Início

Questões de Concursos Relação de Educação e Sociedade

Resolva questões de Relação de Educação e Sociedade comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


131Q327767 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Analista Judiciário, TSE, CESPE CEBRASPE

Julgue os seguintes itens relativos à educação no contexto social.

I Toda e qualquer prática educativa expressa uma doutrina pedagógica, uma filosofia de vida, uma concepção de homem e de sociedade.

II Segundo as teorias que explicam a função social da educação com base nos fundamentos do materialismo dialético, a sociedade tende a se manter porque a educação promove o consenso espontâneo sobre os valores sociais.

III Os princípios e os fundamentos da filosofia liberal dão sustentação às formulações teóricas de John Dewey sobre a Escola Nova e o seu papel aperfeiçoador da democracia.

IV Paulo Freire, ao enfatizar o caráter libertador da educação, atribui ao repasse de informações a característica fundamental do ensino.

Estão certos apenas os itens

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

132Q320667 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Pedagogo, Prefeitura de Buíque PE, IPAD

A antiga idéia de "triângulo pedagógico" (saber, professor e aluno) começa a ser substituída pela idéia de "quadrilátero pedagógico" (Jean Houssaye), onde se acrescenta a "escola", isto por que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

133Q328915 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Pedagogo, Fundação Santa Casa de Misericórdia do Estado do Pará PA, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, relativos à educação e à vida. Em uma proposta pedagógica voltada para habilidades e competências, os atributos intelectuais e cognitivos são apreendidos a partir da ação educativa e estarão disponíveis em qualquer situação de vida.
  1. ✂️
  2. ✂️

134Q320246 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Professor de Educação Especial, SEDUC AM, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subsecutivos, referentes aos direitos da infância e à relação entre creche e família.

O plano de expansão das creches, em quantidade e localização, deve ser elaborado em consonância com as necessidades das crianças e de seus familiares.

  1. ✂️
  2. ✂️

135Q323192 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Analista Judiciário, TJ PE, FCC

Numa concepção de Educação Inclusiva, a realização de projetos educativos exige a compreensão de que as pessoas são diferentes umas das outras e, por isso, a necessidade de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

136Q327547 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Analista de Trânsito, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPE

Considerando as bases psicológicas da aprendizagem, julgue os itens subsequentes.

Ausubel destaca o aprendizado experimental, o aspecto interacional, a motivação e o interesse do aprendiz para uma aprendizagem bem sucedida.

  1. ✂️
  2. ✂️

137Q325466 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Analista Judiciário, TSE, CESPE CEBRASPE

Assinale a opção incorreta acerca da relação entre educação e sociedade.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

138Q321671 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Educador Pedagógico Projeto Sentinela, Prefeitura de Balneário Camburiú SC, FEPESE

O Programa Sentinela é também chamado de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

139Q323111 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Analista de Trânsito, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, de acordo com as perspectivas sociológicas das relações entre educação e sociedade.

Durkheim analisa a educação como um ideal abstrato e único dirigido a determinada natureza humana, sem distinção.

  1. ✂️
  2. ✂️

140Q321902 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Especialista de Educação, Prefeitura de Santos SP, FCC

Segundo César Coll, a escola ativa tem como característica a atividade

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

141Q328641 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Analista, IPHAN, FUNIVERSA

Um projeto pedagógico a ser implantado em um museu deve considerar os aspectos norteadores possibilitados com seus acervos, o contexto cultural e histórico desse acervo, a acessibilidade de um público diverso e a possibilidade de inclusões de elementos de discussão que possam fruir no ambiente escolar. Assinale a alternativa que não pode fazer parte da proposta pedagógica de um museu de alto valor histórico.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

142Q322587 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Pedagogo, Fundação Santa Casa de Misericórdia do Estado do Pará PA, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, relativos à educação e à vida. A aprendizagem significativa caracteriza-se como a formação de conceitos relevantes, mesmo sem associação aos conceitos preexistentes na estrutura cognitiva do indivíduo.
  1. ✂️
  2. ✂️

143Q321078 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Professor, Prefeitura de Faxinal dos Guedes SC, RG Assessoria

A interação social em situações diversas é uma das estratégias mais importantes do professor para a promoção de aprendizagens pelas crianças. Sendo assim, é lícito afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

144Q324435 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Orientador Educacional, Prefeitura de Itaituba PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

O planejamento e a execução de uma ação orientadora de qualidade devem ter como base os pressupostos teóricos que a alicerçam. Podemos considerar que a concepção de orientação educacional deve, hoje, estar comprometida com:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

145Q328038 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Técnico Administrativo, SAD MT, CESPE CEBRASPE

Considerando que hoje vive-se em uma sociedade do conhecimento, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

146Q321990 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Supervisor de Ensino, SESI SP, CESPE CEBRASPE

As escolas deverão explicitar em suas propostas curriculares processos de ensino voltados para as relações com sua comunidade local, regional e planetária, visando à interação entre a educação fundamental e a vida cidadã; os alunos, ao aprenderem os conhecimentos e valores da base nacional comum e da parte diversificada, estarão também constituindo sua identidade como cidadãos, capazes de serem protagonistas de ações responsáveis, solidárias e autônomas em relação a si próprios, às suas famílias e às comunidades. A partir desse excerto, reproduzido de artigo da Resolução CEB n.º 2/1998, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

147Q326624 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Analista Judiciário, Tribunal de Justiça nbsp ES, CESPE CEBRASPE

Acerca da relação entre educação e sociedade e dos seus principais teóricos, julgue os itens a seguir.

Pierre Bourdieu propõe a superação do objetivismo estruturalista e do subjetivismo interacionista por meio de um construtivismo estruturalista.

  1. ✂️
  2. ✂️

149Q322807 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Professor, SEDUC AM, CESPE CEBRASPE

Considerando as contribuições da sociologia, da filosofia e da psicologia para a educação, julgue os itens a seguir.

Carl Rogers propôs processos de ensino com base no estabelecimento de uma sequência rígida de etapas a ser seguida pelo professor no exercício de seu papel de facilitador da aprendizagem.

  1. ✂️
  2. ✂️

150Q325351 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Analista Judiciário, TJ ES, CESPE CEBRASPE

Acerca da relação entre educação e sociedade e dos seus principais teóricos, julgue os itens a seguir.

Max Weber considerava que as práticas pedagógicas, como fato social, são determinadas pela estrutura social em vez de por decisões arbitrárias de educadores.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.