sobre o significado das mensagens futuras. O sentido emerge e se constrói no contexto. É sempre local, datado, transitório. A cada instante, um novo comentário, uma nova interpretação, um novo desenvolvimento podem modificar o sentido que havíamos dado a uma proposição quando ela foi emitida inicialmente. Pierre Lévy chama esse processo de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

105Q320734 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Educador Pedagógico Projeto Sentinela, Prefeitura de Balneário Camburiú SC, FEPESE

Qual o público alvo do Programa Sentinela?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

106Q326137 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Analista de Meio Ambiente, Instituto Estadual de Meio Ambiente ES, CESPE CEBRASPE

Acerca das tendências pedagógicas, no que dizem respeito às finalidades sociais da escola, julgue os itens que se seguem.

No Brasil, a tendência libertadora se concretizou no nível da política oficial, com a implantação das Leis n.º 5.540/1968 e n.º 5.692/1971, que reorganizaram o ensino superior e o ensino de 1.º e de 2.º graus.

  1. ✂️
  2. ✂️

107Q327326 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Professor, Prefeitura de Paulo Afonso BA, CONSULPLAN

O Conselho Escolar ou Colegiado Escolar constitui uma instância deliberativa e representativa da comunidade, cujo objetivo é propor, acompanhar e fiscalizar a gestão da escola. Analise:

I. A reunião de Conselho de Classe não possibilita aos pais levantarem dificuldades encontradas na organização do trabalho pedagógico.

II. Ao se reunir, o Colegiado Escolar permite aos seus vários membros explicitarem as dúvidas que têm em relação ao trabalho escolar.

III. A realização do Conselho de Escola estimula os pais a proporem formas de ajudar a escola a resolver alguns de seus problemas.

IV. O Colegiado Escolar só existe enquanto está reunido. Ninguém tem autoridade especial fora do colegiado.

V. O Colegiado Escolar delibera quando, pelo consenso de seus membros, toma a decisão final sobre determinado assunto ou problema.

Estão corretas apenas as afirmativas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

108Q323755 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Administrador Escolar, Prefeitura de Itaituba PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Para gerir e transformar a escola, necessita-se de um planejamento que seja capaz de explorar condições favoráveis e de apontar caminhos para alcançar os objetivos da escola. Se você, enquanto gestor da escola, tivesse como objetivo estratégico para o ano de 2008, diminuir o índice de abandono da escola por parte dos alunos, o que proporia como metas?

I- Promover reuniões sistemáticas com os pais dos alunos com menos freqüência na escola.

II- Criar alternativas de estudos de recuperação para alunos com baixo rendimento escolar.

III- Constituir um processo assistemático de levantamento e análise de informações relativas ao desempenho dos alunos.

IV-Criar e implementar um sistema contínuo de acompanhamento e avaliação dos alunos com dificuldades de aprendizagem, em 2007.

O correto está somente em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

109Q325904 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Professor, SEDUC PA, FADESP

No contexto da sociedade brasileira contemporânea, marcada por grandes diferenças sociais, cabe à escola

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

110Q327491 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Professor, SEDUC AM, CESPE CEBRASPE

Considerando as contribuições da sociologia, da filosofia e da psicologia para a educação, julgue os itens a seguir.

Louis Althusser, herdeiro intelectual de Karl Marx, elaborou crítica radical aos sistemas de ensino, denunciando o seu caráter de classe e de aparelho ideológico do Estado.

  1. ✂️
  2. ✂️

111Q327071 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Educador Pedagógico Projeto Sentinela, Prefeitura de Balneário Camburiú SC, FEPESE

Assinale a alternativa que indica o Plano Nacional do qual o Programa Sentinela faz parte.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

112Q323268 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Analista, IPHAN, FUNIVERSA

A ética, atualmente, tem a ver com as referências econômicas, políticas e sociais. Qualquer ação que promova a degradação do homem não pode ser considerada moralmente boa ou eticamente correta. Assim entendido, o compromisso ético da educação e dos educadores é com

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

113Q328677 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Professor II, SEE SP, FCC

Na sociedade de hoje, são indesejáveis tanto a exclusão pela falta de acesso a bens materiais quanto a exclusão pela falta de acesso ao conhecimento e aos bens culturais. No Brasil essa tendência caminha paralelamente à democratização do acesso a níveis educacionais além do ensino obrigatório. Nesse quadro ganha importância redobrada

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

114Q324888 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Professor, Prefeitura de Varginha MG, Reis amp Reis Auditores Associados

Para PERRENOUD, a faculdade de mobilizar um conjunto de recursos cognitivos – como saberes, habilidades e informações – para solucionar com pertinência e eficácia uma série de situações se refere à:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

115Q320655 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Especialista em Desenvolvimento Humano, SEGER ES, CESPE CEBRASPE

Considerando os aspectos sociológicos da educação, julgue os itens a seguir.

Segundo Karl Mannheim, para a definição dos objetivos e das metas educacionais, deve-se considerar o contexto social, que não se constitui de valores exclusivamente dominantes; dessa forma, a educação pode contribuir para ampliar os horizontes do estudante e, consequentemente, levá-lo a superar a divisão da sociedade em blocos políticos e ideológicos.

  1. ✂️
  2. ✂️

116Q328683 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Pedagogo, ELETROBRÁS, NCE

A perspectiva humanista da hierarquia das necessidades de Maslow supõe que a segunda classe de incentivos que sucede a primeira na hierarquia motivacional numa situação de trabalho consiste em necessidades:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

117Q321775 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Professor, Prefeitura de Linhares ES, FUNCAB

Fazendo uma análise da concepção do ensino em uma perspectiva Durkheimniana de que a educação é um processo de transmissão de conhecimentos e tendo como outro extremo a concepção de educação que enfoca a aprendizagem (o aprender a aprender) como principal elemento, reflita sobre a aplicabilidade da tecnologia nestas duas vertentes. A afirmativa abaixo que melhor identifica o papel da tecnologia na educação, na perspectiva Durkheimniana é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

118Q322488 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Analista Judiciário, Tribunal de Justiça nbsp ES, CESPE CEBRASPE

Acerca da relação entre educação e sociedade e dos seus principais teóricos, julgue os itens a seguir.

Segundo Émile Durkheim, os três tipos de educação existentes, a saber, a carismática, a legal e a tradicional, correspondem a três formas distintas de dominação.

  1. ✂️
  2. ✂️

119Q328638 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Analista de Meio Ambiente, Instituto Estadual de Meio Ambiente ES, CESPE CEBRASPE

Acerca das tendências pedagógicas, no que dizem respeito às finalidades sociais da escola, julgue os itens que se seguem.

Montessori, Dewey e Piaget são representantes da tendência crítico-social dos conteúdos.

  1. ✂️
  2. ✂️

120Q324302 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Pedagogo, IBGE, CESGRANRIO

Nos últimos trinta anos, pudemos acompanhar o acirramento do neoliberalismo, especialmente a partir da queda do Muro de Berlim. No campo da Educação, as bases econômico-pedagógicas que marcam esse período estão situadas no neoprodutivismo, que tem como uma de suas características o(a)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.