Início Questões de Concursos Relação de Educação e Sociedade Resolva questões de Relação de Educação e Sociedade comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Relação de Educação e Sociedade Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 131Q327767 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Analista Judiciário, TSE, CESPE CEBRASPEJulgue os seguintes itens relativos à educação no contexto social. I Toda e qualquer prática educativa expressa uma doutrina pedagógica, uma filosofia de vida, uma concepção de homem e de sociedade. II Segundo as teorias que explicam a função social da educação com base nos fundamentos do materialismo dialético, a sociedade tende a se manter porque a educação promove o consenso espontâneo sobre os valores sociais. III Os princípios e os fundamentos da filosofia liberal dão sustentação às formulações teóricas de John Dewey sobre a Escola Nova e o seu papel aperfeiçoador da democracia. IV Paulo Freire, ao enfatizar o caráter libertador da educação, atribui ao repasse de informações a característica fundamental do ensino. Estão certos apenas os itens ✂️ a) I e II. ✂️ b) I e III. ✂️ c) II e III. ✂️ d) III e IV. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 132Q320667 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Pedagogo, Prefeitura de Buíque PE, IPADA antiga idéia de "triângulo pedagógico" (saber, professor e aluno) começa a ser substituída pela idéia de "quadrilátero pedagógico" (Jean Houssaye), onde se acrescenta a "escola", isto por que: ✂️ a) a figura do professor tem cada vez menos importância no processo pedagógico, que, na verdade, está centrado no aluno. ✂️ b) o saber não é mais algo "inegociável" e precisa ser relativizado em função de condições históricas e sociais. ✂️ c) o aluno é o centro do processo e o verdadeiro dirigente de seu ritmo de aprendizagem. ✂️ d) o enunciado é enganoso, pois o quarto elemento é a "família". ✂️ e) observou-se que o processo educativo formal se dá num lugar socialmente especial, a escola, com particularidades e complexidades que precisam ser levadas em conta. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 133Q328915 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Pedagogo, Fundação Santa Casa de Misericórdia do Estado do Pará PA, CESPE CEBRASPEJulgue os itens a seguir, relativos à educação e à vida. Em uma proposta pedagógica voltada para habilidades e competências, os atributos intelectuais e cognitivos são apreendidos a partir da ação educativa e estarão disponíveis em qualquer situação de vida. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 134Q320246 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Professor de Educação Especial, SEDUC AM, CESPE CEBRASPEJulgue os itens subsecutivos, referentes aos direitos da infância e à relação entre creche e família. O plano de expansão das creches, em quantidade e localização, deve ser elaborado em consonância com as necessidades das crianças e de seus familiares. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 135Q323192 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Analista Judiciário, TJ PE, FCCNuma concepção de Educação Inclusiva, a realização de projetos educativos exige a compreensão de que as pessoas são diferentes umas das outras e, por isso, a necessidade de ✂️ a) realizar métodos de controle das ações indesejáveis das crianças ou adolescentes, visando um comportamento social adequado, portanto, inclusivo à sociedade. ✂️ b) desenvolver atividades esportivas para canalizar as ações agressivas e inadequadas dos diversos membros do grupo. ✂️ c) inserir técnicas de participação espontânea que levem cada membro do grupo a se rever e mudar seu comportamento diante da sociedade. ✂️ d) implantar normas de convivência em que o educando possa aprender a se comportar de acordo com as regras sociais permitidas pela instituição educacional. ✂️ e) criar condições para que todos se sintam pertencentes ao grupo, de maneira a serem respeitados e reconhecidos em suas várias formas de pensar e agir. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 136Q327547 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Analista de Trânsito, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPEConsiderando as bases psicológicas da aprendizagem, julgue os itens subsequentes. Ausubel destaca o aprendizado experimental, o aspecto interacional, a motivação e o interesse do aprendiz para uma aprendizagem bem sucedida. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 137Q325466 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Analista Judiciário, TSE, CESPE CEBRASPEAssinale a opção incorreta acerca da relação entre educação e sociedade. ✂️ a) O principal referencial epistemológico da pedagogia crítica é o pensamento marxista, razão pela qual o trabalho, em sua dimensão histórica e filosófica, é considerado, para essa tendência pedagógica, a categoria central. ✂️ b) A idéia do trabalho como princípio educativo foi a principal contribuição do sociólogo Karl Mannheim para a compreensão do papel social da educação. ✂️ c) Segundo Althusser, as classes sociais lutam para conquistar o poder do Estado e usá-lo como aparelho repressivo. Paralelamente a essa realidade, há, segundo o autor, uma outra, denominada aparelhos ideológicos do Estado, entre eles a escola. ✂️ d) Bourdieu, ao tratar da função social da educação a partir de uma visão crítica da sociedade capitalista, considera que os sistemas educacionais cumprem a função estratégica de reprodução da cultura e da estrutura de classes. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 138Q321671 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Educador Pedagógico Projeto Sentinela, Prefeitura de Balneário Camburiú SC, FEPESEO Programa Sentinela é também chamado de: ✂️ a) Programa de Erradicação do Trabalho Infantil. ✂️ b) Programa de Atenção Integral às Famílias. ✂️ c) Programa de Combate ao Analfabetismo. ✂️ d) Programa de Combate ao Trabalho Escravo. ✂️ e) Programa de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 139Q323111 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Analista de Trânsito, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPEJulgue os itens a seguir, de acordo com as perspectivas sociológicas das relações entre educação e sociedade. Durkheim analisa a educação como um ideal abstrato e único dirigido a determinada natureza humana, sem distinção. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 140Q321902 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Especialista de Educação, Prefeitura de Santos SP, FCCSegundo César Coll, a escola ativa tem como característica a atividade ✂️ a) funcional, que implica em interesse do sujeito pelo ato. ✂️ b) de efetuação, que implica na realização do ato. ✂️ c) de escuta, que implica no desenvolvimento da capacidade de ouvir. ✂️ d) do movimento, que implica na capacidade de interagir com o meio físico que cerca o sujeito. ✂️ e) estruturante, que implica em que as ações sejam ordenadas e disciplinadas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 141Q328641 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Analista, IPHAN, FUNIVERSAUm projeto pedagógico a ser implantado em um museu deve considerar os aspectos norteadores possibilitados com seus acervos, o contexto cultural e histórico desse acervo, a acessibilidade de um público diverso e a possibilidade de inclusões de elementos de discussão que possam fruir no ambiente escolar. Assinale a alternativa que não pode fazer parte da proposta pedagógica de um museu de alto valor histórico. ✂️ a) Dinâmica de grupo sobre a trajetória do objeto inserido em um museu de história a partir do significado dos seus papéis em uma sociedade. ✂️ b) Análise do discurso museológico e sua aplicação pedagógica, dentro e fora do ambiente do museu. ✂️ c) Exibição de vídeos que abordem as várias linguagens utilizadas na comunicação entre a Coordenação de Educação e seu público-alvo. ✂️ d) Visitas mediadas às exposições com profissionais qualificados, formados exclusivamente em instituições com as quais o museu tenha convênio ou parcerias institucionais. ✂️ e) Sugestões de atividades para visitas com escolares, incluindo-se a distribuição de material pedagógico que possa ser utilizado tanto nas dependências do museu quanto na sala de aula. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 142Q322587 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Pedagogo, Fundação Santa Casa de Misericórdia do Estado do Pará PA, CESPE CEBRASPEJulgue os itens a seguir, relativos à educação e à vida. A aprendizagem significativa caracteriza-se como a formação de conceitos relevantes, mesmo sem associação aos conceitos preexistentes na estrutura cognitiva do indivíduo. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 143Q321078 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Professor, Prefeitura de Faxinal dos Guedes SC, RG AssessoriaA interação social em situações diversas é uma das estratégias mais importantes do professor para a promoção de aprendizagens pelas crianças. Sendo assim, é lícito afirmar que ✂️ a) para propiciar um ambiente acolhedor é importante que o professor elimine os conflitos, as disputas e as divergências existentes em sala de aula. ✂️ b) de forma alguma é bom propiciar situações de conversa, brincadeiras ou aprendizagens orientadas que garantam a troca entre as crianças, pois estas aumentam a confiança e a auto–estima. ✂️ c) a interação social não é facilitada quando se garante a proximidade de crianças com interesses e níveis de desenvolvimento semelhantes e com idades diferentes. ✂️ d) é tarefa do professor individualizar aprendizagens oferecidas às crianças, considerando suas capacidades afetivas, sociais, emocionais e cognitivas. ✂️ e) as crianças se desenvolvem em situações de interação social, nas quais conflitos e negociação de sentimentos, idéias e soluções são elementos indispensáveis. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 144Q324435 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Orientador Educacional, Prefeitura de Itaituba PA, UNAMANAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO. O planejamento e a execução de uma ação orientadora de qualidade devem ter como base os pressupostos teóricos que a alicerçam. Podemos considerar que a concepção de orientação educacional deve, hoje, estar comprometida com: ✂️ a) a homogeneização da educação, como garantia do direito de todos ao saber escolarizado. ✂️ b) prioritariamente com o planejamento e a efetivação do atendimento individual das necessidades pedagógicas dos alunos. ✂️ c) a realidade concreta da vida dos alunos, vendo-os como atores de sua própria história. ✂️ d) o cotidiano escolar promovendo a participação dos alunos em eventos culturais. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 145Q328038 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Técnico Administrativo, SAD MT, CESPE CEBRASPEConsiderando que hoje vive-se em uma sociedade do conhecimento, assinale a opção correta. ✂️ a) Cidadão é todo indivíduo que, independentemente de seu nível escolar, consegue participar da vida pública de seu país por meio do voto e das ações cotidianas. ✂️ b) O homem da polis é o conceito mais apropriado de cidadania para enfrentar a sociedade do conhecimento e conseguir lidar com os problemas contemporâneos. ✂️ c) A formação do cidadão ideal para a sociedade do conhecimento está relacionada ao acesso à informação, à educação de qualidade e à garantia de escolaridade para todos os indivíduos. ✂️ d) Só pode ser considerado cidadão aquele que conseguir atingir o nível de escolaridade superior, o que lhe garantirá empregabilidade e ascensão social. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 146Q321990 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Supervisor de Ensino, SESI SP, CESPE CEBRASPEAs escolas deverão explicitar em suas propostas curriculares processos de ensino voltados para as relações com sua comunidade local, regional e planetária, visando à interação entre a educação fundamental e a vida cidadã; os alunos, ao aprenderem os conhecimentos e valores da base nacional comum e da parte diversificada, estarão também constituindo sua identidade como cidadãos, capazes de serem protagonistas de ações responsáveis, solidárias e autônomas em relação a si próprios, às suas famílias e às comunidades. A partir desse excerto, reproduzido de artigo da Resolução CEB n.º 2/1998, assinale a opção correta. ✂️ a) A base nacional comum estipulada pela legislação de ensino não apresenta uma relação das áreas de conhecimento ou disciplinas a serem estudadas. ✂️ b) O ensino de arte deve compor a parte diversificada nos diversos níveis da educação básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos. ✂️ c) A parte diversificada deverá ser incluída, obrigatoriamente, no currículo do ensino fundamental a partir da quinta série, dentro das possibilidades da instituição. ✂️ d) As escolas deverão utilizar a parte diversificada de suas propostas curriculares para enriquecer e complementar a base nacional, introduzindo projetos e atividades do interesse de suas comunidades. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 147Q326624 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Analista Judiciário, Tribunal de Justiça nbsp ES, CESPE CEBRASPEAcerca da relação entre educação e sociedade e dos seus principais teóricos, julgue os itens a seguir. Pierre Bourdieu propõe a superação do objetivismo estruturalista e do subjetivismo interacionista por meio de um construtivismo estruturalista. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 148Q328088 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Especialista em Educação, Prefeitura de Porto Velho RO, CONSULPLANEm representação documentária, a linguagem controlada (normalizada) usada para fins de classificação, em sentido amplo, corresponde à linguagem ✂️ a) real. ✂️ b) virtual. ✂️ c) natural. ✂️ d) subliminar. ✂️ e) documentária. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 149Q322807 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Professor, SEDUC AM, CESPE CEBRASPEConsiderando as contribuições da sociologia, da filosofia e da psicologia para a educação, julgue os itens a seguir. Carl Rogers propôs processos de ensino com base no estabelecimento de uma sequência rígida de etapas a ser seguida pelo professor no exercício de seu papel de facilitador da aprendizagem. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 150Q325351 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Analista Judiciário, TJ ES, CESPE CEBRASPEAcerca da relação entre educação e sociedade e dos seus principais teóricos, julgue os itens a seguir. Max Weber considerava que as práticas pedagógicas, como fato social, são determinadas pela estrutura social em vez de por decisões arbitrárias de educadores. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF← AnteriorPróximo →
131Q327767 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Analista Judiciário, TSE, CESPE CEBRASPEJulgue os seguintes itens relativos à educação no contexto social. I Toda e qualquer prática educativa expressa uma doutrina pedagógica, uma filosofia de vida, uma concepção de homem e de sociedade. II Segundo as teorias que explicam a função social da educação com base nos fundamentos do materialismo dialético, a sociedade tende a se manter porque a educação promove o consenso espontâneo sobre os valores sociais. III Os princípios e os fundamentos da filosofia liberal dão sustentação às formulações teóricas de John Dewey sobre a Escola Nova e o seu papel aperfeiçoador da democracia. IV Paulo Freire, ao enfatizar o caráter libertador da educação, atribui ao repasse de informações a característica fundamental do ensino. Estão certos apenas os itens ✂️ a) I e II. ✂️ b) I e III. ✂️ c) II e III. ✂️ d) III e IV. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
132Q320667 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Pedagogo, Prefeitura de Buíque PE, IPADA antiga idéia de "triângulo pedagógico" (saber, professor e aluno) começa a ser substituída pela idéia de "quadrilátero pedagógico" (Jean Houssaye), onde se acrescenta a "escola", isto por que: ✂️ a) a figura do professor tem cada vez menos importância no processo pedagógico, que, na verdade, está centrado no aluno. ✂️ b) o saber não é mais algo "inegociável" e precisa ser relativizado em função de condições históricas e sociais. ✂️ c) o aluno é o centro do processo e o verdadeiro dirigente de seu ritmo de aprendizagem. ✂️ d) o enunciado é enganoso, pois o quarto elemento é a "família". ✂️ e) observou-se que o processo educativo formal se dá num lugar socialmente especial, a escola, com particularidades e complexidades que precisam ser levadas em conta. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
133Q328915 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Pedagogo, Fundação Santa Casa de Misericórdia do Estado do Pará PA, CESPE CEBRASPEJulgue os itens a seguir, relativos à educação e à vida. Em uma proposta pedagógica voltada para habilidades e competências, os atributos intelectuais e cognitivos são apreendidos a partir da ação educativa e estarão disponíveis em qualquer situação de vida. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
134Q320246 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Professor de Educação Especial, SEDUC AM, CESPE CEBRASPEJulgue os itens subsecutivos, referentes aos direitos da infância e à relação entre creche e família. O plano de expansão das creches, em quantidade e localização, deve ser elaborado em consonância com as necessidades das crianças e de seus familiares. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
135Q323192 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Analista Judiciário, TJ PE, FCCNuma concepção de Educação Inclusiva, a realização de projetos educativos exige a compreensão de que as pessoas são diferentes umas das outras e, por isso, a necessidade de ✂️ a) realizar métodos de controle das ações indesejáveis das crianças ou adolescentes, visando um comportamento social adequado, portanto, inclusivo à sociedade. ✂️ b) desenvolver atividades esportivas para canalizar as ações agressivas e inadequadas dos diversos membros do grupo. ✂️ c) inserir técnicas de participação espontânea que levem cada membro do grupo a se rever e mudar seu comportamento diante da sociedade. ✂️ d) implantar normas de convivência em que o educando possa aprender a se comportar de acordo com as regras sociais permitidas pela instituição educacional. ✂️ e) criar condições para que todos se sintam pertencentes ao grupo, de maneira a serem respeitados e reconhecidos em suas várias formas de pensar e agir. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
136Q327547 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Analista de Trânsito, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPEConsiderando as bases psicológicas da aprendizagem, julgue os itens subsequentes. Ausubel destaca o aprendizado experimental, o aspecto interacional, a motivação e o interesse do aprendiz para uma aprendizagem bem sucedida. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
137Q325466 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Analista Judiciário, TSE, CESPE CEBRASPEAssinale a opção incorreta acerca da relação entre educação e sociedade. ✂️ a) O principal referencial epistemológico da pedagogia crítica é o pensamento marxista, razão pela qual o trabalho, em sua dimensão histórica e filosófica, é considerado, para essa tendência pedagógica, a categoria central. ✂️ b) A idéia do trabalho como princípio educativo foi a principal contribuição do sociólogo Karl Mannheim para a compreensão do papel social da educação. ✂️ c) Segundo Althusser, as classes sociais lutam para conquistar o poder do Estado e usá-lo como aparelho repressivo. Paralelamente a essa realidade, há, segundo o autor, uma outra, denominada aparelhos ideológicos do Estado, entre eles a escola. ✂️ d) Bourdieu, ao tratar da função social da educação a partir de uma visão crítica da sociedade capitalista, considera que os sistemas educacionais cumprem a função estratégica de reprodução da cultura e da estrutura de classes. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
138Q321671 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Educador Pedagógico Projeto Sentinela, Prefeitura de Balneário Camburiú SC, FEPESEO Programa Sentinela é também chamado de: ✂️ a) Programa de Erradicação do Trabalho Infantil. ✂️ b) Programa de Atenção Integral às Famílias. ✂️ c) Programa de Combate ao Analfabetismo. ✂️ d) Programa de Combate ao Trabalho Escravo. ✂️ e) Programa de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
139Q323111 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Analista de Trânsito, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPEJulgue os itens a seguir, de acordo com as perspectivas sociológicas das relações entre educação e sociedade. Durkheim analisa a educação como um ideal abstrato e único dirigido a determinada natureza humana, sem distinção. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
140Q321902 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Especialista de Educação, Prefeitura de Santos SP, FCCSegundo César Coll, a escola ativa tem como característica a atividade ✂️ a) funcional, que implica em interesse do sujeito pelo ato. ✂️ b) de efetuação, que implica na realização do ato. ✂️ c) de escuta, que implica no desenvolvimento da capacidade de ouvir. ✂️ d) do movimento, que implica na capacidade de interagir com o meio físico que cerca o sujeito. ✂️ e) estruturante, que implica em que as ações sejam ordenadas e disciplinadas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
141Q328641 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Analista, IPHAN, FUNIVERSAUm projeto pedagógico a ser implantado em um museu deve considerar os aspectos norteadores possibilitados com seus acervos, o contexto cultural e histórico desse acervo, a acessibilidade de um público diverso e a possibilidade de inclusões de elementos de discussão que possam fruir no ambiente escolar. Assinale a alternativa que não pode fazer parte da proposta pedagógica de um museu de alto valor histórico. ✂️ a) Dinâmica de grupo sobre a trajetória do objeto inserido em um museu de história a partir do significado dos seus papéis em uma sociedade. ✂️ b) Análise do discurso museológico e sua aplicação pedagógica, dentro e fora do ambiente do museu. ✂️ c) Exibição de vídeos que abordem as várias linguagens utilizadas na comunicação entre a Coordenação de Educação e seu público-alvo. ✂️ d) Visitas mediadas às exposições com profissionais qualificados, formados exclusivamente em instituições com as quais o museu tenha convênio ou parcerias institucionais. ✂️ e) Sugestões de atividades para visitas com escolares, incluindo-se a distribuição de material pedagógico que possa ser utilizado tanto nas dependências do museu quanto na sala de aula. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
142Q322587 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Pedagogo, Fundação Santa Casa de Misericórdia do Estado do Pará PA, CESPE CEBRASPEJulgue os itens a seguir, relativos à educação e à vida. A aprendizagem significativa caracteriza-se como a formação de conceitos relevantes, mesmo sem associação aos conceitos preexistentes na estrutura cognitiva do indivíduo. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
143Q321078 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Professor, Prefeitura de Faxinal dos Guedes SC, RG AssessoriaA interação social em situações diversas é uma das estratégias mais importantes do professor para a promoção de aprendizagens pelas crianças. Sendo assim, é lícito afirmar que ✂️ a) para propiciar um ambiente acolhedor é importante que o professor elimine os conflitos, as disputas e as divergências existentes em sala de aula. ✂️ b) de forma alguma é bom propiciar situações de conversa, brincadeiras ou aprendizagens orientadas que garantam a troca entre as crianças, pois estas aumentam a confiança e a auto–estima. ✂️ c) a interação social não é facilitada quando se garante a proximidade de crianças com interesses e níveis de desenvolvimento semelhantes e com idades diferentes. ✂️ d) é tarefa do professor individualizar aprendizagens oferecidas às crianças, considerando suas capacidades afetivas, sociais, emocionais e cognitivas. ✂️ e) as crianças se desenvolvem em situações de interação social, nas quais conflitos e negociação de sentimentos, idéias e soluções são elementos indispensáveis. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
144Q324435 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Orientador Educacional, Prefeitura de Itaituba PA, UNAMANAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO. O planejamento e a execução de uma ação orientadora de qualidade devem ter como base os pressupostos teóricos que a alicerçam. Podemos considerar que a concepção de orientação educacional deve, hoje, estar comprometida com: ✂️ a) a homogeneização da educação, como garantia do direito de todos ao saber escolarizado. ✂️ b) prioritariamente com o planejamento e a efetivação do atendimento individual das necessidades pedagógicas dos alunos. ✂️ c) a realidade concreta da vida dos alunos, vendo-os como atores de sua própria história. ✂️ d) o cotidiano escolar promovendo a participação dos alunos em eventos culturais. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
145Q328038 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Técnico Administrativo, SAD MT, CESPE CEBRASPEConsiderando que hoje vive-se em uma sociedade do conhecimento, assinale a opção correta. ✂️ a) Cidadão é todo indivíduo que, independentemente de seu nível escolar, consegue participar da vida pública de seu país por meio do voto e das ações cotidianas. ✂️ b) O homem da polis é o conceito mais apropriado de cidadania para enfrentar a sociedade do conhecimento e conseguir lidar com os problemas contemporâneos. ✂️ c) A formação do cidadão ideal para a sociedade do conhecimento está relacionada ao acesso à informação, à educação de qualidade e à garantia de escolaridade para todos os indivíduos. ✂️ d) Só pode ser considerado cidadão aquele que conseguir atingir o nível de escolaridade superior, o que lhe garantirá empregabilidade e ascensão social. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
146Q321990 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Supervisor de Ensino, SESI SP, CESPE CEBRASPEAs escolas deverão explicitar em suas propostas curriculares processos de ensino voltados para as relações com sua comunidade local, regional e planetária, visando à interação entre a educação fundamental e a vida cidadã; os alunos, ao aprenderem os conhecimentos e valores da base nacional comum e da parte diversificada, estarão também constituindo sua identidade como cidadãos, capazes de serem protagonistas de ações responsáveis, solidárias e autônomas em relação a si próprios, às suas famílias e às comunidades. A partir desse excerto, reproduzido de artigo da Resolução CEB n.º 2/1998, assinale a opção correta. ✂️ a) A base nacional comum estipulada pela legislação de ensino não apresenta uma relação das áreas de conhecimento ou disciplinas a serem estudadas. ✂️ b) O ensino de arte deve compor a parte diversificada nos diversos níveis da educação básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos. ✂️ c) A parte diversificada deverá ser incluída, obrigatoriamente, no currículo do ensino fundamental a partir da quinta série, dentro das possibilidades da instituição. ✂️ d) As escolas deverão utilizar a parte diversificada de suas propostas curriculares para enriquecer e complementar a base nacional, introduzindo projetos e atividades do interesse de suas comunidades. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
147Q326624 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Analista Judiciário, Tribunal de Justiça nbsp ES, CESPE CEBRASPEAcerca da relação entre educação e sociedade e dos seus principais teóricos, julgue os itens a seguir. Pierre Bourdieu propõe a superação do objetivismo estruturalista e do subjetivismo interacionista por meio de um construtivismo estruturalista. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
148Q328088 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Especialista em Educação, Prefeitura de Porto Velho RO, CONSULPLANEm representação documentária, a linguagem controlada (normalizada) usada para fins de classificação, em sentido amplo, corresponde à linguagem ✂️ a) real. ✂️ b) virtual. ✂️ c) natural. ✂️ d) subliminar. ✂️ e) documentária. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
149Q322807 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Professor, SEDUC AM, CESPE CEBRASPEConsiderando as contribuições da sociologia, da filosofia e da psicologia para a educação, julgue os itens a seguir. Carl Rogers propôs processos de ensino com base no estabelecimento de uma sequência rígida de etapas a ser seguida pelo professor no exercício de seu papel de facilitador da aprendizagem. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
150Q325351 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Analista Judiciário, TJ ES, CESPE CEBRASPEAcerca da relação entre educação e sociedade e dos seus principais teóricos, julgue os itens a seguir. Max Weber considerava que as práticas pedagógicas, como fato social, são determinadas pela estrutura social em vez de por decisões arbitrárias de educadores. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro