Questões de Concursos Relação de Educação e Sociedade

Resolva questões de Relação de Educação e Sociedade comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

121Q328233 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Especialista em Desenvolvimento Humano, SEGER ES, CESPE CEBRASPE

Considerando os aspectos sociológicos da educação, julgue os itens a seguir.

De acordo com John Dewey, a educação deve pautar-se por valores democráticos e ter o aluno como o ator principal do processo educacional, oferecendo-lhe condições para que solucione sozinho os seus problemas.

  1. ✂️
  2. ✂️

123Q327203 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Analista de Meio Ambiente, Instituto Estadual de Meio Ambiente ES, CESPE CEBRASPE

Acerca das tendências pedagógicas, no que dizem respeito às finalidades sociais da escola, julgue os itens que se seguem.

Não é próprio da pedagogia libertadora falar em ensino escolar, pois a sua atuação é não-formal. Sendo assim, para essa tendência, o ensino pode ser entendido como uma atividade na qual professores e alunos, mediados pela realidade, apreendem-na e extraem dela o conteúdo de aprendizagem.

  1. ✂️
  2. ✂️

124Q327556 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Analista Judiciário, TSE, CESPE CEBRASPE

Julgue os seguintes itens relativos à educação no contexto social.

I Toda e qualquer prática educativa expressa uma doutrina pedagógica, uma filosofia de vida, uma concepção de homem e de sociedade.

II Segundo as teorias que explicam a função social da educação com base nos fundamentos do materialismo dialético, a sociedade tende a se manter porque a educação promove o consenso espontâneo sobre os valores sociais.

III Os princípios e os fundamentos da filosofia liberal dão sustentação às formulações teóricas de John Dewey sobre a Escola Nova e o seu papel aperfeiçoador da democracia.

IV Paulo Freire, ao enfatizar o caráter libertador da educação, atribui ao repasse de informações a característica fundamental do ensino.

Estão certos apenas os itens

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

125Q327858 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Agente de Segurança Sócio educativo, SEDS MG, CESPE CEBRASPE

Pesquisas recentes referentes à juventude no Brasil revelam considerações dos próprios jovens e suas experiências, formas de sociabilidade e atuação, que apontam para distintas imagens a seu respeito. Acerca da concepção de juventude considerada mais apropriada para o trabalho do agente de segurança socioeducativo, segundo Juarez Dayrell e Paulo Carrano, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

126Q327008 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Analista Judiciário, Tribunal de Justiça nbsp ES, CESPE CEBRASPE

Acerca da relação entre educação e sociedade e dos seus principais teóricos, julgue os itens a seguir.

Para Talcott Parsons, a igualdade de oportunidades no início da escolarização e a neutralidade própria do sistema público de ensino são princípios que sustentam a relação entre educação e sociedade.

  1. ✂️
  2. ✂️

127Q325501 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Especialista em Desenvolvimento Humano, SEGER ES, CESPE CEBRASPE

Com base nos aspectos filosóficos e históricos da educação, julgue os itens que se seguem.

A concepção de educação tradicional privilegia o processo de desenvolvimento pessoal e social centrado na transmissão dos valores da sociedade em que os educandos se inserem, o que significa que, segundo tal concepção, há interdependência entre educação e sociedade.

  1. ✂️
  2. ✂️

128Q319875 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Analista, IPHAN, FUNIVERSA

Julgue os itens em relação ao tema Educação e Ideologia e assinale a alternativa correta.

I A educação pode assumir um caráter ideologizador.

II A educação não reproduz a ideologia social.

III Os grupos dominantes não se utilizam da escola para manter o “status quo”.

IV Os conceitos e valores, divulgados pela escola, criam ideologia.

V A ideologia é reproduzida por meio das relações sociais.

A quantidade de itens certos é igual a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

129Q327693 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Analista Trainee, Metrô SP, FCC

Paraná reduz violência revistando estudantes

Diariamente uma equipe com 50 policiais percorre as 187 escolas estaduais da cidade realizando revistas nos alunos ou promovendo palestras sobre a criminalidade entre os estudantes (...)

Os alunos põem seu material escolar em cima da carteira. Os policiais passam abrindo as malas e revirando cadernos. Depois, os estudantes são revistados ...

Em uma concepção de educação progressista, o enfrentamento da problemática da violência escolar deve levar a escola a se organizar por meio de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

130Q327767 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Analista Judiciário, TSE, CESPE CEBRASPE

Julgue os seguintes itens relativos à educação no contexto social.

I Toda e qualquer prática educativa expressa uma doutrina pedagógica, uma filosofia de vida, uma concepção de homem e de sociedade.

II Segundo as teorias que explicam a função social da educação com base nos fundamentos do materialismo dialético, a sociedade tende a se manter porque a educação promove o consenso espontâneo sobre os valores sociais.

III Os princípios e os fundamentos da filosofia liberal dão sustentação às formulações teóricas de John Dewey sobre a Escola Nova e o seu papel aperfeiçoador da democracia.

IV Paulo Freire, ao enfatizar o caráter libertador da educação, atribui ao repasse de informações a característica fundamental do ensino.

Estão certos apenas os itens

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

131Q320667 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Pedagogo, Prefeitura de Buíque PE, IPAD

A antiga idéia de "triângulo pedagógico" (saber, professor e aluno) começa a ser substituída pela idéia de "quadrilátero pedagógico" (Jean Houssaye), onde se acrescenta a "escola", isto por que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

132Q328915 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Pedagogo, Fundação Santa Casa de Misericórdia do Estado do Pará PA, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, relativos à educação e à vida. Em uma proposta pedagógica voltada para habilidades e competências, os atributos intelectuais e cognitivos são apreendidos a partir da ação educativa e estarão disponíveis em qualquer situação de vida.
  1. ✂️
  2. ✂️

134Q325466 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Analista Judiciário, TSE, CESPE CEBRASPE

Assinale a opção incorreta acerca da relação entre educação e sociedade.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

135Q323192 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Analista Judiciário, TJ PE, FCC

Numa concepção de Educação Inclusiva, a realização de projetos educativos exige a compreensão de que as pessoas são diferentes umas das outras e, por isso, a necessidade de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

136Q327547 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Analista de Trânsito, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPE

Considerando as bases psicológicas da aprendizagem, julgue os itens subsequentes.

Ausubel destaca o aprendizado experimental, o aspecto interacional, a motivação e o interesse do aprendiz para uma aprendizagem bem sucedida.

  1. ✂️
  2. ✂️

137Q320246 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Professor de Educação Especial, SEDUC AM, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subsecutivos, referentes aos direitos da infância e à relação entre creche e família.

O plano de expansão das creches, em quantidade e localização, deve ser elaborado em consonância com as necessidades das crianças e de seus familiares.

  1. ✂️
  2. ✂️

138Q322849 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Analista de Trânsito, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, de acordo com as perspectivas sociológicas das relações entre educação e sociedade.

A concepção liberal da ação educativa de formação intelectual sobre personalidades individuais foi defendida por Mannheim.

  1. ✂️
  2. ✂️

139Q323111 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Analista de Trânsito, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, de acordo com as perspectivas sociológicas das relações entre educação e sociedade.

Durkheim analisa a educação como um ideal abstrato e único dirigido a determinada natureza humana, sem distinção.

  1. ✂️
  2. ✂️

140Q329012 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

Assinale a opção que apresenta o conceito correto de reprodução social.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.