Início

Questões de Concursos Relação de Educação e Sociedade

Resolva questões de Relação de Educação e Sociedade comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


111Q328677 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Professor II, SEE SP, FCC

Na sociedade de hoje, são indesejáveis tanto a exclusão pela falta de acesso a bens materiais quanto a exclusão pela falta de acesso ao conhecimento e aos bens culturais. No Brasil essa tendência caminha paralelamente à democratização do acesso a níveis educacionais além do ensino obrigatório. Nesse quadro ganha importância redobrada

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

112Q328233 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Especialista em Desenvolvimento Humano, SEGER ES, CESPE CEBRASPE

Considerando os aspectos sociológicos da educação, julgue os itens a seguir.

De acordo com John Dewey, a educação deve pautar-se por valores democráticos e ter o aluno como o ator principal do processo educacional, oferecendo-lhe condições para que solucione sozinho os seus problemas.

  1. ✂️
  2. ✂️

113Q324302 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Pedagogo, IBGE, CESGRANRIO

Nos últimos trinta anos, pudemos acompanhar o acirramento do neoliberalismo, especialmente a partir da queda do Muro de Berlim. No campo da Educação, as bases econômico-pedagógicas que marcam esse período estão situadas no neoprodutivismo, que tem como uma de suas características o(a)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

114Q321775 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Professor, Prefeitura de Linhares ES, FUNCAB

Fazendo uma análise da concepção do ensino em uma perspectiva Durkheimniana de que a educação é um processo de transmissão de conhecimentos e tendo como outro extremo a concepção de educação que enfoca a aprendizagem (o aprender a aprender) como principal elemento, reflita sobre a aplicabilidade da tecnologia nestas duas vertentes. A afirmativa abaixo que melhor identifica o papel da tecnologia na educação, na perspectiva Durkheimniana é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

115Q324888 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Professor, Prefeitura de Varginha MG, Reis amp Reis Auditores Associados

Para PERRENOUD, a faculdade de mobilizar um conjunto de recursos cognitivos – como saberes, habilidades e informações – para solucionar com pertinência e eficácia uma série de situações se refere à:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

116Q327203 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Analista de Meio Ambiente, Instituto Estadual de Meio Ambiente ES, CESPE CEBRASPE

Acerca das tendências pedagógicas, no que dizem respeito às finalidades sociais da escola, julgue os itens que se seguem.

Não é próprio da pedagogia libertadora falar em ensino escolar, pois a sua atuação é não-formal. Sendo assim, para essa tendência, o ensino pode ser entendido como uma atividade na qual professores e alunos, mediados pela realidade, apreendem-na e extraem dela o conteúdo de aprendizagem.

  1. ✂️
  2. ✂️

117Q320655 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Especialista em Desenvolvimento Humano, SEGER ES, CESPE CEBRASPE

Considerando os aspectos sociológicos da educação, julgue os itens a seguir.

Segundo Karl Mannheim, para a definição dos objetivos e das metas educacionais, deve-se considerar o contexto social, que não se constitui de valores exclusivamente dominantes; dessa forma, a educação pode contribuir para ampliar os horizontes do estudante e, consequentemente, levá-lo a superar a divisão da sociedade em blocos políticos e ideológicos.

  1. ✂️
  2. ✂️

118Q328638 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Analista de Meio Ambiente, Instituto Estadual de Meio Ambiente ES, CESPE CEBRASPE

Acerca das tendências pedagógicas, no que dizem respeito às finalidades sociais da escola, julgue os itens que se seguem.

Montessori, Dewey e Piaget são representantes da tendência crítico-social dos conteúdos.

  1. ✂️
  2. ✂️

119Q325501 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Especialista em Desenvolvimento Humano, SEGER ES, CESPE CEBRASPE

Com base nos aspectos filosóficos e históricos da educação, julgue os itens que se seguem.

A concepção de educação tradicional privilegia o processo de desenvolvimento pessoal e social centrado na transmissão dos valores da sociedade em que os educandos se inserem, o que significa que, segundo tal concepção, há interdependência entre educação e sociedade.

  1. ✂️
  2. ✂️

120Q328683 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Pedagogo, ELETROBRÁS, NCE

A perspectiva humanista da hierarquia das necessidades de Maslow supõe que a segunda classe de incentivos que sucede a primeira na hierarquia motivacional numa situação de trabalho consiste em necessidades:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

122Q327556 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Analista Judiciário, TSE, CESPE CEBRASPE

Julgue os seguintes itens relativos à educação no contexto social.

I Toda e qualquer prática educativa expressa uma doutrina pedagógica, uma filosofia de vida, uma concepção de homem e de sociedade.

II Segundo as teorias que explicam a função social da educação com base nos fundamentos do materialismo dialético, a sociedade tende a se manter porque a educação promove o consenso espontâneo sobre os valores sociais.

III Os princípios e os fundamentos da filosofia liberal dão sustentação às formulações teóricas de John Dewey sobre a Escola Nova e o seu papel aperfeiçoador da democracia.

IV Paulo Freire, ao enfatizar o caráter libertador da educação, atribui ao repasse de informações a característica fundamental do ensino.

Estão certos apenas os itens

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

123Q322849 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Analista de Trânsito, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, de acordo com as perspectivas sociológicas das relações entre educação e sociedade.

A concepção liberal da ação educativa de formação intelectual sobre personalidades individuais foi defendida por Mannheim.

  1. ✂️
  2. ✂️

124Q319875 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Analista, IPHAN, FUNIVERSA

Julgue os itens em relação ao tema Educação e Ideologia e assinale a alternativa correta.

I A educação pode assumir um caráter ideologizador.

II A educação não reproduz a ideologia social.

III Os grupos dominantes não se utilizam da escola para manter o “status quo”.

IV Os conceitos e valores, divulgados pela escola, criam ideologia.

V A ideologia é reproduzida por meio das relações sociais.

A quantidade de itens certos é igual a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

125Q326836 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Pedagogo O E, Prefeitura de Itatiaia RJ, AEDB

Como um especialista em relações, o Orientador Educacional exercerá uma ação globalizadora na Escola e na Comunidade, EXCETO quando:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

126Q327858 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Agente de Segurança Sócio educativo, SEDS MG, CESPE CEBRASPE

Pesquisas recentes referentes à juventude no Brasil revelam considerações dos próprios jovens e suas experiências, formas de sociabilidade e atuação, que apontam para distintas imagens a seu respeito. Acerca da concepção de juventude considerada mais apropriada para o trabalho do agente de segurança socioeducativo, segundo Juarez Dayrell e Paulo Carrano, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

128Q327008 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Analista Judiciário, Tribunal de Justiça nbsp ES, CESPE CEBRASPE

Acerca da relação entre educação e sociedade e dos seus principais teóricos, julgue os itens a seguir.

Para Talcott Parsons, a igualdade de oportunidades no início da escolarização e a neutralidade própria do sistema público de ensino são princípios que sustentam a relação entre educação e sociedade.

  1. ✂️
  2. ✂️

129Q329012 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

Assinale a opção que apresenta o conceito correto de reprodução social.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

130Q327767 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Analista Judiciário, TSE, CESPE CEBRASPE

Julgue os seguintes itens relativos à educação no contexto social.

I Toda e qualquer prática educativa expressa uma doutrina pedagógica, uma filosofia de vida, uma concepção de homem e de sociedade.

II Segundo as teorias que explicam a função social da educação com base nos fundamentos do materialismo dialético, a sociedade tende a se manter porque a educação promove o consenso espontâneo sobre os valores sociais.

III Os princípios e os fundamentos da filosofia liberal dão sustentação às formulações teóricas de John Dewey sobre a Escola Nova e o seu papel aperfeiçoador da democracia.

IV Paulo Freire, ao enfatizar o caráter libertador da educação, atribui ao repasse de informações a característica fundamental do ensino.

Estão certos apenas os itens

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.